VMware Fusion

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Edição 25/05/2010

Lançada versão 3.1 com várias melhorias em particular é anunciado 35% mais rápido do que a versão 3.0. (Ver post)

Edit 25/10/2008:

A versão 2.0 do Fusion já saiu á alguns dias e é um upgrade gratuito a todos os que compraram a versão 1.0.
Têm uma review excelente do VMware Fusion 2.0 aqui. Inclusivamente é comparado com o Parallels o maior concorrente do VMware Fusion.
XXXXXXXXXXXXXXXXX

Saiu a versão final do VMware Fusion.

Para os que nunca ouviram falar e se estão a questionar o Virtual Fusion é de um modo simples um programa que permite correr um sistema operativo dentro de um outro sistema operativo, ou seja, neste caso têm o OS X e instalando este programa correm Windows, Linux, Solaris dentro do programa. São chamadas máquinas virtuais.

O programa mais conhecido para Mac que já fazia isto é o Parallels. Eu como utilizador já de à alguns anos do VMware prefiro este último e já vou dizer porquê.

O que trás o VMware perguntam vocês:

Criar máquinas virtuais com facilidade:

E quando se usa a palavra facilidade é mesmo facilidade. O Windows é muito mais simples de instalar do que se o fizerem num PC fisicamente.
No Windows XP instalado no VMware vão conseguir ter a funcionar todo o hardware do Mac. É anunciado que inclusivamente conseguem utilizar hardware que apenas funciona no XP. [Confirmei isso com o meu scanner que não consigo instalar no OS X].

Mas não acaba aqui. Ao criarem uma máquina virtual podem guarda-la e depois correr noutro computador com o VMware.
Também podem fazer o download a partir do site do VMware de centenas de máquinas virtuais já criadas. Podem ver aqui. Seleccionem uma categoria na parte superior para encontrarem aquilo que procuram com mais facilidade. São dezenas e dezenas de VMs.

Voltar atrás no tempo:

É possível "tirarem fotografias do sistema operativo". O que quero dizer com isto? Imaginem que vão instalar um programa apenas para ver como ele funciona mas que não devem querer ficar com ele instalado. Ou então o programa é apenas de demonstração e não vão querer que passado esse tempo de demonstração o programa fique a ocupar espaço. Fazem uma snapshot (é a tal fotografia...) antes de instalar e em qualquer altura podem seleccionar aquele ponto. Basicamente o System Restore do Windows mas com mais classe.

Jogar jogos:

Antes de ficarem entusiasmados dizer que esta opção é experimental e que apenas vão conseguir correr jogos que utilizem Direct X 8.1 ou inferior.

Vídeo

Unity:

Esta opção é uma confusão para quem nunca viu. Basicamente podem colocar o Windows a correr de forma transparente. Os programas do Windows abertos integram-se na Dock do OS X. É ter o melhor de dois mundos. O vídeo seguinte vai ajudar a perceber como funciona:).

Video

Drag and Drop:

Imaginem que querem passar um ficheiro que têm na máquina virtual para o OS X ou vice-versa. Deve ser complicado certo? Apenas precisam de fazer drag and drop do ficheiro. Parece simples certo? A resposta é que é simples.

Vídeo em Inglês acerca do VMware Fusion

Porque prefiro o VMware?


Como em tudo a opinião de cada um é muito subjectiva. No meu caso há duas razões principais.

1º Porque estou habituado a usar o VMware à alguns anos em Windows e é uma transição simples. Utilizei muito tempo para correr o Folding@home numa máquina virtual com o Ubuntu 64 bits. Sim é possível correrem um sistema Operativo 64 bits no VMware mesmo sendo o Sistema Operativo "principal" de 32 bits.

2º Porque no VMware ao contrário do Parallels podem seleccionar utilizar os dois cores (núcleos) se tiverem um PC/Mac com um cpu Dual Core. O Parallels apenas faz uso de um core do cpu. Aliás no OS X tam,bém é frequente ver apenas um core a funcionar o que torna as coisas pouco eficientes a meu ver mas isto é uma opinião muito pouco científica.



Preço:

O VMware não é gratuito. Podem descarregar do site e utilizar durante 30 dias mas depois disso têm que o comprar. Felizmente e isso podemos agradecer ao Parallels o preço é de 79 dólares. Digo isto porque é o preço do Parallels também e porque no Windows é bem mais caro o equivalente ao VMware Fusion. Custa 189 dólares, logo o Fusion pode muito bem ser considerado barato. Aliás aproveito para chatear os Mac users que nunca apontam o preço do software para Mac. Há agradáveis surpresas em termos de preços quando falamos do OS x comparado com Windows. Este é um bom exemplo mas há muitos mais.

Espero que gostem desta apresentação mais do que uma review. É tão simples de utilizar que não há muito que dizer:)

Review em inglês: http://lunapark6.com/vmware-fusion-for-mac-10.html

Comparativo de performance entre o VMware Fusione e o Parallels: http://crave.cnet.com/8301-1_105-9760910-1.html
 
Última edição:
Metro, a apresentação está 5 estrelas... Tanto que se não fosse o facto de ter um PowerBook G4, estava neste momento a descarregar o VMware para experimentar... Muito bom...
 
Parabéns pela apresentação!
Já utilizo o VMWare Fusion desde que saiu a versão beta, parece bastante rápido. O seu funcionamento é simples e com boa integração no modo unity.
Praticamente não se nota a diferença quando está a correr, tendo em conta a minha utilização!!! Principalmente depois de desactivar a opção de Diagnostics - enable debugging checks. activei os 2 cores

Tb experimentei o Paralleles, mas era mais lento e o portátil sentia o peso do seu funcionamento.
 
Acrescentem ás features a utilização de hardware que não funciona em OS X. Acabei de instalar o scanner (ainda mais rapido do que no XP nativo.
Resolvi mais um problema.

O Drag and drop tb funciona de disco externo formatado em HFS+ directamente para a máquina virtual com o XP.
 
A grande, grande falha do VMware (seja em Windows, OS X ou Linux) -e do Parallels, já agora- é a impossibilidade de usar as máquinas virtuais para correr vídeos.
Isto decorre da falta de suporte para aceder directamente ao driver da placa gráfica para criar overlays numa VM, tal como acontece hoje quando se pode dedicar um disco rígido - ou partição- físico para uma VM específica, ou um ou mais cores "dedicados" da CPU.

Creio que só com o DX11 é poderemos ter esse suporte directamente no Windows, mas "fixe" mesmo era que a VMware criasse um driver através do CUDA das Geforce 8 e superiores.
Como o ambiente CUDA corre lado a lado com os drivers DX10 ou OpenGL ICD -este último também em Linux- (e não dentro destes), a performance gráfica seria várias ordens de magnitude mais elevada e o driver poderia ser facilmente modificado na linguagem C, em vez de usar código de máquina complexo para traduzir/emular as calls, como actualmente.
 
Última edição:
A grande, grande falha do VMware (seja em Windows, OS X ou Linux) -e do Parallels, já agora- é a impossibilidade de usar as máquinas virtuais para correr vídeos.
Isto decorre da falta de suporte para aceder directamente ao driver da placa gráfica para criar overlays numa VM, tal como acontece hoje quando se pode dedicar um disco rígido - ou partição- físico para uma VM específica, ou um ou mais cores "dedicados" da CPU.

Creio que só com o DX11 é poderemos ter esse suporte directamente no Windows, mas "fixe" mesmo era que a VMware criasse um driver através do CUDA das Geforce 8 e superiores.
Como o ambiente CUDA corre lado a lado com os drivers DX10 ou OpenGL ICD -este último também em Linux- (e não dentro destes), a performance gráfica seria várias ordens de magnitude mais elevada e o driver poderia ser facilmente modificado na linguagem C, em vez de usar código de máquina complexo para traduzir/emular as calls, como actualmente.

Acho um pouco exagerada (no mínimo) essa afirmação. O utilizador típico de software de "virtualização" não o quer para ver vídeos ou mesmo para correr aplicações com grande peso na componente gráfica.
 
Depende da aplicação... Há quem use o VMWARE para ter um servidor domésticvo de conteúdos e um espaço virtual para acesso a partir de fora para manter as coisas estanques... e isso já começa a ser carga pesada para soluções de virtualização...

VMWARE é a minha escolha.. já tive o parallels na versão beta, e assim que experimentei o vmware comprei-o (aproveitando o desconto)

muito mais polido, talvez por usarem tempos de beta testing muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais prolongados!

latz
 
A grande, grande falha do VMware (seja em Windows, OS X ou Linux) -e do Parallels, já agora- é a impossibilidade de usar as máquinas virtuais para correr vídeos.
Isto decorre da falta de suporte para aceder directamente ao driver da placa gráfica para criar overlays numa VM, tal como acontece hoje quando se pode dedicar um disco rígido - ou partição- físico para uma VM específica, ou um ou mais cores "dedicados" da CPU. (...)

O que queres dizer "impossibilidade de usar as máquinas virtuais para correr vídeos"? Eu consigo ver vídeos dentro do VMWare e, ao mesmo tempo, ver vídeos no Mac OS X em que o VMWare está a correr.

Se calhar estou a interpretar-te mal.
 
blastarr:

ishot3fh8.jpg


Dá para ver vídeos.
 
Pelo que vejo, os botões de Full Screen e do Unity são diferentes dos meus, essa versão é já a final comprada ou trial??
Além de que tens uma fartura de usb...
 
blastarr:

ishot3fh8.jpg


Dá para ver vídeos.

Experimenta um DVD (MPEG 2) ou H.264 (MPEG 4).
Eu não tenho o Fusion, mas sim o VMware Workstation 6.0 ACE a correr no Windows Vista Business x64.
Se calhar é isso.
E na versão 5 não dava mesmo.


edit
Esqueçam. No VM 6.0 ACE também dá para ver vídeos.
H.264 (HD):


Shot at 2007-08-09
 
Última edição:
Pelo que vejo, os botões de Full Screen e do Unity são diferentes dos meus, essa versão é já a final comprada ou trial??
Além de que tens uma fartura de usb...

Eu tenho a versão final e tem aquele aspecto. Ser comprada ou trial não faz diferença porque são iguais (exceptuando na licença).

E sim, ele tem ali um monte de USBs. :D
 
Pelo que vejo, os botões de Full Screen e do Unity são diferentes dos meus, essa versão é já a final comprada ou trial??
Além de que tens uma fartura de usb...


Já reponderam à primeira parte.
Qto aos USBs. Isto não é um Mac para meninas é para trabalhar a sério:D O Scanner funca é o que interessava mesmo.

blastard:
Qto tiver aqui algum DVD já experimento mas lá está. Essas coisas guardo para fazer nativamente. O XP está ali apenas para o básico que cada vez é menos. O Scanner é mesmo uma das coisas para o qual preciso do XP. Podem perguntar pq raio não compro outro scanner e resolvo o problema. Porque este tem alimentador o que é brutal. Enquanto ele durar não quero outro.
 
Já reponderam à primeira parte.
Qto aos USBs. Isto não é um Mac para meninas é para trabalhar a sério:D O Scanner funca é o que interessava mesmo.

blastard:
Qto tiver aqui algum DVD já experimento mas lá está. Essas coisas guardo para fazer nativamente. O XP está ali apenas para o básico que cada vez é menos. O Scanner é mesmo uma das coisas para o qual preciso do XP. Podem perguntar pq raio não compro outro scanner e resolvo o problema. Porque este tem alimentador o que é brutal. Enquanto ele durar não quero outro.

A Metro :205:: já agora qual é o modelo do scanner ?
 
HP ScanJet 7400C

Tenho os drivers para a versão do OS X ate ao 10.1. A HP agora quer 15 dolares pelos drivers para as versões seguintes do OS X.

Já agora estou fartinho de ver o arco-íris no OS X hoje. Se ao menos houvesse um Mac com um Quad-core Q6600 :D
 
Ora versão já actualizada... ainda tinha a anterior, abri e avisou-me logo da nova!

Os meus botões antigos tinham este aspecto:
 
Última edição:
Back
Topo