drobo - storage robot

Status
Fechado a novas mensagens.

nulio

I quit My Job for Folding
Encontrei isto há pouco, pareceu-me interessante à primeira vista.

2007042200_drobo-shots-03-tm.jpg


Drobo - Um novo conceito de disco externo

Site oficial

Cumps
 
È bastante user firendly, mas sem porta eternet parece-me mt limitado.

Tem k ter funções NAS para justificar o preço.
 
O conceito é inteiramente derrotado pelo Windows Home Server em facilidade de utilização, potencial de utilização e preço.
Notem que o preço do Drobo é de 500 dólares... só pela caixa externa, sem discos rígidos nenhuns !


Por esse preço, arranjam um PC já algo antigo (CPU a, no mínimo, 1GHz, 512MB de RAM, dois ou mais discos IDE, SATA ou USB, e uma ou mais placas de rede, que não precisa de ter monitor, teclado, rato, placa gráfica, placa de som, drive de CD ou DVD, e nem precisa de suportar RAID), uma licença OEM do Windows Home Server e toca a armazenar tudo o que é dados de áudio, vídeo, fotos, programas, (incluíndo as próprias instalações completas do Windows XP/Vista em cada PC e respectivas imagens de backups) lá dentro, acessível para fazer streaming a qualquer momento do seu conteúdo pela rede interna, e mesmo passível de ser controlado remotamente a partir de qualquer browser via net, dentro de um endereço fornecido pela MS.
 
De um lado tens um maquinão enorme, feio e barulhento, que é preciso montar e configurar e depois fica fechado.
De outro, tens uma caixa minúscula que nem precisas de desligar para trocar discos.

Como diz o artigo da Ars Technica, quem quer algo com mais possibilidades de configuração tem outras opções.
Mas o Drobo está a ser vendido mais depressa do que a DR os consegue fabricar, ou seja, aparentemente nem toda a gente tem tempo, paciência ou queda para soluções home made ou mais capazes.

Eu gosto da ideia do Drobo. Era gajo para arranjar um.
 
Quando "aparecer" o ZFS, isto vai ser inútil. Não comprei um Drobo à uns tempos por causa disso mesmo (e por só ter usb2).
 
Última edição:
De um lado tens um maquinão enorme, feio e barulhento, que é preciso montar e configurar e depois fica fechado.
De outro, tens uma caixa minúscula que nem precisas de desligar para trocar discos.

Precisas de desligar um PC para retirar e voltar a ligar um disco USB, Firewire ou mesmo eSATA ?
 
De um lado tens um maquinão enorme, feio e barulhento, que é preciso montar e configurar e depois fica fechado.
De outro, tens uma caixa minúscula que nem precisas de desligar para trocar discos.

Então e o PC onde tens ligado o Drobo?

Se tivesse LAN port td bem mas assim n dá. (pelo menos eu n vi o software a funcionar remotamente...)

E realmente por esse preço compra-se (sim novo) um pc com raid e mete-se o Freenas e ficas com mt mais funcionalidades.
E tb há cages 5.1/4 para fazer hot-swap de discos SATA.

E nem tem k ser feio ou barulhento por $500 (sem HDD's), claro k para iniciados isto é mais fácil, se bem k ***** NAS de 2 discos suporta raid, e podes trocar os discos quando quiseres.
N tem Hot-swap mas os discos n estão sempre a avariar ou seja o hot-swap n tem mt utilidade pratica.

Para mim isto vale uns 200€ no máximo.
 
Então e o PC onde tens ligado o Drobo?

Se tivesse LAN port td bem mas assim n dá. (pelo menos eu n vi o software a funcionar remotamente...)

E realmente por esse preço compra-se (sim novo) um pc com raid e mete-se o Freenas e ficas com mt mais funcionalidades.
E tb há cages 5.1/4 para fazer hot-swap de discos SATA.

E nem tem k ser feio ou barulhento por $500 (sem HDD's), claro k para iniciados isto é mais fácil, se bem k ***** NAS de 2 discos suporta raid, e podes trocar os discos quando quiseres.
N tem Hot-swap mas os discos n estão sempre a avariar ou seja o hot-swap n tem mt utilidade pratica.

Para mim isto vale uns 200€ no máximo.

Posso estar a inventar e percebo pouco do assunto, mas existem routers (Asus WL-500g 600g e 700 se não estou em erro; devem existir outros modelos) que te permitem ligar discos USB ao router e dessa forma ligado directamente à rede. Se for possivel ligar um Drobo a estes routers, já não é preciso ter um computador ligado.
 
Parece um sistema espectacular na parte da gestão dos discos, qualidade da caixa, estética mas tem alguns defeitos um bocado mortais para mim que andam todos à volta do preço. Para o preço que custa devia oferecer algo mais, mais portas e a falta óbvia é FW, eSATA e RJ45 e devia ser muito mais rápido.

Por outro lado o drobo oferece um sistema simples que funciona e isso vale sempre muito. Não faz muita coisa mas o que faz, faz muito bem.
 
Posso estar a inventar e percebo pouco do assunto, mas existem routers (Asus WL-500g 600g e 700 se não estou em erro; devem existir outros modelos) que te permitem ligar discos USB ao router e dessa forma ligado directamente à rede. Se for possivel ligar um Drobo a estes routers, já não é preciso ter um computador ligado.

Sim mas para isso o software do drobo tem k funcionar por rede como já disse.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo