Artigo/Análise Configurar rede Bluetooth com Internet (sem Router)

jpccaldas

Power Member
Olá.

Como tenho visto em alguns tópicos, há muita gente com problemas em ligar redes sem fios Bluetooth, por isso decidi anunciar aqui como o fazer.

Atenção: O que vou publicar aqui é como ligar dois computadores com o Windows XP SP2 e com o programa IVT Corporation BlueSoleil a uma rede sem fios Bluetooth sem router!

Hardware necessário:
- Dois adaptadores Bluetooth.
  • Instalar o software nos computadores;
  • Reinicie os computadores;
  • Instalar os dispositivos (os dispositivos Bluetooth serão reconhecidos automaticamente);
  • Reinicie os computadores;
  • Nos computadores fazer:
    • Sistema -> Nome do Computador -> ID de Rede;
    • Escolha “Este computador faz parte de uma empresa e utilizo-o para ligar a outros computadores no trabalho”;
    • Depois “A minha empresa utiliza uma rede sem domínio”.
  • Reinicie os computadores;
  • Abra o programa, aparece uma janela de propriedades, meta o nome do dispositivo e no servidor “Servidor” e no cliente “Ambiente de Trabalho”, e altere os serviços que quer que o programa inicie no arranque (atenção que no servidor, o serviço de “Rede de Área Pessoal” e “Acesso à LAN” têm que estar activados no arranque.);
  • Feche o programa;
  • No servidor abra as “Ligações de Rede”;
  • Seleccione a ligação à Internet e abra as propriedades da mesma:
    • Aba “Avançadas”;
    • Seleccione a caixa “Permitir a outros utilizadores da rede ligar através da ligação à Internet deste computador”;
    • Seleccione a ligação de área local a partilhar (“Bluetooth” caso tenha várias ligações).
  • Depois seleccione a ligação “Ligações a receber” e abra as propriedades da mesma:
    • Aba “Funcionamento em rede”;
    • Propriedades de TCP/IP e marcar um “V” em “Os computadores podem especificar os seus próprios endereços IP”.
  • No cliente abra as “Ligações de Rede”;
  • Seleccione a ligação do Bluetooth e abra as propriedades do mesmo:
    • Seleccione o protocolo TCP/IP e clique em propriedades;
    • E digite: 192.168.0.2 no IP;
    • 255.255.255.0 na Máscara de sub-rede;
    • 192.168.0.1 no Gateway;
    • 192.168.0.1 no DNS Primário.
  • Reinicie os computadores;
  • Abra o programa no cliente e clique no ícone de acesso à LAN. Clique em ligar e espere. Depois desligue a ligação e feche o programa.
  • No cliente abra novamente as “Ligações de Rede”;
  • Seleccione a ligação “Bluetooth LAP Connection” e abra as propriedades do mesmo:
    • Aba “Funcionamento em rede”;
    • Seleccione o protocolo TCP/IP e clique em propriedades;
    • E digite: 192.168.0.3 no IP;
    • 192.168.0.1 no DNS.
  • Agora abra o Internet Explorer -> Opções da Internet -> Aba Ligações e clique em definições na ligação “Bluetooth LAP Connection” e meta um “V” em “Detectar definições automaticamente”.
  • Reinicie os computadores.
  • Pronto está tudo configurado.
Esta foi a maneira exacta que eu fiz, e até hoje está tudo a funcionar.

Se tiverem duvidas postem...

Cumprimentos.
 
Última edição:
Queimei as pestanas duas noites mas consegui...
Liguei um portátil Vista x32 já com bluetooth incorporado a um desktop Vista x64 com pen USB partilhando o acesso à internet.
Consegui-o não instalando o programa BlueSoleil no portátil...ou seja
Bluesoleil instalado no desktop, partilha de acesso à internet ligada, rede pessoal criada através do bluesoleil e apenas tive que fazer procura de dispositivo bluetooth no portátil.
A partir daí foi sempre a andar.

Da minha experiência, é um bom sistema para usar raramente e com os dois pc´s muito próximos um do outro...bastava ter uma parede a meio e já deixava de ter rede.
Fora isso é bastante porreiro...conseguia sacar ficheiros da net a uma média de 40-50 kapas por segundo.
 
Pois, isso das paredes depende da força que um dispositivo tem e quantos metros alcança um outro dispositivo! Mais metros, mais paredes!

Por acaso cá em minha casa pa andar com o portátil é bastante bom, consigo ter net até duas paredes!

Cumpz :)
 
Pois, isso das paredes depende da força que um dispositivo tem e quantos metros alcança um outro dispositivo! Mais metros, mais paredes!

Por acaso cá em minha casa pa andar com o portátil é bastante bom, consigo ter net até duas paredes!

Cumpz :)

Então os 100 metros que o meu dispositivo bluetooth indica são só de nome...também foi dos mais baratos...:D
De qq forma o sinal fica em força média mas parece que perde o sincronismo ou lá o que é e deixo de ter net, só mesmo com o portátil na mesma divisão é que consigo.
 
ahm. isto é:

[PC1 ligado a internet, e com uma pen bluetooth ] -----dá net---> [pc2, com receptor bluetooth]
é isto?

desculpem se nao percebi, mas a esta hora, ja estou mais pra la do que pra ca. xD

cumps =)
 
Nãop haverá possiblidade de umj visinho entrar na rede ???

Tambem é possivel ligar mais que 2 PC's ??? ou seja tarem 3 ou 4 desktops ou portateis ligados á rede ??
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo