Software que aumente o som MP3

albus19892003

Power Member
Olá,

O problema é o seguinte:

Hoje, estive a ripar cassetes antigas e queria-as ripar pois são muito mal empregadas porque contém músicas simplesmente excelentes.:winknu:

Elas ficaram com boa qualidade, só que com o som baixo, tenho que por no Volume do Windows no máximo para conseguir ouvir o "normal" de um CD por exemplo.:wow:

Haverá algum software que aumente o volume contido no mp3 para mais alto?:)

Thanks ;)
 
Última edição:
Deves conseguir fazer isso com o Audacity.

Tive que usar o Roxio Audio Editor (o mesmo com que gravei as cassetes para formato digital), para aumentar o volume no máximo sem rúido, pois o Audacity credo, ouvia-se o ruído todo da batida e como estas cassetes já não se vendem, e as músicas contidas nelas são raridades bastante boas, as coisas têm que sair bem...;)

Tenho que gravar isso tudo para formato digital, pois são coisas de valor elevado, pelo menos para mim. Vai dar um trabalhão... Mas também vai valer a pena o esforço... ;)

Obrigado!:)
 
Última edição:
Aqui vai uma dica:

1. Ligas o leitor das K7's (ou amp) ao line in da placa de som.
2. Abres o Adobe Audition (ou Reaper que é free) e metes play na cassete com o programa a monitorizar a entrada de audio. O volume tem que ficar logo aí definido. Sobes ou desces o fader do Line In (Recorder) consoante a barra da monitorizaçao. Tendo em atenção para não clipar.
3.Depois de "afinares" isto, o proximo passo é seleccionar a pista onde vais gravar, clicar em "rec" e meter play na K7
4.Com esses programas fazes os cortes para separares as faixas e gravas em files separados.


O ponto 2 é fundamental para não teres problemas com volumes. Se o volume de entrada (line in) tiver mto baixo, nc mais metes akilo alto sem perder qualidade.

Qualquer dúvida dispoe.
 
Um pouco offtopic: estou interessado nas gravações que fizeste das emissões de rádio da altura! Como sou um entusiasta e profissional da rádio, adorava que disponibilizasses isso. Se fizesses isso ficava-te eternamente agradecido!

Abraço!
 
O que tu tens de fazer é aumentar o volume de gravação do Windows, que provavelmente está muito baixo. Depois podes usar o programa que quiseres. Se utilizares o Audacity tens de ter tento no dedo, pois o controlo do volume de gravação pareceu-me muito sensível.
 
Mas cuidado ao aumentar o volume de gravação. Se ultrapassar os 0 dB, há distorção! E depois não há maneira de a desfazer. Se gravares baixo, ainda podes fazer um normalize, mas se ficar distorcido já não há nada a fazer... a não ser gravar de novo, claro!
 
O que tu tens de fazer é aumentar o volume de gravação do Windows, que provavelmente está muito baixo. Depois podes usar o programa que quiseres. Se utilizares o Audacity tens de ter tento no dedo, pois o controlo do volume de gravação pareceu-me muito sensível.

Yup.

Eu os melhores resultados nessas andanças foi sempre aumentando o volume na fonte externa até começar a distorção e o aumento do ruido, e voltas um "ponto" para trás. O aumento depende da qualidade do input...

Depois aumentas o volume de gravação da placa de som até começar os problemas e voltas um "ponto" atrás.

Hit record e esperas. Se chegares até ao fim sem nunca sofreres picos que gerem clipping ou compressão, tens uma musica pronta. Senao, baixas um cadito e tentas de novo.

Se as tapes forem 1/2 decentes, com jeito vais do principio ao fim sem mudar settings, pq vão estar normalizadas. Se for trabalho de "talhante", vais ter muito trabalho pela frente...
 
Espero não estar a cometer nenhuma ilegalidade em estar a postar estes ficheiros, as músicas não estão completas, estão só com 1minuto para vocês verem (se quiserem) se a qualidade da música gravada duma cassete, é boa.

Obrigado e espero por respostas! :)
 
Última edição:
Experimenta um software chamado MP3Gain, cuja principal finalidade é exactamente ajustar o volume dos MP3.
Existem também o MP3 Trim e o MP3 Doctor, ambos parecidos ao MP3Gain, só que estes dois últimos nunca experimentei.
Cumps.
 
Experimenta um software chamado MP3Gain, cuja principal finalidade é exactamente ajustar o volume dos MP3.
Existem também o MP3 Trim e o MP3 Doctor, ambos parecidos ao MP3Gain, só que estes dois últimos nunca experimentei.
Cumps.

Mas está muito mau o rip? Tenho exemplos dos meus rips, postados anteriormente.

Mas vou experimentar o que me disseste! ;)

Obrigado pela ajuda! :)
 
Nunca vais conseguir "melhorar" o som, a fonte é uma fita analógica que se degrada com o tempo, para além do facto da qualidade de som, mesmo em sistemas de topo com dolby XPTO, não ser grande coisa.

Pesquisa sobre o funcionamento do Dolby, é muito simples, refaz o processo digitalmente, pode ser que consigas melhorar o som, mas muito ligeiramente, duvido que seja audível, isto se não produzir o efeito contrário...

Ao utilizares aquele software de "melhoramento" de som não estás a fazer nada mais do que a retirar partes do espectro sonoro, pode-te parecer que o som ficou melhor mas ao fim de um certo tempo "cansas-te" do som e esse é o melhor indicativo para a presença de ruído, mesmo que não te apercebas directamente do mesmo.
 
Back
Topo