Particionamento correcto em Linux

PeterPuNk

Power Member
Boas,


Gostaria de saber a vossa opinião e explicação do porquê, acerca de como particionar um disco de 80 para ubuntu. Além da swap e / que mais tipo de partições recomendam e porque? estou farto de tentar procurar na net e não encontro nenhum guia especifico sobre tal.

A minha ideia era particionar de maneira a que não estivesse constantemente a perder a info e files todos, ou seja, sempre que fosse fazer um fresh install se mantivessem as configurações, ficheiros, etc etc. já sei que com a /home dá para fazer isso mas como? espero que me tenha feito entender.




EDIT: Não esquecer de consultar [Tutorial] Particionar um disco




 
Última edição pelo moderador:
O meu 'desenho' _base_ das partições costuma ser este:
Código:
/ --- 1,5G
/swap --- 1G (hábitos antigos...)
/usr --- 8G
/tmp --- 2G
/var --- 2G
/root --- 1G
/home --- restante
Quando faço o upgrade para uma nova versão, formato todas as partições (não esquecer os backups!) excepto as duas últimas.
Não é melhor nem pior que outras soluções. Esta é a que me dá mais jeito.
 
Última edição:
Eu tenho estas:
Código:
/
/home
/boot
swap
O /boot está numa partição à parte porque uso XFS no / e no /home e o /boot não pode ficar neste sistema de ficheiros, tem de ficar em ext3.
 
obrigado já me deu umas luzes, no entanto, eu pretendia saber, imaginemos que tinham 60Gb à disposição, quanto atribuíriam a cada uma e pq. Ou seja, a boot nao ter mais do que x pois nao vale a pena porque só leva esta info etc etc.

Slack_guy podes colocar a frente de cada uma das tuas partições, no teu esquema, quanto atribuírias a cada uma se tivesses 60Gb de disco? Já sei que a utilização de cada um vai sempre ser diferente, mas é para ter uma ideia.

Saber porque rende ter uma /home, uma /root, uma /var etc. Pois vejo que a maioria dos users apenas usa swap e /.
 
obrigado já me deu umas luzes, no entanto, eu pretendia saber, imaginemos que tinham 60Gb à disposição, quanto atribuíriam a cada uma e pq. Ou seja, a boot nao ter mais do que x pois nao vale a pena porque só leva esta info etc etc.

Slack_guy podes colocar a frente de cada uma das tuas partições, no teu esquema, quanto atribuírias a cada uma se tivesses 60Gb de disco? Já sei que a utilização de cada um vai sempre ser diferente, mas é para ter uma ideia.

Saber porque rende ter uma /home, uma /root, uma /var etc. Pois vejo que a maioria dos users apenas usa swap e /.

Eu, com 60 Gb de disco e utilizando o esquema que coloquei anteriormente faria algo assim:
/ - 12Gb
/boot - 250Mb
swap - depende da quantidade de Ram que tens
/home - restante

Eu tenho isto dividido assim porque o /boot já expliquei acima, e o / e o /home estão separados porque se eu quiser fazer um clean-install não preciso de andar a faze backups dos meus documentos, basta não formatar o /home.
 
obrigado já me deu umas luzes, no entanto, eu pretendia saber, imaginemos que tinham 60Gb à disposição, quanto atribuíriam a cada uma e pq. Ou seja, a boot nao ter mais do que x pois nao vale a pena porque só leva esta info etc etc.

Slack_guy podes colocar a frente de cada uma das tuas partições, no teu esquema, quanto atribuírias a cada uma se tivesses 60Gb de disco? Já sei que a utilização de cada um vai sempre ser diferente, mas é para ter uma ideia.

Saber porque rende ter uma /home, uma /root, uma /var etc. Pois vejo que a maioria dos users apenas usa swap e /.

Eu com a minha configuração de particoes, se fosse num disco de 60gb colocaria:

/home -39
/ - 20gb
/swap - 1gb

O root do sistema muito improvavelmente ira crescer mais do que 20gb....
Já a /home é que vai conter todos os files dos users... logo vai crescer bastante e o mais provavel é os 39gb nao chegarem.
 
já estou a perceber JK, vou colocar entao no meu disco também então apenas essas. Diz-me só uma coisa, o facto de ter boot possibilita de que possa formatar a partição do xp e voltar a instalar sem "estragar" o grub? tenho hipotese quando quero instalar o ubuntu de dizer que quero o grub na /boot?
 
já estou a perceber JK, vou colocar entao no meu disco também então apenas essas. Diz-me só uma coisa, o facto de ter boot possibilita de que possa formatar a partição do xp e voltar a instalar sem "estragar" o grub? tenho hipotese quando quero instalar o ubuntu de dizer que quero o grub na /boot?

1) Sinceramente não sei porque não uso Windows, mas quando instalares o Windows penso que ele vai limpar o MBR, logo vais ter de restaurar o Grub para voltares a ter acesso ao Linux (como já disse não tenho a certeza disto).

2) Sim, quando fazes as partições podes indicar ao Ubuntu a partição em que queres o /boot, basta criares a partição e depois escolher o /boot como Mount Point.
 
O meu 'desenho' _base_ das partições costuma ser este:
Código:
/ --- 1,5G
/swap --- 1G (hábitos antigos...)
/usr --- 8G
/tmp --- 2G
/var --- 2G
/root --- 1G
/home --- restante
Quando faço o upgrade para uma nova versão, formato todas as partições (não esquecer os backups!) excepto as duas últimas.
Não é melhor nem pior que outras soluções. Esta é a que me dá mais jeito.

Isso é usando aquele sistema do lvm certo?qual a real vantagem de usar isso assim?assim a primeira vista so se tira mais perfomance se tivermos a usar isso em mais que um disco......eu por acaso tb estou a usar assim mas é por outros motivos é que uso sistema com partição principal e de swap encriptadas,so a part do boot é normal.
 
qual a real vantagem de usar isso assim
É como disse: dá-me mais jeito trabalhar desta forma, fico com tudo arrumadinho em partições (BTW, normalmente, consoante a máquina e os sistemas de ficheiros externos que monto nela, costumo ter o dobro das partições que aqui listei).
Não digo que seja melhor. Mas não é pior que outra forma qualquer. Em relação a performance, o facto de o sistema de ficheiros estar organizado em partições até pode ajudar ao desempenho da máquina; depende do uso que se faz.
 
Ajuda ao desempenho se forem utilizado sistemas de ficheiros apropriados à utilização de cada partição. No meu caso tenho, utilizo ReiserFS na partição onde tenho a portage tree, XFS numa partição de testes e ext3 nas restantes.

slack_guy, boa disposição de partições, mas 8Gb para /usr não é um pouco curto?
 
O particionamento do disco depende em muito do uso que vais dar.

Se for para uso doméstico, uma partição / e uma /home, esta com muito espaço, devem chegar.

Se for mais para servidor, então dá mais jeito ter bastantes partições e montadas com flag's específicas. Por exemplo, na partição /tmp poderia-se montar a partição para que não se possa executar programas. Já a partição /var pode ser montada com flags para melhorar o desempenho da escrita e leitura e por aí em diante.
 
Formataçao ideal

Bem eu custumo formatar da seguinte maneira o meu ubuntu. Gostava que me dissessem se o faço bem ou qual é a formataçao ideal

- Partiçao Windows (NTFS) - 20GB
- Partição ubuntu / (raiserstfs) - 30gb
- Partiçao Swap - 2gb


a minha duvida refere-se ao modo de formatar as partiçoes do /, ou seja do /home, /boot, etc etc

obrigado
 
Bem eu custumo formatar da seguinte maneira o meu ubuntu. Gostava que me dissessem se o faço bem ou qual é a formataçao ideal

- Partiçao Windows (NTFS) - 20GB
- Partição ubuntu / (raiserstfs) - 30gb
- Partiçao Swap - 2gb


a minha duvida refere-se ao modo de formatar as partiçoes do /, ou seja do /home, /boot, etc etc

obrigado

Não te aconselho a usar ReiserFS numa partição dessas. Aposta antes em EXT3 :)
Quanto à historia de particionar a /home & /boot, apenas tens que fazer um particionamento normal e definir os mountpoints como deve ser no fstab. E recomendo XFS para a /boot e ext3 para a /home
 
Back
Topo