Artigo o meu primeiro dvd lightscribe

wilsonmorgado

Power Member
LightScribe é uma tecnologia de impressão gráfica para CD e DVD (discos específicos para a tecnologia).
O processo de impressão utiliza o gravador de CD ou DVD do computador habilitado com o LightScribe, o software de edição da imagem impressa no disco e os discos (CD ou DVD) especialmente revestidos. Para imprimir com os principais gravadores do mercado, primeiro grava-se o conteúdo do disco e depois usa-se o disco ao contrário na unidade para a impressão gráfica.
entrada na wikipédia
Infelizmente os novos computadores não trazem um único CD/DVD de suporte com drivers… tendo o utilizador final de criar os seus próprios cd com os drivers e sistema operativo original.

A tecnologia lightscribe não é propriamente uma tecnologia de impressão, pois não trabalha com tinta. Os cd próprios para têm uma camada de material que é queimada para criar efeitos de impressão. Para os utilizar, como é óbvio é necessário uma drive preparada para o efeito, e dvd próprios, que contenham o dístico lightscribe.
A melhor maneira de criar o dvd é utilizar um template de um dvd de 12 cm, e num qualquer programa de imagem criar o protótipo do dvd a imprimir. A seguir, num programa de gravação, por exemplo o Roxio Easy CD Creator importar a imagem como fundo… não esquecer que o dvd deve ser colocado ao contrário do costume, com a face a imprimir para baixo.

DVD Virgens com a face pronta a ser queimada

Template para criar o conteúdo a ser impresso no dvd

Comparação entre o protótipo e o resultado final


Alguns logos utilizados:


Galerias da trabalhos em Lightscribe:
http://www.realtimecopies.com/Templates.html
http://www.merionespublishing.com/Resources_Links.html
http://www.cdcovers.cc/covers
http://www.microsoft.com/Presspass/gallery/ms-logos.mspx?FINISH=YES
http://www.lightscribe.com/ideas/index.aspx?id=1540


Update:
ubuntu-lightscribe.jpg
 
Última edição:
lol so agora e que reparei que o meu gravador também tem isso :P, tenho que experimentar um dia :D quem sabe se me torno fa disso ;)

ps: curti o cd e pena nao se ver mais perto ;)
 
Tenho um dúvida:
Num dvd lightscribe é possível gravar, deixar o dvd aberto, virá-lo e fazer o lightscribe, e depois continuar a gravação?

nunca tentei, mas penso que seja possível. A gravação em lighscribe, não é mais que "esculpir" a face oposta da face de gravaçãao, portanto não há nehuma relação directa
 
Eu ainda não fiz nenhuma cena dessas, segunda já devo fazer um, depois posto aqui!

Eu para fazer isso uso um programa muito mais simples (na minha opinião) que é o Lighscribe Template Labeler, dá para criar os modelos e imprimir (e até já vem com uns modelos...), este programa foi-me indicado pelo user: akiemkaza

CumpS
 
Back
Topo