modem cabo ->router adsl wireless

nsa22

Membro
Boas! Aderi recentemente á ar telecom q é(para aqueles q desconhecem) 1a empresa tipo tvcabo. Acontece q antes tinha adsl com 1 router/modem d-link DSL-G604T, agora tenho modem cabo motorola SBV5121. A minha duvida é será q posso utilizar o router d-link so para routear (isto se o router o permitir pq ainda nao o testei)wireless com o modem motorola ligados entre si? Segundo os tecnicos nao da... pq o modem tem wan RJ45 e o router tem wan RJ11 para adsl...como faço isto ? Ja li algures sobre adaptadores, alguem sabe de algum? Nao queria ter q adquirir novo router ...
 
Dar dá.

Ligas o modem ao router numa das portas de rede "normais". Agora pões o router como Router e não como Homo Gateway e acho que dá, mas não tenho a certeza se é assim.

Uma coisa sei, é que isso que queres fazer dá, e não precisas de aparelho nenhum. É pores um router como switch e nada mais.

Cumpz jpsfs
 
boas.. a minha duvida é identica.. mas com um conceptronic c54apra (D-link G604T)
o problema é que tentei isso e não dava.. como é que passo desse homo gateway para router? já googlei e nada
 
Dar dá.

Ligas o modem ao router numa das portas de rede "normais". Agora pões o router como Router e não como Homo Gateway e acho que dá, mas não tenho a certeza se é assim.

Uma coisa sei, é que isso que queres fazer dá, e não precisas de aparelho nenhum. É pores um router como switch e nada mais.

Cumpz jpsfs

cumpz eu gostava e de saber fazer isso, da para explicar detalhadamente ? alguem sabe?
 
Bom no meu router eu tenho estas opções suponho que seja disto que ele esteja a falar, é uma questão de acederem aos vossos routers e procurarem lá.
exemploms0.jpg
 
Eu gostava era q fosse assim tao facil mas nao o é, no meu router nao aparece nada disso, ja fiz o reset de fabrica mas nada, Mt obrigado pela ajuda ...
 
pois.. aqui é igualmente o mesmo.. já o precorri de uma ponta á outra.. e tou a pensar por o firmware da dlink... é que arranjei este router, que estava morto, e ressuscitei o lol

e queria poupar uns trocos
 
Eu tenho uma configuração idêntica a funcionar há 1 ano.

O modem (daqui em diante referido com o IP 192.168.1.1), seja ele qual for, fica com a configuração normal, como se fosse para ligar computadores. Só o D-link é que vai precisar duns toques, pois vai passar a funcionar como switch/AP.



Alterações ao D-Link

- Desactivar tudo o que tem a ver com ADSL.
- Definir o IP como 192.168.1.2
- Desactivar o DHCP
- Desactivar o DNS Relay e definir o servidor de DNS como 192.168.1.1

Ligar uma porta elhernet do modem a uma do novo AP.

Não me lembro de mais nada. Supostamente vai funcionar e as maquinas vão encontrar o gateway facilmente.
 
Pois, o meu router tem aquela opção que o Moonstone falou. E o que essa opção faz é exactamente o que o IcePicK.

Primeiro tem que ver qual é o ip do vosso modem, e depois definem o o IP do router, na mesma gama, mas diferente. E depois o DNS Relay é o ip do modem. (No meu caso é 192.168.100.1).

Cumpz jpsfs
 
Segui estes passos fornecidos por Icepick e desde ja mt obrigado...

Alterações ao D-Link

- Desactivar tudo o que tem a ver com ADSL.
- Definir o IP como 192.168.1.2
- Desactivar o DHCP
- Desactivar o DNS Relay e definir o servidor de DNS como 192.168.1.1

Ligar uma porta elhernet do modem a uma do novo AP.

Acontece q funciona mas nao satisfas plenamente, isto pq
1º deixamos de ter acesso ao router
2º como foi desativado o servidor dhcp o router nao destribui endereços pela rede, penso q teram de ser confirgurados manualmente. Mesmo assim manualmente nao funcionou para 1 computador em rede wireless.

O meu objectivo era usar o d-link como switch mas tb como routeador de wireless o q nao acontece. + Ajuda por favor ...
 
Acontece q funciona mas nao satisfas plenamente, isto pq
1º deixamos de ter acesso ao router
2º como foi desativado o servidor dhcp o router nao destribui endereços pela rede, penso q teram de ser confirgurados manualmente. Mesmo assim manualmente nao funcionou para 1 computador em rede wireless.

O meu objectivo era usar o d-link como switch mas tb como routeador de wireless o q nao acontece. + Ajuda por favor ...

Na minha rede tenho acesso tanto ao modem/router como ao AP, ao contrario do que aconteceria se utilizasses uma bridge.

o servidor de DHCP no AP é desactivado, mas o router (modem) deve continuar com ele ligado. Vai ser o gateway a fazer NAT, DHCP, DNS, etc.

Neste caso, o AP (d-link) vai fazer encaminhamento, mas apenas ao nivel da ligação de dados.

Grande parte dos equipamentos caseiros são é suficientemente flexivel para permitir configurações mais avançadas, no entanto esta funciona muito bem.

EDIT: Não esquecer que o servidor de DHCP no gateway deve ser configurado para distribuir IPs de modo a não haver colisões com os equipamentos com IP fixo.
 
btw posso fazer isto com o meu conceptronic ou só mesmo depois do mod?

Provavelmente podes. É uma questão de experimentar. Estas configurações não têm grande ciência. Provavelmente a alteração do IP do equipamento deve ser a unica configuração não suportada por todos os equipamentos, mas a maioria deve permitir.
 
se nao te importasses poderias fazer então a lista do que tenho de fazer, isto no generico nao preciso de nenhum tutorial com imagens :p

Olha obg mas este router deve ser algo do outro mundo lol

primeiro estava morto.. por isso mo deram.. atravez de ferramentas como o TI Loader reinstalei lhe a kernel e o firmware

e agora lembrei me de experimentar ligar a net la.. e... voila.. funcionou.. liguei a net cabo (TVTEl) na ultima porta do router e prontos ja tenho net wifi :D

Novo update: afinal nao tenho net wifi.. se for com cabo tudo bem.. o windows vista detecta as redes todas "dentro" do router.. sem fios não se consegue ligar á internet.. porque não detecta as outras redes.. terei eu de as partilhar.. vou procurar isso agora.. se souberem de algo digam ;)
 
Última edição:
Back
Topo