Ajuda a traduzir o site oficial do Folding para Português

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Venho pedir a ajuda de todos para traduzirmos o maior número de conteúdo em Português do site oficial do Folding@home.

Já tenho a página principal quase toda e a página dos downloads.

Pedia se pudessem que traduzissem:

A página da FAQ: http://www.stanford.edu/group/pandegroup/cgi-bin/edit/English/FAQ (é a página prioritária e mais complicada...)

A página Science: http://www.stanford.edu/group/pandegroup/cgi-bin/edit/English/Science

A página Awards: http://www.stanford.edu/group/pandegroup/cgi-bin/edit/English/Awards

A página About Us: http://www.stanford.edu/group/pandegroup/cgi-bin/edit/English/About

Se não conseguirem traduzir alguma frase não tem problema. Traduzam o mais possível que depois eu tentarei ver a melhor forma.

Vou ver se consigo contactar o Pseudo e colocar aqui alguns termos para traduzirmos todos da mesma forma, nomeadamente:


protein folding - enrolamento de proteínas
misfold - "enrolamento errado ou indevido"inda
assemble themselves, or "fold" - enrolam-se
protein aggregation - agregação proteica
unfolded state - estado desenrolado
folding intermediate - enrolamento intermédio
native state - estado nativo

Se encontrarem palavras que desconheçam coloquem aqui sff para irmos tratando da coisa.

Para que não aconteça que haja mais do que uma pessoa a traduzir o mesmo coordenem aqui sff quem está a traduzir o quê.

Obrigado desde já a todos.
 
Última edição:
Poderei ficar com o FAQ. Assim até aprendo alguma coisinha. :p

Edit: Refiro-me à página principal. Não por preguiça mas se alguém tratar das outras ao mesmo tempo que eu trato a minha a coisa fica feita mais depressa.
 
Adicionei ao primeiro post algumas palavras em inglês com a sua tradução para português. Assim todos usamos os mesmos termos.

protein folding - enrolamento de proteínas
misfold - "enrolamento errado ou indevido"inda
assemble themselves, or "fold" - enrolam-se
protein aggregation - agregação proteica
unfolded state - estado desenrolado
folding intermediate - enrolamento intermédio
native state - estado nativo
 
.../Science disse:
O QUE SÃO AS PROTEÍNAS?

Proteínas são macromoléculas de elevada massa molecular. São constituídas por uma ou mais cadeias polipéptidicas que resultam da possibilidade que os aminoácidos têm de reagir entre si por ligação química covalente – ligação peptídica.
As proteínas são a base da biologia, sem elas não seríamos capazes de repor nem reparar as células do nosso corpo.
Desempenham várias funções cruciais em todos os processos biológicos das quais são exemplo a função enzimática, onde actuam como biocatalisadores de quase todas as reacções químicas que ocorrem nos seres vivos. Imunológica uma vez que reconhecem substancias estranhas ao organismo e combinam-se com elas para as neutralizarem. As proteínas também fazem parte da estrutura de todos os constituintes celulares.
Por estas razões os cientistas arranjaram uma sequência para o genoma humano – como que uma "planta" para todas as proteínas – mas como podemos compreender o que essas proteínas fazem e como funcionam?
To be continued :) Correcções e dicas são bem-vindas.
 
Última edição:
Originally Posted by .../Science
O QUE SÃO AS PROTEÍNAS?

Proteínas são "colares" de aminoácidos - moléculas de cadeia longa. São constituídas por uma ou mais cadeias polipéptidicas que resultam da possibilidade que os aminoácidos têm de reagir entre si por ligação química covalente – ligação peptídica.
As proteínas são a base da biologia, sem elas não seríamos capazes de repor nem reparar as células do nosso corpo.
Desempenham várias funções cruciais em todos os processos biológicos das quais são exemplo a função enzimática, onde actuam como biocatalisadores de quase todas as reacções químicas que ocorrem nos seres vivos. Imunológica uma vez que reconhecem substancias estranhas ao organismo e combinam-se com elas para as neutralizarem. As proteínas também fazem parte da estrutura de todos os constituintes celulares.
Por estas razões os cientistas sequênciaram o genoma humano – como que uma planta para todas as proteínas – mas como podemos compreender o que essas proteínas fazem e como funcionam?

Alterei praticamente apenas a 1ª frase. Aproxima-se mais da tradução à letra. Que achas?
 
Só acho que assim nao fica uma explicaçao tao cientifica e correcta quanto isso. Daí ter utilizado outras palavras :)
Por mim tudo bem, vou seguir com uma tradução mais à letra.
 
Alguém me pode ajudar com estas traduções?

Proteínas:
villin headpiece
Trp Cage

e

Doenças:
Osteogenesis Imperfecta

Obrigado
 
Última edição:
boas! gostava muito de ajudar mas infelizmente por motivos profissionais é me totalmente impossivel..neste momento nao posso..mas peço a quem tenha tempo e vontade que ajude..a equipa merece.:kfold:
 
Pocas e Syk3r:

Coloquem aqui um update do que têm para, se for necessário o Marco André dar uma ajuda.
Obrigado.

Como o tempo não tem sido muito, tenho apenas traduzido o índice e os conteúdos até Project details, big picture. Testes e trabalhos não ajudam nada. Uma ajudinha era mesmo jóia! Marco André manda-me uma PM com o que puderes/quiseres traduzir para não andarmos os 2 a traduzir o mesmo.
 
Back
Topo