programa de facturação para Linux...

crossroads

Power Member
Boas!

Ando a precisar de um software de facturação para instalar no pc que tenho com o Ubunto 7.10.
Já andei aqui à procura e encontrei a referência do Evaristo mas gostava de saber mais algum que aconselhem para além desse.
Não é preciso ser nada de muito sofisticado mas apenas user-friendly e de instalação mais ou menos fácil. É preciso que emita facturas, para ter tudo legal e que faça a gestão dos clientes. Em princípio é para venda de serviços, tipo publicidade e coisas afins, pelo que não será necessário ter gestão de stocks nem nada dessas coisas.

Obrigado pela ajuda!
 
só por curiosidade, são todos free né?
O colibri não sei, no site não falam da licença. Os outros dois são Software Livre.

EDIT: fiz o download do ProjectoColibri e não vejo nem o source nem a licença. Cheira-me que não é Software Livre.
 
Última edição:
Uma pergunta, este tipo de programas de facturação não têm de ter uma certificação de um organismo qualquer.

Quero dizer como sabemos que eles respeitam o que vem definido no POC?
 
Estamos a falar de Software de Facturação ou de Contabilidade? ou das duas coisas?

Agora com essa é que me lixaste... :confused:


É que estive há uns tempos a falar disso com um colega meu, ele esteve para comprar um da SP Factoplus (acho que é assim) e eu fiquei com a ideia que o programa de facturação iria servir para fornecer dados (nomeadamente as entradas de caixa) para elaborar a contabilidade para entregar ao fisco, daí a pergunta para saber se o programa em si tinha de ser certificado ou não.

Quanto a este quote, presumo então que para que o programa ser usado para contabilidade terá de ser específico ou então usar módulo adicional para isso certo?
Ou seja um programa de facturação não permite efectuar à partida a contabilidade.
 
Obrigado pelas contribuições!
Mas agora tb fiquei na dúvida entre os 2: facturação e de contabilidade. Alguma dica de alguém experiente?
 
Ou seja um programa de facturação não permite efectuar à partida a contabilidade.

Gestão comercial e contabilidade são áreas distintas dentro de uma empresa. Existem softwares que integram as duas áreas. Mas na maior parte dos casos (em Portugal +90% das empresas são micro, pequenas e médias empresas), o que é comum é as empresas (que não têm departamentos de contabilidade) utilizarem software de gestão e os seus técnicos oficiais de contas (TOC) usarem software específico para contabilidade.

Alguns programas de gestão facilitam o trabalho dos TOC ao permitirem (entre outras coisas) classificar determinados movimentos. Mas isso não é um requisito deste tipo de software.
 
Gestão comercial e contabilidade são áreas distintas dentro de uma empresa. Existem softwares que integram as duas áreas. Mas na maior parte dos casos (em Portugal +90% das empresas são micro, pequenas e médias empresas), o que é comum é as empresas (que não têm departamentos de contabilidade) utilizarem software de gestão e os seus técnicos oficiais de contas (TOC) usarem software específico para contabilidade.

Alguns programas de gestão facilitam o trabalho dos TOC ao permitirem (entre outras coisas) classificar determinados movimentos. Mas isso não é um requisito deste tipo de software.

ok slack_guy gracias pelos esclarecimentos.
 
EDIT: fiz o download do ProjectoColibri e não vejo nem o source nem a licença. Cheira-me que não é Software Livre.

Alguma alma caridosa tem um manual para instalar isto???
Ou alguém que já tenha instalado e quiser ser bom samaritano e colocar aqui um tutorial para o instalar.
É que o manual do site deles :puke:

Cumps e Obrigado
 
Soft de Facturação em Linux

Boas,

Nos ultimos dias tenho tido uma enorme vontade de me virar para Linux, nomeadamente Ubuntu, isto no que diz respeito a trabalhar, assim ficaria tudo limpinho e nunca fora da legalidade.

O que mais me preocupa é o software de facturação, actualmente no xp uso o factuplus 2001 que diga-se de passagem já deu o que tinha a dar. Pelo que tenho pesquisado surgem quase sempre 2 nomes, Colibri e MPBiz (Evaristo).

Pode ser subjectivo mas qual deles será melhor ? Seria para facturar serviços, não existe mercadoria logo não existe stock.

Ambos têm um ponto muito forte, são multiplataforma o que é sempre bom nos dias que correm, agora uso xp, amanhã uso Ubuntu, mas não sei se volto ao xp e não há nada como podermos fazer isso sem perdermos os nossos documentos e trabalho.


Cumps
 
Bem o Evaristo 3 ainda não saiu, vai no beta4 , mas acho que será uma questão de testares e veres o que te agrada mais.
 
Ok eu sei que provavelmente só mesmo experimentando os 2 e conforme os critérios de cada um se pode escolher, no entanto gostaria de saber se vcs usam ou conhecem alguem que use software deste tipo (facturação/opensource/linux) mesmo no dia a dia e não porque experimentaram por curiosidade.


Vá lá no meio de tanto pessoal que usa linux não haverá alguém que use soft de facturação de forma fiável e sem preconceitos ?


Algum deles é fiável, seguro e é válido no que toca a min finanças ?



Vá lá pessoal, tou farto de windows, mostrem-me razões para mudar já !!



Cumps
 
ambos são válidos já que suportam o SAP-T e são fiáveis.

Conheço empresas que usam o Evaristo, quanto ao Collibri não sei, pk a minha area de interesse é mais OpenSource e o Collibri não é OpenSource.
 
boas

alguem sabe se o evaristo já permite exportar o ficheiro para as finanças?
e ouvi dizer ***** coisa que a lei tinha mudado ***** coisa e se eles quizerem, chegam lá e podem levar logo um ficheiro com toda a facturação... faz isso?

abraço
 
Colibri / Evaristo

Bom, primeiro o a nova versão do colibri (colibrircp) so é gratuita em versão mono posto esta contem a aplicação saft-t exigida desde 1 de Janeiro de 2008, para a versão multi posto já é necessário dar guita.

Eu instalei a versão RCP no ubuntu 7.10 o programa em si está ok no entanto falta algumas coisas como os mapas de iva, e outras aplicações indispensáveis.
Problema com o colibri é a falta de manuais e suporte!:009:

O Evaristo a versão que trás o saft-t ainda é a beta 4 e para ser sincero nem sequer consegui correr o programa no ubuntu só dá erros.
também aqui não existe suporte adequado para instalações mais difíceis:009:


Recentemente tenho estado á espera de resposta da empresa SAGE ADONIX porque soube que eles estão a conceber software para linux,,,

se alguem souber sobre este assunto, agradecia mais informação.:confused:

Cumprimentos a todos
ONNIX
 
Última edição:
Back
Topo