|
|
||||||||
| Ver Resultados da Votação: Já usaram Enlightenment? Se sim gostaram? | |||
| Não ainda não experimentei |
|
101 | 59.41% |
| Sim, já usei. Gostei. Uso |
|
14 | 8.24% |
| Sim, já usei. Não gostei |
|
27 | 15.88% |
| Sim, já usei. Gostei mas só uso quando estiver estável. |
|
28 | 16.47% |
| Votantes: 170. Você não pode votar nesta votação | |||
![]() |
|
|
Opções | Mostrar Modos |
|
|
#1 |
|
Banido
|
Thread do E17
Boas a todos os Linuxers.
Crio este tópico porque - em primeiro lugar - não existe (pelo menos pela minha procura) nenhum tópico específico sobre ela, e acho que é importante divulgar este Desktop para X que tem tanto de bonito como de rápido e estável (embora ainda esteja em release alpha ).Em primeiro lugar, passo a explicar, o que é o enlightenment? O enlightenment é um desktop environment completamente open-source e independente que tem vindo a ser desenvolvido desde há mais de 10 anos. Embora seja à partida só um "gestor de janelas" por ter um vasto leque de aplicações, bibliotecas e serviços pode ser considerado, de facto, um DE independente. A última versão "estável" do enlightenment (também às vezes chamado só de E) é a 0.16 (E16). Depois de finalizado o desenvolvimento dessa versão, os autores do enlightenment começaram a trabalhar no actual E17. Este é actualizado todos os dias. Por ser totalmente independente de distribuição e por não usar nem bibliotecas do QT (KDE) ou GTK (Gnome, Xfce) tem utilizadores em qualquer distro. Estas comunidades geralmente mantêm um repositório de binários para este desktop mas é preferível, devido ao grau de periodicidade de actualização deste, instalar e actualizar sempre a partir da source no CVS oficial. Voltando ao E propriamente dito, este desktop tem uma estrutura de composição do ambiente de trabalho feita por modules (módulos) e shelves (barras). Depois de ser instalado ele corre uma série de módulos e de serviços considerados básicos como o módulo pager (desktops virtuais), o ibar (uma espécie de quick launch bar) ou a ibox (aplicações minimizadas). Todos estes módulos são inseridos como gadgets nas shelves. Como está em desenvolvimento constante do código-fonte há muitas aplicações / módulos / bibliotecas que deixam de ser desenvolvidas e algumas que são adicionadas. Para manter a sua independência de qualquer outro sistema de desktop à partida o E17 faz virtualmente tudo, entre as suas próprias aplicações e as do X11 (xterm, xmms, etc); no entanto, a experiência prova que as eapps (aplicações do sistema E) ainda têm muitos erros e são extremamente difíceis de domesticar, de modo que muitas coisas são substituidas, na maior parte dos casos, por aplicações de sistemas GTK. Pessoalmente acho mais prático e ágil usar aplicações do xfce. Por exemplo, como gestor de ficheiros o enlightenment tem o entropy mas eu recomendo o Thunar. Para terminal, recomendo também o xfce4-terminal. O E além de ter o seu completo sistema de bibliotecas gráficas (ETK) tem o chamado entrance, que é uma alternativa ao GDM (Gnome, Xfce) ou KDM (KDE). Para saber mais visitem:
): façam sugestões e críticas, pedidos...Em resposta vou postar um guia para instalar em sistemas Debian / Ubuntu a partir da CVS, com informação de actualização, vantagens e desvantagens, etc. Um desktop com E17 pode ter um aspecto do tipo: Tenho muitos mais screens postados (inclusivé neste tópico, na galeria de software moding geral e no de "como é o vosso desktop"). Cumpz Última edição de neonl : 17-07-2008 às 17:02 |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Banido
|
Ok. Então, em sequência do post original deixo aqui um pequeno tutorial. Peço a users de outras distros (que não sejam debian based) que ajudem a adaptar o guia.
Só um parêntesis, este tutorial é baseado (na verdade é quase só uma tradução, créditos pelo post original a Rui Pais) num HOWTO neste tópico do fórum oficial de Ubuntu. Então, quais são as vantagens de instalar o E17 pelo código a partir da CVS? A resposta é:
Instalação do E17 a partir da CVS Ok, vamos deitar as mãos à massa .O autor original, fez um novo método: criou um pacote .deb que instala todas as dependências e basicamente faz todo o trabalho sujo por nós . O efeito continua a ser o mesmo. Agora, em sequência do novo Oz-os, é possível instalar a partir de repositórios, o que facilita ainda mais o sistema e o estar actualizado.1. Adicionar o repositório. Fazer Código:
sudo sh -c "echo 'deb http://cafelinux.org/Downloads/oz-os tinwoodman main contrib' >> /etc/apt/sources.list" Código:
sudo apt-get update && sudo apt-get install e17-cvs e17-themes # o themes é para ter uns temas fixes já instlados ). Fazer logout e no GDM seleccionar a sessão "Enlightenment".NOTA: Para mais controlo, criar um ficheiro que o script dentro do .deb de instalação interpretará que salta o processo de compilação aquando do apt-get install e17-cvs, Código:
touch $HOME/_skip_easy_e17_install Código:
sudo easy_e17 -i Código:
rm -f $HOME/_skip_easy_e17_install Actualizar
Código:
sudo easy_e17.sh -u Configurar o GTK É pelo método antigo: criar na raiz da home um ficheiro chamado .gtkrc-2.0 para o enlightenment usar um tema do Gnome (ou Xfce) para as aplicações não terem aquele ar manhoso de Windows 95 e o Thunar ou o Nautilus usarem uns ícones decentes. Código:
sudo nano ~/.gtkrc-2.0 Código:
gtk-theme-name = "Human" gtk-icon-theme-name = "Tango" gtk-font-name = "Bitstream Vera Sans 12" Podem substituir o icon theme "Tango" pelo nome exacto daquele que usam em Gnome ou Xfce e o "Human" pelo tema que usam. ---------------------------------------- Método antigo (agora o novo método é preferível) 1. Preparação. Eu não sei até que ponto é que esta preparação é precisa (pelo menos na sua totalidade em Debian - eu fiz em Etch, Lenny e Sid com isto e a verdade é que funcionou), mas em Ubuntu é estritamente necessário, se algum passo falhar: reportar o problema, NÃO CONTINUAR, é improvável que funcione. Código:
sudo aptitude update && sudo aptitude install build-essential cvs libtool libltdl3-dev automake1.9 autotools-dev libpopt-dev libcurl3-dev libx11-dev x11proto-xext-dev libbz2-dev libid3tag0-dev libpng12-dev libtiff4-dev libungif4-dev libjpeg62-dev libssl-dev libfreetype6-dev bison flex gettext libimlib2-dev libxml2-dev libxcursor-dev libgtk1.2-dev autoconf pkg-config libpng3-dev libxine-dev libxkbfile-dev libsqlite3-dev giblib-dev libxmu-dev libxdamage-dev libxcomposite-dev libtag1-dev libtagc0-dev giblib-dev libasound2-dev libxslt-dev libpam0g-dev libdbus-1-dev 2. Obter o script. Para instalar pela source, fazer actualizações e desactualizações - entre outras coisas - vamos usar um script (créditos a Morelenxus). Para isso, primeiro, ir para a /home e descarregar o script: Código:
cd ~ wget http://omicron.homeip.net/projects/easy_e17/easy_e17.sh Código:
chmod +x easy_e17.sh Código:
nano -w .easy_e17.conf Copiar um dos dois. Para um sistema básico, sem eapps ou sem módulos extra inserir: Código:
--skip=imlib2,edb,emotion,entrance,eclair,evfs,edje_viewer,edje_editor,elicit,evolve,e_dbus,elitaire,emphasis,empower,engycad,entrance_edit_gui,entropy,scrot,ephoto,estickies,exhibit,expedite,extrackt,engage,exml,enhance,enthrall,rage,scrot,alarm,bling,cpu,deskshow,emu,flame,forecasts,language,mail,mem,mixer,moon,net,news,photo,rain,screenshot,slideshow,screenshot,snow,taskbar,tclock,uptime,weather,winselector,wlan,mixer Código:
--skip=imlib2,edb,emotion,entrance,eclair,evfs,edje_viewer,edje_editor,elicit,evolve,elitaire,emphasis,empower,engycad,scrot,entrance_edit_gui,entropy,ephoto,estickies,exhibit,expedite,extrackt,engage,exml,enhance,enthrall,rage,emu,flame,moon,rain,screenshot,snow,language,mixer :
Código:
sudo ./easy_e17.sh -i .5. Definir o caminho do DE. Editar o ficheiro /etc/environment com o nano (ou outro): Código:
sudo nano -w /etc/environment Agora, finalmente para instalar no GDM correr: Código:
sudo ln -s /opt/e17/share/xsessions/enlightenment.desktop /usr/share/xsessions/enlightenment.desktop Fazer as actualizações (updates) Correr isto: Código:
sudo ./easy_e17.sh -u ![]() Usar as bibliotecas gráficas GTK Como o E17 não consegue à partida interpretar as bibliotecas gráficas GTK e há muitos programas que de certeza vão usar que as requerem, criem na raiz da vossa home um ficheiro chamado .gtkrc-2.0 para o enlightenment usar um tema do Gnome (ou Xfce) para as aplicações não terem aquele ar manhoso de Windows 95 e o Thunar ou o Nautilus usarem uns ícones decentes. Código:
sudo nano ~/.gtkrc-2.0 Código:
gtk-theme-name = "Human" gtk-icon-theme-name = "Tango" gtk-font-name = "Bitstream Vera Sans 12" Podem substituir o icon theme "Tango" pelo nome exacto daquele que usam em Gnome ou Xfce e o "Human" pelo tema que usam. Cumpz e bons enlightenments
Última edição de neonl : 05-07-2008 às 21:11 Razão: Tip added |
|
|
|
|
|
#4 | |
|
Banido
|
Citação:
!Thx madskaddie, vou corrigir. Eu até sabia, mas ontem ao fim de uma semana de testes e estudo já nem sabia que 2 + 2 são 5, perdão 4 .Já agora, gostaste do tópico (exceptuando isto, claro)? EDIT: correcção já feita Última edição de neonl : 10-11-2007 às 11:45 |
|
|
|
|
|
|
#5 |
|
Power Member
|
Bom post!
O Enlightenment pretende ser um Window Manager completo (integrando um conjunto próprio de aplicações, como referiste) e bonito (cheio de 'eyecandy'). O problema é que isto dá uma trabalheira diabólica e isso reflecte-se na velocidade com que o têm desenvolvido: o DR17 está 'a vestir-se' há anos e, a este ritmo, nem sei se algum dia vai estar concluido. Pessoalmente, tentei usá-lo, por mais de uma hora, por diversas vezes (tanto o DR16 como o 17). Infelizmente não tenho a paciência necessária para aturar bugs. Além do mais, sou um gajo complicado que gosta de coisas complicadas :-) o meu WM é há anos o FVWM, onde tudo se configura 'à pata'. Reconheço que o E tem algumas 'invenções' interessantes, mas os pontos fortes - integração de aplicações e eyecandy - não são os que mais aprecio num WM. Última edição de slack_guy : 10-11-2007 às 12:42 |
|
|
|
|
|
#6 | ||
|
Banido
|
Citação:
Em segundo lugar, o enlightenment até nem tem muitos bugs (embora pareça que sim). As vantagens do E17 não são só eyecandy. São também a velocidade. Os bugs estão nas eapps mas também Who needs them?! Eu uso apps do Xfce thunar, xfce4-terminal (no DR17) e tenho um sistema muito mais rápido e estável que o Gnome. A composite extention dele é mais leve que o compiz o que é porreiro, embora eu não use nem uma nem outra. Admito que pareça assustador ao principio mas isto é só ao principio depois é ir actualizando e... um dia isto há de ter uma release definitiva (ou não ).Cumpz. P.S.: Repito o pedido, users de outras distros que percebam do assunto, ajudem a adaptar o guia para essas distros. Basicamente o passo que muda é só o primeiro, o resto é Linux puro e duro. EDIT: Citação:
Última edição de neonl : 10-11-2007 às 12:27 |
||
|
|
|
|
|
#7 |
|
Power Member
|
Sim, gostei do post
Para mim, o grande problema do Enlightenment é mesmo o grande ciclo de produção (ainda falam do Debian ... lol). Já lhe dei 2 tentativas(ao 17): a primeira era tão verde, que rebentava por tudo e por nada mas já foi à uns anos. A última (~6meses atrás), como não tem alguns pormenores à mão, acabei por desistir. Em relação a versões anteriores, quando era o DM default do GNOME (long before metacity) "não havia outro remédio", mas nesse caso ainda não era um Full Feature Desktop Env.O E17 é mesmo bonito e LEVE (e de que forma!!!) mas... Já agora, sabes se existe integração com o HAL para automounts ou temos que lançar o ivman ou GNOME VOLUME MANAGER para fazer o serviço? E em termos de power resources (alteração de frequência, monitores, suspend e afins), já existem applets, ou "só" dá para safar na base da linha de comandos (ou lançando o GNOME POWER MANAGER/equivalente)? |
|
|
|
|
|
#8 | |
|
Banido
|
Citação:
Em relação às applets, como eu disse nos primeiros posts tens os módulos que sim, dum modo geral fazem tudo isso que referiste. |
|
|
|
|
|
|
#9 | |
|
Power Member
|
Elive "Where Debian meets Enlightenment"
Instalação do Enlightenment DR17 em Slackware EDIT: Citação:
Última edição de slack_guy : 10-11-2007 às 13:00 |
|
|
|
|
|
|
#10 | |
|
Banido
|
Citação:
.Em relação à instalação em slackware que mandaste obrigado também mas essa é uma instalação por binários o que não é muito bom (como eu já disse no principio) era preferível tentar conciliar a compilação pela CVS. Cumpz |
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
Banido
|
|
|
|
|
|
|
#13 | |
|
Power Member
|
Citação:
A diferença é que, provavelmente, a mais recente está no CVS, a menos que eles criem pacotes sempre que actualizam o repositório (alguns fazem isso, a maior parte não). EDIT: Também para Slackware: para criar um pacote .tgz (DR16), pode usar-se o script disponível no SlackBuilds RE-EDIT: agora é que vi a poll: falta lá a minha opção: Sim, já usei, gostei mas não uso :-) Última edição de slack_guy : 10-11-2007 às 13:54 |
|
|
|
|
|
|
#15 | |
|
Power Member
|
Bem, eu votei na seguinte opção:
Citação:
|
|
|
|
|
|
|
#16 | |
|
Banido
|
Citação:
|
|
|
|
|
|
|
#18 |
|
Banido
|
Recomendo ter um Xfce instalado. O enlightenment gosta muito de aplicações deste. Instala Xubuntu e depois segue o meu tutorial na primeira resposta. Vais ver como não te arrependes.
|
|
|
|
|
|
#19 | |
|
Power Member
|
Citação:
O meu problema com o Xubuntu foi que na última vez que o testei ele dependia de algumas aplicações em Mono e que acabavam por ser bem pesadas. Logo, isso atirava por terra toda e qualquer ideia de ser uma distribuição leve, pelo menos para todo o uso. Não sei se continua assim com o 7.10. Quando acabar os testes eu vou ver como corre. |
|
|
|
|
|
|
#20 |
|
Power Member
|
Neste momento estou a usar XFCE com PIII a 500MHz, 384Mb RAM com satisfação. O problema por estas bandas não é o X, WM ou DE, mas sim sites "com 20 flash containers", ou sites com alta dependência de Javascript. Como tenho GeFroce4, é ridículo ao ponto de ter composite effects e o google reader demorar algum tempo a ler (a substituir por um leitor de rss decente) seja em Opera ou Firefox (dillo speed rocks!! Mas não suporta JS); De resto, trabalha-se MUITO bem (emacs, gcc, pdflatex,...). É claro que esta thread pos-me a pensar se vale a pena experimentar uma vez mais (nem que seja o 16).
|
|
|
|
![]() |
| Marcadores |
![]() |
| Opções | |
| Mostrar Modos | |
|
|
|
Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio. |