ZWAME

Voltar   ZWAME > GNU/Linux & *nix > Novidades GNU/Linux & *nix World

Avisos

Ver Resultados da Votação: Já usaram Enlightenment? Se sim gostaram?
Não ainda não experimentei 101 59.41%
Sim, já usei. Gostei. Uso 14 8.24%
Sim, já usei. Não gostei 27 15.88%
Sim, já usei. Gostei mas só uso quando estiver estável. 28 16.47%
Votantes: 170. Você não pode votar nesta votação

Responder

Opções Mostrar Modos
Antigo 09-11-2007, 22:48   #1
neonl
Banido

Data do Registo: 27-03-2007

My System

Thread do E17

Boas a todos os Linuxers.

Crio este tópico porque - em primeiro lugar - não existe (pelo menos pela minha procura) nenhum tópico específico sobre ela, e acho que é importante divulgar este Desktop para X que tem tanto de bonito como de rápido e estável (embora ainda esteja em release alpha ).

Em primeiro lugar, passo a explicar, o que é o enlightenment?

O enlightenment é um desktop environment completamente open-source e independente que tem vindo a ser desenvolvido desde há mais de 10 anos.

Embora seja à partida só um "gestor de janelas" por ter um vasto leque de aplicações, bibliotecas e serviços pode ser considerado, de facto, um DE independente.

A última versão "estável" do enlightenment (também às vezes chamado só de E) é a 0.16 (E16).

Depois de finalizado o desenvolvimento dessa versão, os autores do enlightenment começaram a trabalhar no actual E17. Este é actualizado todos os dias.

Por ser totalmente independente de distribuição e por não usar nem bibliotecas do QT (KDE) ou GTK (Gnome, Xfce) tem utilizadores em qualquer distro.

Estas comunidades geralmente mantêm um repositório de binários para este desktop mas é preferível, devido ao grau de periodicidade de actualização deste, instalar e actualizar sempre a partir da source no CVS oficial.

Voltando ao E propriamente dito, este desktop tem uma estrutura de composição do ambiente de trabalho feita por modules (módulos) e shelves (barras). Depois de ser instalado ele corre uma série de módulos e de serviços considerados básicos como o módulo pager (desktops virtuais), o ibar (uma espécie de quick launch bar) ou a ibox (aplicações minimizadas). Todos estes módulos são inseridos como gadgets nas shelves.

Como está em desenvolvimento constante do código-fonte há muitas aplicações / módulos / bibliotecas que deixam de ser desenvolvidas e algumas que são adicionadas.

Para manter a sua independência de qualquer outro sistema de desktop à partida o E17 faz virtualmente tudo, entre as suas próprias aplicações e as do X11 (xterm, xmms, etc); no entanto, a experiência prova que as eapps (aplicações do sistema E) ainda têm muitos erros e são extremamente difíceis de domesticar, de modo que muitas coisas são substituidas, na maior parte dos casos, por aplicações de sistemas GTK. Pessoalmente acho mais prático e ágil usar aplicações do xfce. Por exemplo, como gestor de ficheiros o enlightenment tem o entropy mas eu recomendo o Thunar. Para terminal, recomendo também o xfce4-terminal.

O E além de ter o seu completo sistema de bibliotecas gráficas (ETK) tem o chamado entrance, que é uma alternativa ao GDM (Gnome, Xfce) ou KDM (KDE).

Para saber mais visitem:Espero que este tópico vos seja útil. Visto que ele foi totalmente escrito por mim deve ter precisar de ser corrigido (): façam sugestões e críticas, pedidos...

Em resposta vou postar um guia para instalar em sistemas Debian / Ubuntu a partir da CVS, com informação de actualização, vantagens e desvantagens, etc.

Um desktop com E17 pode ter um aspecto do tipo:

Tenho muitos mais screens postados (inclusivé neste tópico, na galeria de software moding geral e no de "como é o vosso desktop").

Cumpz

Última edição de neonl : 17-07-2008 às 17:02
neonl está offline   Responder com citação
Antigo 09-11-2007, 23:29   #2
neonl
Banido

My System

Post Instalar a partir da CVS em Ubuntu (guia para outras distros no método antigo)

Ok. Então, em sequência do post original deixo aqui um pequeno tutorial. Peço a users de outras distros (que não sejam debian based) que ajudem a adaptar o guia.

Só um parêntesis, este tutorial é baseado (na verdade é quase só uma tradução, créditos pelo post original a Rui Pais) num HOWTO neste tópico do fórum oficial de Ubuntu.

Então, quais são as vantagens de instalar o E17 pelo código a partir da CVS? A resposta é:
  • Podes estar tão actualizado quanto queiras.
  • Podes estar tão desactualizado (não, não estou a brincar ) podes voltar a uma versão mais antiga do código (inteiro ou só parte dele) conforme queiras (boas razões para fazer isto nas desvantagens).
  • Fica tudo instalado na directoria de beta-testing o que é bom porque evita misturar código "partido" com o resto sistema.
  • Podes definir as tuas próprias definições de compilação o que permite escolher graus de optimização (ou "piorização" ) ao gerar os binários. (espero que esteja mais a gosto do Rui )
Quais são os inconvenientes?
  • Como qualquer coisa que está em release alpha que é actualizado todos os dias há o risco de o código estar "estragado" e não conseguires actualizar qualquer coisa. Isto não é grave (geralmente) porque, primeiro passadas umas horas é possível o código estar reparado, segundo porque enquanto não está é simples voltar a uma versão legacy mesmo que seja só de umas horas.
  • As aplicações e módulos não funcionam todos, o enlightenment não está suficientemente desenvolvido para funcionar tão independentemente como os seus autores queriam.
Instalação do E17 a partir da CVS

Ok, vamos deitar as mãos à massa .

O autor original, fez um novo método: criou um pacote .deb que instala todas as dependências e basicamente faz todo o trabalho sujo por nós . O efeito continua a ser o mesmo. Agora, em sequência do novo Oz-os, é possível instalar a partir de repositórios, o que facilita ainda mais o sistema e o estar actualizado.

1. Adicionar o repositório. Fazer
Código:
sudo sh -c "echo 'deb http://cafelinux.org/Downloads/oz-os tinwoodman main contrib' >> /etc/apt/sources.list"
2. Instalar. Correr
Código:
sudo apt-get update && sudo apt-get install e17-cvs e17-themes # o themes é para ter uns temas fixes já instlados
O processo de instalação fica assim concretizado (com dois simples passos, e há quem diga que é um processo complicado ). Fazer logout e no GDM seleccionar a sessão "Enlightenment".

NOTA: Para mais controlo, criar um ficheiro que o script dentro do .deb de instalação interpretará que salta o processo de compilação aquando do apt-get install e17-cvs,
Código:
touch $HOME/_skip_easy_e17_install
e permite depois editar os ficheiros de config à mão e finalmente fazer
Código:
sudo easy_e17 -i
No fim remover o ficheiro de skip criado:
Código:
rm -f $HOME/_skip_easy_e17_install
Configurar o GTK

É pelo método antigo:

criar na raiz da home um ficheiro chamado .gtkrc-2.0 para o enlightenment usar um tema do Gnome (ou Xfce) para as aplicações não terem aquele ar manhoso de Windows 95 e o Thunar ou o Nautilus usarem uns ícones decentes.
Código:
sudo nano ~/.gtkrc-2.0
e escrever
Código:
 gtk-theme-name = "Human"
 gtk-icon-theme-name = "Tango"
 gtk-font-name = "Bitstream Vera Sans 12"
sair do nano salvando as alterações.
Podem substituir o icon theme "Tango" pelo nome exacto daquele que usam em Gnome ou Xfce e o "Human" pelo tema que usam.
----------------------------------------

Método antigo (agora o novo método é preferível)

1. Preparação. Eu não sei até que ponto é que esta preparação é precisa (pelo menos na sua totalidade em Debian - eu fiz em Etch, Lenny e Sid com isto e a verdade é que funcionou), mas em Ubuntu é estritamente necessário, se algum passo falhar: reportar o problema, NÃO CONTINUAR, é improvável que funcione.
Código:
sudo aptitude update && sudo aptitude install build-essential cvs libtool libltdl3-dev automake1.9 autotools-dev libpopt-dev libcurl3-dev libx11-dev x11proto-xext-dev libbz2-dev libid3tag0-dev libpng12-dev libtiff4-dev libungif4-dev libjpeg62-dev libssl-dev libfreetype6-dev bison flex gettext libimlib2-dev libxml2-dev libxcursor-dev libgtk1.2-dev autoconf pkg-config libpng3-dev libxine-dev libxkbfile-dev libsqlite3-dev giblib-dev libxmu-dev libxdamage-dev libxcomposite-dev libtag1-dev libtagc0-dev giblib-dev libasound2-dev libxslt-dev libpam0g-dev libdbus-1-dev
Se tencionas usar o módulo de screenshots (não é necessário, o do Gnome funciona), precisas do scrot. É possível instalar pela CVS mas recomendo instalar pelo APT.

2. Obter o script. Para instalar pela source, fazer actualizações e desactualizações - entre outras coisas - vamos usar um script (créditos a Morelenxus). Para isso, primeiro, ir para a /home e descarregar o script:
Código:
cd ~
wget http://omicron.homeip.net/projects/easy_e17/easy_e17.sh
e torna-o executável
Código:
chmod +x easy_e17.sh
3. Configuração. Neste passo vamos definir num ficheiro de texto o que é que pretendemos que o script instale a partir da CVS. Para isso abrir com editor de texto (aqui no exemplo está o nano, é o mais universal):
Código:
nano -w .easy_e17.conf
Agora, muito importante definir o que instalar (ou melhor, tecnicamente, aqui define-se o que NÃO se quer instalar):

Copiar um dos dois.
Para um sistema básico, sem eapps ou sem módulos extra inserir:
Código:
--skip=imlib2,edb,emotion,entrance,eclair,evfs,edje_viewer,edje_editor,elicit,evolve,e_dbus,elitaire,emphasis,empower,engycad,entrance_edit_gui,entropy,scrot,ephoto,estickies,exhibit,expedite,extrackt,engage,exml,enhance,enthrall,rage,scrot,alarm,bling,cpu,deskshow,emu,flame,forecasts,language,mail,mem,mixer,moon,net,news,photo,rain,screenshot,slideshow,screenshot,snow,taskbar,tclock,uptime,weather,winselector,wlan,mixer
Para um sistema completo (recomendado):
Código:
--skip=imlib2,edb,emotion,entrance,eclair,evfs,edje_viewer,edje_editor,elicit,evolve,elitaire,emphasis,empower,engycad,scrot,entrance_edit_gui,entropy,ephoto,estickies,exhibit,expedite,extrackt,engage,exml,enhance,enthrall,rage,emu,flame,moon,rain,screenshot,snow,language,mixer
4. Instalação do enlightenment. Não tem nada que saber: copy + paste :
Código:
sudo ./easy_e17.sh -i
Isto é demorado e pede CPU. Se tens PC pela bateria, bem, digamos que se calhar preferes ligá-lo à corrente .
5. Definir o caminho do DE. Editar o ficheiro /etc/environment com o nano (ou outro):
Código:
sudo nano -w /etc/environment
Adicionar isto :/opt/e17/bin no fim da linha que lá está.

Agora, finalmente para instalar no GDM correr:
Código:
sudo ln -s /opt/e17/share/xsessions/enlightenment.desktop /usr/share/xsessions/enlightenment.desktop
Deves estar apto a correr o teu novo sistema. Se estás em Gnome, recomendo que não faças logout, mas sim restart ao PC.

Fazer as actualizações (updates)

Correr isto:
Código:
sudo ./easy_e17.sh -u
Depois posto uns screenshots e meto uns tips & tricks, mas hoje à noite já estou há mais de uma hora a teclar neste tópico, por tanto trato disso amanhã ou depois. Prometo

Usar as bibliotecas gráficas GTK

Como o E17 não consegue à partida interpretar as bibliotecas gráficas GTK e há muitos programas que de certeza vão usar que as requerem, criem na raiz da vossa home um ficheiro chamado .gtkrc-2.0 para o enlightenment usar um tema do Gnome (ou Xfce) para as aplicações não terem aquele ar manhoso de Windows 95 e o Thunar ou o Nautilus usarem uns ícones decentes.
Código:
sudo nano ~/.gtkrc-2.0
e escrever
Código:
 gtk-theme-name = "Human"
 gtk-icon-theme-name = "Tango"
 gtk-font-name = "Bitstream Vera Sans 12"
sair do nano salvando as alterações.
Podem substituir o icon theme "Tango" pelo nome exacto daquele que usam em Gnome ou Xfce e o "Human" pelo tema que usam.

Cumpz e bons enlightenments

Última edição de neonl : 05-07-2008 às 21:11 Razão: Tip added
Antigo 10-11-2007, 11:34   #3
madskaddie
Power Member

Data do Registo: 30-05-2006
Local: Lx

My System

Só gostava de chamar a atenção para que a tradução de "library" é "biblioteca" e não "livraria" (apesar de ser demasiado fácil cair no erro... )
madskaddie está offline   Responder com citação
Antigo 10-11-2007, 11:42   #4
neonl
Banido

My System

Citação:
Resposta Original de madskaddie Ver Resposta
Só gostava de chamar a atenção para que a tradução de "library" é "biblioteca" e não "livraria" (apesar de ser demasiado fácil cair no erro... )
Cooool!!! até que enfim que alguém fez o que eu pedia, corrigir os meus erros (eu já tinha alertado para a existência destes) !

Thx madskaddie, vou corrigir. Eu até sabia, mas ontem ao fim de uma semana de testes e estudo já nem sabia que 2 + 2 são 5, perdão 4 .

Já agora, gostaste do tópico (exceptuando isto, claro)?

EDIT: correcção já feita

Última edição de neonl : 10-11-2007 às 11:45
Antigo 10-11-2007, 12:16   #5
slack_guy
Power Member

Data do Registo: 05-06-2007

My System

Bom post!

O Enlightenment pretende ser um Window Manager completo (integrando um conjunto próprio de aplicações, como referiste) e bonito (cheio de 'eyecandy'). O problema é que isto dá uma trabalheira diabólica e isso reflecte-se na velocidade com que o têm desenvolvido: o DR17 está 'a vestir-se' há anos e, a este ritmo, nem sei se algum dia vai estar concluido.

Pessoalmente, tentei usá-lo, por mais de uma hora, por diversas vezes (tanto o DR16 como o 17). Infelizmente não tenho a paciência necessária para aturar bugs. Além do mais, sou um gajo complicado que gosta de coisas complicadas :-) o meu WM é há anos o FVWM, onde tudo se configura 'à pata'.
Reconheço que o E tem algumas 'invenções' interessantes, mas os pontos fortes - integração de aplicações e eyecandy - não são os que mais aprecio num WM.

Última edição de slack_guy : 10-11-2007 às 12:42
slack_guy está offline   Responder com citação
Antigo 10-11-2007, 12:24   #6
neonl
Banido

My System

Citação:
Resposta Original de slack_guy Ver Resposta
Bom post!

O Enlightenment pretende ser um Desktop Manager completo (integrando um conjunto próprio de aplicações, como referiste) e bonito (cheio de 'eyecandy'). O problema é que isto dá uma trabalheira diabólica e isso reflecte-se na velocidade com que o têm desenvolvido: o DR17 está 'a vestir-se' há anos e, a este ritmo, nem sei se algum dia vai estar concluido.

Pessoalmente, tentei usá-lo, por mais de uma hora, por diversas vezes (tanto o DR16 como o 17). Infelizmente não tenho a paciência necessária para aturar bugs. Além do mais, sou um gajo complicado que gosta de coisas complicadas :-) o meu DM é há anos o FVWM, onde tudo se configura 'à pata'.
Reconheço que o E tem algumas 'invenções' interessantes, mas os pontos fortes - integração de aplicações e eyecandy - não são os que mais aprecio num DM.
Em primeiro lugar obrigado pelo elogio.

Em segundo lugar, o enlightenment até nem tem muitos bugs (embora pareça que sim).

As vantagens do E17 não são só eyecandy. São também a velocidade. Os bugs estão nas eapps mas também Who needs them?! Eu uso apps do Xfce thunar, xfce4-terminal (no DR17) e tenho um sistema muito mais rápido e estável que o Gnome.

A composite extention dele é mais leve que o compiz o que é porreiro, embora eu não use nem uma nem outra.

Admito que pareça assustador ao principio mas isto é só ao principio depois é ir actualizando e... um dia isto há de ter uma release definitiva (ou não ).

Cumpz.

P.S.: Repito o pedido, users de outras distros que percebam do assunto, ajudem a adaptar o guia para essas distros. Basicamente o passo que muda é só o primeiro, o resto é Linux puro e duro.

EDIT:
Citação:
(...) sou um gajo complicado que gosta de coisas complicadas (...)
então devias gostar disto

Última edição de neonl : 10-11-2007 às 12:27
Antigo 10-11-2007, 12:37   #7
madskaddie
Power Member

My System

Sim, gostei do post Para mim, o grande problema do Enlightenment é mesmo o grande ciclo de produção (ainda falam do Debian ... lol). Já lhe dei 2 tentativas(ao 17): a primeira era tão verde, que rebentava por tudo e por nada mas já foi à uns anos. A última (~6meses atrás), como não tem alguns pormenores à mão, acabei por desistir. Em relação a versões anteriores, quando era o DM default do GNOME (long before metacity) "não havia outro remédio", mas nesse caso ainda não era um Full Feature Desktop Env.

O E17 é mesmo bonito e LEVE (e de que forma!!!) mas...

Já agora, sabes se existe integração com o HAL para automounts ou temos que lançar o ivman ou GNOME VOLUME MANAGER para fazer o serviço? E em termos de power resources (alteração de frequência, monitores, suspend e afins), já existem applets, ou "só" dá para safar na base da linha de comandos (ou lançando o GNOME POWER MANAGER/equivalente)?
Antigo 10-11-2007, 12:42   #8
neonl
Banido

My System

Citação:
Resposta Original de madskaddie Ver Resposta
Já agora, sabes se existe integração com o HAL para automounts ou temos que lançar o ivman ou GNOME VOLUME MANAGER para fazer o serviço? E em termos de power resources (alteração de frequência, monitores, suspend e afins), já existem applets, ou "só" dá para safar na base da linha de comandos (ou lançando o GNOME POWER MANAGER/equivalente)?
Em relação aos automounts, se tiveres o sistema definido previamente para auto-montar as unidades (por exemplo com o Gnome) ele sim respeita isso e as unidades são auto-montadas quando "pluged-in". (não sei se isto é resposta à pergunta que fizeste)

Em relação às applets, como eu disse nos primeiros posts tens os módulos que sim, dum modo geral fazem tudo isso que referiste.
Antigo 10-11-2007, 12:51   #9
slack_guy
Power Member

My System

Elive "Where Debian meets Enlightenment"

Instalação do Enlightenment DR17 em Slackware

EDIT:
Citação:
então devias gostar disto
It's too simple ;-)

Última edição de slack_guy : 10-11-2007 às 13:00
Antigo 10-11-2007, 13:00   #10
neonl
Banido

My System

Citação:
Elive
"Elive is a complete operating system for your computer. It's the perfect choice for replacing your proprietary, high-cost system. It is built on top of Debian GNU/Linux and customized to meet your needs for a complete operating system while still offering the user eye-candy, with minimal hardware requirements."

Instalação do Enlightenment DR17 em Slackware

EDIT:

It's too simple ;-)
Obrigado pela citação. O elive eu já conhecia. Tem o problema de, ao usar só o sistema E tem altas probabilidades de problemas. Eu pessoalmente não recomendo flavours de E (mesmo que depois se possa instala outro). Eu por acaso até estou a ver se crio um .

Em relação à instalação em slackware que mandaste obrigado também mas essa é uma instalação por binários o que não é muito bom (como eu já disse no principio) era preferível tentar conciliar a compilação pela CVS.

Cumpz
Antigo 10-11-2007, 13:28   #11
slack_guy
Power Member

My System

Citação:
Em relação à instalação em slackware que mandaste obrigado também mas essa é uma instalação por binários o que não é muito bom
nope. get the source -> configure -> make -> make install (the way I like)
Antigo 10-11-2007, 13:35   #12
neonl
Banido

My System

Citação:
nope. get the source -> configure -> make -> make install (the way I like)
Então mas é feito a partir da Concurrent Version System oficial?

É que lá diz:
Citação:
You can also get the source from CVS (which will not be covered)
Antigo 10-11-2007, 13:49   #13
slack_guy
Power Member

My System

Citação:
Então mas é feito a partir da Concurrent Version System oficial?
A partir de onde se queira, desde que tenha o código-fonte.

A diferença é que, provavelmente, a mais recente está no CVS, a menos que eles criem pacotes sempre que actualizam o repositório (alguns fazem isso, a maior parte não).

EDIT:
Também para Slackware: para criar um pacote .tgz (DR16), pode usar-se o script disponível no SlackBuilds

RE-EDIT:
agora é que vi a poll: falta lá a minha opção: Sim, já usei, gostei mas não uso :-)

Última edição de slack_guy : 10-11-2007 às 13:54
Antigo 10-11-2007, 14:09   #14
neonl
Banido

My System

Citação:
agora é que vi a poll: falta lá a minha opção: Sim, já usei, gostei mas não uso :-)
Pois... podes sempre votar na última opção.
Antigo 10-11-2007, 15:22   #15
skorzen
Power Member

Data do Registo: 14-03-2007
Local: Lisboa

My System

Bem, eu votei na seguinte opção:

Citação:
Sim, já usei. Não gostei
A verdade é que não se trata de não ter gostado mas sim de não ter percebido nada de como aquilo funciona, em que baseia e questões afins. Espero ler mais sobre o E e vir a perceber melhor a sua filosofia, de modo a poder vir a experimentar novamente e ter uma opinião mais esclarecedora.
skorzen está offline   Responder com citação
Antigo 10-11-2007, 16:33   #16
neonl
Banido

My System

Citação:
Resposta Original de Skorzen Ver Resposta
Bem, eu votei na seguinte opção:

A verdade é que não se trata de não ter gostado mas sim de não ter percebido nada de como aquilo funciona, em que baseia e questões afins. Espero ler mais sobre o E e vir a perceber melhor a sua filosofia, de modo a poder vir a experimentar novamente e ter uma opinião mais esclarecedora.
Esta thread é para isso mesmo! Eu tenho que ir adicionando coisas, mas o melhor é irem-se postando questões.
Antigo 11-11-2007, 11:24   #17
greatbunzinni
Power Member

Data do Registo: 20-06-2007

My System

Eu já usei há uns tempos e, mesmo apesar das eapps, a experiência foi positiva. Estou agora a montar um pentium 3 1GHz com 256MB de RAM (sistema microATX por 8€ ) e se não correr o XFCE então vou para o Enlightenment.
greatbunzinni está offline   Responder com citação
Antigo 11-11-2007, 11:36   #18
neonl
Banido

My System

Citação:
Resposta Original de greatbunzinni Ver Resposta
Eu já usei há uns tempos e, mesmo apesar das eapps, a experiência foi positiva. Estou agora a montar um pentium 3 1GHz com 256MB de RAM (sistema microATX por 8€ ) e se não correr o XFCE então vou para o Enlightenment.
Recomendo ter um Xfce instalado. O enlightenment gosta muito de aplicações deste. Instala Xubuntu e depois segue o meu tutorial na primeira resposta. Vais ver como não te arrependes.
Antigo 11-11-2007, 11:44   #19
greatbunzinni
Power Member

Data do Registo: 20-06-2007

My System

Citação:
Resposta Original de neonl Ver Resposta
Recomendo ter um Xfce instalado. O enlightenment gosta muito de aplicações deste. Instala Xubuntu e depois segue o meu tutorial na primeira resposta. Vais ver como não te arrependes.

O meu problema com o Xubuntu foi que na última vez que o testei ele dependia de algumas aplicações em Mono e que acabavam por ser bem pesadas. Logo, isso atirava por terra toda e qualquer ideia de ser uma distribuição leve, pelo menos para todo o uso.

Não sei se continua assim com o 7.10. Quando acabar os testes eu vou ver como corre.
greatbunzinni está offline   Responder com citação
Antigo 11-11-2007, 16:01   #20
madskaddie
Power Member

My System

Neste momento estou a usar XFCE com PIII a 500MHz, 384Mb RAM com satisfação. O problema por estas bandas não é o X, WM ou DE, mas sim sites "com 20 flash containers", ou sites com alta dependência de Javascript. Como tenho GeFroce4, é ridículo ao ponto de ter composite effects e o google reader demorar algum tempo a ler (a substituir por um leitor de rss decente) seja em Opera ou Firefox (dillo speed rocks!! Mas não suporta JS); De resto, trabalha-se MUITO bem (emacs, gcc, pdflatex,...). É claro que esta thread pos-me a pensar se vale a pena experimentar uma vez mais (nem que seja o 16).
Responder

Marcadores

Voltar   ZWAME > GNU/Linux & *nix > Novidades GNU/Linux & *nix World

« Anterior | Seguinte »
Opções
Mostrar Modos

Regras
Não pode abrir novos tópicos
Não pode colocar mensagens
Não pode colocar anexos
Não pode editar as suas mensagens

BB code está Ligado
Smilies estão Ligado
[IMG] code está Ligado
HTML Code está Desligado

Saltar Fórum

Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio.

Hora GMT +1. São agora 10:32.