Baterias Portáteis Mac - Lista das perdas de autonomia
Pessoal,
Tanto quanto pude apurar, Pessoas com baterias com menos de 1 ano de vida (principalmente nos primeiros meses) com perdas muito acentuadas (superiores a 10%) acho que é de ir pedir satisfações à assistência Técnica.
"Desloquei-me ao suporte da Apple onde se prontificaram a me trocar a bateria por uma nova!
ATENÇÃO: Não se tratava de uma bateria daquela série de baterias que estavam a ser recolhidas pela Apple.
O funcionário, quando questionado sobre a frequência com que isto ocorria diz-me:
" - Ao fim de um ano é de contar com uma perda de 10%. Mas se me apresentam uma bateria com menos de um ano com perdas de 20%, eu troco logo."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A ESTE RESPEITO, apelo à solidariedade Mac'iana - Era bonito que a malta com portáteis mac, de todas as gerações, usasse por exemplo a aplicação "coconut battery" (gratuito), e "post'a-se" aqui as seguintes informações fáceis de ver no dito programa:
- Modelo do seu mac
- capacidade da bateria nova 100% = ... mAh
- capacidade da bateria actualmente ...% = ... mAh
- Modelo: MacBook Pro 2,33Ghz
- Capacidade da bateria nova: 100% = 5500 mAh
(Nota: Quando novo, encontrava-se a 110%)
- Capacidade da bateria actualmente: 87% = 4799 mAh
Anormal ou não, as baterias dos Macs têm dois anos de garantia (ao contrário da concorrência) e se tiverem esse tipo de problemas podem por na garantia.
Modelo: MBP CD 2.16 Ghz
Capacidade da bateria nova: 100% = 5500 mAh
Capacidade da bateria actualmente: 99% = 5482 mAh
Com apenas 14 ciclos , mais de um ano de uso e bateria com 99% de capacidade , teoricamente , está em excelente estado.
Praticamente , nem tanto , visto que o laptop nem se aguenta com a bateria , desliga-se automáticamente.
Última edição de Alone I Break : 16-11-2007 às 10:24Razão: typo
Anormal ou não, as baterias dos Macs têm dois anos de garantia (ao contrário da concorrência) e se tiverem esse tipo de problemas podem por na garantia.
dois anos? e pela loja online da Apple? é que ficava estranho a loja online só querer dar um ano para o portátil e dois para a bateria.
Modelo: MacBook Pro C2D 2.2
Idade: 6 semanas (se bem que só o comprei na semana passada)
Capacidade nova: 100% - 5500mAh
Capcidade Actual: 98% - 5416mAh
Ciclos: 4
Já agora, como é que voces fazem tão poucos ciclos?
Macbook Pro 15'' 2007
Mac OS X Snow Leopard 10.6.4 // 2.2GHz // 2x2GB // 120GB [scrnshot]
Estando em casa, tenho o portátil sempre ligado à corrente com a bateria dentro!
Só faço ciclos quando preciso realmente de utilizar o computador de forma portátil =)
EXACTAMENTE!
A ideia é aferir, em cada caso, se nos devemos dirigir já à assistência ou não.
Sem dados concretos ficamos na dúvida. A não ser que esperemos até que sejas tarde demais - A garantia ter passado, ou o computador já nem ligar!!!!
---------------------------------------------------
Resposta Original de Lcarmo
Boas!
Modelo: MBP 2.4 SR
Capcidade Actual: 90% - 4993mAh
Acho que a minha não está nas melhores condicões visto que o MB tem 3 meses.... Acham que devo ir a garantia?
Lcarmo, já calibraste alguma vez?
Não parece em bom caminho, não!
Modelo: MBP CD 2.16 Ghz
Capacidade da bateria nova: 100% = 5500 mAh
Capacidade da bateria actualmente: 99% = 5482 mAh
Com apenas 14 ciclos , mais de um ano de uso e bateria com 99% de capacidade , teoricamente , está em excelente estado.
Praticamente , nem tanto , visto que o laptop nem se aguenta com a bateria , desliga-se automáticamente.
Isso soa-me a PIFANÇO!!!
Se fosse eu ia JÁ à assistência técnica!
aquilo conta-te um ciclo cada vez que atinges gasto equivalente a uma descarga.
Se usares a bateria toda de uma vez -> 1 ciclo
Se gastares 10% da bateria 10 vezes(mesmo que entretanto a carregues) -> 1 ciclo
Exactamente!
"A questão dos ciclos também é interessante. À partida um ciclo seria para o senso comum um carregamento e descarregamento completo, certo?
Pois para a Apple um ciclo, é o somatório de carregamentos e descarregamentos parciais que equivalham a um carregamento e descarregamento completo.
Assim sendo, andar a carregar aos bocadinhos, não poupa ciclos. E para a mesma utilização de bateria, vamos todos ter o mesmo numero de ciclos."
(...)
"A única maneira de poupar ciclos é NÃO USAR A BATERIA."
Estando em casa, tenho o portátil sempre ligado à corrente com a bateria dentro!
Só faço ciclos quando preciso realmente de utilizar o computador de forma portátil =)
Tens toda a razão.
Não sei porque é que tenho tido o comportamento contrário
Sou mesmo nabo!!!!
Há aquela ideia intuitiva de não ter a bateria em carga - Logo o que tenho feito é sempre que vejo a luzinha verde acesa, apresso-me a desligar da corrente...
Mas tá à vista que o comportamento exactamente contrário compensa!
Modelo: MacBook Pro C2D 2.2
Idade: 6 semanas (se bem que só o comprei na semana passada)
Capcidade Actual: 98% - 5416mAh
Ciclos: 4
Atenção!
Eu devo ter centenas de ciclos, e no entanto o coconut battery diz que fiz 4
:-?
"Parece-me isto cortiço!!?!"
Fui ao finder:
aplicações>utilitários>configuração do sistema
Informação da bateria:
Informação do modelo:
Fabricante: Sony
Nome do periférico: ASMB012
Pack Lot Code: 0003
PCB Lot Code: 0000
Versão de firmware: 102a
Revisão de hardware: 0400
Revisão de células: 0303
Informação de carregamento:
Carga restante (mAh): 1829
Carga completa: Não
A carregar: Não
Capacidade total (mAh): 4717
Informação de estado: Contagem de ciclos: 336
Estado da bateria: Boa
Bateria instalada: Sim
Amperagem (mA): -4859
Voltagem (mV): 10436
Volto a dizer - Precisamos de um programa melhor que o coconut!!!
Sugestões agradecem-se!
PS- Continuem a "postar"! Bom trabalho!
Última edição de JPCarvalhinho : 21-11-2007 às 10:32Razão: Tenta fazer edit e ir acrescentando.. isto assim torna-se impossível de ler
Nunca calibrei... nem sabia disso até agora mas vou experimentar... Senão tenho de tentar trocar...
O problema é que comprei o mac 1 semana antes de vir estudar para a Republica Checa e onde estou só tem Premium Reseller e tenho de ver como funciona a assistência....
Marcadores