Recomendem-me uma placa de som com bom som em Linux

danielG

Power Member
Boas,

ainda sou um novato em Linux. Instalei o Ubuntu 7.10 à coisa de um mês atrás e estou satisfeito, apesar de ter encontrado algumas dificuldades aqui e acolá.

Só não estou satisfeito com a qualidade do som. Estou a usar o chip onboard da minha mobo, uma Asus M2NVM-MX, com chipset Nforce 430/410. Em Windows, o chip dava som satisfatório, mas em Linux obtenho apenas som adequado, plano e sem emoção.

Cheguei a experimentar uma Sound Blaster Live! Value que tenho aí encostada. Tinha som muito mais rico em Linux, mas tornava o meu PC instável e dava estalidos de vez em quando.

Quero comprar uma placa de som que dê boa qualidade de som em Linux.

Talvez uma Creative Audigy SE? Não queria comprar uma placa da Creative, mas não estou a ver mais nada que corra bem. Também preferia não gastar muito dinheiro.

Agradeço quaisquer sugestões que tenham a dar.
 
Se vais comprar uma placa de som, vê aqui (http://www.alsa-project.org/main/index.php/Matrix:Main) se há alguns problemas. Melhor: sempre que precises de comprar hardware (para trabalhar sob Linux) usa o Google para perceberes como está a relação entre esse hardware e o Linux.
Os fabricantes (que precisam de fabricar, e precisam acima de tudo, de vender) todos os dias metem no mercado coisas novas (uma boa parte é o mesmo com capas diferentes) com nuances em termos de drivers que podem fazer com que a versão A.0.1 funcione perfeitamente e a A.0.2 não funcione nem à chapada.
Como os fabricantes só se preocupam com o suporte em Windows e não libertam as especificações do hardware que produzem, criar drivers Livres/Abertos para esse hardware é sempre um processo demorado (horas/dias/semanas/meses/anos/nunca...).

Sugestões para quem pretende comprar hardware para funcionamento sob Linux:
  1. Evitar comprar hardware que saiu para o mercado no dia anterior;
  2. Procurar sempre referências sobre esse equipamento e comportamento em Linux, nomeadamente aqui:
 
Obrigado pela resposta. Tenho andado de volta dos sites das lojas locais e do site do ALSA para ver se encontro alguma coisa. Nada do que está à venda nas lojas funciona em Linux. :(

O que está à venda é :

* Creative Audigy SE, que não é uma Audigy, é outra coisa e não é suportado pelo ALSA.
* Várias variantes da Creative X-Fi, que não é suportado pelo ALSA. Parece haver um driver beta da Creative, mas acho drivers beta má ideia.

Uma Creative Audigy ou Audigy 2 ZS resolvia-me o problema, mas já não se vendem. Comprar usado também me parece difícil, pelo que estive a ver no miau.pt.

Ando agora à procura nas lojas internacionais listadas aqui no Techzone.

Talvez uma Hercules GS Muse ou uma Terratec Aureon 5.1? Ambas usam chip C-Media CMI8738. Alguém usa uma destas placas?
 
Back
Topo