Análise Lg R500 - Cp51p

alakazan

Power Member
Ora bem malta, depois de muita gente ter pedido uma review desta maquina aqui fica ela.

Não me vou alargar muito, vou ser conciso, mas q.b..

As specs:

specs.jpg


(obrigado à malta da ***** pela pics :P )

Ainda relativamente ao hardware, marca e modelo do disco

FUJITSU MHY2200BH

e marca e modelo da drive de dvd/cd

HL-DT-ST DVDRAM GSA-T20N.


Imagens do bicho
26471.jpg




26461.jpg



Aqueles caracteres verdes nas teclas não existem na versão portuguesa, e o layout é em português.


26449.jpg

26451.jpg


26455.jpg



26481.jpg


(imagens do notebookreview)



Ora bem, para começar posso dizer que estou bastante satisfeito com o computador.

Quando chegou às minhas não vinha com windows vista home premium instaldo, e tinha uma partição de recuperação de pouco mais 1 giga salvo erro. Formatei e instalei o windows XP.

Tudo correu normalmente, na instalação. De referir que usei um cd do XP com drivers sata embutidas.
Actualmente está a correr sem qualquer problema, nenhum crash nem nada que se pareça.


O monitor:

o monitor é um ponto forte desta maquina, tem resolução nativa de 1280x800 a 60 Hz, qualidade de imagem soberba e luminosidade mais do que suficiente.


O chassis:

Resistente, não torce em nenhum ponto, solido.
A qualidade dos materiais é boa, na parte de baixo temos plástico preto normal e 5 pinos de apoio em borracha. Na parte de cima temos um plástico um diferente do comum plástico, tem um toque muito bom, é elegante, cinzento claro, tem um efeito meio metalizado, e com o mesmo padrão que se pode ver na imagem da tampa em cima, é uma coisa muito subtil aquele padrão, só a ver ao perto é que se percebe o que realmente é..
Uma coisa menos boa é a entrada de alimentação, as vezes (muito poucas) dá um click que soa menos bem, talvez tenha sido de o conecto não tar bem na perpendicular.... não sei.

edit:
Falar um pouco da tampa e das dobradiças.... Ora eu já tive varias vezes um R500 CP50P na mão e posso dizer claramente que as dobradiças deste têm menos força. A tampa segura-se perfeitamente obviamente, não existe qualquer problemas, mas é claramente menos forte que no anterior.
O CP50P a meu ver era um pouco forte de mais, mas estes CP51P se fossem ligeiramente mais "seguros" não ficavam a perder nada.

Na tampa existe também um led que está sempre ligado quando o wireless tá a funcinar, a cena é que pisca bue quando se esta a navegar ou a sacar.... lol, nada que um autocolante não resolva.

O teclado e touchpad:

Tem cor cinzenta muito claro, teclas grandes, um nunpad que dá muito jeito, uma ligeiro apontamento apenas para as 4 setas que são mais pequenas do que as outras teclas. eu preferia telas maiores, mas isto é uma opinião pessoal. A tecla fn está onde deve estar, como podem ver pela imagem. Não afunda em local nenhum.
O touchpad é normalíssimo, tem dois botões e o leitor de impressões digitais está entre eles.
Bom toque e boa sensibilidade, a meu ver nada a apontar aqui.

Som:

Ora aqui está uma parte que nesta maquina tem um pequeno senão.
quando se está com phones de ouvido ou auscultadores , e não se está a ouvir musica ou seja o que for, nota-se que existe ali um pequeno zumbido, que vem do facto de as frequências dos circuitos electronicos adjacentes ao circuito de áudio, igualarem a frequência própria do circuito de áudio, o que causa ressonância e leva a que se ouça este zumbido.

eu tava a usar uns auscultadores que uso normalmente com o MP3, e realmente o zumbido está lá. E não pensem que o problema é dos phones, porque não é, são uns Sony tipo clip de elevada qualidade, 40 euros ali, e tenho dois iguais, e os dois dão o mesmo zumbido.
Agora mesmo experimentei com os auscultadores do PC, uns aucultadores também de qualidade, uns Sennheiser PC-150... e o barulho nada lol.
Experimentei também coms uns phones normais da creative de um leitor mp3 Zen NaNo e o zumbido está lá.

o facto é que os Sennheiser PC-150 têm uma almofada até que grandita, logo não estão colados ao ouvido como nos outros phones. Pode ser isso que faz com que não se ouça nada ou pode não ser.
Provavelmente é uma frequência muito baixa que só os outros phones conseguem reproduzir

O zumbido está lá se não se estiver a ouvir nada mesmo assim depende do acessório que se usa para ouvir, mas se estivermos a ouvir musica ver um filme ou jogar não afecta em nada o som.

Não fiquem a pensar mil coisas porque isto não é nada de especial e é frequente até acontecer nos portáteis devido à proximidade entre componentes.


A qualidade do som é realmente bastante boa para um portatil, os 24 bits fazem realmente a diferença. Seja em musica jogos ou filmes não vai desiludir.

Tem ainda uma software da SRS Labs que tem dois modos de audio, SRS WOW HD e SRS TrueSurround XT, que se podem ligar e desligar com o botão existente ao lado do botão de power. o software permi configurar a gosto os dois modos .


Gráficos:

Fiquei surpreendido, pensava que esta gráfica tinha menos capacidades, como vao poder ver mais a baixo quase toca os 3000 pontos do 3D Mark2006.
Estou a usar as drivers do site da LG, acredito que cum umas melhorzinhas chegue aos 3000 pontos.
Qualidade de imagem boa, desempenho q.b. para o meu uso.


Conectividades e drive dvd/cd:

Como podem ver nas specs da maquina é o normal... wireless e bluetooth funcionam na perfeição, as 3 USB também a porta HDMI e VGA ainda não testei.

Uma coisa que não me agradou muito é a drive de DVD/CD que tem vibração a mais e é algo ruidosa na minha opinião. A vibração pode ser um mau aperto, ainda não experimentei apertar melhor os parafusos pois não tenho ainda uma chave de estrela que se ajuste ao tamanho dos ditos parafusos, mas vou tratar disso brevemente.



Temperaturas e ruido:

O notebook hardware control diz-me que neste momento em que estou a escrever o CPU está a 42 graus, a correr super Pi cegou aos 52. No Source Stress Test foi aos 72 graus.

A parte de cima não aquece quase, sente-se uma ligeiro aquecimento no lado esquerdo do touchpad. O aquecimento do teclado é pouco perceptível.
Na parte de baixo aquece principalmente onde está o disco, mas nada de mais, da perfeitamente para ter no colo, e agora no inverno até dá jeito :P.

Quase não se ouve quando a ventoinha está no modo silencioso Só mesmo se estivermos num local silencioso.
No modo normal da ventoinha o incremento em decibéis relativamente ao modo silencioso é pequeno, permanece perfeitamente aceitável o ruído. Em modo fresco ai sim ouve-se mas isso também é para usar a jogar ou a correr programas pesados.




Bateria e carregador:

ainda não fiz testes muito a sério, mas bateria aguenta-se umas duas horas e qualquer coisa em utilização moderada.

O carregador é de tamanho normal nem grande nem pequeno ( depois posso meter uma foto ), e aquece mas nada de mais.



edit:
Aqui fica uma imagem tirada com a webcam do portátil, e assim já vêm o tamanho do carregador.

A webcam é fraquinha pá. é mesmo webcam like..... muito longe da qualidade da webcam dos Compal FL90. A mim não me faz a menor diferença de qualquer maneira.

Tirei a foto com uma caneta Bic normal em cima do carregador para terem um termo de comparação.
camara.JPG




É bonito, tem um bom desempenho, qualidade de construção bastante boa no geral, uma maquina muita agradável mesmo.





Ficam aqui a imagem do windows XP no arranque algum podem considerar importante. Uso assim no dia a dia.

windows.jpg





imagens do CPU-Z
cpuz.jpg


A frequência do CPU chega aos 2196 Mhz quando se tá a correr alguma aplicação exigente, a pic foi tirada no modo desempenho mas tinha apenas o Firefox aberto.
Também vi a frequência subir aos 2300 e tal, mas acontece apenas de vez em quando e momentaneamente.



Super PI

superpi.jpg





3D Mark 2006 1280x800 Sem AA e filtering optimal.


3dmark2006_1280x800_NO_AA_filtering_optimal__2.jpg




Source Stress Test

source.jpg







Perguntem o que quiserem... digam coisas.
 
Última edição:
deixei as settings que ele tinha predefinidas. As drivers da nvidia que o LG update instalou também não mudei as configs.


nvidia.jpg





depois mete ai os resultados
 
Última edição:
[Inside]out;2242810 disse:
Não percebeste. Eu nunca trabalhei com o 3DMark, perguntei como fazes esses testes. Tenho que fazer o download do 3DMark06 1.1.0 (560MB) ?


lol sorry não tinha percebido mesmo :P

ya fazes o download instalar e depois apenas clicas em "Run 3d mark" do lado esquerdo em baixo.

não vale a pena tentares mudar as settings de AA e qualidade de imagem,... etc, se não tiveres key valida não consegues. pode-se arranjar facilmente uma key :P, mas deixa la isso, faz o teste e mete aqui para ver se realmente as drivers modificadas ajudam alguma coisa ou não.
 
lol sorry não tinha percebido mesmo :P

ya fazes o download instalar e depois apenas clicas em "Run 3d mark" do lado esquerdo em baixo.

não vale a pena tentares mudar as settings de AA e qualidade de imagem,... etc, se não tiveres key valida não consegues. pode-se arranjar facilmente uma key :P, mas deixa la isso, faz o teste e mete aqui para ver se realmente as drivers modificadas ajudam alguma coisa ou não.

Vou fazer isso. Tks ;)

Tigra eu tou a fazer o download do 3DMark através de uma rede wireless que tou a apanhar da minha casa. :P
 
Obrigado pela review.
Como é que ele se comporta em wireless. Capta bem as redes wireless???

Tigra


Sim ele apanha bem, a única coisa que tenho a dizer é que dependendo da rede demora um pouco a ligar.

em minha casa não uso qualquer protecção liga-se rapidamente, na universidade, demora um pouco mais a ligar-se a rede Eduroam, que é uma ligação bastante segura e com autenticação, julgo ser disso.
 
UA? sim isso é mm da rede, pessoal com outros portateis tb se queixa que demora mt a ligar.
com o meu so ainda ñ atinei com o vista, tou a pensar formatar e instalar um outro vista em oposiçao ao q tras, trocar de 32 para 64bits.
para ja so tive um prob, ao ligar um monitor externo, esse mesmo monitor fica preto, tanto em duplicaçao com expansao do ambiente de trabalho, n sei se sera do sistema operativo ou qual sera o problema.
à parte disso so n gosto do ledzinho na tampa a dizer "look at me!i'm on the net" lol :p de resto tou bastante satisfeito com o portatil.
 
UA? sim isso é mm da rede, pessoal com outros portateis tb se queixa que demora mt a ligar.
com o meu so ainda ñ atinei com o vista, tou a pensar formatar e instalar um outro vista em oposiçao ao q tras, trocar de 32 para 64bits.
para ja so tive um prob, ao ligar um monitor externo, esse mesmo monitor fica preto, tanto em duplicaçao com expansao do ambiente de trabalho, n sei se sera do sistema operativo ou qual sera o problema.
à parte disso so n gosto do ledzinho na tampa a dizer "look at me!i'm on the net" lol :p de resto tou bastante satisfeito com o portatil.


lol sim UA.
 
Som:

Ora aqui está uma parte que nesta maquina tem um pequeno senão.
quando se está com phones de ouvido ou auscultadores , e não se está a ouvir musica ou seja o que for, nota-se que existe ali um pequeno zumbido, que vem do facto de as frequências dos circuitos electronicos adjacentes ao circuito de áudio, igualarem a frequência própria do circuito de áudio, o que causa ressonância e leva a que se ouça este zumbido.



O zumbido está lá se não se estiver a ouvir nada mesmo assim depende do acessório que se usa para ouvir, mas se estivermos a ouvir musica ver um filme ou jogar não afecta em nada o som.

Não fiquem a pensar mil coisas porque isto não é nada de especial e é frequente até acontecer nos portáteis devido à proximidade entre componentes.

A qualidade do som é realmente bastante boa para um portatil, os 24 bits fazem realmente a diferença. Seja em musica jogos ou filmes não vai desiludir.

Tem ainda uma software da SRS Labs que tem dois modos de audio, SRS WOW HD e SRS TrueSurround XT, que se podem ligar e desligar com o botão existente ao lado do botão de power. o software permi configurar a gosto os dois modos .

...

Boas

O problema que referes não se deve á proximidade dos componentes nem em crusamentos de frequencias(hoje em dia todos os componentes electrónicos que passam pela CE são EMI compliant e possuem SpreadSpectrum), mas sim a um problema muito simples de mau contacto entre o jack dos phones e a saida de audio.

É muito comum acontecer esse efeito, quando se usa uns phones que possuem uma entrada macho jack com um diametro menor ao da saida de som, o que não permite o contacto perfeito entre o jack e os pinos da ligação, causando esse ruido de fundo.

Experimenta uns phones diferentes que possuam uma entrada mais larga.

Estou-te só a dizer isto, porque sei de experiencia própria pois tb tive problemas desse tipo.


Abraço e btw boa review ;)
 
Boas

O problema que referes não se deve á proximidade dos componentes nem em crusamentos de frequencias(hoje em dia todos os componentes electrónicos que passam pela CE são EMI compliant e possuem SpreadSpectrum), mas sim a um problema muito simples de mau contacto entre o jack dos phones e a saida de audio.

É muito comum acontecer esse efeito, quando se usa uns phones que possuem uma entrada macho jack com um diametro menor ao da saida de som, o que não permite o contacto perfeito entre o jack e os pinos da ligação, causando esse ruido de fundo.

Experimenta uns phones diferentes que possuam uma entrada mais larga.

Estou-te só a dizer isto, porque sei de experiencia própria pois tb tive problemas desse tipo.


Abraço e btw boa review ;)

é mesmo do jack ?!?

os meus são do mesmo tamanho,aparentemente, lol, mas pode ser isso, poder ser sim.

a unica coisa em que diferem os jack's dos auscultadores sony e os Sennheiser PC-150, é que os Sony são revestidos a ouro, que é melhor conductor. se calhar até é por ai não sei.
 
O fingerprint reader deste LG é mt pequenino. Comparando com o CLASUS de um amigo meu é minúsculo! Mas é smp um fingerprint reader ;D
 
Excelente trabalho alakazan

Já tentaste ver filmes DivX / DVD? Como é a qualidade de imagem? Os pretos ficam cinzentos? Nota-se muito a pixelização? Alteraste os settings da gráfica (contraste e brilho)? Software de vizualização/codecs que aconselhas?

Concordo contigo na questão do ruído dos fones, só se nota se não houver som!!!!!! De resto tem uma qualidade acima da média... graves à maneira.

Desde já obrigado
 
pá os filmes em DIVX não ficam grande coisa, notam-se pixeis principalmente com imagens escuras. Se for um filme de 2 cds em que a qualidade já é melhor....aí já é mais aceitável.
Com dvd's não à qualquer problema,

O preto é mesmo preto, e o brilho do monitor é brutal, nunca o tenho no maximo nem mesmo ligado à corrente, acho que também é demasiado no máximo.

para ver dvd's aconselho o Cyberlink PowerDVD ULTRA.

para os filmes divx, apenas instalei o Xvid e o AC3, como player uso o GOM Player, é o melhor.



Só falta mesmo é o [inside]out postar score do dele com drivers modificadas para vermos a coisa.
 
Última edição:
Uma coisa menos boa é a entrada de alimentação, as vezes (muito poucas) dá um click que soa menos bem, talvez tenha sido de o conecto não tar bem na perpendicular.... não sei.
Tb verifiquei isso e ao inicio fiquei um pouco preocupado,fui logo ver a ligação se tava tudo bem. Mas quando faz,fico sempre intrigado,porque realmente é estranho.

De vez enquando verifico que a peça de plástico que vém inserido na drive dos cartões de memória aquece um pouco,n sei se é normal.

Sim ele apanha bem, a única coisa que tenho a dizer é que dependendo da rede demora um pouco a ligar.

em minha casa não uso qualquer protecção liga-se rapidamente, na universidade, demora um pouco mais a ligar-se a rede Eduroam, que é uma ligação bastante segura e com autenticação, julgo ser disso.
Eu tb apanho bem a rede wireless em minha casa,inclusive na maior parte das vezes está a 100% estando eu no meu quarto e o router está 2 pisos abaixo(embora isto também dependa do tipo de router que se tenha).Mas na faculdade tb tenho tido alguns problemas,algumas vezes n liga ou vai abaixo,tb é rede Eduroam,mas ja é preoblema da faculdade e não do pc.:P

Já agora andas em que faculdade e em k curso?já vi k tens o matlab :-Dkm conseguiste ter ixo,dixeram-m k era mt caro,mas n interessa....:lol:


Tenhu visto k ngm curte da luzinha,eu axo mt fixe e tenhu um colega k tb tem este portatil e tb gosta,só sabem k estamos na net quem conhecer o portatil e o funcionamento da luz.Por ixo,no stress!!!


cump
 
Pá ando na UA em engenharia física. e sim o matlab é muito caro mesmo. mas não comprei obviamente lol.



tou aqui com um problema nos gráficos durante os jogos.... já testei em dois diferentes, CS:S e Trackmania Nations, e tenho umas cenas estranhas nas imagem as vezes....

Nas esquinas de paredes, e esquinas paredes chão, juntas de portas e muros.. vêm-se alaranjados, que depois passam.
É momentâneo, então se começo a mexer o rato rapidamente nota-se mesmo muito, vou tentar tirar uns screens para verem. Pode ser problema de drivers, tenho de experimentar outras.



edit: as drivers do laptopvideo2go costumam ser boas ?
 
Última edição:
Back
Topo