Análise Asus P5E - The Hidden Maximus

PP

Power Member
ReviOC




Asus P5E – The Hidden Maximus





A P5E é uma das novas motherboards com chipset X38 da Asus. Com este chipset a Asus tem alguns novos produtos, a P5E (produto analisado), a P5E-WS Pro, a Maximus Formula e com suporte DDR3 mais algumas como por exemplo P5E3, P5E3 Deluxe Wifi AP, Maximus Extreme,etc.
As princiais novidades no chipset X38 são o pci-e 2.0 e a possibilidade de CrossFire a 16x, oferecendo então uma melhor largura de banda (bandwidth). Há alguns rumores também que irá suportar SLI, com outros drivers.

Falando da Asus P5E, é no meu ver quase uma Asus Maximus Formula, possuindo até algumas características e ofertas próprias das motherboards da série R.O.G (Republic of Gamers), nomeadamente a placa de som SupremeFX II. Usando o mesmo PCB, as principais diferenças entre a Asus P5E e a Asus Maximus Formula são as vastas opções a nível da bios que a Maximus Formula nos oferece, por exemplo, a nível de voltagem. Outras coisas que a Maximus Formula possui são o LCD Poster e a possibilidade de colocar watercooling no northbrige, pois esta já vem equipada com um bloco (Maximus Formula S.E).

Todas estas novas motherboards com chipset X38 possuiem ainda uma nova tecnologia, denominada E.P.U (Energy Processing Unit) que nos permite poupar energia.



Especificações




Agora vou apresentar algumas fotos do producto testado (Asus P5E).


Começamos pela caixa




Algumas características apresentadas na caixa






Ao abrirmos a caixa…


… O que encontramos


Cabos sata, IDE, tampa para as portas I/O, Portas USB e Fire Wire, Fan opcional para mosfets, Q-Connector, SupremeFX II, Manuais, CD e a própria Asus P5E como é obvio.


Algumas fotos de alguns aspectos da Asus P5E

Perspectiva geral



Área do socket



Slots de memórias



2 pci-e slots, CF 16x



No northbridge tem um enorme cooler passivo com a cor do cobre (é em alumínio)



No southbridge tem um cooler com um look futurista



Nos mosfets ao lado da área do socket encontramos também um grande cooler, desta vez com a cor do seu material (alumínio)



Depois os mosfets superiores estão refrigerados pelo habitual cooler já usado em várias séries/modelos anteriores



Nesta board, as portas sata estão muito melhor colocadas, pois a placa gráfica não as sobrepõe e os cabos sata entram na horizontal.



O painel I/O tem muito menos portas que o habitual, apesar de ter as mais necessárias/importantes. Mais uma vez optaram por não colocar 2 portas P/S2, pois já quase todos os ratos e/ou teclados são USB.



A placa SupremeFX II, com um look atractivo








A ventoinha para colocar no cooler dos mosfets



Asus P5K Deluxe à esquerda, P5E à direita




Continua...
 
Última edição:
2ª Parte

As máximas voltagens dadas na bios são:

Vcore : 1,1v até 2,4v (intervalos de 0,00625v)
Vpll : 1,5v até 2,78v (intervalos de 0,02v)
Vmem : 1,8v até 2,66v (intervalos de 0.02v)
Vmch : 1,25v até 1,75v (intervalos de 0,02v)


Passamos agora aos testes de performance

Test Bed:

CPU: Intel Core 2 Duo E6550
Board: Asus P5E @ bios 107
Ram: 2x1GB DDR2 Teamgroup Elite PC5300
HDD: Seagate 80GB 7200rpm Sata II
Placa Gráfica: XFX 8800GTS 320Mb 500M (driver 169.12)
PSU: LC Power Hyperion 700w
LCD: LG L226WTQ 22" @ 1680x1050 (resolução nativa)
OS: Windows XP 32bit (benchmarks) & Windows Vista Ultimate 32bit (Crysis DX10)


Máxima Frequência Ram

CL5 – 635





CL4 – 587





CL3 – 450





Super Pi 1M

2.33Ghz: 21.547s


3.50Ghz: 14.391s



Ganho de cerca de 33%


Super PI 32M

2.33Ghz: 21m24.266s (1284.266s)


3.50Ghz: 15m.18.922s (918.922s)



Ganho de cerca de 28.5%


3DMark01


2.33Ghz, 8800GTS 320mb (513/792)


3.50Ghz, 8800GTS 320mb (645/947)




Ganho de cerca de 28.7%


3DMark05


2.33Ghz, 8800GTS 320mb (513/792)


3.50Ghz, 8800GTS 320mb (650/920)



Ganho de cerca de 27%


3DMark06


2.33Ghz, 8800GTS 320mb (513/792)


3.50Ghz, 8800GTS 320mb (650/920)



Ganho de cerca de 25%


Crysis


Já no Windows Vista Ultimate 32bit, foi testado o recente jogo da Crytek, que tem feito com que muitos actualizem o seu hardware em busca de melhorias de performance, o Crysis.

Efeito sunbeam, um pouco exagerado em DX10.


Aqui uma pequena comparação entre medium settings e very high settings. A diferença nota-se principalmente na água, rochas, luvas, braços.

1280x1024, Medium Settings


1680x1050, Very High Settings



AVG FPS

Medium settings


High Settings


Very High Settings


Conclusão e nota final

Não ha dúvida que a Asus P5E é uma motherboard muito forte, tanto a nível de performance e cooling como a nível estéctico.
Em comparação com a Asus Maximus Formula não tem apenas algumas opções na bios e o bloco de watercooling no southbridge, custando menos 35€.


Prós

-Performance
-Temperaturas
-Preço
-Estética

Contras

-Suporte (bios)


Depois disto tudo a nota final atribuída à Asus P5E é 95 (1-100)




Análise e Texto por PPInDaHouse
 
Última edição:
Era exactamente esta MB k estava interessado.

Visto a P5E3 e a DDR3 ainda nao justificar o desempenho\preço do conjunto Mems\MB penso ke esta MB será a melhor opçao.

P5E + 2gb ddr2 800 em dual.

Completa a review :009:
 
parabens.. exelente review.... bom texto, boa info e simplicidade de comprienção....

BTW : Gostaria era de ver o pessoal a testar outras bords... vesse mt teste a Asus, e que tal DFi's Abit's e gigabytes' ? com x38 ou p35 (mas akeles k fazes fsb's de loucos como a dfi "blood iron" ) ?

um ganda abraço PPInDaHouse da-lhe com força :002:
 
Boa review ;) Por acaso alguém sabe como retirar o heatsink de "platina" mesmo ao lado do processador? Aquele em que dá para encaixar o cooler pequeno? É que arranjei um EK-Supreme e por causa da porcaria dos heatsinks não consigo encaixá-lo no socket... Se alguém souber, agradecia uma ajudazeca :D
 
Eh isto que eu quero. em fev. espero que a deluxe esteja a um preço acessivel (150-200€) e isto com mais um Q9xxx + 9800GTS + 4Gb Ram vais ser de mais. Resta o meu pai aceitar o orçamento -.-


Olha, descobre o maximo FSB disso com o NB a default e depois dizz ***** koisa

 
Eh isto que eu quero. em fev. espero que a deluxe esteja a um preço acessivel (150-200€) e isto com mais um Q9xxx + 9800GTS + 4Gb Ram vais ser de mais. Resta o meu pai aceitar o orçamento -.-


Olha, descobre o maximo FSB disso com o NB a default e depois dizz ***** koisa



FSB é uma coisa com a qual não te tens de preocupar em chipsets como o P35 e o X38 pois nestes chipsets há 99% de hipóteses de o que te estar a limitar ser o CPU e nao a board ;)
 
parabens.. exelente review....
concordo

Gostaria era de ver o pessoal a testar outras bords... vesse mt teste a Asus, e que tal DFi's Abit's e gigabytes' ? com x38 ou p35 (mas akeles k fazes fsb's de loucos como a dfi "blood iron" ) ?
Isto é que o pessoal agradecia, ando de olho nesta board mas vê-se pouco feedback por cá...parece-me uma excelente alternativa à p5k-e, além de ser 30€ mais barata.

Cumps
 
Olha, eu gosto bue desta motherboard, mas em portugal ainda não encontrei nenhuma p5e deluxe.
Eu tava a pensar em meter estas mems(2*), mas elas sao a 1150Mhz. Funcionam? São boas para OC?
http://www.*****.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=2546
 
Última edição:
A custa deste reviews, de meterem 500 de FSB, a minha PK5-E, foi RMA!

Por isso, so posso achar excelente esta Board:bounce:

O que é preocupante é não se poder fazer leitura das temperaturas do chipset sem recorrer a sensores externos (sem falar nos mofets etc etc). Já que o que parece limitar o poderia em OC destas novas boards são as temperaturas. Algo que me parece bastante melhorado nesta nova aposta da Asus.

O que se pode fazer é limitar na BIOS as diferentes voltagens ao invés do típico auto :D

Ontopic, boa review ;)
Disto tudo só não gostei da pressa com que o X38 quis meter o P35 a canto :D
 
Back
Topo