Como ver os níveis de SNR, atenuação e sincronização no modem ADSL da vodafone

plfarinha

Power Member
Boas!

Acho que descobri como é que se pode ver os níveis de atenuação, SNR e sincronização do modem da Vodafone! :victory:

É um bocado complicado, mas é assim:

1 - Entrem na página do speedtouch e criem um novo utilizador com previlégios LAN ADMIN:
----- Ferramentas -> Gestão de Utilizadores -> Adicionar novo utilizador.
----- A password é igual ao login, se a password não for alterada. Atenção à capitalização.

2 - Abram uma sessão telnet ao speedtouch. Dependendo do S.O., basta numa consola fazer "telnet speedtouch.lan". Atenção para o caso de terem alterado o endereço do modem. Façam login não como Administrador mas como o utilizador que criaram.

3 - escrevam "menu", <Enter>.

4 - Naveguem até à opção "system log".

5 - Escolham "show", em "fac" escrevam "local5" e com a tecla TAB escolham OK e teclem ENTER.

6 - Aparece um excerto do LOG do speedtouch. A última linha a dizer linestate up aparece dentro deste género:

linestate up (downstream: 20109 kbit/s, upstream: 1300 kbit/s; output Power Down: 20.0 dBm, Up: 11.5 dBm; line Attenuation Down: 20.5 dB, Up: 9.5 dB; snr Margin Down: 7.0 dB, Up: 7.0 dB)


nada mau, hun??

Knowledge is power :wah:
Coloquei um video no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=PQC1x5frst8
Atenção: consegui ver isto no modem wireless, não sei se o outro também é assim, mas acho que este a única coisa que tem a mais é o wireless, por isso deve ser +- a mesma coisa...
Cuidado é para não "estragar" nada lol
 
Tanta coisa e bastava ir do lado direito a ligação de banda larga--> ligação DSL--> detalhes/Visualizar Mais

e tens a informação toda lá.
 
Tanta coisa e bastava ir do lado direito a ligação de banda larga--> ligação DSL--> detalhes/Visualizar Mais

e tens a informação toda lá.

isto é para os modems da vodafone com a firmware 6.2.28.0. esta firmware não mostra nada disso:
se vires bem, só te mostra:

Uptime do sistema
Dados transferidos
Endereço IP

A não ser que tenhas aldrabado o modem ou eles tenham lançado uma nova firmware!

Por acaso o teu é da vodafone???
Vê lá as imagens:



 
Última edição:
Oi,

Se em vez de criares um user com direitos de "LAN ADMIN" se criares um com direitos de "WAN ADMIN", ao fazeres telnet ao router speedtouch se escreveres "adsl info expand=enabled", aparece qualquer coisa como isto:

Modemstate : Up
xDSL Type : ADSL2+
xDSL Standard : ITU-T G.992.5
xDSL Annex : Annex A
Uptime (days hh:mm:ss) : 54 dias, 17:21:04
Number of resets : 1
Total Available Bandwidth Cells/s kbit/s
Downstream : 55320 23456
Upstream : 3106 1317
Intrinsic/Actual and Maximum Bandwidth % kbit/s
Downstream : 107 21488
Upstream : 100 1313
Bearer Generic Info Downstream Upstream
INP (DMT) : 0.00 0.00
Delay (ms) : 0.09 0.24
R : 0 0
Margin (dB) : 6.0 7.5
Attenuation (dB) : 19.5 9.0
OutputPower (dBm) : 18.5 12.0
... etc...


fica bem,
Gonçalo
 
realmente é verdade, e muito mais fácil... o melhor mesmo é k fica tudo organizado em colunas!
tive a experimentar outros comandos parecidos. se quisermos ver só os valores de sincronização, basta "adsl info". com o user wan admin...
tks man! =) todos os dias se aprende qualquer coisa
 
se souber de algum comando pa ligar o BRIDGED MODE avise m... é que ta bloqueado pela vodafone e dá imenso jeito pa se ligar o modem a um router wireless normal via WAN port
 
Quando tinha instalado o XP conseguia fazer telnet ao router wireless da vodafone, e através destes comandos acima indicados conseguia consultar os meus valores da linha ADSL.
Agora instalei o Vista e quando abro o "linha de comandos" e introduzo "telnet speedtouch.lan" aparece a mensagem que "telnet nao e reconhecido como um comando interno ou externo, programa operacional ou ficheiro batch"
Alguém que me ajude na resolução deste problema?
 
Back
Topo