WinBuilder 074

Nuno Brito

Power Member
O que é o WinBuilder?

É um programa gratuíto usado para criar CD's e DVD's de arranque baseados em MS Windows.

Mais informações:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=214326
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=213622
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=165817

--------------------

Uma nova versão do WinBuilder foi lançada hoje.

Esta versão adiciona bastantes melhorias a nível da actualização automática da ferramenta interna de download.

Também se torna agora possível lançar várias instâncias do WinBuilder para correr projectos de CD de arranque diferentes simultaneamente - esta função é útil para criar dvd's de multiboot.



WinBuilder074.png



Também é importante mencionar que este programa suporta tradução para Português, basta adicionar este ficheiro --> http://winbuilder.net/download.php?view.22




---------------------------------------


Para quem gosta do Windows XP - existe agora um projecto novo chamado "uxp" que combina várias ferramentas usadas na customização de CD's de instalação do Windows.

A ideia é ter uma plataforma que permita copiar um CD de instalação para uma nova pasta, correr o nLite, adicionar todos os driverpacks mais um Live CD (LiveXP neste caso) e terminar em grande com a emulação usando Virtual Box - tudo isto feito de modo automático sem requerer passos manuais.


Também é possível integrar as actualizações do Windows ao estilo do AutoPatcher usando o WUD (Windows Updates Downloader) que se encontra também incluído.

A versão beta é bem grande para download (~600Mb) porque inclui bastante programas freeware e todo o tipo de drivers possíveis e imaginários para o XP.

Como resultado ficamos com um dvd de 1,4Gb que pode ser gravado num mini-dvd/rw de 8cm e usar para instalar em qualquer máquina sem preocupações com drivers em falta ou instalar os programas favoritos.

Imagens do projecto --> http://winbuilder.net/e107_plugins/autogallery/autogallery.php?show=Projects/uxp

Não creio que exista mais nada de parecido neste momento que seja capaz de automatizar por completo um processo de construção deste género.



Requisitos para correr o project uxp:

- Ter o nLite instalado no computador
- 4 Gb de espaço livre no disco
- Usar uma pasta de trabalho na raíz da partição (por exemplo: "c:\uxp")
- Cópia do Windows XP SP2 (recomendado versão PRO)


O "uxp" ainda é beta - por favor digam-me como corre nas vossas experiências e o que ainda falta ser melhorado - obrigado.

--------------

E pronto.. tudo por agora - espero que gostem e bom fim de semana! :)
 
Última edição:
novo update..

bem agora é que vou ter mesmo de experimentar...

here I go :)
nice work Nuno

EDIT: posso criar um LiveCD apartir de um CD já nlited do XP?
 
Última edição:
Para ser sincero - nunca usei um cd nlited como origem mas podes sempre experimentar.

É um pouco difícil prever o que foi retirado após se ter usado o nlite - no entanto - um liveCD simples deve concerteza precisar ainda menos componentes que uma instalação nlited reduzida ao mínimo.

Sei que o nLite em si se recusa a trabalhar com uma pasta de instalação do windows que já tenha sido nLited (julgo que deve ter algum bom motivo para tal)

Se houver algum ficheiro em falta - geralamente aparece o erro no log.

Tenta primeiro criar um liveCD com o mínimo indispensável (perto de 40~50Mb) que funcione bem e depois adiciona componentes/scripts à experiência para ver como corre.

Boa sorte com os testes!! :)
 
básicamente só não tem drivers antigos, jogos + aplicações que não necessito, suporte a hardware que não uso como tape readers..

mais...
serviços do windows removidos, e desactivados

novos drivers..

linguagens adicionadas removidas

tirei a protecção dos ficheiros do windows..

bla bla..

mas vou testar..
começar com um vistaPE anyway ;)
 
Bom dia !

Temos tentado há meses, sem êxito, somar o UXP com boot Linux, editando o arquivo BCDW.INI. Tentamos diversas distribuições de pequeno tamanho, utilizamos cd nlited, com objetivo de juntar tudo isso em apenas um mini-DVD.

A parte Windows funciona, sem problemas, mas sempre o boot Linux falha, utilizamos programa editor de ISO, em Linux, para permitir à pasta boot conviver com o arquivo BOOT, mesmo assim, não obtivemos sucesso.

Desejamos adicionar uma distribuição Linux com ambiente gráfico e kernel 2.6.x. Existe algum projeto que cumpra esta tarefa ?

Atenciosamente

Lehy
 
Última edição:
Hmm..

O melhor será mesmo ler a documentação e exemplos que acompanham o BCDW antigo.

O UXP usa a versão 2.x do BCDW mas a documentação que encontras para o BCDW 1.5x fornece diversos exemplos para arrancar diversas distribuições linux - http://bootcd.narod.ru/bcdw_e.htm que permanecem válidos para a versão mais actual.

Desejamos adicionar uma distribuição Linux com ambiente gráfico e kernel 2.6.x. Existe algum projeto que cumpra esta tarefa ?
Na versão 2 do UXP foi incluído o Parted Magic que talvez possa servir para o que precisam ou usado como exemplo para outras distribuições em linux.

Ocupa perto de 30Mb e usa ambiente gráfico.

http://partedmagic.com/wiki/PartedMagic.php?n=PartedMagic.ScreenShots

-------------

O ficheiro "BOOT" serve como "tag" usada pelo windows (setupldr.bin) para reconher o tipo de instalação de windows que o CD devia conter - como no nosso caso queremos misturar um ambiente XP PE com o CD de instalação - foi convencionado que esta tag devia ser alterada para não causar confusões.

O nome "BOOT" pode ser alterado para outro ficheiro que prefiram, para tal basta alterar os locais onde "BOOT" é mencionado dentro do ficheiro "txtsetup.sif" na pasta de ficheiros do liveCD para aquilo que preferires.

cdtagfile="\BOOT"
cdtagfilei="\BOOT"
cdtagfilem="\BOOT"
spcdtagfilei="\BOOT"
cd2tagfilei="\BOOT"

Creio que apenas as primeiras chaves são necessárias de alterar mas menciono as que encontrei só para o caso de ainda serem mencionadas ou não.

:)
 
Usei o winbuilder para criar uma versão do windows xp... funcionou perfeito e rodou super rápida, só que não consegui mudar ou ver a configuração da rede. fiz a instalação mínima. será que precisarei da completa para que a rede funcione? temo que fique pesada... agradeço qualquer ajuda neste sentido, pois sou novato...
 
Back
Topo