A8Js 4GB com vista 64 só detecta 2942MB

PandaKiller

Power Member
Boas, acabei de por 4 GB de ram no meu A8JS à pala do PAI NATAL.
Tenho o Vista 64 e nas propriedades do meu computador aparece 4GB, mas no gestor de dispositivo aparece 2942MB.
Tenho a ultima bios oficial.
Alguem me pode ajudar?????

tenho 1GB utilizado e o Windows diz ke tem 37% utilizado e so devia ter 25%.
 
Em que parte do gestor de dispositivos é que vês a memória RAM?
Tens 1GB utilizado pelo quê? Onde é que vês isso e os 37% utilizados?
Já agora, parece-me que isto está na secção errada
 
Está a detectar o mesmo que o meu com 3gb. o A8js tem um chipset versão pré-Santa Rosa (não me perguntem qual é), o que não lhe permite aceder aos 4gb de memória mas, no máximo, a 3gb. Isso é algo normal nos computadores deste tipo e resulta da forma como a intel implementou o chipset. Aliás, nenhum portátil pré-Santa Rosa consegue endereçar os 4gb. Julgo que está relacionado com o endereçamento dos periféricos ou tretas assim (não sei ao certo o porquê).é a vida. Aconselho-te a trocar os 2gb por 1gb porque assim poupas algum dinheiro, uma vez que não estás a aproveitar a memória toda. Quando expandi o meu A8js tb estava com ideias de expandir para 4gb, mas como não me servia de nada, preferi ficar apenas com os 3 gb
 
Última edição:
Não é necessário ser de 64 bits porque os x86 já conseguem endereçar até 4 GB. Que eu saiba não é por teres um sistema operativo de arquitectura diferente que passas a conseguir acessar mais memória, visto que ainda não falamos além dos 4 GB.
 
Mas isso é estranho pois não é necessario ser santa rosa para reconhecer os 4GBs mas sim ser a 64bits e é
Não, são coisas diferentes. Para reconehcer os 4gb tens de ter santa rosa + 64bits, pq se tiveres santa rosa + 32bits apenas reconhece 3.5gb (max). Se for das gerações anteriores ao santa rosa, não reconhece os 4gb mesmo que tenha vista 64bits. Não sei como é nos desktops, mas nos portáteis é assim. Se procurarem na net ou mesmo no fórum do notebookreview encontram imensos posts a falar sobre isto. Não há nada a fazer, foi a forma como a Intel implementou o chipset.
 
É verdade, o chipset 945PM utilizado na plataforma NAPA NÃO SUPORTA 4 GB, pelo mesmo motivo que desisti de por 4 gb no meu toshiba.

Mas valem por 2 + 1 gb, embora penso que perde-se o dual channel...

Já não é o primeiro user que tenta por 4 gb num portátil com 945PM e acontece isso.
 
É verdade, o chipset 945PM utilizado na plataforma NAPA NÃO SUPORTA 4 GB, pelo mesmo motivo que desisti de por 4 gb no meu toshiba.

Mas valem por 2 + 1 gb, embora penso que perde-se o dual channel...

Já não é o primeiro user que tenta por 4 gb num portátil com 945PM e acontece isso.

Julgo que não perde o Dual channel na totatalidade, apenas no 1gb adicional: fica 2gb dual channel + 1 gb não dual channel. Para além disso, por aquilo que tenho lido, em termos as perdas em termos de performance são mínimas, ou quase negligenciáveis. Tem mais impacto em computadores que usem o RAM para efeitos gráficos (o que não acontece no A8js). Recordo-me de ter lido uma comparação no forum do notebookreview em qu o user não reporta diferenças ou diferenças muito reduzidas. por isso, nada com que nos tenhamos de preocupar.
 
Perde o dual chaneel pk para o fazer tem de ser com 2 memorias IGUAIS
asynchronous/asymmetric dual channel
Alguns links:
link
Link
link
link

Interessante a comparação neste post, em que a diferença entre um dual channel e uma configuração 1+2 é de apenas 3 a 4%. Ou seja, negligenciável como já disse anteriormente. Para além disso, a diferença entre o single channel e o asymmetric dual channel é bastante elevada o que prova que, apesar de ter 1+2 consegue fazer dual-channel até um determinado ponto
 
Última edição:
Não é necessário ser de 64 bits porque os x86 já conseguem endereçar até 4 GB. Que eu saiba não é por teres um sistema operativo de arquitectura diferente que passas a conseguir acessar mais memória, visto que ainda não falamos além dos 4 GB.

32bits: 2^32 = 4GB de memória. No entanto o sistema operativo só te vai reconhecer 3/3.5GB de RAM. É possível força-lo a usar 4GB, mas não aconselho.

64bits: 2^64 = muitos terabytes de memória. No entanto, para usa-los é preciso ter um chipset que os suporte, obviamente.
 
asynchronous/asymmetric dual channel
Alguns links:
link
Link
link
link

Interessante a comparação neste post, em que a diferença entre um dual channel e uma configuração 1+2 é de apenas 3 a 4%. Ou seja, negligenciável como já disse anteriormente. Para além disso, a diferença entre o single channel e o asymmetric dual channel é bastante elevada o que prova que, apesar de ter 1+2 consegue fazer dual-channel até um determinado ponto
Assymetric acontece, mesmo com 2 memórias iguais...
 
Já tou a ver ke tenho de ir entregar a outra ram à loja.
Fico lixado com isto, é ke na bios tb só diz 2944MB de ram.
Ainda vou ver se encontro mais alguma coisa.
 
É verdade, o chipset 945PM utilizado na plataforma NAPA NÃO SUPORTA 4 GB, pelo mesmo motivo que desisti de por 4 gb no meu toshiba.

Mas valem por 2 + 1 gb, embora penso que perde-se o dual channel...

Já não é o primeiro user que tenta por 4 gb num portátil com 945PM e acontece isso.



Eu também estou com esse problema e fui junto da loja onde comprei o meu Satellite A100-498 e fiz uma reclamação (ainda está dentro da Garantia) pois as características pelas quais comprei o portátil não correspondem à realidade. Paguei pela expansão até 4GB e só estou a usufruir de 3 GB mesmo tendo dois dim`s de 2 GB.
Neste momento estou a recorrer à Deco e penso que deveriam recorrer todos que têm este mesmo problema.
 
Back
Topo