[GUIA] Aumentar performance do Windows Vista

DJ Drum`n

Power Member
Olá pessoal,

Estou a abrir este tópico para tentar ajudar a todos aqueles que não tenham a possibilidade de obter a performance desejada do Vista porque estavam habituados à performance do XP ou pura e simplesmente porque têm máquinas não muito boas.

Relembro desde já que quando o Windows XP saiu oficialmente em 2001, passou-se a mesma coisa que se está a passar com o Vista. Todos o criticavam e todos diziam que preferiam ficar pelo velhinho 98 SE visto que o novo SO era equiparado ao ME (tal como está a acontecer com este).

Era também criticado pela grande perda de performance que causou nas máquinas, visto que estava tudo habituado aos velhinhos SO's que consumiam pouco e de repente lá vem o revolucionário todo bonito e com um design todo atraente que comia recursos por todo o lado.

Conclusão, esperem mais uns meses e vai estar tudo deliciado a usar o Vista.

Bom, mas enquanto isso não acontece e enquanto ainda nem todas as pessoas podem obter uma performance perfeita da máquina porque o Vista come-lhe os recursos todos, aqui vão algumas pequenas ajudas:

Dicas para quem usa o Vista em portatil

Antes de mais, vou já começar por dar umas breves dicas para quem usar o Vista nos portateis. Como muito provavelmente já quase todos sabem, o brilho do LCD é uma das coisas que consome bastante bateria no portatil, portanto, sempre que estiverem a usar a bateria, tentem reduzir ao máximo o brilho do LCD (convém que não reduzam até ao ponto de não verem nada, caso contrário... não vão ver nada! :-D).

Há ainda algo bastante importante que é o facto do modo "bonitinho" chamado de Aero consumir também alguma energia com os seus efeitos "bonitinhos", pois esses mesmos efeitos puxam pela gráfica e tudo o que puxe pela gráfica puxa por mais energia. Portanto, quando se está a usar a bateria é aconselhável trabalhar com o velho ambiente tipo Windows 2000 (mais abaixo explico como o activar, desactivando o modo Aero).

Algo também bastante importante é o modo Stand-by que, no caso do Vista está muito bem concebido. Organizem bem a gestão dos consumos de energia e usufruam do modo Sleep, pois poupa imensa energia e é muito bom, para quando paramos de mexer no portatil por váios minutos.

Sidebar

Esta é uma das ferramentas que, após termos instalado o Vista, nos aparece no ambiente de trabalho, muito bonitinho e tal, mas "come" memória. E a menos que pretendam fazer um uso regular de alguma das funções da barra ou a menos que não a queiram pura e simplesmente remover, eu aconselhava a que esta fosse removida.

Windows Defender

Atenção que isto é apenas um Anti-spyware. Não façam como eu já vi, pessoal a dizer que isto era um Anti-virus que a Microsoft tinha lançado! A menos que não usem um Anti-virus, desinstalem isto. Pois para além de vos estar a ocupar algum espaço (muito pouco mesmo) está a ocupar espaço na memória com as suas tarefas automatizadas. Tendo em conta que hoje em dia, seja Firewalls seja Anti-virus, por norma já vêem equipados com Anti-spywares, isto não faz sentido te-lo se temos um Anti-virus instalado.

Para retirar o Defender de vez, o segredo é ir às opções, descer um bocadinho e procurar as "opções de administrador" onde poderam marcar que não o querem usar. Outra opção é manter o Defender ativado e instalar apenas um outro programa antivírus. Em principio o Windows irá perguntar qual preferem que fique activo.

Performance gráfica (animação, ambiente, efeitos)

Esta é mais para alguém que tenha uma máquina com 1Gb de RAM e um processador não muito bom. Se formos possuidores de um C2D 2.0 para cima com 2Gb de RAM, já não nos precisamos de preocupar com esta fase. Mas seja como for, aqui vai de forma a ajudar toda a gente:

De forma a ficar com o Vista com melhor fluidez, no Painel de Controlo clique no Sistema, depois no separador Avançadas e depois em Avançado. Agora, na parte de Performance, clique em Configurações e marque a opção de Ajustar para melhor performance. O visual do Vista irá mudar radicalmente, acabando por ficar parecido com o Windows 2000.

Para reverter o visual, basta ir ao ícone Personalização no Painel de Controlo ou carregar com o botão direito do rato em cima da área de trabalho. As opções gráficas que disponíveis são as seguintes:

Visual clássico - Mais feio, mais rápido, mais formal, identico ao Windows 2000.
Visual Vista Básico - Intermédio, boa performance e mais bonito que o Windows XP.
Visual Vista Aero - O melhor estécticamente, exige mais memória de vídeo.

A diferença entre o Básico e Aero só se torna percéptivel para quem não tem uma boa placa gráfica. Quem possui um computador com uma placa gráfica onboard ou placas com menos de 128 MB irá perder performance ao usar o Aero. A diferença é que o Aero exige menos CPU e mais GPU. Quem tiver 128 MB de vídeo ou mais dificilmente irá perceber a diferença entre Aero e Básico.

Optimizar o disco-rígido

Por defeito, o Vista não configura o disco rígido de modo optimizado, é preciso faze-lo manualmente. Através do Painel de Controlo, no Sistema, escolham o Gestor de Dispositivos. Nas propriedades do disco rígido principal, seleccionem a opção para possibilitar a performance avançada.

Este recurso melhora o acesso à cache do disco mas, por outro lado, se houver uma falha de eléctricidade ou um encerramento forçado, poderam perder os dados mais fácilmente. Logo, é sugerido que se use um no-break no caso dos ficheiros que se tem no computador sejam irrecuperáveis.

PS: As unidades de disco rígido encontram-se quase no fim da lista do Gestor de Dispositivos.

Desactivar indexação

É o recurso conhecido por Arquivos Offline, que consiste na indexação de todos os ficheiros que temos no computador. Isto pode eventualmente exigir um bocado tanto do CPU como da RAM e como tal, para quem não faz muito uso de documentos PDF ou de texto, é preferivel esta opção ser desactivada (está referido mais abaixo como desactivar este serviço na parte "Desactivar serviços não necessários").

Pop-up "irritante" do Vista

Esta é possivelmente aquela parte que é simples e que muitos não acham. Por ser tão simples. Porque nós por norma vamos sempre à procura das coisas nos sitios mais improváveis, mesmo que estejam à frente dos nossos olhos!

Pois bem, estão a ver aquela janela que nos está constantemente a aparecer a perguntar se temos a certeza de que queremos "dar um passo em frente"? Aquela que ainda é pior que as nossas mãezinhas e que faz-nos mais perguntas que o nosso irmão mais novo quando nos vê com qualquer coisa nova. Enfim... chega de divagar.

Para que essa janela não volte a aparecer, basta ir ao Painel de Controlo e depois às Contas de Utilizadores e seleccionar a opção "Activar ou desactivar o Controlo de Conta de Utilizador". Retira-se o visto e... voila! Depois de termos reiniciado o computador, ele nunca mais nos vai perguntar se queremos realmente abrir aquele programa ou instalar aquela aplicação, etc...

Para não receberem o aviso quando iniciam o SO a dizer que têm o centro de segurança desactivado, basta irem ao Painel de Controlo, seguido do Centro de Segurança do Windows e do lado esquerdo, onde estão algumas opções, escolher a que está no meio que diz Alterar a forma como sou alertado pelo Centro de Segurança.

Desactivar serviços não necessários

Esta técnica é também ser adotada no XP, trata-se de desactivar serviços desnecessários que o Windows carrega automaticamente ao iniciar. Basta ir no menu Iniciar, escolher Executar (Run) e digitar services.msc.

Aqui estão todos os serviços (essenciais ou não) do Windows. Ao desactivarmos algumas opções podemos economizar alguns MB de RAM na próxima inicialização, os quais podem fazer uma grande diferença, principalmente para quem joga.

Fica aqui uma lista de alguns serviços que, a meu ver, não são necessários:

ATENÇÃO: Seja como for, tenha sempre atenção à descrição que é apresentada, pois o serviço pode não ser útil a meu ver mas alguns podem precisar de um ou outro.

&Alertas e Registos de Desempenho
Automatic LiveUpdate Scheduler
Browser de computador
Centro de segurança*
Cópia de Segurança do Windows
Detecção de hardware da shell
Dispositivos telefónicos
eLock Service - Para quem tem Acer
ePower Service - Para quem tem Acer
eRecovery Service - Para quem tem Acer
eSettings Service - Para quem tem Acer
Firewall do Windows
LiveUpdate Notice Service
LiveUpdate Notice Service Ex
Procura do Windows
Servidor
Temas
Windows Update
XAudioService

* - Para não receberem o aviso quando iniciam o SO a dizer que têm o centro de segurança desactivado, basta irem ao Painel de Controlo, seguido do Centro de Segurança do Windows e do lado esquerdo, onde estão algumas opções, escolher a que está no meio que diz Alterar a forma como sou alertado pelo Centro de Segurança.


Tenham em atenção que esta lista para além de pequena, é muito vaga e alguns processos aqui indicados podem fazer-lhe falta. Leia com atenção as descrições.


E pronto, espero que possa trazer alguma útilidade.

Já agora, se tiverem coisas a acrescentar, óbviamente que todas as opiniões, críticas, sugestões, seja lá o que for, é tudo bem vindo! :)

Cumprimentos a todos,
Pedro Lima
 
Última edição pelo moderador:
Boas dicas sim senhor :D ja tinha feito algumas mas muitas ainda não tinha feito :) eheh
O arranque é muito mais rapido sem duvida, contudo à uma coisa que me chateia muito... que é: desactivo o centro de segurança, no entanto ao iniciar o windows avisa sempre que este esta descativado, é um bocado irritante :/ dá para alterar isso?
 
Boas dicas sim senhor :D ja tinha feito algumas mas muitas ainda não tinha feito :) eheh
O arranque é muito mais rapido sem duvida, contudo à uma coisa que me chateia muito... que é: desactivo o centro de segurança, no entanto ao iniciar o windows avisa sempre que este esta descativado, é um bocado irritante :/ dá para alterar isso?

vais ao painel de controlo centro de segurança e aparece de lado uma coisa a dizer "altrar a forma como sou alertado pelo centro de segurança" e pedes para não te alertar (se calhar esta opção só aparece se o cento de segurança estiver ligado, por isso liga-o fazes a alereção e desligas outra vez, simples)
 
Optimizar o disco-rígido

Por defeito, o Vista não configura o disco rígido de modo optimizado, é preciso faze-lo manualmente. Através do Painel de Controlo, no Sistema, escolham o Gestor de Dispositivos. Nas propriedades do disco rígido principal, seleccionem a opção para possibilitar a performance avançada.

Este recurso melhora o acesso à cache do disco mas, por outro lado, se houver uma falha de eléctricidade ou um encerramento forçado, poderam perder os dados mais fácilmente. Logo, é sugerido que se use um no-break no caso dos ficheiros que se tem no computador sejam irrecuperáveis.
No Gestor de Dispositivos não encontrei as propriedades do disco rígido principal e assim também não consegui seleccionar a opção para possibilitar a performance avançada :p .
Alguém me pode ajudar como encontrar as propriedades do disco rígido sff? :p
Obrigado.
 
Faltou dizer que para quem tem mta ram e nao se preocupa q o disco esteja semp a ser utilizado regularmente, que pode deixar a indexação activa... não so dá um grand boost nas pesquisas como também aumenta mt a velocidade de carregamento de programas q usem com regularidade (o meu firefox abre numa fracção de segundo com indexação activada e cerca de 4-5s com ela desactivada)...

A questão do pop-up já é mais complicada de dizer se realmente ele deveria existir ou não... Eu deixo-o activo pois desta forma tnh a certeza que o programa que esteja a tentar aceder ao registo ou a algum ficheiro de sistema, foi lançado por mim... assim está garantida uma boa protecção contra spywares (que desde que tenho o vista ainda não apanhei 1... mesmo com o windows defender desactivado)

[]
 
Última edição:
Brevemente vou inserir mais algumas coisitas e talvez corrigir outras.

Obrigado pelos posts e continuem a dar opiniões, pois só assim poderemos evoluir isto! ;)

Abraço
 
Bom guia DJ Drum'n
podias ter me avisado já tinha posto um link para este guia antes nas threads em sticky

continua.. e se quiseres mais dicas apita ;)

não concordo é com algumas coisas, eventualmente esta:

Desactivar indexação

É o recurso conhecido por Arquivos Offline, que consiste na indexação de todos os ficheiros que temos no computador. Isto pode eventualmente exigir um bocado tanto do CPU como da RAM e como tal, para quem não faz muito uso de documentos PDF ou de texto, é preferivel esta opção ser desactivada (está referido mais abaixo como desactivar este serviço na parte "Desactivar serviços não necessários").

A indexação é feita durante a instação do windows, e depois é acrescentado dados de cada vez que copiamos um ficheiro para uma pasta indexada.

Ou seja o impacto no sistema é menos que nada.
Eu recomendo deixar ligada..
 
Bom guia DJ Drum'n
podias ter me avisado já tinha posto um link para este guia antes nas threads em sticky

continua.. e se quiseres mais dicas apita ;)

não concordo é com algumas coisas, eventualmente esta:



A indexação é feita durante a instação do windows, e depois é acrescentado dados de cada vez que copiamos um ficheiro para uma pasta indexada.

Ou seja o impacto no sistema é menos que nada.
Eu recomendo deixar ligada..

Já agora, há forma de gerir as zonas indexadas?
[]
 
indexação

Onde se desactiva a indexação? como se faz?

Esta técnica é também ser adotada no XP, trata-se de desactivar serviços desnecessários que o Windows carrega automaticamente ao iniciar. Basta ir no menu Iniciar, escolher Executar (Run) e digitar services.msc.
(não vejo no INICIAR o RUN). Estarei com falta de oculos?

Obrigado.
Irrita-me ver o Led do disco sempre a piscar no meu Vaio:PJa agora..gostaria tambem de saber onde se ve a quantidade de RAM que está a ser ocupada num determinado momento...
 
Última edição:
Para não receberem o aviso quando iniciam o SO a dizer que têm o centro de segurança desactivado, basta irem ao Painel de Controlo, seguido do Centro de Segurança do Windows e do lado esquerdo, onde estão algumas opções, escolher a que está no meio que diz Alterar a forma como sou alertado pelo Centro de Segurança.

eu uso o vista home basic---e nao comsigu desactivar o aparecimento dakele icone vermelho a dizer k o centro de seguranca esta desactivado..como se faz para descativar o aparecimento desse iconezinhu?obrigado
 
Onde se desactiva a indexação? como se faz?

Esta técnica é também ser adotada no XP, trata-se de desactivar serviços desnecessários que o Windows carrega automaticamente ao iniciar. Basta ir no menu Iniciar, escolher Executar (Run) e digitar services.msc.
(não vejo no INICIAR o RUN). Estarei com falta de oculos?

Obrigado.
Irrita-me ver o Led do disco sempre a piscar no meu Vaio:PJa agora..gostaria tambem de saber onde se ve a quantidade de RAM que está a ser ocupada num determinado momento...

isso nada tem a ver com o serviço de indexação.. a não ser que ainda estejas nos primeiros arranques

o que o led é, e ai sim, é o desfragmentador automático do vista.. que se der para ser desligado so nas opções detes
 
Bom guia DJ Drum'n
podias ter me avisado já tinha posto um link para este guia antes nas threads em sticky

continua.. e se quiseres mais dicas apita ;)

Olá Romani48, pois eu realmente procurei um bocado mas como não cheguei a achar nada decidi abrir um post.

Mas se os moderadores não quiserem ficar com dois posts com dois guias identicos, não me importo nada de ficares com o teu, já o tens há bastante tempo! :)

E já agora, quanto ao serviço de indexação, é apenas uma explicação para quem o pretender desactivar, assim pelo menos está lá mencionado! :P

Cumprimentos.
 
Apagar o teu??

não!! Isso não! cada um no seu espaço.. e ambos ajudam! aliás já adicionei este topico la na lista de guias!

e eu sei isso da indexação.. estou apenas a informar :)
 
mt bom ,mas em relaçao aos serviços ´,n focas muito é um bocado vago e nao me aventuraria com as informaçoes q aqui tem ,mas ao menos percebe-se e foste intelegente ao indicar o lugar das coisas,
antes vi um num site q era impossivel compreender a q serviço se referia e em q lugar se encontrava

ja este esta melhor ,muito completo
 
Última edição:
Back
Topo