Lente close-up 250D (58mm) da Canon

Boa tarde a todos

Comprei uma lente close-up 250D (58 mm) para a minha Canon Powershot A720 IS para obter melhor resultados em função macro.
Só que ao contrário do que esperava não tenho conseguido obter melhores resultados (nem iguais!) com a lente, do que os resultados que já obtinha em macro sem a lente.

Sem a lente, eu conseguia aproximar a objectiva até 1 cm do objecto e obtinha imagens com bastante detalhe.
Com a lente, não consigo aproximar a mais do que 3-4 cm do objecto (por causa do adaptador da lente LA-DC58G) e a imagem é tudo menos macro (aparece mais distante e sem detalhe)...:'(

Alguem me sabe dizer o que se passa e como consigo resolver esta questão?

Obrigado pela atenção.
 
A lente close-up da Canon destina-se a fotografias em close-up rápidas e simples. Essa lente é enroscada na frente da lente, como um filtro. As lentes close-up 250D e 500D possuem dois elementos acromáticos para corrigir aberrações cromáticas. Elas não degradam o alto desempenho óptico das lentes EF. As lentes close-up 500 possuem apenas um elemento, o que as torna mais acessíveis.

A 250D é adequada para lentes com um comprimento focal entre 30 e 135 mm, enquanto as lentes 500D e 500 destinam-se a lentes com um comprimento focal entre 70 e 300 mm.

For EF lenses and PowerShot G1, G2, G3, G5, G6.

(Requires Conversion Lens Adapter LA-DC58 for attachment to PowerShot G1, G2.)
(Conversion Lens Adapter LA-DC58B is required for G3 and G5.)
(Conversion Lens Adapter LA-DC58D is required for G6.)

a tua lente possivelmente n está preparada para tamanha ampliação.
experimenta tirar a lente e aumentar progressivamente a distancia dela à m+aquina a ver se consegues melhores resultados
 
Acho muito estranho.
Comprei a lente close-up recomendada pelo manual de instruções da Powershot A720.

Ainda por cima é apenas uma lente de 4 diopetrias. Podia ter comprado uma de 8 ou até de 10 diopetrias (aí sim talvez se justificasse alguma incompatibilidade...)

Supostamente a imagem que obtenho com uma foto a 1 cm do objecto (sem close up) deveria ser aumentada 4x com a lente closeup. Mas o que se passa é precisamente o contrário. Alias a lente nem compensa a distância a que tenho de estar do objecto por causa do adaptador onde enrosca a close up. Por isso é que obtenho melhores resultados sem a lente.

Isto não devia acontecer! Gostava de enviar as fotos para vos mostrar a diferença, mas não sei como se colocam aqui.

Não sei se existe algum "truque" que desconheço. A lente parece-me em condições. Na mão conseguimos ver que ela amplia os objectos. Mas eu preciso é que ela me faça isso em modo macro.

Não tenho dinheiro para comprar uma objectiva macro dedicada...:'(
 
Boa tarde a todos. Desde já obrigado pela ajuda na colocação de fotos.
No site abaixo tenho 4 fotos. As duas fotos com maior detalhe foram tiradas só com macro a 1cm. As duas com menos detalhe foram tiradas com a lente close up.

http://profile.imageshack.us/user/genesiseye/

Se por acaso não conseguirem aceder, digam algo.

A questão que se coloca: Porque é que isto acontece?:'(

Abraço
 
As imagens estao MUITO pequenas, tenta fazer upload com uma imagem maior, mas pelo k consegui ver (se é k consegui ver alguma coisa) é que a profundidade de campo está muito reduzida, para evitares isso fecha mais a abertura do diafragma.
 
Back
Topo