Será possivel implementar o multitouch trackpad do macbook air nos outros macbook?

3dhouse

Power Member
A pergunta é essa. O reconhecimento do toque é feita através de hardware ou software? Seria interessante ter essa funcionalidade no meu macbook. Li algures que era uma questão de tempo até implementarem isso no macbook.
 
A pergunta é essa. O reconhecimento do toque é feita através de hardware ou software? Seria interessante ter essa funcionalidade no meu macbook. Li algures que era uma questão de tempo até implementarem isso no macbook.

e deve ser, mas para os novos modelos. não acredito que isso seja possível por software para os antigos, da mesma maneira que não acredito que a partir de agora qualquer update da Apple aos portáteis não lhes inclua também isto :)
 
Tenho as minhas dúvidas de que não seja possível. Se tivermos em conta que o actual touchpad dos MB é multi-touch (tomem o exemplo do scroll e do "botão direito") poderá ser uma questão de tempo até ser suportado.
Apenas há uma coisa a ter em conta que é: Se o actual for multi-touch não há problemas de maior com a implementação do novo sistema, se for só "dual-touch" então sim é para esquecer.

Como eu não li em lado nenhum algo que mencionasse as limitações do touchpad dos MB parto do principio que será uma questão de software.

Cumps.
 
Por acaso quando estava a ver a keynote pensei no mesmo.
Penso que daqui a uns tempos devemos de ter uma coisa muito parecida com a do MBA, mas não sei se tão elaborada.
Se repararem nos actuais modelo, com 1 dedo faz de rato normal, com 2 faz o scroll, agora se metermos 3 dedos já não nada....
Agora resta saber se é uma limitação de hardware que só consegue reconhece 2 pontos ao mesmo tempo..... ou se esta programado para não fazer nada nestes casos...o que não me parece ser.

Mas acredito que iremos ter um software que nos permita fazer coisas do genero...
 
Essa cena do zoom já podia ter sido implementada há algum tempo. Resta alguém se dar ao trabalho de o fazer e arranjar maneira de ser compativel com todos os programas, nomeadamente, iTunes, iPhoto e iAfins lol
 
pois... também me parece apenas dependente de software, tendo em atenção os actuais scroll e botão direito.

Basicamente no scroll ele faz o que é por exemplo anunciado para o panninh de imagens ou para o botão retroceder/avançar no browser web, so que no caso deste ultimo usam-se 3 dedos em vez de dois.


Penso que será apenas uma questão de actualização do S.O. (ou não, caso a Apple decida limitar estas implementações de software apenas a modelos vindouros, o que não me admiraria nada... money makes the world go round....)
 
Provavelmente será de software. No meu iBook também não tinha a função do botão direito, até que (com o Leopard) voilá! Já funciona. Por isso espero que num update (era bom se fosse já no 10.5.2) eles adicionassem isso aos macs já existentes.
 
Por acaso quando estava a ver a keynote pensei no mesmo.
Penso que daqui a uns tempos devemos de ter uma coisa muito parecida com a do MBA, mas não sei se tão elaborada.
Se repararem nos actuais modelo, com 1 dedo faz de rato normal, com 2 faz o scroll, agora se metermos 3 dedos já não nada....
Agora resta saber se é uma limitação de hardware que só consegue reconhece 2 pontos ao mesmo tempo..... ou se esta programado para não fazer nada nestes casos...o que não me parece ser.

Mas acredito que iremos ter um software que nos permita fazer coisas do genero...

Acho que os macbooks actuais já reconhecem 3 dedos. Eu tenho um macbook pro e nas system preferences tenho activa a opção de fazer click no rato através de "tapping" no trackpad. Assim, quando faço isso so com um dedo realizo clique com o botão esquerdo, mas se puser 3 dedos juntos e fazer tapping simultaneamente com eles no trackpad, faço clique com o botão direito.

Ou seja, os actuais conseguem detectar 3 dedos pelo menos :)
 
Acho que os macbooks actuais já reconhecem 3 dedos. Eu tenho um macbook pro e nas system preferences tenho activa a opção de fazer click no rato através de "tapping" no trackpad. Assim, quando faço isso so com um dedo realizo clique com o botão esquerdo, mas se puser 3 dedos juntos e fazer tapping simultaneamente com eles no trackpad, faço clique com o botão direito.

Ou seja, os actuais conseguem detectar 3 dedos pelo menos :)

uma coisa é detectar 3 dedos, outra coisa é conseguir interpretar as informação quando esses 3 dedos se mexem.

os portateis "normais" tb detectam 2 dedos, só que não interpretam os dados correctamente quando os mexes , ie se colocares os 2 dedos e mexeres ao mesmo tempo ele pensa faz a "media" dos 2 e mexe o rato com se tivesses 1 só dedo no meio ( n sei se me fiz entender ).
 
Back
Topo