Análise Logitech Wave Keyboard CORDED [NOVAS FOTOS NO FIM]

MySeLf

Power Member
Boas gente,

Depois da minha desesperante pesquisa por arranjar um Microsoft Natural 4000 acabei por chegar á conclusão que teria que gastar cerca de 100€ [70€ + Alfandega] e esperar uns bons tempos até o ter, resolvi procurar alternativas, uma vez que estou bastante habituado a teclados ergonómicos separados e passo muitas horas a "bater teclas".
Foi então com alegria que vi que o Logitech Wave tinha saído, com layout português e com fios. Apesar de não ser um teclado aberto tem uma suposta curva que ajuda na ergonomia. Hummm...

Aqui está o dito cujo (desde já peço desculpa pela qualidade das fotos uma vez que tive que recorrer a um telemóvel):

Liguei por USB e logo tudo funcionou na perfeição. A bios detectou logo o teclado e os sistemas operativos idem.
Obviamente os atalhos mais "rebuscados" só ficaram disponíveis da instalação do Logitech Setpoint 4.

Hardware:

- O teclado em si tem boa qualidade de construção.
- O suporte para as mãos é num material muito agradável ao toque, esponjoso, muito confortável e anti-transpiração.. No entanto tem uns buracos que eu penso serem um depósito de lixo no futuro. :s

- O "feeling" de teclar é bastante agradável e as teclas não fazem praticamente barulho.
- A dita curva não é assim tão notável quanto isso. É, aliás, bastante suave e para quem está habituado a teclados abertos é capaz de ficar desiludido.

- Disponibilidade de bastantes shortcuts, inclusivamente um atalho para o flip3d do vista e para o zoom.

- Inclinação do teclado com 3 níveis. (Raso / Médio / Alto)


Curva de aprendizagem

Para quem está habituado aos teclados separados, no inicio a coisa é algo complicada, dá a sensação de termos as mãos demasiadamente juntas e nas primeiras horas de utilização ainda falhava algumas teclas de vez em quando. No entanto, apenas 5 horas depois já escrevo fluentemente.

Obvio que para aqueles que estão habituados aos teclados "normais" a curva de aprendizagem vai ser bastante reduzida já para não dizer inexistente uma vez que as teclas estão posicionadas mais naturalmente e vão sentir logo de inicio um conforto que até agora desconheciam existir! =)

Software

- O software da Logitech é aceitável, dando para configurar os atalhos todos, desligar teclas que não usamos (win, scrool look, caps lock e etc), detecta a presença dum touchpad e configura o rato USB independentemente do touchpad.

No entanto a detecção/ definição de teclas utilizada para a definição de atalhos deixa um bocado a desejar. Não consegui definir, por exemplo [Win + Pause] (propriedades do sistema) nem [CTRL+ SHIFT+ ESC] (task manager) nem mesmo definir o atalho para abrir o Painel de Controlo :(. No entanto provavelmente será possível "forçar" estes atalhos no Registo de Windows ou no ficheiro de configuração do programa em si. (ver edit)

Por defeito não é possível definir players "menos conhecidos" para a tecla "music player" mas depois de alguma configuração do "players.ini" á maneta lá consegui adicionar o foobar2000 á lista e a funcionar na perfeição.

O que me deixou realmente triste foi o facto da tecla do zoom só me funcionar para percorrer as várias janelas do flip3d e não funcionar em mais lado nenhum, inclusivamente browsers (opera, firefox, IE7), programas de visualização de fotos (windows live gallery e etc) e até no Microsoft Office 2007 ela se recusou a funcionar. No entanto eu penso que este seja um problema específico da minha configuração uma vez que o meu Vista está um pouco "light" ou mesmo um problema com esta versão específica do SetPoint pois, pelo que me parece outros utilizadores deste teclado não tiveram esse problema. (ver edit)

EDIT: com o software uberOptions, todos os problemas de configuração do teclado deixaram de existir. Aconselho a toda a gente instalar (quem tiver ratos/teclados logitech, claro).

Layout:

O layout do teclado é o nosso tão familiar PT-PT logo as teclas estão no sitio a que estamos habituados.

- Enter em "L invertido"
- Backspace e shifts grandes quanto baste.

No entanto tem algumas configurações menos "normais":

- O grupo "home, end, page up e page down" tem esta configuraçãp (consultar fotografias no fundo do post).
- A tecla "Ins" "saltou" para o sítio habitual do "scrool lock" e o scrool lock passou para uma FN+Pause. :s
- A tecla "click do botão direito do rato" :P foi substituída para uma tecla "FN" cuja funcionalidade é semelhante á dos portáteis.
- Isto pode parecer estranho para alguns mas para mim algo que não gostei foi o facto das teclas "delete, home, end, Page up etc" estarem traduzidas para "eliminar, Inicio (só faltava ser casa), Fim, Pagina "setinha", etc.

Linux:


Utilizo o Ubuntu 7.10 que detectou de imediato o teclado e deixou as funcionalidades básicas logo disponíveis. Teclas tais como as que passo a descrever funcionaram todas por defeito:

- calculadora
- mail [FN+F9]
- Controlo do volume e mute.
- next previous stop e etc - (utilizo o exaile e não testei noutros players)
- Power (estando pré definida para "sleep")

Todas as outras não funcionam por default. Depois de alguma pesquisa penso que a melhor opção será instalar e configurar o "keytouch" - software desenvolvido para conseguir por as teclas "extra" dos teclados a funcionar.
Infelizmente ainda não existe um "profile" configurado para o logitech Wave portanto, ou configuramos tudo "á lá pata" (processo penoso) ou esperamos que alguém o faça. No entanto não se preocupem que eu já estou a tratar do assunto e espero em breve ter alguma novidade.

EDIT: Novas fotos (clicar para aumentar).

Com estas fotos já dá para ver melhor detalhes como as curvaturas, posições de teclas e o tal material mencionado para o apoio dos pulsos.

Obrigado ao utilizador "zacpinto" que se prontificou para tirar as ditas fotos com tripézinho e tudo! :D





















Cumprimentos,
 
Última edição pelo moderador:
para meter essas fotos mais valia teres ido buscar à net. nao se vê nada de jeito. sem ser isso tá porreiro.
 
Boas!

MySelf esta aí um belo trabalho, eu fiz o mais fácil que foi tirar as Fotos :joker:

Vamos la ver se alguém se da ao trabalho de Comentar, para que uma pessoa sentir o seu trabalho reconhecido.

Continua.

cumps:lol::lol:
 
é impressão minha ou nesse teclado a tecla "insert", foi com os porcos ? Pessoalmente é uma tecla que dá bastante jeito, e depois de ler a análise, já estava a pensar comprar um, mas sem a tecla....
 
Gostei da parte de ser silencioso... Onde encontrar esse bixaroco ?

*edit* 44€ nesse site, inforcenter. É de confiança presumo ?

Btw, excelente trabalho :) os meus parabéns
 
Última edição:
Eu tenho a versao wireless, teclado mais rato :) Gosto bastante =)

EDIT: a tecla insert e impressao tua, passou foi para o lado da tecla print screen
 
Eu tenho a versao wireless, teclado mais rato :) Gosto bastante =)

EDIT: a tecla insert e impressao tua, passou foi para o lado da tecla print screen

haaa, bandido ! Vinha agora aqui dizer que tinha gostado da versão Cordless :P

Além de teclado + rato, é sem fios :) por mais 30€ sensivelmente, compensa.
 
Sim, a tecla do insert trocou de lugar tal como já foi dito mais do que uma vez.

Quanto á inforcenter, é de confiança obviamente! =) (espero que isto não seja considerado pub, uma vez que apenas estou a responder a uma pergunta)

Para jogar, é bom. As teclas estão lógicamente divididas em grupos pequenos e podes carregar em bastantes ao mesmo tempo que envia as teclas todas. Agora se forem demsiadamente próximas (do mesmo grupo), a quarta ou quinta tecla em que carregares já não funciona. Isto na minha versão que é corded. a wireless não sei se eventualmente terá alguma diferença.

No entanto como já me deixei de "hardcore gaming" há uns anitos não o testei exaustivamente, mas penso que não haverão motivos de queixa.

Obrigado pelos comentários. São necessários para que haja motivação para continuar a fazer pequenas contribuições como esta.
 
Tenho 2 WAVE DESKTOP CORDLES no escritorio e estou muito satisfeito.

Agora preciso de comprar mais um, para casa, e tenho duas alternativas:
Compro a versão "normal" que está a 50 € na wort€n/Vobis ou compro a versão Pro... quando a encontrar à venda!

A diferença está no rato (no teclado só muda a cor das teclas "especiais" ), e se não conseguir arranjar o Pro abaixo dos 100€ (pvp recomendado 124€) sou capaz de comprar a versão normal e ainda fico com dinheiro para um bom rato gaming com fios.
Ficava assim com o Lx8 para o dia-a-dia, e um rato "porreiro" para dar uns tiros ao fds.

Alguém sabe onde, e por quanto, se encontra o WAVE DESKTOP CORDLES PRO?
 
Andei a investigar e em stock so em meados de Dezembro é que vai haver o PRO, e não deverá ser abaixo dos 100€.

Por isso aproveitei e fui hoje à Wort£n comprar a versão "normal" WAVE DESKTOP CORDLES pelos já referidos 50 aerios.

É caso para dizer, não ha 2 sem 3 :D
 
O teclado parece muito bom, quanto é que custa?


O software é bom?

O teclado sozinho (com fios) não sei. O conjunto teclado + rato wireless arranjas na Wort€n ou Vobis por 50€.

O software é porreiro, permite configurar o que fazem as "teclas especiais" do teclado e os botões do rato, entre outras "cenas"! Tens screenshots no 1º post
 
É o teclado do momento
Já estive mais longe de comprar um
Ando sinceramente a pensar em comprar um teclado e um rato novo, e não sei não...
:D
Cumps
 
Back
Topo