Overclock pela bios = Clear Cmos. Overclock pelo AsRock OC Tuner = overclock...

Boas.

Acabei de comprar um E2140 e um AsRock 4core 1600Twins-P35.

Comecei por tentar fazer overclock através da bios, e... "#$&#%&*! O pc liga, e desliga-se logo, ou mantém-se ligado mas sem aparecer imagem nenhuma. Com o multiplicador a 8 e o FSB 215 já faz isso (não tentei usar um fsb menor, para aumentar 100mhz também não vale a pena dar-me ao trabalho...). Depois, lá tenho eu que fazer Clear Cmos (ou, como é extremamente difícil fazer Clear Cmos sem retirar todos os fios dos 2 discos e até mesmo a placa gráfica, retiro antes a pilha, que é muito mais fácil de fazer...).

Contudo, no cd da motherboard está um programa chamado AsRock OCTuner, que dá para fazer overclock. Através dele, levei o fsb até aos 250, o que perfaz 2000mhz. As temps até estam bastante aceitáveis (39ºC máxima em full), e não há qualquer problema de estabilidade. Contudo, não tentei mais porque não sei bem até que ponto é seguro, por causa da memória...

O que quero saber é: É seguro fazer overclock (sem ser extremo) através de um programa dentro do Windows (neste caso, o AsRock OCTuner), em vez de ser na bios? Se não, qual é o problema?

A outra questão: Tenho 2 módulos de memória Samsung 512mb DDR667. Através do OCTuner não experimentei aumentar mais o overclock porque ao aumentar o FSB também o fsb da memória aumenta (e quando tenho o cpu a 2000mhz, a memória já está a 417, ou seja, 834mhz), e parece-me que ter a memória com um fsb tão aumentado é capaz de não ser muito, hum, "saudável", muito menos para uma memória sem qualquer dissipador... E não sei como alterar o ratio FSB:ram (que está a 3:5)...

Outras informações úteis, ou talvez não: a fonte é de 600W, com PFC.
A velocidade da memória na bios está definida manualmente, para 667mhz.
Já tentei alterar o 5-5-5-15 para 6-6-6-15, para ter uma maior margem para aumentar o fsb sem que a memória se começasse a queixar. Resultado? Retirar a pilha da motherboard...



Pelo que tenho lido, o E2160 overclocka muito bem, ultrpassando facilmente os 100%... Eu tenho o cooler original, mas tenho um airflow na caixa muito bom, e queria um overclock razoável, mas sem ir para extremos. Estava a pensar utilizá-lo no dia-a-dia aí para os 2400mhz-2600, ou seja, um overclock de uns 40-60 e tal por cento.


BTW, alguém me consegue explicar como é que aumentando a velocidade do cpu obtenho menos fps no COD 4? Se tenho à velocidade default, os 1600mhz, obtenho, num determinado sítio, e com as opções todas no máximo e 1440x900, cerca de 38 fps. Se estiver a 2000mhz, obtenho uns 32! Contudo, no 3DMark 2005 já está tudo normal: com um aumento de 25% da frequência do cpu consigo um aumento na ordem dos 19% no score...
 
Última edição:
tens menos fps porque isso não está estável e deve andar a fazer o throteling

antes de mais essa fonte não parece me credivél.. é OEM?
depois, não te esqueças da voltagem! sem aumentar um pouco a voltagem não vais a lado nenhum!
 
tens menos fps porque isso não está estável e deve andar a fazer o throteling

antes de mais essa fonte não parece me credivél.. é OEM?
depois, não te esqueças da voltagem! sem aumentar um pouco a voltagem não vais a lado nenhum!

Throteling a 39ºC??? Como é que isso é possível? Além disso, qualquer aumento que fizesse, nem que fosse só 100mhz (200 no total), o fps baixavam (embora muito pouco, claro).

A fonte, supostamente é uma Linkworld, mas não encontrei marca em lado nenhum... Ah, mas já agora, ela dá umas voltagens extremamente estáveis, só costumam diferir 1 centésima de volt.




Mas afinal já resolvi um problema. Fiz o dowmload da última bios para a minha motherboard (que, por acaso, na descrição diz "Fine-tune for FSB800 CPU" Ora, o meu cpu tem um FSB 800...), e agora já consigo fazer overclock a partir da bios, sem qualquer problema.



Mantém-se é o da memória: Como é que eu aumento o fsb (para fazer overclock ao cpu) sem aumentar o fsb da memória? Na bios não encontro nada onde fazer isso... E preocupa-me ver a memória de 667mhz a 834mhz, e só estando o cpu a 2000mhz...
Já agora, o que acontece se a memória estiver a uma velocidade tão alta que não funcione correctamente? Queima-se, ou primeiro começa a dar sinais de corrupção? E qual é a percentagem média de aumento que as memórias fazem, sem darem problemas?

Obrigado a quem responder...

Edit: Esqueci-me de referir: tenho o Vcore a 1,337V... Até que voltagem posso ir, sem ser "fazer muito mal" ao cpu, e sem o começar a aquecer que nem uma torradeira?

Edit 2: Vou, muito em breve, comprar 2x1GB DDR2 800mhz, mas suponho que os problemas serão os mesmos, ao fazer oc... E já agora: É melhor 2GB a 800mhz, ou 3GB a 667mhz (isto é, os dois módulos de 667mhz + os dois módulos de 800mhz a funcinarem a 667mhz)?


Edit 3: Agora (isto é, fazendo OC pela bios), aumentando o clock também já aumenta os fps nos jogos...
 
Última edição:
throtteling devido a mal ajustamento de voltagens!

imagina que tens uma lâmpada, se nao forneceres a energia que ela precisa para estar ligada no máximo da sua luminosidade esta vai estar mais fraca!

mas ja vi que mudas te as voltagens..

a fonte linkworld é uma fonte oem que deve ter vindo com a caixa, não é a melhor para fazer OCs também..


para aumentar o FSB do cpu e não subir (tanto) o das memorias usas os divisores.. mas penso que deverás começar por ler intensamente sobre o assunto ;)
 
para aumentar o FSB do cpu e não subir (tanto) o das memorias usas os divisores.. mas penso que deverás começar por ler intensamente sobre o assunto ;)

Pois, os divisores... Mas isso é o que eu já perguntei: onde é que eles estão??? Não os encontro em lado nenhum...

Entretanto já comprei 2x1GB DDR2 800 GSkill PK (4-4-4-12). Baixei a velocidade para 667mhz e aumentei o fsb... Agora tenho o cpu a 2072MHZ, com temperatura máxima de 43ºC, e completamente estável. Ainda não me dei foi ao trabalho de puxar mais por ele...


Depois de saber que o cpu aguenta perfeitamente certa velocidade, e se tiver a velocidade default, posso aumentar logo directamente para aquela que eu sei que ele aguenta, sem passar antes por valores intermédios?
 
Já puxei um bocadinho mais pelo cpu... A 2400mhz não está estável (embora as temps o estejam), nem mesmo a 1,35V (não experimentei o máximo que a motherboard deixa, 1,6v).

Mas a 2300mhz está a correr que nem um mimo, temps máximas sem nunca ter ultrapassado os 43ºC, Vcore de 1,337V.

As mem's estão a 333mhz, mas devido ao overclock, estão a 480mhz@ 5-5-5-13 (em auto. Tenho que experimentar baixar os timings). Estão a 2,02V.
 
Back
Topo