GPS em telemóvel

FernandoL

Power Member
Boas.

Tenho um nokia 6670 e andam-me a tentar para comprar um GPS para o mesmo.

Será pratico um GPS num telemovel deste genero? Utilização para o mesmo teria....

E que marcas? São todas mais ou menos o mesmo?

Muito obrigado
 
Epa...nao sei se sera grande espingarda ter GPS num telele devido ao pequeno ecran que possiu. Compra um receptor GPS bluetooth com o chip SiRF III. Para software podes usar o tomtom que tem os melhores mapas neste momento.
 
Tenho um GPS Bluetooth Zaapa num 6630 e serve-me perfeitamente.

Os GPS com chip SIRFIII são melhores mas tambem são mais caros, enquanto o Zaapa se arranja por aprox. 60eur (Carrefour, Jumbo...) os de SIRFIII custam quase o dobro ou mais.
O Zaapa é mais lento a captar sinal, nao é tao exacto mas para utilizar no carro e até para umas voltas a pé chega e sobra! :)

Em relação ao ecra, pode nao ser o ideal mas dá para desenrascar bem, nao tenho razoes de queixa. O software tambem da indicacoes por voz, nem sempre é preciso olhar para o ecra.
 
isso de custar o dobro... eu comprei o meu globalsat bt-338, no ebay, já com a última versão do firmware e oferta de uma pen bluetooth 2.0 por 100 eur, portes incluídos :D se alguém precisar recomendo-vos o vendedor!
quanto ao tamanho do ecrã é como tudo... eu vejo sem problemas nenhuns, e acho a luminosidade suficiente tanto de dia como de noite. mas para quem é mais pitosga, pode sempre comprar um pda em 2a mão, desde q tenha bluetooth :D
quanto aos mapas... a tomtom usa teleatlas, que em portugal costuma ter inferior cobertura que os da navteq, usados no autoroute. no entanto o tomtom parece agradar a mais pessoas devido ao interface agradável e de fácil utilização. o ideal é ter os dois.
qd preciso de utilizar uma carta pedestre ou assim, uso o powernavigation com a carta calibrada :D
 
o vendedor é o geo_compass, mas parece que não tem nenhum bt-338 agora. contacta-o através do ebay! de qq maneira existem mais vendedores de confiança, é uma questão de olhares sempre para o feedback!
 
GlobalSat BT-338, Holux Slim236 ou Haicom HI-406 pelo que li são similares, sendo o Holux o melhor devido a ser o único que neste momento tem o EGNOS (sistema de correcção) activado. No entanto o GlobalSat é o que tem a bateria mais potente mas tem o inconveniente de não ter ligação USB.
 
existe esse powernavigation para symbian? e as cartas calibradas onde arranjas?

o meu gps é esse bt338 comprado ha mais de um ano.. por isso ja devem haver melhores, apesar de nao deixar de ser mt bom.. a duraçao da bateria é espectacular mesmo! e a receptividade do mesmo tb.. da para andar no bolso e ainda apanha satelites :)
obrigado
 
FELiYCORA: a última versão de software do 338 já suporta o WAAS/EGNOS, mas sim, tens razão, desde que usem o SiRF III são todos semelhantes!

_zZz_: existe para symbian claro!... vê mais info aqui: http://www.symbianware.com/product.php?id=powernavigation60&pl=n6600
os mapas cada um faz os seus... mas não me admirava que houvesse por aí já mapas calibrados!

já agora deixo aí mais dois sites sobre o assunto:
http://www.pocketgps.co.uk/item-menu.php?idSubCat=5
http://www.gpspassion.com/fr/default.asp?_SetCurrentVersion=EN
 
ja agora, da para fazer update ao firmware do globalstat 338? se sim, como?

obrigado pelas infos :)

edit: ja vi que nao... é pena. o egnos sera assim mt melhor rede que a do gps?
 
Última edição:
o que eu tinha visto era no site da gbsat que dizia que eles faziam upgrade mas tinha que se enviar o terminal...

ja agora, sendo isso possivel. vale a pena o fazer? vou ter mais cobertura no espaço europeu com o egnos?

Área de Suporte Técnico GlobalSat

1- Aos portadores de GlobalSat BT-338 com número de série compreendido entre o 852 e o 28.000 (ver o S/N na tampa da bateria do GPS), solicita-se o envio do GPS para a nossa morada, a fim de ser feito uma actualização de firmware para corrigir problemas de demora na primeira fixação de posição. Esta actualização só se aplica em situações em que se detecte anomalias de funcionamento no GPS, nomeadamente demora no arranque a frio.

edit2: bem..nao resisti. o meu tinha Sn de 203xx e achei que devia o fazer... O upgrade correu bem! :) ate fikei com o coraçao nas maos ao ver os pontinnhos a andar devagarinho... especialmente porque no final deu tudo bem, mas dava erro de conexao! assustei-me mas, depois desliguei e voltei a ligar o gps e ja fazia conexao de novo :)

agora so preciso activar o ergos... vamos la a ver o que sai daqui :)

é que por acaso tenho problemas no arranque a frio...

sera que nesta loja me fazem o update se la for? mesmo sem ser cliente? é que pela informaçao do site da a entender isso

Obrigado

edit3: uma boa review deste gps :
http://www.pocketgpsworld.com/bt338.php
 
Última edição:
ainda bem q correu bem :D
pelo que li o terminal fica mais rápido, e não fica pendurado tendo de se fazer um reset... resolve também um problema com temperaturas baixas. quando ao waas, cada um sabe da precisão que precisa... eu prefiro ter o meu activado :D
já agora, só consegui q ele ficasse sempre activado à segunda tentativa... aí sim, qd liguei o GPS Information apareceu logo lá o certo em waas :D
no entanto tenho de ler mais acerca do waas/egnos, pois parece-me que este último ainda era experimental!
 
so mais uma questaozita... :D sorry por roubar este topico ;)

da para usar o gps information no pc? nao o consigo correr. e o sirf demo tb nao me liga ao bt... é estranho, tenho o device paired e com o virtual serial port na porta 5. espero que nao teja avariado :P

edit: ja li o manual do gps information e vi k é preciso o pda. mas o sirf demo devia dar ne?

desactivaste o Static Navigation (SN) ?

edit2: a versao do sirf demo que tava no file de upgrade nao funcionava bem. com a nova versao ja ta a bombar :)


edit3: o meu vem o SN desactivado de origem, por isso vou o manter assim.. quanto ao EGNOS tive a ler que ainda nao é fiavel e ate pode causar nao haver lock por causa disso.por isso fica desactivado tb. valeu a pena pelo fix do cold boot :)

edit3:

ja agora, um pouco ontopic.. tenho umm 6630 c0m este bt e digo ja que mesmo o ecra pequeno vale a pena. os comandos de voz sao bons e simples, calcula rotas rapido e principalmente..desenrasca mt bem! alem de que é uma solucao realmente portatil, ao contrario dakeles kits para os carros...

ideal para geocachers e tb gajos k gostam de andar na estrada.

com o novo mobile7 mapa iberia e um symbian phone, nao ha que pensar 2 vezes ;)
 
Última edição:
como eu uso o gps para andar a pé tb (geocaching e orientação), é obrigatório o SN estar desactivado... senão ele passa-se nas velocidades lentas, e eu não sou o obikwelu :D o WAAS/EGNOS tenho activado pq a diferença na precisão é bastante grande... embora ainda não tenha percebido se isto já bomba na europa ou não... e ainda mais com o galileo em desenvolvimento...

software recomendado quanto a mim: autoroute, tomtom e powernavigation :D

claro que convém no mínimo ter um cartão de 256...

qt ao ecra, acho q dá para ver perfeitamente, quem quer maior é só comprar um pda em 2a mão com bluetooth :D
 
geocacher tb? eu ja fiz companhia a uns colegas..é algo giro :D quanto ao egnos, falas no aumento de precisao..teoricamente seria assim. Mas na pratica, ja o verificaste?


e so mais so um addon.. com mapas como o da alemanha a ocuparem 400 megas, convem um cartaozito de 512Megas pelo menos ;)
 
E bateria do telemóvel? Consome muito o uso do GPS?

Outra questão importante: Não dá para ligar o GlobalSat BT-338 por cabo ao PC?

Uso muito o portatil (q não tem Bluetooth!!) e dava jeito de vez enquando poder usa-lo como GPS.

Com o GlobalSat BT-338 é possivel?
 
Última edição:
sim. pelo menos o meu 6630 dura menos de um dia, se tiver a fazer uma viagem grande de carro. Mas como da para o ligar ao carregador do isqueiro, no problem para mim.
 
exacto... aquilo em termos de bateria é exigente, mas aguenta-se bem :D

o meu 338 vinha na caixa com uma pen bluetooth 2.0 mto pequena, também da globalsat, por isso fiquei com o problema do portátil resolvido!

essa é a vantagem do holux se não estou em erro, pois tem uma porta usb, apesar de a bateria não durar tanto tempo!
 
Tou quase quase a decidir-me por comprar:
- GlobalSat BT338 SIRF Star III Bluetooth GPS
- ORA Memory 512MB Reduced Size Multi Media Card DV (RS MMC)

170 euros finais pela nomatica.

Que dizem? Poderei arranjar melhor ou mais barato?

P.S.: Este é o cartão compactivel com o nokia 6670, certo? Na nomática há 2: Um DV e outro não... Qual é o correcto?
 
Última edição:
Back
Topo