Fórmula de cálculo para PHP

s31s3r

Power Member
Não sou muito bom a matemática mas precisava de ajuda para criar uma fórmula de cálculo para aplicar numa script em php.
Cá vai:

Tenho um número total de seis algarismos seguidos de 1 a 6.
Encontram-se divididos em 3 grupos, cada grupo com 2 algarismos cada (1 a 2, 3 a 4, ...).
Em que grupo pertence o algarismo nº5?

Precisava de uma fórmula para encontar o número do grupo.

Thanks!
 
Divides por dois e arredondas por excesso... não é só isso?
1 : 2 = 0.5. Arredondas e está no grupo 1
2 : 2 = 1. Grupo 1.
3 : 2 = 1.5. Grupo 2
4 : 2 = 2. Idem.
5 : 2 = 2.5. Grupo 3
1000 : 2 = 500. Grupo 500.
1001 : 2 = 500.5. Grupo 501.

PHP:
<?php
echo ceil(0.4);
?>
Deve retornar 1.

Assim, o que tu queres é algo como
PHP:
<?php
$num = 735;
echo "O numero $num está no grupo " . ceil($num / 2) . ".";
?>
 
Última edição:
:rolleyes:Many thanks!!!
Isto é mais um caso de preguicite mental!
è para ficar tipo isto:
PHP:
$index_page = ceil($art_id / $rows_per_page);
 
Exactamente, e é precisamento para caso a divisão retorne um número cuja parte decimal seja menor que 5 que arredondas com o ceil e não com o round :)
Numa divisão por 2 ambos funcionam; já que tens um número de "rows per page" variável, usa sempre o ceil ;)
 
lol....eu nao precebo php logo nao dou codigos...tou no 8º ano, e dou matéria para isso...

Que tal fazeres uma equação ou o m.d.c(máximo divisor comun)? São formas de contrares....isso é uma boa pergunta pos testes
 
Não percebi bem o que querias dizer. Não tens de dizer em PHP; explica matematicamente o que estás a dizer ;) fazes o MDC sobre o quê?
 
Exactamente, e é precisamento para caso a divisão retorne um número cuja parte decimal seja menor que 5 que arredondas com o ceil e não com o round :)
Numa divisão por 2 ambos funcionam; já que tens um número de "rows per page" variável, usa sempre o ceil ;)

Obrigado! Já me adiantaste trabalho..
Existem tantas funções no PHP para satisfazer a nossa imaginação que nem consigo decorá-las a todas!
 
As funções não são para decora-las todas, deves ter sempre o manual e ver se as funções ainda se usam e se não da para optimizar de outra forma.
 
As funções não são para decora-las todas, deves ter sempre o manual e ver se as funções ainda se usam e se não da para optimizar de outra forma.
Ia dizer algo um pouco parecido... as funções não são para tê-las decoradas. O essencial é saber que existem (eu não sabia que existia ceil, floor e round em PHP, mas sabia que existiam noutras linguagens, e depois saltei para o php.net e procurei).
Para além disso, há funções (file_put_contents, por exemplo) que só existem em determinadas versões de PHP (esta só existe a partir do 5, acho eu). Mas a ceil é já das primeiras :P
 
Back
Topo