A arte de bem fotografar

C0C45

Power Member
Boas, como adepto de fotografia acho que devia-mos discutir as varias formas de fotografar. Ao principio questionava-me que métodos utilizar, que tipo de lentes, que aberturas e velocidades.

Pessoalmente utilizo sempre os vari-programs para fotografar quando não tenho o objectivo de ter algo artístico.

Quando vejo algo potencialmente artístico é que utilizo certas opções, passo a citar algumas :

Quando tenciono fotografar retratos utilizo a opção aperture priority e depois aumento a abertura para conseguir uma boa abertura de maneira a desfocar o fundo.

Quando por exemplo tento obter o efeito de rasto de luz utilizo a opção shutter priority e aumento a velocidade do obturador ate conseguir o dito efeito.

Pedia-vos agora para exporem o vosso conhecimento, e os métodos que utilizam.

Abraços
 
Por acaso é uma boa ideia. Existe por aí um tópico sobre dicas e modos manuais, mas a técnica não é um assunto muito comum aqui, é mais "que máquina comprar".

Bem, cada foto é uma foto, e para cada uma delas há milhentas técnicas diferentes. Até porque nem tudo o que é feito "by the book" é o ideal. Por vezes há oportunidade de variar, e devemos aproveitar.

Em retratos deve-se procurar a maior abertura possível até um máximo de 2.8. Mais que isso já vai dar uma profundidade de campo demasiado curta e depois só se consegue focar bem a ponta do nariz. lol
Mas o bokeh não é a única técnica para fazer retratos bons. Podes também usar focos de luz por trás da pessoa, ou mesmo um fundo reflector.
Depois também depende se queres ou não eliminar o máximo de sombras do rosto, etc..
 
Por acaso é uma boa ideia. Existe por aí um tópico sobre dicas e modos manuais, mas a técnica não é um assunto muito comum aqui, é mais "que máquina comprar".
LOLOL


Eu (como já disse noutra thread) uso sempre o modo da abertura, a não ser que queira forçar o tempo de exposição (seja para o arrasto ou para o congelamento). Depois vou brincando com a abertura a ver qual será a mais adequada à imagem que pretendo.
 
Neste dias frios e para tirar fotos em interior tenho de primeiro lavar as mãos com água fria pois, quando toco no foco, a lente embacia. 8| É mais uma manha do que propriamente uma técnica, mas fica aqui a sugestão para quem tem o mesmo problema. :P
 

Mexo no foco (manual) e a lente embacia por causa do calor das mãos que, pelos vistos, passa pelo plástico do anel de foco e chega à lente. Isto só acontece em interiores, com a diferença de calor entre o meu corpo e a objectiva. Lá fora, com as mãos mais frias, tal já não acontece.
 
Back
Topo