[help]Faculdade/ Cursos

Status
Fechado a novas mensagens.

TheRieper

Power Member
Dúvida, qual curso a seguir?

Eu estava com a ideia de seguir para o curso de engenharia informática para ser programador ou até trabalhar com hardware mas o software é que me interessa mais. não há um curso específico ou um politecnico ou até um conjunto de cursos que me dê uma espécie de "equivalência" ao curso de engenharia? é que não me estou a ver a passar no exame de MAT.A. lol

Agradecia que me pudessem dar algumas opiniões e informações^^
Abraço
 
Última edição:
Salvo erro, agora até os Politécnicos exigem >=9.5 a Matemática.

Não existem equivalências para cursos de engenharia, quando isso acontecer, o mundo acaba horas depois :p

Só uma pergunta..., os exames não são só em Junho/Julho? Estás já a pensar que vais chumbar porquê? Não te chega para estudares?

HecKel
 
Opa, simplesmente tu nunca serás engenheiro se não souberes matemática. Por isso trata de aprender e passar matemática porque se não te aguentas no secundário então nunca na vida fazes nada no superior.
 
não, eu referia-me a um curso que dê para seguir programação em vez de tirar o de engenharia:PAté porque já ouvi muita gente a falar nums certificados e tal que até depois ajudam se decidirmos seguir para a universidade porque a dificuldade nem se compara. e penso que posso não passar devido ao facto que MAT. B. É bastante diferente da A.
 
não, eu referia-me a um curso que dê para seguir programação em vez de tirar o de engenharia:PAté porque já ouvi muita gente a falar nums certificados e tal que até depois ajudam se decidirmos seguir para a universidade porque a dificuldade nem se compara. e penso que posso não passar devido ao facto que MAT. B. É bastante diferente da A.

Pelo que vejo nos catálogos dessas escolas, os cursos são caríssimos. Alguns cursos específicos chegam a ter custos superiores a 2 anos no ensino superior.

Depois vem a questão da empregabilidade. Ninguém no seu perfeito juizo contrata um curioso para fazer uma tarefa que precisa dum engenheiro.

Por isso pensa bem nessa coisa. Mais vale ter o mínimo de força de vontade para passar Mat A (não é nada dificil) e ingressar no superior do que querer armar-se em esperto à procura de atalhos. Afinal se um atalho fosse realmente o melhor caminho então não se chamava "atalho" mas sim "o caminho".
 
Bem se nem passas num exame de matemática de secundário aconselho-te a nem sequer pensares em engenharia. Se gostas de manutenção/montagem de hardware tens bastantes sítios para ires fazer tech support, contudo não esperes ordenado muito bom.
 
Eu estive este ano que passou em Eng. Biomédica em Setúbal (curso novo) e agora recandidatei-me para Eng. Informática na FCT-UNL a ver se é desta :P Descobri que apesar de gostar de hardware prefiro software. Quero saber um pouco de hardware mas mais como curiosidade pois o que mexe comigo é software...
 
Tipo eu ate passo nos de B. agora de A não sei porque há coisas que nós não damos. mas se para ser programador é mesmo necessário o curso de engenharia então cá terei que ir eu
 
Nop..., para ser programador não precisas de curso de engenharia. Para seres ENGENHEIRO INFORMÁTICO é que OBVIAMENTE precisas do curso de Engenharia.

Conheço alguns programadores que só têm o 12º ano. Não esperes é grande progressão na carreira..., e não te admires de ao fim de uns anos veres putos a ganharem mais do que tu e a começarem a mandar em ti.

HecKel
 
Nop..., para ser programador não precisas de curso de engenharia. Para seres ENGENHEIRO INFORMÁTICO é que OBVIAMENTE precisas do curso de Engenharia.

Conheço alguns programadores que só têm o 12º ano. Não esperes é grande progressão na carreira..., e não te admires de ao fim de uns anos veres putos a ganharem mais do que tu e a começarem a mandar em ti.

HecKel

Eu por exemplo sou programador e só tenho o 12º ano. Realmente tens razão, daí querer investir em alguns certificados apenas para o cv e para me facilitar na procura de emprego e possivelmente melhorar o ordenado, vamos lá ver. Eu não tive dificuldades em arranjar trabalho, primeira entrevista fiquei logo e tenho noção que agora vai ser mais simples porque já tenho mais experiência profissional, um ex-colega tambem teve logo 4 empresas interessadas nele quando saiu daqui.

Conheço um gajo que só tem o 9º ano e é programador, e por acaso em empresas do top (sonae e sapo) e até ganha fixe.

Como tudo é preciso sorte, claro que se fosse em UK era mais simples... lá parece-me que dão mais valor aos teus conhecimentos do que ao canudo, o que é uma coisa boa.
 
invenste em ti, vende a consola, o telemovel, o cao, e o gato.... e arranja uma ou duas vezes por semana uma explicação de matematica.

aí terás a solução.

ou então, podes sempre passar as tardes a estudar. tb resulta.


cumps
 
Existe sempre o curso de Ciências da Computação.
Isso da mat. B ser muito diferente da mat. A acho que é mais mito que outra coisa...mas prontos :D

Eu sinceramente não acho. Provavelmente em termos de materia necessária para a faculdade é um mito, mas acredito que matemática A desenvolva muito mais a capacidade de raciocinio do aluno.

Eu tive matemática A e pelo que vi dos exames nacionais MATA é muito mais dificil do que MATB. Mas como so tive A posso até estar enganado. Btw, é dificil mas faz-se bem, basta aplicarem-se um bocado. E depois deixa de ser dificil e parece facil :) OK, eu sou suspeito porque matemática sempre foi o meu forte.
 
Tipo eu ate passo nos de B. agora de A não sei porque há coisas que nós não damos. mas se para ser programador é mesmo necessário o curso de engenharia então cá terei que ir eu

Se queres ser engenheiro, e avançar um passo ou vários em direcção da tua independência, então vai, e pensa assim, "já passaram uma data de marmanjos por aqui, isto não deve ser dificil"
Com uma média de 12.5 para o IST então...
 
Basta passar no exame de Mat.A e F.Q. A e entro na F.E.U.P. e as matérias são sim bastante diferentes porque em Mat.A da-se analise de funções muito mais que em B e abrange-se outras áreas que nós não. B é mais a base de cálculos lógicos (polinómios e tal) matemática também foi o meu forte mas no 9º ano vieram probabilidades e a minha prof passava mais tempo a dizer como se dizia o que em japones e perdi totalmente o interesse. O que eu queria mesmo era por exemplo um curso ou um certificado que me desse um estatuto de programador mais "qualificado" (sim, porque o que se pede do canudo é isso, uma simples "certificação porque há quem tenha o canudo e seja caloteiro>.> sem ofensa a nenhum dos presentes mas conheço alguns). Obrigado pela ajuda a todos. se alguém tiver mais conselhos agradeço.

PS: já me meti em explicações à algum tempo já, para prevenir^^

Abraço

**EDIT** Aquilo lá no site da FEUP antes dos nomes das disciplinas tem um número. Um colega meu sisma que aquilo é o código da disciplina, eu tenho medo que seja a nota requerida no exame por 1 razão. o número antes de matemática é 16... lol. alguém sabe de algum site que tenha as notas requeridas para exame X na faculdade Y? eu sei que há sites desses mas não encontrei nenhum.
 
Última edição:
Basta passar no exame de Mat.A e F.Q. A e entro na F.E.U.P. e as matérias são sim bastante diferentes porque em Mat.A da-se analise de funções muito mais que em B e abrange-se outras áreas que nós não. B é mais a base de cálculos lógicos (polinómios e tal) matemática também foi o meu forte mas no 9º ano vieram probabilidades e a minha prof passava mais tempo a dizer como se dizia o que em japones e perdi totalmente o interesse. O que eu queria mesmo era por exemplo um curso ou um certificado que me desse um estatuto de programador mais "qualificado" (sim, porque o que se pede do canudo é isso, uma simples "certificação porque há quem tenha o canudo e seja caloteiro>.> sem ofensa a nenhum dos presentes mas conheço alguns). Obrigado pela ajuda a todos. se alguém tiver mais conselhos agradeço.

PS: já me meti em explicações à algum tempo já, para prevenir^^

Abraço

**EDIT** Aquilo lá no site da FEUP antes dos nomes das disciplinas tem um número. Um colega meu sisma que aquilo é o código da disciplina, eu tenho medo que seja a nota requerida no exame por 1 razão. o número antes de matemática é 16... lol. alguém sabe de algum site que tenha as notas requeridas para exame X na faculdade Y? eu sei que há sites desses mas não encontrei nenhum.

Aquilo é o código da disciplina sim ;) O numero antes de matemática é 16 porque o código da disciplina de matemática e 16. Procura no livro de acesso ao ensino superior que te foi dado ou será (dado não, tens de pagar :lol:).

Na FEUP as notas minimas são 9,5 nos exames das PI's, e 10,0 de nota de candidatura. Queres ir para o MIEIC? Caloiro :004:


EDIT1:
Mas quanto a isso da matemática faz um esforcinho por passares, e sobretudo por aprenderes alguma coisa. E depois na faculdade ainda mais. Não é para desmotivar ninguem, mas eu tive 16 no exame nacional e cheguei à faculdade e reprovei a análise matematica e a complementos de matemática. Dia 14 de Setembro tenho a hipotese de me redimir no exame de recurso xD è por isso que deves começar desde já a perceber matemática. Aquilo não é assim tão dificil se tiveres força de vontade ;) vais ver que depois vai valer a pena o esforço.

EDIT2: Um conselho: visita o fórum exames.org. É excelente para tirar dúvidas desse tipo, e até ficas a aprender umas coisas sobre como funcionam os cursos ;) o meu nick por lá é o mesmo, por isso qualquer coisa força.
 
Última edição:
phew. terei que refazer o exame de f.q. A uma vez que tive 7.0 (apesar da nota ser baixa ainda consegui superar alunos de f.q.A e um colega meu que tirou 3 no exame. lol) e passar no exame de mat.A. sim outra das razões que me pos em duvida se seria o curso adequado para mim com tanta sobrecarga de matemática. Eu até gosto de matemática mas algebra, análise e tal... hehe>.> ou seja.. se seguir o cursou as tantas ainda calhas como meu padrinho. boa... lolXD
E não o livro não me foi dado porque supostamente os cursos tecnológicos, os alunos de melhores médias teriam acesso ao ensino superior. esta nossa ministra muda de ideias muito depressa:/ mas também tenho que ver o lado positivo. já tenho bases em redes, programação, hardware e tudo^^ às tantas até faço exame de português e física e verei qual calha melhorXD. Obrigado pela informação sir. Depois quero-te fazer umas perguntas sobre a universidade se não te importares.

Abraço (desculpem o long post)
 
mas afinal qual e a diferença entre MAT.A e MAT, alem do nivel de dificuldade??? eu vou agora para o 10º e vou ter MAT.B. eu quero fazer universidade em Portugal e depois tentar ir estudar para a Alemanha ou Inglaterra ou ate mesmo os Estados Unidos (quem sabe)
 
Última edição:
Diferenças

Amigo, as diferenças entre MAT A e MAT B estão em que, enquanto eu (tendo MAT A) assisto a 3 blocos de 90 de aulas de MAT tu apenas assistes a 2. Ou seja, a matéria leccionada é totalmente diferente e muito reduzida em MAT B. Por isso, quanto a mim, quem quer entrar para a universidade deve escolher a via Ciências e Tecnologia e não um curso tecnológico. Os tecnológicos são para trabalhar logo ao final do 12.º.

Vá, cumprimentos

P.S.:Vou este ano para o 11.º de Ciências e Tecnologia e sei bem do que falo (também quero ser engenheiro informático pela FEUP)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo