MKV para BluRay, o método fácil.

Glorioso

Power Member
Vou tentar explicar aqui um método simples de criar um BR a partir de um ficheiro MKV HD. O resultado poderá ser para gravar em BluRay, coisa que poucos terão a oportunidade de fazer, ou mais simples e ao alcance de todos, num DVD, criando um BR-5 ou um BR-9, ou seja um AVCHD:

1 - Agarrar no TSMuxer e criar um ficheiro TS, fazer "add" e seleccionar o MKV, seleccionar a faixa de vídeo, clicar em "change level" para 4.1 e Star Muxing. Testar esse ficheiro na PS3 (por stream, disco usb, DVD-RW como quiserem) e ver se tem vídeo, se tiverem passem ao passo 4.

2 - Se no passo anterior a PS3 não ler é porque o vídeo necessita de ser recodificado, vamos usar o MeGui, também usem este método se quiserem acertar o tamanho do ficheiro final para caber no DVD5 ou 9 ou se o ficheiro não for 720p ou 1080p (atenção, tem de ser 1280*720 ou 1920*1080 que são as definições aceites pelo BluRay)

Usem de novo o TSMuxer e criem desta vez, do mesmo modo que o anterior, um ficheiro M2TS, podem usar o MKV mas pode dar problemas e aqui perdem um bocado de tempo que vos pode poupar trabalho e erros.

Primeiro usem o Mediainfo para determinar o tamanho e a duração do filme, apontem esses dados.

De seguida criem um ficheiro .avs no notepad com o seguinte texto:

Código:
DirectShowSource("C:\video.m2ts",fps=23.9759856527702,audio=false)
Substituem o "C:\video.m2ts pelo vosso vídeo criado no TSMuxer.

Se o ficheiro tiver o tamanho correcto basta isto, se não acrescentem a seguinte linha para fazer resize:

Código:
Lanczos4Resize(1280,720)
Se o ficheiro não for num formato compatível, 720p ou 1080p temos de adicionar uma moldura preta para o tornar compatível, assim em vez da linha acima vamos juntar outra, imaginem que o vídeo era 1280*528, 720-528=192, e 192/2=96, que quer dizer que temos de adicionar 96 linhas em cima e em baixo do vídeo. Cada caso é um caso e basta fazer estas contas, neste caso juntaríamos a seguinte linha:
Código:
addborders(0,96,0,96)
Grave o ficheiro com o nome que entenderem com a extenção .avs.

3 - MEGui, primeiro carreguem os Profiles BluRay no Import Profiles e abaram o AVS que criaram e no file output seleccionem RAWAVC e no Video Profile o SA-Blu-ray

De seguida vamos usar o Bitrate Calculator da Bincosoft com os dados que apontaram no ponto dois coloquem a duração do filme (somem 10 minutos por segurança) e o bitrate do audio (630 para AC3 ou 1536 para DTS), se forem usar legendas adicionem 2 minutos por legenda, e se forem usar mais que uma faixa de audio somem os bitrates (ex uma faixa de AC3 e outra em DTS 630+1536=2166) e escolham que média vão usar, DVD5 ou 9 (ou então 25gb para um BluRay) e apontem o bitrate máximo que o programa determina.

Com esses dados vamos abrir o "Config" do Video Profile do MEGui e colocar esse bitrate na configuração, devem lá ter 8000, se vão usar DVD9 deverão ter um valor superior se for DVD5 terão um valor inferior.

De seguida façam enqueue e na segunda tab façam Start, dependendo da vossa máquina poderam ter um tempo de espera demorado.

4 - Com o TSMuxer de novo usem o ficheiro que criaram anteriormente (ou se não tiver sido necessário ou MKV original) e seleccionem as streams que querem, vídeio, audio(s) e legendas (as legendas vou explicar depois), se estão a usar o MKV original não esquecer de fazer o Change Level para 4.1, seleccionem o Create Blu-Ray disk (podem mudar o tamanho dos ca+itulos, de origem são 5 minutos) e start muxing. Vão ter agora criadas duas pastas, uma BDVM e uma Certificate.

5 - Com o Nero criem um disco UDF, na tab UDF escolham "Manula Settings" e File System Version 2.5 e "new".

Adicionem as pastas criadas pelo TSMuxer e gravem, deverão ter agora um disco que a PS3 (ou outro leitor blu-ray compativel) irá reconhecer como sendo um AVCHD


Legendas: Podem usar legendas mas estas devem estar em formato SUP, criadas com um programa chamado SUPRead que actualmente só cria legendas para 1080p e não reconhece caracteres Portugueses, a próxima versão já deverá ter estes problemas resolvidos e darei noticias.

Bem, parece trabalhoso mas é muito fácil, o processo do MEGui poderá ser demorado por causa do processador, mas se estiverem a usar por exemplo episódios em HD os passos 2 e 3 deverão ser desnecessários. Testem e coloquem aqui as vossas experiências.

Este tutorial é baseado em trabalhos do Jamos e do XolocoTuxmaster's que tem o seu trabalho nos fóruns do Doom9.
 
Muito bem, sim senhor boa explicação. Bom trabalho!


Já agora uma duvida, já sei que me vão dizer que o hd-dvd acabou mas, este método tambem é possivel para criar hd-dvd's para serem lidos em qualquer hd-dvd???
 
Muito bem, sim senhor boa explicação. Bom trabalho!


Já agora uma duvida, já sei que me vão dizer que o hd-dvd acabou mas, este método tambem é possivel para criar hd-dvd's para serem lidos em qualquer hd-dvd???

O método não é o mesmo certamente e não sei se será assim tão fácil, não sei mesmo. Apesar de estar a pensar comprar um leitor de hd-dvd para a 360.
 
porreiro isto. Se bem que só tem como interesse ler na PS3 ou um leitor blu-ray, mas como são poucos que tem isso :007:

O que tentei a uns tempos foi o contrário, mas sem sucesso :(
 
Por acaso ainda agora estava por aqui entretido a tentar converter um mkv q por aqui tinha para em casa testar o gpu tal como disseste :) Mas se isto é o "metodo fácil" nem quero imaginar como e' o dificil...

Ha por aqui algumas dúvidas... tipo o mkv q tenho tem a resolução de 852*720, mas ao abrir no media player ele tem uma imagem 16:9... é um sample do matrix... o q fazer nestas situações? resize ou addborders mas laterais?

Outra cena.. a nível de audio... os leitores de br so aceitam AC3 ou DTS? Tenho q por mesmo mais de meio megabit (630kb/s)para o audio?

Por fim, n ha nada que possa substituir o nero?

Ultima questão... Quanto tempo demora, em média a criar um BR-5 para um filme completo?


Muito obrigado!
 
tipo o mkv q tenho tem a resolução de 852*720
Bem, esse formato é novo, o BR tem restrições rígidas de formatos, mas esse formato não é mesmo um 19:9, o média info é isso que te diz? Se assim for faz add borders mas na lateral com a mesma fórmula (continua a achar isso estranho...

Outra cena.. a nível de audio... os leitores de br so aceitam AC3 ou DTS? Tenho q por mesmo mais de meio megabit (630kb/s)para o audio?

Foram exemplos para os formatos mais habituais, usas o bitrate do audio que tiveres (se for daqueles estranhos estilo oggvorvis tens de converter)

Por fim, n ha nada que possa substituir o nero?

Haver há, mas eu uso o nero... mas noutro com o UDF file system 2.5 deve dar o mesmo resultado.

Ultima questão... Quanto tempo demora, em média a criar um BR-5 para um filme completo?

Essa é a pergunta difícil, o passo demorado é o do MEGui, no mel Portátil Dual Core 1.8 demorou 14 horas, mas se não tiveres de usar o MEGui é coisa para demorar 15 minutos.
Mas se isto é o "metodo fácil" nem quero imaginar como e' o dificil...

Os métodos mais difíceis usam programas comerciais, Scenarist, DVDit, etc, que tem mais possibilidades mas são mais complicados de se trabalhar, além de serem caros. O novo PowerProducer da Cyberlink promete facilitar estes processo mas ainda não conheço ninguém que o tenha testado.

Façam as vossas experiências (de preferência com ficheiros "normais") e coloquem aqui os resultados.
 
Já tentei usar este metodo mas quando chego ao passo 4 a opção "Create Blur-Ray" não está disponinivel, paenas posso usar as duas primeiras.
E já agora, como faço para colocar 4 eps de 1,11 gigas cada num dvd-5? Se ao menos o file .ts ficasse com o mesmo tamanho dos mkvs.
 
Bem, esse formato é novo, o BR tem restrições rígidas de formatos, mas esse formato não é mesmo um 19:9, o média info é isso que te diz? Se assim for faz add borders mas na lateral com a mesma fórmula (continua a achar isso estranho...


A resolução é esta:

852x720 @ A.R.1.775
1280x720 (Anamorphic)

Da a ideia q ele faz um resize marado que torna o filme 16:9, pq abra eu em q player for ele tem sempre um aspect ratio 16:9...

Tenho q fazer testes...
 
Já tentei usar este metodo mas quando chego ao passo 4 a opção "Create Blur-Ray" não está disponinivel, paenas posso usar as duas primeiras.
E já agora, como faço para colocar 4 eps de 1,11 gigas cada num dvd-5? Se ao menos o file .ts ficasse com o mesmo tamanho dos mkvs.

Qual é a fonte? É um MKV? Que vídeo e som tens?


A resolução é esta:

852x720 @ A.R.1.775
1280x720 (Anamorphic)

Fric, estou a sacar essa sample para testar
 
Qual é a fonte? É um MKV? Que vídeo e som tens?

Era o episódio mais recente de Lost, som 5.1 e imagem 1280x720. Depois de fazer a conversão inicial mudei o file .ts para a pasta de partilha do TVersity para ver se dava na PS3, esqueci-me de mudar o ficheiro meta, se calhar foi por isso.
Como é que se converte legendas srt. para .sup e como é que se juntam ao video?
 
Era o episódio mais recente de Lost, som 5.1 e imagem 1280x720. Depois de fazer a conversão inicial mudei o file .ts para a pasta de partilha do TVersity para ver se dava na PS3, esqueci-me de mudar o ficheiro meta, se calhar foi por isso.
Como é que se converte legendas srt. para .sup e como é que se juntam ao video?

Jo, as legendas ainda não encontrei método para as fazer em 720p, o método com o SUPRead só exporta em 1080p e não reconhece caracteres especiais Portugueses. Em relação à tua questão inicial não podes usar o TS, nesse caso usa o MKV original ou então o m2ts. Mas para episódios o método mais fácil é o MKV2VOB, cola as legendas e tudo. Se prescindires das legendas usas o método do TSMuxer e crias um ficheiro TS, é a maneira mais rápida.

Os episódios acho que está no topo da "to do list" dos criadores do TSMuxer, criar um menu simples para poderes juntar vários vídeos.
 
Back
Topo