[WIN VISTA] Eu (Administrador único do computador) tenho inumeras restrições?

DJ Drum`n

Power Member
Olá pessoal,

Pois é, ao que parece, nem o ÚNICO administrador deste computador pode aceder-lhe! A user administrador pelos vistos nem existe porque no modo de segurança não posso entrar como tal e não tenho mais conta nenhuma a não ser a minha!

Estou a falar do Windows Vista. Eu já o ando a usra há alguns meses, entretanto o Norton deixou de funcionar e estive 1 mês ou assim sem anti-virus. Mas sempre tudo bem, até porque eu não me considero nenhum leigo neste campo e tenho sempre muito cuidado. Contudo, todo o cuidado é pouco quando se anda sem anti-virus pela net!

Como tal, decidi-me então por instalar um outro Norton, uma versão não propriamente recente mas que servia muito bem e era a que tinha, por acaso era propria para Vista. Instalei o primeiro e deu-me um erro no fim da instalação. Tentei desinstalar e não tive sucesso, tentei então reinstalar por cima e fiquei com 2 Norton iguais (hon?!?!) não podendo usar nenhum pois quando tento iniciar algum deles, pura e simplesmente nada acontece.

Mas que todo os meus problemas fossem esse!

Um dia destes tirei umas (supostas) drivers da net para o meu scanner e fiquei com restrições de acesso a TODAS as pastas de TODOS os programas :eek:!!!

Pois é... nem iniciar o simples IE podia pois dizia-me que não conseguia carregar os ficheiros por falta de direitos de acesso à pasta. E o mesmo acontecia em todos os programas. Uns dava apenas erro, outros dizia o porquê do erro, enfim...

Nisto decidi fazer o restauro do sistema para 1 dia antes. Deu resultado e fiquei a conseguir aceder a (quase) todos os programas.

O office fez "birra" e foi dos poucos que se decidiu a não funcionar. Assim como o NTI CD&DVD Maker 7 que veio com o computador, também se lembrou de deixar de funcionar devido a um erro no ficheiro "Cdrw32.bdb" o qual, após uma (muito rápida) pesquisa, reparei que era um erro que acontecia quando se trocava de gravador ou quando se actualizava o SO. Estranho... nem actualizei o SO nem alterei o leitor, mas mesmo assim fiz download do ficheiro e substitui pelo que tinha. Nada! Dá exactamente o mesmo erro!

Bom, mas eu estive a fazer esta enorme conversa toda e a explicar tudo porquê? Para que eu possa agora dizer o que se está realmente a passar!


O problema mesmo que tenho é:
Não estou a conseguir alterar os direitos de acessos a pastas no Vista!!! Já consegui anteriormente e agora pura e simplesmente não posso! Nem em modo de segurança nem em modo normal! Sou literalmente proibido pelo meu proprio computador/SO de lhe mexer! Agora não consigo, por exemplo, deinstalar o Office para o reinstalar (para que páre de me dar erros e pedir a senha) e não consigo por vezes instalar certos programas e/ou deinstalar outros.

Alguém já teve este tipo de erros? Há algum comando que se possa inserir no DOS para alterar isto? Ou algo que se possa alterar nos registos!? Qualquer coisa... há possibilidade de alterar esta situação? É isto algum virus?

Preciso mesmo de ajuda ou então ainda tenho de ir à loja com isto... coisa que não queria! E também não quero estar a reinstalar o SO porque ele ainda nem 6 meses tem.

Cumprimentos,
Pedro Lima
 
Boas,
solução rápida?
Cria um novo utilizador, done..


Explicações:
O Vista não tem nenhuma conta completamente Administrativa..
Tudo tem a ver com o UAC, e como está, se ninguém lhe mexer indevidamente está perfeito.

Há o utilizador normal que somos nós, que temos mais ou menos permissões consoante se somos utilizadores normais ou administradores.

Na realidade os administradores podem fazer TUDO, na pratica isto não é possível OOB (out of the box) porque está barrado.

Depois tens o System, é um utilizador especial que já existia no Windows XP, e serve basicamente para lançar programas dedicados ao sistema, desde drivers até serviços. Tais aplicações encontram se neste utilizador pelo simples facto que estão barrados a utilizadores com menos experiencia tentarem fecha los, e levar a panic errors, que é como quem diz BSODs..

Tens então o novo serviço do Windows Vista, o serviço que tem acesso a todas as pastas, mas é dependente de todos os anteriores.. é o administrador/utilizador que lhe dá permissões de actuar, é o system que o deixa, ou não, actuar..

Sempre que um programa pede autorização para correr é na realidade o Trusted Installer a pedir para actuar.

Problema 1: Sem o UAC o trusted installer torna se fantasma, mas está lá, e baralha as dependências todas... como tal para alterar agora alguma coisa numa pasta temos de despromover o Trusted Installer... como? Propriedades da pasta/ficheiro/serviço -> Segurança -> Avançadas -> Proprietário, e aqui definimos o utilizador que vai ter mais credenciais sobre este objecto, neste caso vamos querer ser nós..

Para efeitos de alterações do sistema (nos ficheiros, não confundir com o utilizador System), quando o UAC está desligado, temos de ganhar estas credenciais.

Porém não está completo.. após ganhar estas credenciais, temos de ganhar privilégios, e para isso vamos a Propriedades do objecto -> Segurança, e no painel superior desse separador vamos dar controlo total aos Administradores... podemos também dar ao System e utilizadores se formos o unico utilizador do PC..

Nas ferramentas administrativas no serviço "Gestão de computador" podemos aceder a informações importantes sobre isto e outras coisas, podes lá dar uma saltada, e googlares sobre isto.. não é complicado, mas precisa de uns conhecimentos de background ;)

para já, como te disse é criares um novo utilizador
 
Boas,
solução rápida?
Cria um novo utilizador, done..

Olá,

Eu agradeço desde já a ajuda e, por acaso, criar um novo utilizador foi algo que tentei logo inicialmente fazer!

Contudo, voltei agora a tentar novamente e isto ao tentar entrar com o outro utilizador criado diz-me que o serviço de utilizadores, ou algo do género, falhou ao iniciar.

Se houver outras possibilidades... força! :P

Cumprimentos,
Pedro Lima
 
pois.. então as alterações que fizes te já tiveram efeito sobre todos os utilizadores..

se souberes que pastas tiraste/deste/alteraste privilégios ou dependências volta a por como estava.. se não penso que a reinstalação será o caminho mais fácil.. :S
 
pois.. então as alterações que fizes te já tiveram efeito sobre todos os utilizadores..

se souberes que pastas tiraste/deste/alteraste privilégios ou dependências volta a por como estava.. se não penso que a reinstalação será o caminho mais fácil.. :S

Pois, cenas maradas... Para teres uma noção - o meu vista já veio instalado - e nem sequer consigo modificar o botão hibernar do menu inicar para encerrar. Enfim, c'est la vie.
 
pois.. então as alterações que fizes te já tiveram efeito sobre todos os utilizadores..

se souberes que pastas tiraste/deste/alteraste privilégios ou dependências volta a por como estava.. se não penso que a reinstalação será o caminho mais fácil.. :S

Pois... este é mesmo o problema. É que isto começou a acontecer-me subitamente sem que eu tenha feito nada! Começo a dar um bocado em doido pois parece-me impossível como é que o próprio DONO de um computador tem limitações para mexer no mesmo!

Mas o pessoal da Microsoft pensa que só crianças é que vão trabalhar com o Vista? É que com tanta restrição esqueceram-se secalhar de algumas pessoas, não?

Agora não estou a conseguir iniciar certos programas outra vez. O 3DS Mas 2008 já não inicia, diz que não tem privilégios para aceder à pasta! Vou à pasta para definir autorizações e isto não me deixa, diz que EU próprio não tenho privilégios para tal! Hon?!?!?!

Como é que isto pode ser possível? Nem consigo definir os acessos a pastas nem nada... se um user está restrito tem de ficar restrito porque eu não posso definir nada... bonito...

E agora também não posso reinstalar o SO porque não tenho nenhum CD e vai ser dificil de arranjar esta versão exacta do Vista para que depois eu possa instalar e usar o meu Serial.

Aiiii que paciência...

Cumprimentos,
Pedro Lima
 
Pois... este é mesmo o problema. É que isto começou a acontecer-me subitamente sem que eu tenha feito nada! Começo a dar um bocado em doido pois parece-me impossível como é que o próprio DONO de um computador tem limitações para mexer no mesmo!

Mas o pessoal da Microsoft pensa que só crianças é que vão trabalhar com o Vista? É que com tanta restrição esqueceram-se secalhar de algumas pessoas, não?

Agora não estou a conseguir iniciar certos programas outra vez. O 3DS Mas 2008 já não inicia, diz que não tem privilégios para aceder à pasta! Vou à pasta para definir autorizações e isto não me deixa, diz que EU próprio não tenho privilégios para tal! Hon?!?!?!

Como é que isto pode ser possível? Nem consigo definir os acessos a pastas nem nada... se um user está restrito tem de ficar restrito porque eu não posso definir nada... bonito...

E agora também não posso reinstalar o SO porque não tenho nenhum CD e vai ser dificil de arranjar esta versão exacta do Vista para que depois eu possa instalar e usar o meu Serial.

Aiiii que paciência...

Cumprimentos,
Pedro Lima

Talvez esta já seja velhinha, mas não conheces ninguem que tenha o dvd do windows vista? Não tem que ser o teu, pois vêm lá todos. Por exemplo em dvd de 32 bit vêm todas as versões, e no de 64 bit a mesma coisa. Assim só terias de fazer uma instalação limpinha. Eu cá ainda não o fiz por causa de não conhecer ninguem que o tenha.
 
Talvez esta já seja velhinha, mas não conheces ninguem que tenha o dvd do windows vista? Não tem que ser o teu, pois vêm lá todos. Por exemplo em dvd de 32 bit vêm todas as versões, e no de 64 bit a mesma coisa. Assim só terias de fazer uma instalação limpinha. Eu cá ainda não o fiz por causa de não conhecer ninguem que o tenha.

Hum... obrigado. Dessa não sabia.

Mas o problema é que eu não queria mesmo estar a instalar tudo de novo. Essa é a opção mais fácil e a pior no meu caso!

Eu por norma tento sempre resolver os problemas sem recorrer à opção do desespero (é assim que lhe chamo) que é a reinstalação/formatação.

Em todo o caso vou continuar a investigar se consigo achar alguma coisa porque isto não é mesmo nada normal e algo se passa.

Não estou, sequer, a conseguir iniciar um outro utilizador que eu tenha criado e há algo de muito estranho aqui!

Obrigado pelas tentativas de qualquer das formas.

Cumprimentos,
Pedro Lima
 
O objectivo é essa conta não estar activa pelo simples facto que nem todos os utilizadores têm o nivel de conhecimento para "brincar" ai.. aliás essa conta está escondida (por isso disse que o Vista não tem nenhuma conta completamente administrativa) de propósito.. se não qual era o objectivo do UAC :)
 
mais uma vez, estás enganado :p

http://www.maximumpcguides.com/logon-windows-vista-as-administrator/

Esse comando activa a conta de super administrador, ou seja, não precisas de desligar o uac sequer que os pop ups do mesmo não irão aparecer.

essa conta super adm não é assim tão super. vejamos este caso: como adm que sou no computador (windows vista já pré-instalado) não consigo mudar o botão hibernar menu iniciar para encerrar. Fazendo uso dessa super conta continuo a não conseguir. Não é assim tão super como querem parecer. Se a ideia é fazer disso uma espécie de root (Linux) não foram bem sucedidos.
 
Eu sei, só disse aquilo porque disseste "não tem nenhuma conta" mas deu para perceber que era para explicar melhor e não criar confusão. Já sabes, pra próxima usar aspas. :)



Não é botão de hibernar mas sim de Suspender. e é estranho não mudar aí porque aqui não houve problemas.

Hibernar ou suspender. Vai-me dar ao mesmo. Não utilizo lol. Mas obrigado pela correcção. Isso de não haver problemas com uns e haver com outros já é uma constante da Microsoft. :)
 
mais uma vez, estás enganado :p

http://www.maximumpcguides.com/logon-windows-vista-as-administrator/

Esse comando activa a conta de super administrador, ou seja, não precisas de desligar o uac sequer que os pop ups do mesmo não irão aparecer.

Eu agradeço-te a tua ajuda, mas esta tal conta "super administrador" é uma super treta.

Consegui fazer básicamente a mesma coisa que fazia com a minha conta, ou seja, não consegui definir os acessos às pastas e há muitos programas que ainda presistem (mesmo no modo administrador) em não iniciar pois diz que não há permissões para aceder à pasta e aos ficheiros! :(

Isto é mesmo, mesmo frustrante! Começo a ficar tão frustrado com este Vista...

Acho que não comprei nenhuma versão tipo "Vista Kids" nem nada do género. Isto é de deixar alguém realmente frustrado com tanta restrição!!!

Que mais posso eu fazer? É que nem sequer o anti-virus trabalha! Já para não falar que instalar e desinstalar coisas também não vale a pena, pois não tenho permissões! :005:

Cumprimentos,
Pedro Lima
 
Tenho uma conta de Administrador "normal" e consigo alterar as funções desses botões (quando comprei o pc, este já tinha o windows instalado).

cumps
 
o problema dos botões tem a ver com uma definição na registry, tal como a side bar.. sinceramente não sei qual é de cor.. só googlando agora..

isso prende se com o facto de ser pcs com SOs pre instalados.. ou estou enganado?
 
o problema dos botões tem a ver com uma definição na registry, tal como a side bar.. sinceramente não sei qual é de cor.. só googlando agora..

isso prende se com o facto de ser pcs com SOs pre instalados.. ou estou enganado?

acho que não. há quem tenha o SO pré-instalado e conseguem mudar. o que é curioso...
 
romani48, ele ja o fez.

Sinceramente a única solução que vejo é o format com um dvd do vista sem "lixo". :(

Nah... isto tem de ir lá de outra forma! Ou não me chame eu Pedro Lima! :rolleyes:

Eu vou (consoante tiver tempo) tentanto outras coisas, depois digo se consegui ou não!

Cumprimentos,
Pedro Lima

PS: Entretanto podem sempre ir enviando mais sugestões.
 
Boas pessoal,

A informática tem coisas que ninguém entende!

Eu não fiz NADA... na sexta-feira cheguei a casa, já pronto para formatar a máquina, com todos os back-ups feitos, quando liguei o portatil... estava perfeito!

Até agora, nunca mais voltou a dar os mesmos problemas.

Mas ainda bem! Embora gostasse de perceber o porquê daquilo ter acontecido.

Obrigado a todos os que me ajudaram.

Cumprimentos,
Pedro Lima
 
Back
Topo