Folding para apresentação de português [CONLUIDO, DIVULGUEM, TÁ AQUI O LINK!]

The WolfMan

1st Folding then Sex
Bem, nas minhas aulas de português, todos os períodos fazemos uma apresentação oral. Eu estava a pensar em falar no Folding@Home.

A historia é a seguinte: Uma vez na aula de F.Q. a minha stôra pôs-se para lá a falar se o homem reduzir o consumo de energia blá blá. Eu disse que era impossível o homem reduzir os consumos energéticos, o homem tinha de os aproveitar. A stôra disse: ''-Então explica lá.'' Então eu comecei a dizer que por exemplo, que quem tem o computador muito tempo ligado por dia a fazer downloads da internet, pode participar em programas de computação distribuída (...)(depois virei-me para o folding@home) e podemos a descobrir curas para doenças... E ela começou a gozar comigo a dizer que eu deixei a cabeça em casa a ajudar o pc a descobrir a cura para doenças >(.

Com isto, muitos não perceberam e alguns só lá chegaram porque eu lhes mostrei o site. Agora que tenho oportunidade, quero fazer uma apresentação sobre o Folding@Home e quem sabe, recrutar alguns membros para a nossa equipa :D.

Tenho algumas duvidas no enrolamento de proteínas. O que eu percebo é o seguinte: ''-As proteinas dobram-se/enrolam-se (em inglês ''fold''). Podem-se dobrar em muitas maneiras e se dobrarem de uma maneira errada, ficamos doentes.'' Logo aqui fico com duvidas/receio, porque uma pessoa pode pensar ''-Ai, a proteínas do bife do meu almoço dobraram-se mal, vou ficar doente!'' -.- Muitas pessoas da minha turma, são capazes de pensar assim. Podem-me ajudar neste ponto e explicar isto de uma maneira mais cientifica?

Depois, no 1º Periodo, um colega meu falou na reciclagem. O meu stôr no fim disse: ''-Jovem, o que é que eu ganho com isso? Eu vou estar a reciclar para os outos andarem a ganhar dinheiro?''

Eu estava a pensar em responder a isto assim (se ele me perguntar): ''-Eu agora pergunto-lhe o que é que o stôr ganha em dar sangue, ou em dar roupas velhas aos pobres? Nos somos uma sociedade e as nossas acções tem de ter algum pingo de responsabilidade para com os outros e com o ambiente. Não podemos ser egoístas ao ponto de tudo o que fazemos ter algum interesse para nós. Eu dei a ética kanteana a filosofia...''

O que acham? O que mudavam?

Obrigado. Ainda pensei em por isto no geral, mas como é sobre este tema...

LINK
 
Última edição pelo moderador:
Quanto nos referimos a proteinas nomeadamente no folding não estamos a falar das proteinas que encontras no bife, pelo menos segundo o meu ponto de vista.

Proteinas do bife--> pertencem ao grupo dos minerais, vitaminas so on.

Proteinas referidas no folding -->

As Proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (de 5.000 a 1.000.000 ou mais unidades de massa atómica), sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas. Uma proteína é um conjunto de 100 ou mais aminoácidos, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos.
Fonte

Pelo menos penso ser isto, contudo se calhar as "proteinas" são as mesmas :D

Quanto á resposta se o teu professor perguntar isso eu respondia-lhe

"Se tem alguem na família ou mesmo chegado, algum amigo ou conhecido com uma doença que teve a sua origem no enrolamento incorrecto das proteínas, sendo os mais conhecidos, Alzheimer, Parkinson, entre outros, sabe que eles para controlar o "avançar" da doença devem tomar medicação, medicação essa que não caiu do céu por obra e graça do espírito santo.

Foi através da pesquisa feita por cientistas, e investigadores, e o Folding@home é isso mesmo, o estudo de como criar medicação que ajude a retardar os efeitos negativos de tais doenças e quem sabe daqui a uns anos a cura para a mesma?

Quando e caso tenha o azar de algum familiar precisar ou mesmo o professor, não gostaria de pensar que contribuiu para que aquela nova medicação "revolucionaria" que saiu á uns meses/dias para essa doença, saiu porque você, ajudou?

Porque se todos nesta sala, neste pais, ou mesmo no mundo fossem a pensar como o Professor "E o que é que eu tenho a ver com isso?" então não havia qualquer tipo de avanços."


Fica a vontade para usar o texto, se quiseres claro, podendo alterar ao teu bom gosto.
 
Muito obrigado, se não te importares, para o texto, vou usar essas palavras. Cheira-me que vou fazer uma boa apresentação, vou ter é de ter cuidado nos estrangeirismos...

EDIT: Segundo o que vejo na PS3, o folding é realizado em paises como o Canadá, E.U.A., Norte da Europa e Japão. Com baze nisso, posso dizer que o folding é realizado em paises ''desenvolvidos''?
 
Última edição:
Não só.

O folding realiza-se em TODO o mundo, onde existe um computador e uma ligação á internet existe pelo menos um "foldador".

Esses paises são os que mais contribuem devido ao rapido desenvolvimento socio-economico, o que faz com que a tecnologia nesses paises seja mais concentrada na população em geral que se encontra bastante concentrada.
 
Eu também tenho dificuldades em tentar explicar o que é o folding..

a maioria das pessoas dizem "..desenvolver proteínas, o que tem a ver um pc com desenvolver moléculas??" e depois devem pensar que eu sou maluco.. lolol
 
Eu também tenho dificuldades em tentar explicar o que é o folding..

a maioria das pessoas dizem "..desenvolver proteínas, o que tem a ver um pc com desenvolver moléculas??" e depois devem pensar que eu sou maluco.. lolol
Pois, ainda hoje estava a falar com o tubailao na aula de inglês sobre isto e ele disse que eu era estúpido, qula era a piada de ver bolinhas blá blá, isto não serve para nada... -.-
Quando ia a dizer-lhe aquilo que o amjpereira disse, a stora mudou-me de lugar :lol:

Podem-me dizer mais motivo para se foldar? A minha escola, é que se participasse, era uma grande máquina para o projecto. Tem entre 40 a 50 computadores que passam o dia inteiro LIGADOS para os professores fazerem o sumário... -.-
 
A sociedade pensa que somos uns malucos e estamos a ser enganados...:sad: (mesmo assim quem faz isto é por gosto, logo não se cansa:))

LOLOLOL
 
Última edição:
Quanto nos referimos a proteinas nomeadamente no folding não estamos a falar das proteinas que encontras no bife, pelo menos segundo o meu ponto de vista.

Proteinas do bife--> pertencem ao grupo dos minerais, vitaminas so on.

Proteinas referidas no folding -->

Fonte

Pelo menos penso ser isto, contudo se calhar as "proteinas" são as mesmas :D
Mesmo ao lado... :D

Proteínas são sempre proteínas e NADA têm a ver com vitaminas e minerais, são coisas completamente diferentes.
 
Proteinas do bife--> pertencem ao grupo dos minerais, vitaminas so on.

Não...

Todas as proteínas são compostos orgânicos.

Sais minerais são constituídos por iões. Uma proteína não é constituída por iões (as ligações entre os átomos são covalentes e não iónicas).

Acho que todas as vitaminas são compostos orgânicos também.


Eu também tenho dificuldades em tentar explicar o que é o folding..

a maioria das pessoas dizem "..desenvolver proteínas, o que tem a ver um pc com desenvolver moléculas??" e depois devem pensar que eu sou maluco.. lolol

Se quiseres passar por sabichão dizes isto:
"O Folding calcula energias potenciais dos átomos nas proteínas para prever as suas localizações ao fim de certo intervalo de tempo de interacção. Assim pode-se saber a forma da proteína no fim do seu enrolamento - folding. Sabendo os factores que impedem o correcto enrolamento, pretende-se desenvolver substâncias que o corrijam." :cool:

Mas diz assim muuito rápido :lol:

Bom, a mim já me responderam, depois de eu explicar, "Ah, eu no meu PC só tenho aquilo que é importante" :eek: (Office, IE, Messenger e spyware à bruta :sad:) e houve uma pessoa que, por se enviar e receber trabalho, estava com receio que lhe acedessem directamente aos dados do PC :shifteye: (que enfim, não ficam muito à frente da pessoa anteriormente referida :o).
 
Bem, já tenho muita informação, mas a informação é tanta que só me apetece começar a falar :lol: Como acham que devia começar? Podem-me fazer ai um esquema? Outra coisa, na minha turma, a que eu falei disto, dizem que é a coisa mais estúpida e que não faz nada. Tentei seguir um link para ver resultados já obtidos, mas não encontrei nada. Podem-me dizer o que é que já se consegui com o folding? Tou ansioso com o trabalho, msa ao mesmo tempo desiludido porque todas acham isto estúpido. Ainda agora a falar com o tubailao na net, só me apeteceu dar-lhe porrada. Enfim...
 
Tenho uma dúvida, sobre com isto funciona no nosso organismo. Podem-me ajudar. Para já escrevi assim: ''Alem de células, somos constituídos por proteínas. As Proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (de 5.000 a 1.000.000 ou mais unidades de massa atómica), sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas. Uma proteína é um conjunto de 100 ou mais aminoácidos, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos. Para desempenharem as suas diversas funções, enrolam-se em muitas formas. Por exemplo, os nossos anticorpos (glóbulos brancos), são uma proteína. Para ela conseguir eliminar os corpos estranhos/maliciosos, essa proteína, enrola-se de múltiplas formas consoante o corpo estranho de modo a eliminá-lo. Se esse enrolamento não for correcto, origina-se uma doença. O objectivo deste projecto é tentar perceber melhor este enrolamento e...'' AQUI FALTA-ME UMA PALAVRA! Podem-me ajudar?

Bem, a minha mãe achou que o melhor era pôr-me na explicação a tudo menos inglês, então, a minha explicadora perguntou-me se não existe outro termo sem ser enrolar? E o meu stôr não gosta de estrangeirismos, como é que eu começo? ''Folding@Home que significa Enrolar em casa?'' Uma coisa é certa, assim atraio o publico :lol:

A minhe explicadora também, disse que eu podia fazer uns panfletos, o Porrtugal@Folding não tem nenhuns? :D
 
Lolol

em vez de enrolamento podes escrever adquirir a conformação correcta..(ocorre um processo bastante complexo mas tas com sorte.. n me vou extender nele..:P)
É dps explicas que essa conformação consiste num enrolamento ou dobramento..se ainda quiseres desenvolver mais fala em chaperonas e chaperoninas..

Cumps
 
Ola

Conformação proteica..realizada por chaperoninas e chaperonas nas células

Cumps
Ou seja, as células são compostas por proteinas e este enrolamento/conformação proteica ocorre no seu interior? Para o ano, peço a minha mãe me comprar livros de biologia geologia 10 ano para estudar nos tempos livres :lol: Sou muito curioso...

E panfletos, ninguém arranja nada? É que eu não tenho geito para os fazer... Vou falar com o Metro.
 
Tenho um desdobrável meio feito mas nunca mais lhe peguei.
Queria mudar o site todo. Estamos à espera que o Drupal 6 fique no ponto.

Muitas ideias pouca mão de obra e pouco tempo :(
 
Back
Topo