win xp ou win 2000?

boas
tenho instalado no celeron 500,250megas ram o win XP Profiss.a perfomance/estabilidade é razoavel,acho que nao me posso queixar muito.arranjei no entanto o win 2000 profissional.será que compensa mudar do xp para o 2000?dizem-me que posso ter um ganho significativo de perfomance,verdade?
tks in advance
 
Ganhas numas, perdes noutras...

No Geral, estavas a andar para trás...

Deixa estar como está! (A diferença de performance também não é assim tanta... )
 
Performance tens sempre alguma, mas uma coisa é garantida tens mais estabilidade com o windows 2000 do que com o windows XP.
 
A minha opinião e' suspeita (nao confio no xp desde q ele saiu) mas dou-a na mesma, larga o Xp e vai para o win2k pro.

Alem de mais leve e' mais estavel, alem de que as coisas que perderias (como o kazuza diz) podem ser perfeitamente colmatadas com service packs e software...

Tou-me a lembrar por exemplo que o media player do xp e' melhor que o do w2k pro, o mesmo se passa com o messanger, mas nao sao coisas que nao possam ser substituidas por outras =)
 
Com o andar deste tipo de filosofia, mete mas é o Windows 95 que esse é que era bom. :rolleyes:

Deixa-te lá estar com o XP porque o futuro não passa por certo pelo 2000.

A estabilidade do XP é tão boa como a de qualquer Windows da familia NT.

O que existe é a natural resistência humana à mudança. O Win XP é no geral, melhor que o 2000.
 
Com o andar deste tipo de filosofia, mete mas é o Windows 95 que esse é que era bom.

Lógica da batata.

O XP é o 2K em versão feminina. Tem umas pintelhices a mais para ficar mais bonito e dá erros a pontapé com bluescreens incluídos.
Tenho o 2K há vários anos e o XP no portátil há cerca de 1 mês. Com o 2K nunca tive um único problema, já com o XP não poderei dizer o mesmo.

Já pensei passar para o 2003 e aplicar-lhe as modificações para ficar como um NT normal (um amigo meu tem assim e funciona bem). Até esse OS ficar mais maduro vou continuar com o 2K porque o mais recente não significa melhor (basta olhar para o caso do 98 e do ME para não seguir a lógica do Zombie).
 
@ The Zombie

É pa desculpa que te diga mas nao e' uma questão de logica nem meia logica, estamos apenas a falar da questão da fiabilidade de um sistema operativo, vantagens e desvantagens, seu eu fosse a seguir a logica MS tinha passado do 3.1 para o w95, do 95 para o 98 depois para o 98SE, ME, w2k, xp, 2k3... era um nunca mais acabar de upgrades e mudanças de sistema operativo apenas por ser a ultima moda.

Desde o inicio que (para mim) o XP foi um projecto coxo, qdo saiu nao vias drivers para ele em lado nenhum, dava-te problemas a torto e a direito e vi o regresso dos blue screens. Uma outra coisa, o XP pode ser mto giro, nisso concordo, foi mto estabilizado com a saida do seu primeiro service pack, MAS e e' um grande mas, é um BICHO a comer recursos 'a maquina, para teres um xp bem optimizado tu precisas mesmo de uma BOA maquina.

Agora tudo depende para aquilo que quizeres a maquina, é logico que se fores um utilizador normal do point and click te percas um bocado no w2k pro que nao te cria wizards por tudo e por nada inclusive para partilhar a net, nesse aspecto o w2k nao e' tao user friendly como o xp, tens de saber um bocadinho pra realmente pores o w2k a bombar, saberes quais os service packs que precisas e quais e' q te estouram a maquina (por exemplo o sp4 nao e' compativel com todas as maquinas e todos os softwares (aprendi isso ha pouco tempo da pior maneira) e pode-te causar mais problemas do que realmente resolve-los), mas para alem desse tipo de problemas o w2k e' um verdadeiro cavalo de batalha (como as casal boss) apanha mta pancada e nao falha. Alem disso ha uma coisa q nao podes negar, tu com um p2 333 e 64MB DDM RAM consegues trabalhar normalmente com um w2kpro, experimenta por la um xp e vê o que acontece... o w2k e' mto mais leve do que o XP mas sem comparação nenhuma =)

O w2k tem um pequeno grande problema no entanto, daqui a pouco tempo vai deixar de ser suportado pela MS e nessa altura o user fica por sua conta, mas tendo em conta o advento da nova geração de processadores a funcionar a 64 bits todos os SO vao ficar desactualizados bem depressa =)
 
É lá, tanta pedrada que me lançam.

Vamos por partes.

Toxtex, vamos deixar a minha lógica de lado e seguir a tua.

Tens portanto um PC com o Windows 2000 que nunca crashou e um portátil que tem o XP e dá-te problemas.
É portanto seguro dizer que o Windows 2000 é melhor que o XP.

Olha, eu na Empresa tenho um servidor com OS400 que está ligado à 10 anos sem um crash, e tenho outro com o Windows NT 4 Server que funciona sem problemas.

Tenho no entanto outro com o Windows 2000 Server que já teve de levar 2 updates de Bios e só ao segundo ficou estável com o SO.

Pela tua lógica, então o Win NT4 Server e o OS400 que nunca deram problemas, são melhores que o Windows 2000 Server.

Sabes melhor que isso, não sabes?

Não é por um PC trabalhar menos bem com um SO que ele é pior que o SO anterior. Disso não podes fazer uma tese, meu caro.

O Windows 2000 tambem tem BSOD, nunca viste?? Eu já, varias vezes, assim como vi no 95, 98, ME e XP.

Se não gostas de "pintelhices", então o melhor para ti mesmo é o DOS que nao tem GUI.

Para mim, e para a maioria dos engenheiros informáticos, o Kernel do XP É melhor que o do 2000. Argumenta como quiseres.
I rest my case. Ficamos amigos na mesma.
:P


Triston.

Para correres bem o XP tens de ter bom Hardware. É um facto da vida. Paciência.
Só puxando o software para outro nivel de exigencia fazes avançar a industria do Hardware.
Com o Longhorn vai acontecer o mesmo.

Não é por esse caminho que o XP não é melhor que o 2000.
é apenas mais exigente de recursos. Um Ferrari tambem consome mais que um Ford Fiesta. Mas levam-te os dois pela mesma estrada.
Qual gostavas de conduzir??

Um abraço pessoal.

just my 2 cents.
 
Acredites ou nao... nem um nem outro... queria mesmo era um carocha dos antigos , motor refrigerado a ar e raramente avaria =)

Eu gostava muito de ter um orçamento que me permitisse ter maquinas capazes de suportar o xp sem problemas mas n tenho, neste momento a minha luta e' outra =)

Se bem me lembro estavamos a falar de SO para workstations e nao para servers senao dizia-te q eu so uso mesmo NT4, eu sei bem os problemas q o win2k server cria principalmente se estas a trabalhar com sistemas de alta disponibilidade =)

Agora olha para o inicio da thread, be as capacidades da maquina e be qual dos dois SO e' q la punhas =)

Para te ser sincero eu nem o w2k la punha =) ia direitinho pro 98SE
 
Última edição:
Parece que agora já concordamos em algo.

Punhas lá o Windows 98SE por ser menos exigente.
NÃO por ser melhor que o 2000.

É que o rumo da conversa estava a focar esse ponto.


Em relação a Servers, bem, digamos que estamos muito mais satisfeitos com o Windows 2000 Server do que alguma vez estivemos com o NT 4.

Depende das necessidades que temos na empresa, lá está.

É que gerir uma AD, é-nos muito mais agradável que gerir uma SAM com o afluxo de utilizadores que temos. (Cerca de 60 000 espalhados pelo globo).

--------------------------------------------------------------------------------
"queria mesmo era um carocha dos antigos , motor refrigerado a ar e raramente avaria =)"

Ps -Tambem concordo contigo por isso é que comprei um VW TDI eheheh :D
 
Última edição:
Pela tua lógica, então o Win NT4 Server e o OS400 que nunca deram problemas, são melhores que o Windows 2000 Server.

A tua comparação não foi ceteris paribus e portanto é comparar alhos com bugalhos.

O XP é mto eyecandy e pouca parra. Sempre que trabalho nele passo a odiá-lo cada vez mais.
 
Originally posted by TosteX
A tua comparação não foi ceteris paribus e portanto é comparar alhos com bugalhos.

São os 3 S.O.
São os 3 S.O. virados para Servidores.
Não sei onde está a má comparação?? :rolleyes:


"O XP é mto eyecandy e pouca parra. Sempre que trabalho nele passo a odiá-lo cada vez mais. "

Escreve uma cartinha ao R. Stallman. de certeza que ele te apoia nesse ponto de vista. :P

Lá porque TU não gostes, não significa que não preste.
 
Para mim, como indicador de performance basta comparar os acessos ao disco.. no meu PC à uns tempos o XP gastava 3 vezes mais recursos para ir ao disco..
 
Última edição:
Não sei se serei eu o esquisito, mas o XP irrita-me com tanto Wizard, e a maior parte deles bastante demorados...

Pesa muito mais no meu PC (ver sig), mesmo sem os temas estando o mais parecido possivel com o W2k.

Regra geral, um mês depois de instalado, começa a estourar por todos os lados.
Não sei se é por incompatibilidade de soft/hardware, mas é o que me acontece, por isso volto sempre ao Win2000 Pro.

No entanto são apenas opiniões, cada um com os seus softwares, máquinas e usos diferentes.
 
Por acaso não.

A sig está desactualizada. (aproveitei para a actualizar)
O PC está sem overclock há uns meses e nunca tive o XP com overclock.

De qualquer modo, mesmo que estivesse com overclock instável, seriam as mesmas condições para todos os SO's, logo esse não seria um argumento para haver diferenças. :P

O PC limitava-se a ficar (muito) lento passado +/- um mês de uso normal, mas não dava BSOD's.
E eu desligava os system restores e afins...

O Win2000 com os mesmos programas é mais fluído...

Mas como já alguém disse, temos de ultrapassar o trauma do XP porque qualquer dia o Win2000 deixa de ser suportado pela MS... :'(
 
Originally posted by Mig
Por acaso não.

A sig está desactualizada. (aproveitei para a actualizar)
O PC está sem overclock há uns meses e nunca tive o XP com overclock.

De qualquer modo, mesmo que estivesse com overclock instável, seriam as mesmas condições para todos os SO's, logo esse não seria um argumento para haver diferenças. :P

O PC limitava-se a ficar (muito) lento passado +/- um mês de uso normal, mas não dava BSOD's.
E eu desligava os system restores e afins...

O Win2000 com os mesmos programas é mais fluído...

Mas como já alguém disse, temos de ultrapassar o trauma do XP porque qualquer dia o Win2000 deixa de ser suportado pela MS... :'(
Quando esse dia chegar.. muda-se para o 2003 ou 2004 (5,6) :D
 
xp pro e home edition

uma comapração um pouco abusada mas serve para o caso

tas a ver o win2k e o windows me ... as diferenças são mtas

tive o home edition instalado e ao fim de dois dias formatei e jurei q nunca mais

xp pro ao contrario da maioria gosto imenso, mas não posso instalar a sp1 pois neste pc com sp1 e começa a dar erros a torto e a direito. no entanto nas bords com nforce2 não tenho problemas e corre as mil maravilhas.

apesar de ser mais ********* do q o win2k e mais userfriendly e .... pa eu gosto dessas ***** :D
 
XP professional sem qualquer duvida. Ao principio extranhei e não dava nada por ele mas depois convenceu-me.

Quanto às "pintelhices" é só mudar o theme para o classico e tá o caso arrumado, fica com o look classico do windows e mais rapido.

Não tenho pressa quanto ao "cornolongo" mas de uns videos que já vi pelo menos o aspecto grafico não me convenceu, quando se mexia uma janela ela arrastava-se como se fosse um lençol. :puke:
 
Back
Topo