Mundano

Considerações gerais sobre a minha galeria:

- Irei colocar aqui uma foto de vez em quando para que seja discutida/comentada. Não é minha intenção fazer um portfólio ou um fotoblogue, para isso tenho o Flickr, pelo que apenas manterei nos primeiros posts, a foto em discussão e as anteriores, com links directos para a discussão da foto..
- Todas as minhas fotos são colocadas em sRGB, pelo que em principio não deverá haver problemas com as cores seja qualquer for o software usado.


E por fim, mas o mais importante:

- Se gostarem da foto, se não gostarem, se acharem que ficaria melhor com outro tratamento, se virem um pormenor interessante, se acham que ganharia com outro enquadramento, etc.. etc.. Comentem.. É para isso que eu coloco aqui as fotos. E espero aprender com as criticas e com os comentários.





Licenciamento das fotos:

- Todos os direitos reservados.
- Se quiserem usar alguma das fotos para algum efeito entrem em contacto comigo.
 
Última edição:
1ª Foto ~~ 08/04/2008

"Automotora CP Série 0600


Bem, na minha inauguração desta secção aproveito para repetir uma das minhas fotos mais recentes, já colocada no tópico dos ensaios digitais, mas que eu gostei bastante, por isso cá vai:



Camera Model: NIKON D70s
Flash Used: No
Focal Length: 38.0mm (35mm equivalent: 57mm)
Exposure Time: 0.0025 s (1/400)
Aperture: f/11.0
ISO equiv: 200
White Balance: Auto
Exposure: aperture priority (semi-auto)
EXIF COMPLETO


Venham dai esses comentários e criticas.
 
Última edição:
em relação à foto "Automotora CP Série 0600" e na minha humilde opinião:

gostei do enquadramento, estas linhas "infinitas" são excelente para guiar o olhar. mas o enquadramento perfeito teria sido com o comboio um pouco mais à esquerda, as casas e jardim da esquerda são um pouco intrusivas e distraem do objecto principal. outra hipótese teria sido um DoF inferior, com apenas a parte da frente do comboio focada (de forma a desfocar os objectos do lado esquerdo).

em termos de cores e definição, está no ponto.
 
A ideia do espaço à esquerda era deixar espaço no sentido para onde o comboio se deslocava de forma a dar um pouco mais de dinamismo e uma certa ideia de que o comboio estava a avançar para ali...

Mas concordo que o background não é o melhor.. Se tivesse a estação naquele espaço teria resultado muito melhor.. Mas mais à frente, onde poderia ter enquadrado a estação, estava imensa gente e não me apeteceu estar a por à frente delas..

Já agora, e numa opinião pessoal, o que me fez gostar especialmente desta foto foi o mirone que vem à janela. O comboio passou por mim a alguma velocidade quando tirei a foto, e só em casa reparei nesse pormenor.. Foi uma surpresa agradável..
 
Concordo com o grandenaboverde. O DoF reduzido acho que ia quebrar as linhas que se estendem até ao fundo. A opção para mim era mesmo o comboio mais à esquerda. :)
 
O aparecimento dos dois "mirones", caiu mesmo bem... ;) personifica a foto... excelente.
Provavelmente a redução do dof poderia proporcionar um pouco a sensação de movimento, que na minha humilde opinião iria tornar a imagem num "MUST"... ou então alguma ediçãozita no PS... Parabéns.
 
Eu gosto bastante da foto que está em destaque "Automotora CP Série 0600". Acho que em termos de enquadramento está impecável, embora isto seja muito subjectivo. Para justificar a minha afirmação digo apenas que no enquadramento foste buscar duas linhas de força que equilibram o enquadramento (A linha do comboio e do passeio), e isto parece-me uma excelente opção, dá profundidade à imagem e, a meu ver, enquadra o comboio de forma natural ao olhar. Quanto à nitidez e cores é estonteante. Está 5*. A Tamron 17-50 f/2.8 é realmente uma lente muito barata para a qualidade que tem.

Quanto ao elemento humano, para mim é 50% da fotografia. A expressão e sensibilidade que esse elemento adiciona ao comboio é muito importante a meu ver. Grande foto, grande clique. Continua a brindar-nos com mais!
 
Sem duvida essa foto em destaque está muito boa, mas acreditas que só vi o homem à janela na segunda vez que olhei para a foto?? Eu sou mesmo distraido... Mas agora a sério, como já disseram tiraste uma foto muito boa que ainda ficou melhor com o elemento humano.
Continua e mostra mais!
 
2ª Foto

"Moinhos de Vento"




Camera Model: NIKON D70s
Flash Used: No
Focal Length: 17.0mm (35mm equivalent: 25mm)
Exposure Time: 0.0050 s (1/200)
Aperture: f/7.1
ISO equiv: 200
White Balance: Manual
Light Source: Shade
Exposure: program (Auto)
EXIF COMPLETO


Venham dai esses comentários....
 
Última edição:
Tenho pena que não apanhe o moinho todo, ainda assim gosto! Aquelas trajectórias dos aviões e os paus do moinho fazem uma ligação engraçada.
Acredito que o horizonte esteja paralelo, mas experimentaste alinhar pela parede do moinho do lado direito a ver se melhorava ou piorava?
 
Está muito boa a foto, mesmo com este enquadramento. Pergunto, no entanto, o mesmo que o OldMan (e acho que já te tinha perguntado), não tens outra foto mais à direita e alinhada com o moinho?
 
Cores espantosas, as da imagem "moinhos de vento"... :)
Realmente e não querendo ser repetitivo, não teria dado para enquadrar o moinho todo..!?
Bom, de qualquer forma, está muito apelativa... Parabéns
 
O enquadramento foi propositado... Poderia ter apanhado o moinho todo é certo, mas isso não acrescentaria nada à fotografia.. Por outro lado, um enquadramento com o moinho mais centrado e em maior destaque iria tirar aquilo que eu acho que dá vida a esta foto, que é a grande noção de profundidade e de perspectiva que cria a linha de moinhos uns atrás dos outros cada vez mais pequenos..

Eu pelo menos gosto da foto assim como está..


De qualquer forma, deixo aqui mais algumas fotografias do mesmo sitio.. Não vou dar nomes a estas, porque são simplesmente como que um complemento para enquadrar a fotografia em destaque..


 
Acho que chego a gostar mais dessa primeira das que mostraste agora, de qualquer maneira a original está interessante na mesma a mim é que me fez confusão aparecer o moinho cortado ;)
 
Concordo com o Oldman. Apesar de esta (a primeira das 3) não ter uns tons tão interessantes acaba por não ser tão agressiva no corte e portanto parece-me um pouco melhor conseguida.

:)
 
Já eu, acho esta 1ª bastante mais banal.. Acho que está demasiado centrada.. É demasiado certinha, olha-se, pensa-se "olha, um moinho"... E segue-se para a próxima foto.. Não hámais nada que prenda..

Já foto em destaque apresenta alguns desequilíbrios que lhe dão outra dinâmica.. O primeiro plano está bastante descentrado, o que logo por ai obriga a começar a ver a foto pelo lado e a seguir ao longo da foto em direcção ao centro... Ai o olhar é guiado ao longo dos moinhos que estão mais ao longe, cada vez mais pequenos dando uma visão bastante tri-dimensional..

O corte foi um mal necessário.. Se recuasse, ou centrava mais o moinho, oi iria apanha outros elementos que não me interessavam, nomeadamente uma arvore que não encaixava na cena.. Enquadrei de forma a apanhar o eixo das ventoinhas, que me parece um elemento essencial.. O telhado de zinco e o resto das pás dispensei da cena.. Também podia optar por cortar o moinho por baixo, mas isso parece-me que iria ser muito pior, pois o "corpo" do moinho é o mais interessante..
 
Back
Topo