[GUIA] Ubuntu - Instalação passo-a-passo

APLinhares

OpenSource
Instalação passo-a-passo de Ubuntu 7.10

ubuntulogo.png



Passo 1. Obter imagem Ubuntu 7.10 (PC (Intel x86) desktop CD) da lista de mirrors oficiais. Aconselho o Cesium.

2. Gravar CD do ubuntu, usando um programa como por ex o infrarecorder. Relembro que deve ser guardado como imagem de disco (não tentem descomprimir ou adicionar o .iso como 1 ficheiro em CD de dados)
Usando no InfraRecorder, o InfraExpress


Ou o Infrarecorder

3. Reiniciar o computador com cd "Ubuntu 7.10" introduzido, colocando na bios, o arranque do leitor CD's em 1º lugar.

4. Após arranque do CD, aparece a seguinte imagem.


Pode-se aqui mudar já para lingua portuguesa, e então adicionar parâmetros adicionais (F6), se por ex arrancar e congelar (noacpi)




5. Depois surge uma barra de loading (se tudo correr bem, a barra tem uma animação).


6. Após carregado aparece o seguinte ecrã. Basta apenas um duplo clique sobre o "INSTALAR", estando à vontade para explorar o livecd :)




7. De seguida, surge o seguinte ecrã, onde já está selecionada a língua (caso não tivesse alterado seria possível aqui). Passemos ao seguinte passo. (Avançar)


8. Escolhemos o país/cidade, para efeitos de fuso horário. (Avançar)


9. Escolhemos o tipo de teclado, podendo em baixo testar este. (Avançar)


10. Agora surgirá uma mensagem, avisando que o particionador de disco vai arrancar, devendo esperar pacientemente.
Qualquer dúvida relativamente a partições, favor usar o tópico [Tutorial] Particionar um disco



11. Após carregado, deve aparecer correctamente o disco indicado. Neste caso foi utilizada uma drive virtual de 5Gb.


Opção 1. Pode usar-se o método automático, que formata o disco (ou o espaço livre restante), e cria a partição geral. (Avançar)


Opção 2. Ou podemos então, criar um perfil manual. Eu prefiro separar em partições distintas a raiz / e o /home, podendo 1 dia mais tarde mudar de sistema ou formatar a raiz, e ficando com todas as configurações pessoais de parte. (Avançar)








12. De seguida, podemos escolher os dados do utilizador e password, assim como nome da máquina. (Avançar)


13. É importante conferir se todas as informações foram introduzidas correctamente. (Avançar)


14. Agora, serão aplicadas as alterações necessárias. Primeiro as formatações seguida pela instalação dos dados.




15. Concluída a instalação, podemos continuar a usar o LiveCD ou reiniciar. (Reiniciar e premir ENTER no final)


16. Reiniciada a máquina, deverá aparecer novamente o loading do Ubuntu, seguido do ecrã de autenticação.
Em sistemas com outro sistema operativo, será instalado o GRUB. Dúvidas relativamente a multiboot, por favor usar [Questões] Grub / Boot Manager.




17. E temos o sistema pronto a trabalhar.



> Adicionalmente, também é possivel encontrar este guia em versão "clip de video", apenas em inglês, aqui.
Também disponível slideshow das imagens, aqui.


Seguindo sugestão, para adicionar repositórios / fontes de aplicação, é também simples

Passo 1. No menu Principal, deslocar até Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic.


Passo 2. Aparece um aviso, no qual deve ser introduzida a password.


Passo 3. No Synaptic, deslocar até Configurações > Repositórios.


Passo 4. Aqui podem seleccionar os existentes e adicionar mais, no segudo separador.


Passo 5. Recarregar a listagem.



Relembro que este não é o tópico de dúvidas, visto já existir um.
Mas podem deixar opiniões :D
 
Última edição:
Podias acrescentar também aí como colocar direitas as fontes de aplicações que muitos iniciantes não sabem

nice work ;)
 
para mim para essa instalação ficar assim "quase completa" era so uma ida ao synaptic e por o ubuntu restricted extras, acho que assim o ubuntu fica completamente operável para o "essencial"
muito bom tutorial,parabens pela iniciativa
 
Boas,

Excelente turorial, mas tenho algumas questões.

Temos obrigatoriamente de fazer a partição?

È que tentei instalar o Windows Xp no Insys GameForce do e-escolas, de um amigo meu, e não correu bem, e bloqueou aos 35%. Como já estava formatado ficou sem OS, sem partição, pronto sem nada. Não vou ter problemas em instalar o Ubuntu 8.4, agora certo?
(Peço desculpa por fazer a pergunta aqui, mas é um pouco urgente )


Obrigado desde já,
Cumprimentos
 
Última edição:
Excelente tutorial


parabens...pena nao existir quando precisei para instalar o meu em dual boot com o vista mas consegui safar-me muito bem... :D:D

cumps
 
Última edição:
Boas,

Excelente turorial, mas tenho algumas questões.

Temos obrigatoriamente de fazer a partição?

È que tentei instalar o Windows Xp no Insys GameForce do e-escolas, de um amigo meu, e não correu bem, e bloqueou aos 35%. Como já estava formatado ficou sem OS, sem partição, pronto sem nada. Não vou ter problemas em instalar o Ubuntu 8.4, agora certo?
(Peço desculpa por fazer a pergunta aqui, mas é um pouco urgente )


Obrigado desde já,
Cumprimentos
Não percebi. Aceitaste a solução proposta na parte do particionador, é isso ?
 
Não, eu ainda não instalei. Queria era saber se tenho de fazer obrigatoriamente uma partição quando instalar.

Cumprimentos
 
Ok, obrigado. Pode ser que até seja mais facil. :)
Já agora, em relação aquilo do computador já está resolvido.

Cumprimentos
 
Boas pessoal,

Eu "queria" começar a trabalhar com o Ubuntu e estou a utilizar um PC Virtual (Microsoft Virtual Pc) para poder fazer todas as experiencias :001: seguindo os passos deste topico a minha instalaçao congela no Passo 4, ou seja escolho a linguagem, e escolho a opçao instalar Ubuntu. So que depois aparece umas linhas de codigo e nao passa disso a ultima linha é [ 2.012004] --- [end trace 4eaa2a86a8e2da22 ] ---

Alguem me pode ajudar??


Cumps
 
Back
Topo