Game Design & Development: Questões e Projectos dos Users

DO2

Power Member
Abro esta thread de forma a criar uma pequena secção à cerca do desenvolvimento de jogos na Techzone. Uma das razões que me levou à criação desta thread foi o facto de já ter visto alguns users a quererem saber mais sobre esta área, e também por ter recebido algumas PM's à cerca do mesmo assunto.

Esta thread está destinada à colocação de questões por parte dos users e para ser um local propício para quem quiser mostrar os seus projectos relacionados com desenvolvimento de jogos (map-making, ilustrações, conceptuais, etc...) e trocar ideias.

Pensei em criar um pequeno FAQ, para iniciar a thread, mas acabei por concluir que seria melhor que respondesse-mos às questões colocadas à medida que elas vão aparecendo.

Não sei se alguém aqui tem algum projecto acabado ou a decorrer, mas de qualquer forma vou deixar o meu projecto no próximo post.:001:


Editors para criação de mapas:

Wolfenstein: Enemy Territory -
http://returntocastlewolfenstein.fil...p_Editor;16254
Far Cry - Sandbox (incluído no jogo)
The Sims 2 - SimPE - http://sims.ambertation.de/
Starcraft - StarEdit (incluído no jogo)
Unreal Tournament 99, 2003, 2004 e 3 - UnrealEd (incluído no jogo)
Counter-Strike 1.6, Condition Zero, Source, Half-Life 1, 2, Day of Defeat 1.3, Source e restantes jogos da Valve - Valve Hammer Editor


Outro Links:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=146997&highlight=gta%2A+modding
 
Última edição:
Eu fiz há algum tempo atrás uns mapas para Serious Sam, mas tive de formatar o PC e eles foram-se (nunca mais me perdoei por não ter feito cópias de segurança)...

Agora estou interessado em map making para UT3 mas falta-me um PC que o corra... em principio vou ter um no Verão, é ver-me na praia de tátil a fazer mapas para ut :D
 
Faço mapas à cerca de um ano. Já fiz mapas para Counter-Strike: Source e um pouco de Counter-Strike 1.6. De momento estou a iniciar-me na área do Unreal, mais concretamente Unreal Tournament 3. O que vou mostrar a seguir é o meu segundo mapa de UT3, ainda num estado muito verde.

capture2bp4.jpg


capture3br8.jpg


capture4dc1.jpg



Como podem ver ainda está no início. Apenas tem cerca de 5 horas de trabalho. Ainde está tudo com a mesma textura e alguns meshes para me orientar. Será um mapa de DM, tamanho médio. Talvez esta noite meta imagens já dentro do jogo, com alguma iluminação, para dar uma melhor ideia do look que estou à procura.
 
Também me cheguei a iniciar em CS 1.6, mas na minha opinião, e como se costuma dizer era uma "pain in the ass", dava muito trabalho para o resultado final (uma altura em que o CS já tinha uns aninhos e muitos bons mapas já feitos) e a optimização final era um inferno, um pequeno erro no mapa levava muitas horas e dores de cabeça a resolver.

PS.:Tens o collector's edition do UT ou essas skills vêm todas da experiência com outros editors?
 
Também me cheguei a iniciar em CS 1.6, mas na minha opinião, e como se costuma dizer era uma "pain in the ass", dava muito trabalho para o resultado final (uma altura em que o CS já tinha uns aninhos e muitos bons mapas já feitos) e a optimização final era um inferno, um pequeno erro no mapa levava muitas horas e dores de cabeça a resolver.

PS.:Tens o collector's edition do UT ou essas skills vêm todas da experiência com outros editors?

Sim o Hammer pode dar cabo da cabeça de uma pessoa. Foi uma das razões pela qual desisti do CS 1.6.:joker:

O que sei vem de ambos. Tenho a collector's edition (que vem com lições muito boas), mas também consigo aplicar conhecimentos de outros editors. Tenho também noções de 3DS Max, que ajuda um pouco a compreender melhor o Unreal Editor.

Recordo-me que uma vez tentei o Guerilla do Halo PC. Desisiti logo no mesmo dia, aquilo tira anos de vida8| Não admira que não tenha uma comunidade de mapas assim tão fraquinha.
 
Gosto, da ideia do tópico... à uns anitos (diga-se dois anos), cheguei a fazer mapas para o Battlefield Vietnam, mas nada de especial. Também tentei fazer no BF2 com o BF2Editor, mas aquilo dava imensa trabalheira, e acabei por desistir. :D E no Far Cry a mesma cois,a apesar do Editor ser bem mais acessível que o Battlecraft ou BF2Editor.

A ver quando tiver assim muita paciência, se faço uns para o Crysis, ou UT3. Verão..... :o

Cumps
 
@edumicro: Se ainda os tiveres (nem que sejam só imagens), podes mostrar aqui se quiseres ;)


Eu para o Verão estou a pensar aprofundar todo o Unreal, incluindo UnrealScript, e iniciar-me em C++, para ir trabalhando ambos ao longo do ano lectivo. No ano a seguir devo estar na uni, e quero já ter uma boa base de programação :D
 
eu cheguei a fazer mapas para GTA VC e SA... contudo o disco onde estavam a placa lógica queimou e agora ´so com uma nova.. que fica pelo preço de um disco novo :p

não há guito para tal :D

usava autocad -> 3Dsmax -> Zanoza
 
O que eu considero o melhor tutorial relação simplicidade/qualidade na internet sobre o SandBox editor 2 do Crysis:
http://doc.crymod.com/SandboxManual/frames.html?frmname=topic&frmfile=index.html

crysis2.jpg


PS: Oh DO2 vai editando o primeiro post, divides por jogos/editor e vais pondo os links para os tutoriais mais úteis. Assim, quando este thread começar a ficar grandinho não é preciso andar a ler todas as páginas à procura daquilo que queremos.:banana:

PS2:Grande ideia que tiveste. Agora é ver o pessoal a encontrar links para tutorials por mim enquanto que eu me encosto para trás a beber uma caipirinha :D...
 
Última edição:
Já há alguns anos que tenho trabalhado em projectos na área, essencialmente por hobby. Neste momento estou envolvido em 2 projectos, principalmente como game designer e programador, apesar de também ter alguns conhecimentos a nível de modelação e level design.

Este tópico parece-me mais direccionado para level design do que game design & development como o nome do tópico indica, dado que só têm discutido a criação de mapas.
 
Última edição:
Já meti mais algumas informações no primeiro post. Mas não queria que fosse uma thread só de level design, queria um pouco de tudo. Depois meto mais informação. Vamos a ver se isto cresce.
 
alguém ainda joga NFS:Hot Pursuit 2? é que julgo ter aqui uns carros feitos por mim e um colega meu..
na maioria são modificações dos originais presentes no jogo..

tenho de procurar..
 
Back
Topo