Qual a melhor máquina fotográfica digital ?

Boa tarde,

Gostava de saber, se me podem ajudar acerca da escolha de uma máquina fotográfica digital.

Eu andei a ver umas, e as que mais gostei foi canon e sony.

Tenho uma canon ixus 900 Ti de 10 megapixeis mas queria comprar uma melhor.

Queria que me dessem as vossas opiniões, porque a máquina que quero é para tirar fotografias para fazer poster's de grande formato e de alta qualidade para uma empresa de publicidade.

Quero uma máquina de 10 megapixeis para cima.

tenho aqui algumas sugestões, se tiverem mais digam:

CANON PowerShot G9

CANON PowerShot A650 IS

CANON EOS 400D + objectiva EF-S 18-55 mm

SONY Cyber-shot DSC-W300


O meu orçamento vai +- de 0 a 600€

sem outro assunto,

com os melhores cumprimentos,

aguardando uma breve resposta,

Rogerio_boss
 
1Ds Mark III

custa é um nadinha mais que 600€, mas será tv a melhor do mercado

10mp para que? o que é que chamas posters de grande formato? mais importante do que os mp para a qualidade é o vidro.
8mp são suficiente para a maioria dos trabalhos. para grandes impressões fizeram-se as máquinas de medio formato, mas novamente deverá ir um nadinha alem dos 600€

se precisas assim de tt qualidade 600€ deveria ser o valor minimo, pq se fosse eu n queria nd abaixo de D80 ou 30D com vidro L ou Nikkor
 
Gostei da parte do orçamento ir dos 0 aos 600, parece um velocímetro...

Estão aí tantas máquinas diferentes.
Do meu ponto de vista, deve definir claramente o que pretende porque nem tudo são megapixels.
 
:lol: ia cuspindo a maçã

:-D mas é a verdade.

E há uma coisa que não percebo. Como é que alguém que faz (ou quer fazer) fotos para posters de grande formato, para uma empresa de publicidade, acha que o consegue fazer com as máquinas que estão naquela lista? Ou com uma lente como a Canon 18-55?

A apostar em alguma, seria definitivamente na G9. Mas se o objectivo é realmente esse, o ideal seria uma Hasselblad H3D com um bom conjunto de lentes Zeiss, Rodenstock ou coisa do género...
 
a melhor maquina do mundo, de nada serve se não tiver o melhor fotografo do mundo, com a melhor ideia para uma fotografia do mundo... logo se o fotografo e a ideia for rasca até a maquina de um telemóvel serve ! :P

mas duvido que a 3D mark seja a melhor do mundo, gostei daqueles "pseudo corpos" do outro post não me lembro do nome nem da maquina mas pareciam bastante cools ! :D

btw para fazer posters para uma empresa contrata um fotografo ... é mais facil
 
Posters para empresa de publicidade? Hmmm, ok. Não sei porque vocês ficam obcecados com os MP...já referi por várias vezes, eu faço outdoors com fotos saídas da minha D70s de 6 MPs. Não percebo porque a questão gira sempre à volta dos MP.

Com 600€ compras de facto uma máquina que te permita isso. A questão é mesmo que não vai ter grande vidro o que vai influenciar o resultado final...

Cumps,
michael c
 
Os MP não são o mais importante para a qualidade de imagem, mas se queres fazer posters de grandes formatos vais precisar deles.
E um poster não é o mesmo que um outdoor. O outdoor eu vejo a vários metros de distância e se calhar até com 50dpi fica bom. Um poster é impresso para ser visto de muito mais perto que o outdoor, logo é exigido mais resolução. E há que ter em conta o "grande formato". Já tive posters cá em casa com cerca de 3x5m...

É por existirem trabalhos onde a resolução conta, que existem máquinas como a 1Ds MkIII. Caso contrário todos usavam a 1D MkIII que já tem os seus 10Mp. E seria completamente escusado máquinas de médio-formato.

Obviamente tudo isto também vai depender da exigência do trabalho, daí eu dizer que o ideal é a H3D, mas claro que fazes o trabalho com menos...

Agora com 600€, ou compras uma máquina que sofre muito com a difracção, ou uma SLR com uma lente que não vai dar um resultado por aí além.
 
Última edição:
:-D mas é a verdade.

E há uma coisa que não percebo. Como é que alguém que faz (ou quer fazer) fotos para posters de grande formato, para uma empresa de publicidade, acha que o consegue fazer com as máquinas que estão naquela lista? Ou com uma lente como a Canon 18-55?

A apostar em alguma, seria definitivamente na G9. Mas se o objectivo é realmente esse, o ideal seria uma Hasselblad H3D com um bom conjunto de lentes Zeiss, Rodenstock ou coisa do género...

eu sei que é vdd
conseguir consegue, pelo menos em tamanho... qualidade é que é relativo

Os MP não são o mais importante para a qualidade de imagem, mas se queres fazer posters de grandes formatos vais precisar deles.
E um poster não é o mesmo que um outdoor. O outdoor eu vejo a vários metros de distância e se calhar até com 50dpi fica bom. Um poster é impresso para ser visto de muito mais perto que o outdoor, logo é exigido mais resolução. E há que ter em conta o "grande formato". Já tive posters cá em casa com cerca de 3x5m...

É por existirem trabalhos onde a resolução conta, que existem máquinas como a 1Ds MkIII. Caso contrário todos usavam a 1D que já tem os seus 10Mp. E seria completamente escusado máquinas de médio-formato.

Obviamente tudo isto também vai depender da exigência do trabalho, daí eu dizer que o ideal é a H3D, mas claro que fazes o trabalho com menos...

Agora com 600€, ou compras uma máquina que sofre muito com a difracção, ou uma SLR com uma lente que não vai dar um resultado por aí além.

ora pois... uma hassie é que era de homem :lol:
btw n será correcto dizer que com filme tinha o problema resolvido?
 
btw n será correcto dizer que com filme tinha o problema resolvido?

Sim, sem dúvida. Até 600€ já consegue fazer um conjunto de 120mm relativamente bom. É capaz de não ficar com uma lente do outro mundo, mas um corpo + back de médio formato de filme já se arranjam aí pelos 150€.

Exemplo:
http://cgi.ebay.co.uk/MAMIYA-RB67-P...oryZ3352QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem
Com mais esta:
http://cgi.ebay.co.uk/Hasselblad-So...oryZ3351QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

Ou esta:
http://cgi.ebay.co.uk/Bronica-SQ-Ai...oryZ3350QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem
 
Última edição:
referia-me mais a 35mm. uma F70 ou algo semelhante
120mm n é algo mt comum correcto? isso é considerado medio formato já?
n são os 6x6? ou lá cm se chamam aqueles quadrados...
 
eu gosto de usar como exemplo a pena q tenho da malta q anda com as d2h e q ve outdoors deles.. e máquinas com 4mps lol
 
Os MP não são o mais importante para a qualidade de imagem, mas se queres fazer posters de grandes formatos vais precisar deles.
E um poster não é o mesmo que um outdoor. O outdoor eu vejo a vários metros de distância e se calhar até com 50dpi fica bom. Um poster é impresso para ser visto de muito mais perto que o outdoor, logo é exigido mais resolução. E há que ter em conta o "grande formato". Já tive posters cá em casa com cerca de 3x5m...

É por existirem trabalhos onde a resolução conta, que existem máquinas como a 1Ds MkIII. Caso contrário todos usavam a 1D MkIII que já tem os seus 10Mp. E seria completamente escusado máquinas de médio-formato.

Obviamente tudo isto também vai depender da exigência do trabalho, daí eu dizer que o ideal é a H3D, mas claro que fazes o trabalho com menos...

Agora com 600€, ou compras uma máquina que sofre muito com a difracção, ou uma SLR com uma lente que não vai dar um resultado por aí além.

Já fiz posters de 1.70m por 90cm com fotos vindas de compactas Sony (de que tu tanto gostas:007:) com 5MP e não morreu ninguem. É obvio que a qualidade não era a melhor mas voces ficariam surpreendidos com o resultado final mesmo assim.

Temos de ver que uma foto vinda de uma SLR tem nativamente 300DPI vs os 72DPI com que saem de uma compacta Sony por exemplo. Daí eu dizer que 6MP, ainda pra mais se for de uma SLR onde sai com 300DPI, é mais que suficiente para cartazes de grande formato. É óbvio que se quiser o detalhe todo a história é outra. Tudo depende do output pretendido.

3x5 metros já é um poster enorme, não acredito que seja aplicado em muitas situações mas é verdade que existe. Contudo, um cartaz de cinema terá à volta 1,20m x 1,60 m e já é grandote e normalmente esta é a medida mais comum utilizada em posters de grande dimensão. Para isto qualquer SLR com 6MP faz o serviço. Cartazes desta dimensão também não são vistos em cima, são sempre vistos a 1 ou mesmo 2 metros de distância.

Continuo a afirmar que nesta situação a história dos MP não faz grande sentido. Só fará sentido se tivermos a falar de publicidade para empresas de topo. Mas também não me parece ser o caso porque aí o orçamento disponivel não seria de 600€ certamente...

Cumps,
michael c
 
A minha compacta faz fotos nativamente a 180dpi e não é por isso que é melhor que uma que faça fotos a 72dpi. Os dpi são a resolução por àrea. Ou seja, se tiveres uma foto com 6Mp, a diferença é que com 300dpi imprimes uma imagem de 21x21cm, enquanto a 72dpi fazes um poster de 87x87cm. Se baixares para 25dpi já fazes um outdoor de 2,48x2,48m, e com técnicas de upsampling até o fazes com 50dpi (que julgo já ser bom para um outdoor).

Agora se é uma coisa com qualidade? Idealmente uma foto deve ter 300dpi (daí ser o nativo numa SLR), valor que pode descer até aos 150dpi se não for para ver na mão (a centímetros +-). Agora enquanto num outdoor, que é visto a dezenas de metros, 25dpi pode ser suficiente, num poster, visto a 1 ou 2m, não me parece. Ou começas a ver pixeis, ou ficas com imagens suaves por falta de detalhe.

Claro que, como já tinha dito, tudo isto vai depender da exigência do trabalho. Mas de qualquer forma, para um trabalho com boa qualidade, dentro dos 600€, acho que só com filme...

Edit: Curiosamente o poster que tinha aqui com aquelas dimensões era de cinema, do filme "Master and Commander". lol

eu gosto de usar como exemplo a pena q tenho da malta q anda com as d2h e q ve outdoors deles.. e máquinas com 4mps lol

Mas por algum motivo existem as X. Uns anitos antes de sair a D2h com 4Mp, já a Nikon tinha lançado a D1x com 6Mp. ;)

Há fotógrafos diferentes, com exigências diferentes. Por isso é que no segmento profissional, tanto a Canon como a Nikon, têm uma máquina "optimizada" para velocidade (Canon 1D MkIII e Nikon D3) e outra "optimizada" para grandes formatos (Canon 1Ds MkIII e Nikon D3x *).

* Ainda não foi lançada, mas já há rumores.
 
Última edição:
Back
Topo