Qual o melhor programa para trabalhar imagens?

Qual o melhor programa de tratamento de imagens?


  • Total voters
    84
O X2 nunca usei mas até ao X1 era bem mais fácil que o Photoshop a fazer o mesmo... ainda que o Photoshop não tenha rival a nível profissional!!

eu o x1 nunca usei, mas este para editar as fotos, tirar uns brilhos meter luz etc, e muito bom e simples, e claro muito mais barato que o photoshop
 
O melhor é o Photoshop, sem dúvida. Anda sempre uns passos à frente dos outros.

Agora tens de perguntar realmente qual o nível que precisas. O Photoshop muitas vezes é o equivalente a matar um mosquito com um canhão. O software é muito caro (a não ser que querias ir por meios alternativos... mas isso a escolha é tua).

Tens o Paintshop Pro que realmente é uma escolha muito mais acessível e é um bom software. Agora é da Corel antigamente era desenvolvida pela JASC.

Se for só para manipulação e retoque de imagem (fotografia) tens da Adobe o Lightroom que te permite um workflow muito interessante. Ou mesmo o Photoshop Elements, é uma espécie de Photoshop Light, mais simples, menos features mas tudo o que necessitas para montagem e manipulação de fotos a um nível amador.

Depois tens as opções livres. Tens o Gimp que é uma excelente escolha. Se tiveres habituado ao interface do Photoshop podes sempre instalar o GimpShop que pretende emular o mesmo.

Recomendo-te se quiseres uma opção grátis ver o Tópico de Free Software: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=54094

De onde destaco para além do já referido GIMP:

Gimp - http://www.gimp.org/
Paint .NET - http://www.getpaint.net
 
Gratuitos:
------------------------------
GIMP (E)
Paint.net (E)
Picassa (M)
Adobe Album Starter (M)

Baratos
------------------------------
Corel Paint Shop Pro XI (E)
Adobe Photoshop Elements (E)


Carotes
------------------------------
Adobe Lightroom (M)
Corel Photo-Paint X3 (E) @ Corel SUITE X3
Adobe Photoshop CS2 e CS3 (E)



(E) -> Editores
(M) -> Manipuladores

Ora tens aqui uma pequena lista dos programas mais usados em matérias das que referes.
Para ti um "manipulador", ou seja, não é ferramenta que te possibilite uma criação propriamente dita, nem uma manipulação a niveis extremos. Um "manipulador" oferece te ferramentas para melhorar a fotografia e corrigir pequenos detalhes.

Os criadores permitem te isto, e o facto de que podes criar novos trabalhos com estes mesmos.. Tendem claro a ser bem mais caros no segmento das coisas pagas

Ora eu basicamente recomendo te aqueles que assinalei a laranja..
Seleccionei os da categoria Baratos dado que fazem tudo o que os que se encontram nas categorias antecedentes e posteriores, mas claro está, de uma forma mais económica.

Tens depois aqueles dois gratuitos porque são ferramentas muito profissionais e permitem umas brincadeiras interessantes para utilizadores novos nesses programas.

cumps
 
Última edição:
Adobe Photoshop Elements Manipulador de imagem? Estás enganado ou nunca o instalaste. :p

É simplesmente uma versão Tuned Down do Photoshop sem acesso a manipulação RAW, sem acesso aos últimos filtros da Versão CS2 e CS3, sem Vanishing Point, Warp, etc.

Mas dá para criares novos documentos, fazer pintura digital, etc.

O Picasa é um Image Viewer, as pequenas alterações que dá para fazer são tão limitadas que até o ACDsee é mais potente.
 
Última edição:
SE a pergunta é simplesmente qual o melhor a resposta é simples e imediata, é o Photoshop CSx. Agora tendo em relação a qualidade/preço a resposta seria possivelmente GIMP / Photoshop Elements / Paintshop Pro.
 
SE a pergunta é simplesmente qual o melhor a resposta é simples e imediata, é o Photoshop CSx. Agora tendo em relação a qualidade/preço a resposta seria possivelmente GIMP / Photoshop Elements / Paintshop Pro.

isso já vai com o pensamento de cada um... até porque dúvido que alguém pense nisso e não nos outros métodos de compra.. o que é uma pena porque acaba por distorcer um bocado a votação.. mas a ideia está lá
 
De todos os que estão nessa lista, não digo que há um que seja melhor, pois considero que há 2 bons programas (de acordo com aquilo que uso/já usei):

GIMP e Photoshop. Se por um lado, é verdade que a Adobe gasta milhões em pesquisa, e trabalha directamente com fotógrafos, etc, e isso depois isso, vê-se de facto na qualidade dos seus produtos, por outro lado, também é verdade que o GIMP apesar de gratuito, não lhe fica atrás, mesmo sem esses grandes investimentos que vemos na Adobe. E isto é de louvar. Aliás, é incrivel ver que há aplicações gratuitas/gratuitas e de código aberto, e que são em muitos casos tão boas ou melhores que as suas "concorrentes" pagas.
Devo também mencionar que há certas coisas que não podemos fazer no GIMP, e no Photoshop podems. Mas também há coisas que não podemos fazer no Photoshop, e que podemos fazer no GIMP. Então, pergunto, porque não usar os dois?

As pessoas tendem a dizer "mal" do GIMP em detrimento do Photoshop, pois este último traz tudo no pacote de instalação, enquanto que se queremos fazer certas coisas no GIMP, fazendo uso de efeitos, teremos que procurar por esses na Internet. Basta fazer uma pesquisa que encontramos.

E apesar de o GIMP ainda não se encontrar de facto ao nível do Photoshop, convém não esquecer que é de código aberto e melhorado a um passo constante. Um dia, e espero que seja em "breve", provavelmente os maus críticos irão ser bons críticos. ;)
 
Antes de mais queria agradecer as opiniões e ja tive a ver o photoshop CS3, agradou-me, ja o tenho, agora só falta aprender a manusear aquilo...

Cumps.
 
De todos os que estão nessa lista, não digo que há um que seja melhor, pois considero que há 2 bons programas (de acordo com aquilo que uso/já usei):

GIMP e Photoshop. Se por um lado, é verdade que a Adobe gasta milhões em pesquisa, e trabalha directamente com fotógrafos, etc, e isso depois isso, vê-se de facto na qualidade dos seus produtos, por outro lado, também é verdade que o GIMP apesar de gratuito, não lhe fica atrás, mesmo sem esses grandes investimentos que vemos na Adobe. E isto é de louvar. Aliás, é incrivel ver que há aplicações gratuitas/gratuitas e de código aberto, e que são em muitos casos tão boas ou melhores que as suas "concorrentes" pagas.
Devo também mencionar que há certas coisas que não podemos fazer no GIMP, e no Photoshop podems. Mas também há coisas que não podemos fazer no Photoshop, e que podemos fazer no GIMP. Então, pergunto, porque não usar os dois?

As pessoas tendem a dizer "mal" do GIMP em detrimento do Photoshop, pois este último traz tudo no pacote de instalação, enquanto que se queremos fazer certas coisas no GIMP, fazendo uso de efeitos, teremos que procurar por esses na Internet. Basta fazer uma pesquisa que encontramos.

E apesar de o GIMP ainda não se encontrar de facto ao nível do Photoshop, convém não esquecer que é de código aberto e melhorado a um passo constante. Um dia, e espero que seja em "breve", provavelmente os maus críticos irão ser bons críticos. ;)

Exacto... O GIMP para um user doméstico, ou um amador, chega e sobra... Escusas de piratear e instalar um programa super pesado (o PhotoShop CS3 sozinho ocupa quase tanto espaço em disco como o Office completo da MS). Eu para o que uso é Paint.NET + GIMP. Cheguei a experimentar o Photoshop CS3 quando saiu e até me desenrascava naquilo... Mas foi só mais naquela de muita malta me andar a pedir o programa e decidi instalar para aprender como "fazê-lo" (se é que me entendes). Neste momento tenho o ISO lá para os fundos do meu disco externo :P

Outro que cheguei a usar e que adorei foi o Paint Shop Pro, usei o 9 e o X e é muito bom (depois descobri o GIMP e preferi deixar de piratear). Basicamente se precisasse de algo mais simples de usar mas com tanto (ou o que basta para 95% dos users) poder quanto o GIMP (e o Photoshop) escolhia sem dúvida o Paintshop (mais uma vez tenho o ISO algures).

Agora se a pergunta é: Qual o melhor (no matter what!!)? Então a resposta é única:

Adobe Photoshop CS3
 
Última edição:
paint do windows não têm concorrencia
biggrin.gif















a serio.
se forem gratis, Photoshop CSx..

se for a pagar.... o caso muda de figura :D
 
Back
Topo