[3G_Tutorial] TMN Option 3G

mad16v

Power Member
TMN Option 3G (Ubuntu, Kubuntu, debian-like)

Também eu sou um possuidor da placa pcmcia TMN Option 3g 384kbs, e tive grande "luta" para a conseguir colocar a funcionar. Mas actualmente funciona muito bem e deixo aqui as configurações para a colocar a funcionar através de WVDIAL.


Comprovado no Ubuntu, Kubuntu, LinuxMint.....


Abrir o modo de consola e digitar:

GNOME
$sudo gedit /etc/wvdial.conf
KDE
$sudo kate /etc/wvdial.conf
e inserir o seguinte código:
[Dialer 144k]
Init6 = AT+CGEQMIN=1,4,64,144,64,144
Init7 = AT+CGEQREQ=1,4,64,144,64,144

[Dialer 64k]
Init6 = AT+CGEQMIN=1,4,64,64,64,64
Init7 = AT+CGEQREQ=1,4,64,64,64,64

[Dialer 384k]
Init6 = AT+CGEQMIN=1,4,64,384,64,384
Init7 = AT+CGEQREQ=1,4,64,384,64,384

[Dialer 2gonly]
Init4 = AT+COPS=0,0,"tmn",0

[Dialer 3gonly]
Init4 = AT+COPS=0,0,"tmn",2

[Dialer internet]
Init5 = AT+CGDCONT=1,"IP","internet";

[Dialer defaults]
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Stupid Mode = 1
Modem Type = Analog Modem
ISDN = 0
Phone = *99***1#
Modem = /dev/ttyUSB0
Username = tmn
Dial Command = ATDT
Password = tmn
Baud = 460800

[Dialer Pin]
Init1 = AT+CPIN=9999

[Dialer option]
Init2 = ATZ
Init3 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ISDN = 0
Modem = /dev/ttyUSB0
Modem Type = Analog Modem
Baud = 460800
Se tiverem o PIN do cartão activo deixem ficar tudo como está alterando o código 9999 para o vosso respectivo PIN.

Init1 = AT+CPIN=9999
Se não tiverem o PIN activo retirem o código:

[Dialer Pin]
Init1 = AT+CPIN=9999
Depois é salvar o ficheiro, e está tudo pronto.


Agora sempre que queiram ter NET através da placa TMN Option 3g, basta inserir a placa na respectiva slot, abrir uma janela de consola e digitar:

Irá aparecer bastante texto, e assim que aparecer a atribuição dos IP primário e secundário, já têm NET. Minimizem a janela de consola enquanto precisarem da NET, e quando quiserem terminar a ligação de NET basta digitar na respectiva janela.


No entanto convém confirmarem a auto-detecção da placa. Antes de inserir a placa na slot pcmcia, abram o System Log para confirmarem que o modem foi instalado em:


Já tentei transferir estas definições para o modo GUI (gnome-ppp, etc...) e nunca funcionou. No entanto através de consola, tem funcionado sempre a 120%.... pois consigo velocidades superiores aos 384Kbs que a placa teoricamente permite.


Considero-me bastante "verde" no que toca a Linux, no entanto se tiverem dúvidas sobre isto e que eu possa ajudar é só dizerem.

Cumps a todos
Bruno Vaz
 
~mad16v:
Infelizmente não posso agradecer por este simples tutorial... Não funcionou.
Eu tenho instalado o openSuSe Linux 11 (GNOME). Segui todos os passos indicados, mas no final verefiquei que o comando wvdial não é reconhecido pela consola...
Pesno que em termos de linux sou ainda masi "verde" que tu, por isso não sei como é que hei de resolver este problema.

Agradeci que me desses pelo menos alguma sugestão...
 
~mad16v:
Infelizmente não posso agradecer por este simples tutorial... Não funcionou.
Eu tenho instalado o openSuSe Linux 11 (GNOME). Segui todos os passos indicados, mas no final verefiquei que o comando wvdial não é reconhecido pela consola...
Pesno que em termos de linux sou ainda masi "verde" que tu, por isso não sei como é que hei de resolver este problema.

Agradeci que me desses pelo menos alguma sugestão...

Já experimentaste instalar o pacote "wvdial"?
 
pessoal tou com o mesmo problema, e ao iniciar o wvdial aparece o seguinte:

Código:
ana@ana-laptop:/dev$ wvdial
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATDT*99***1#
--> Waiting for carrier.
ATDT*99***1#
CONNECT 384000
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Starting pppd at Tue Sep 23 11:56:43 2008
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/pap-secrets: Permission denied
--> --> PAP (Password Authentication Protocol) may be flaky.
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/chap-secrets: Permission denied
--> --> CHAP (Challenge Handshake) may be flaky.
--> Pid of pppd: 19949
--> Using interface ppp0
--> Disconnecting at Tue Sep 23 11:56:44 2008
--> The PPP daemon has died: A modem hung up the phone (exit code = 16)
--> man pppd explains pppd error codes in more detail.
--> Try again and look into /var/log/messages and the wvdial and pppd man pages for more information.
--> Auto Reconnect will be attempted in 5 seconds
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK

A placa em questao é a mesma, versao pcmcia
 
Agora já não utilizo Linux, pois passei para o Mac..... mas pelo pouco que me lembro, vou-te tentar ajudar:

- A versão é o Ubuntu ?
- Confirmaste que a placa está em /dev/ttyUSB0?
- Experimentaste ligar o cartão SIM num telemóvel e desligar o PIN, voltando depois a tentar na placa?
 
boas,

-a versao é a ultima do ubuntu.
-isso nao tenho a certeza como confirmar (sou um bocado noob em linux lol)
-isso tb nao experimentei

mas à partida pelo erro que da, sera que esta seker a contactar com a placa pcmcia? obrigado
 
-isso nao tenho a certeza como confirmar (sou um bocado noob em linux lol)


No tutorial está a explicar.....


No entanto convém confirmarem a auto-detecção da placa. Antes de inserir a placa na slot pcmcia, abram o System Log para confirmarem que o modem foi instalado em:

Citação:
/dev/ttyUSB0


Se confirmares que ao colocar a placa aparece /dev/ttyUSB0 então a configuração do tutorial poderá dar para a tua placa..... se aparecer por exemplo /dev/ttyUSB1 já terás de modificar a configuração..... e onde está /dev/ttyUSB0 passará por exemplo a /dev/ttyUSB1.
 
boas eu sou novato em linux, decidi instalar o fedora 10 no portatil da e.escolas, o meu portatil é a ultima versão da HP530, eu ja tentei seguir o tutorial para instalar a placa mas ñ funciona, a placa usb que tenho é a OPTION iCO038 ja tentei encontrar drives para o fedora mas ñ consigo encontrar nada, tenho um colega que tem a placa huawei E270 mal eu insero na porta usb ele reconhece automaticamente ñ necessito de instalar drives, será que me podem ajudar?
ja agora off-topic há alguma maneira de eu aumentar o sinal de recepção da placa é que eu estando em casa ñ consigo apanhar nada mas mal saio apanho logo rede. Cumps
 
não estou a conseguir ter net no eeebuntu :(
tenho uma option gi0225 tmn.

a pen é detectada e chega a aparecer lá TMN para me ligar, mas apos me pedir o pin tenta ligar (starting ppp no device) mas cai e não chega a fazer ligação!

Help!
 
não estou a conseguir ter net no eeebuntu :(
tenho uma option gi0225 tmn.

a pen é detectada e chega a aparecer lá TMN para me ligar, mas apos me pedir o pin tenta ligar (starting ppp no device) mas cai e não chega a fazer ligação!

Help!


ja me consegui desenrrascar
 
Finalmente consegui por esta treta da Option GI0225 a funcionar, mas não com o wvdial.
Segui a partir daqui, o que tive que fazer foi:

Sacar o tal Hso Driver, mesmo já tendo o driver no kernel é preciso um dos scripts que vêm no download.
Ligar a pen, fazer rmmod usb_storage para não haver conflitos e verificar que em /dev apareça ttyHS0, ttyHS1... (Há uma forma de evitar o rmmod aqui )
Editar o script connect.sh que vêm com o tal Hso Driver para a configuração certa.

No topo tenho:
Código:
export APN="internet"
export USR="tmn"
export PAS="tmn"
#export PIN="0000"
E depois descomentei as linhas 27 e 32:
Código:
ifconfig hso0 $PIP netmask 255.255.255.255 up
route add default dev hso0
Não sei porque vêem comentadas, mas assim a pen conecta-se e não dá para utilizar a ligação sem que façam esses comandos depois.

Se correr tudo bem basta fazer ./connect up para ligar e ./connect down para desligar.
 
Boas alguém sabe , como por a funcionar a placa banda larga da sapo!!!
telefonei para a Sapo, mas os senhores só dão apoio para Windows e mac.

Fiquem bem
 
Back
Topo