Análise Arctic Cooling Accelero S1 Rev.2

konexion

Power Member
Decidi comprar este cooler passivo para fazer companhia à minha Sapphire Ati 3870. Nestes dias de calor, o cooler de fábrica só rendia com a fan no máximo e assim o barulho torna-se bastante elevado!



Sempre tive muito reticente com a capacidade de arrefecimento de um cooler passivo numa VGA, mas as reviews não parecem deixar espaço para dúvidas, este é dos bons!
Desde já uma chamada de atenção para o preço. Custa entre 17 a 21€!! Mesmo comprando uma fan boa/barata para lhe colocar estamos a olhar para uma solução de 25€ aproximadamente.

Comprei e montei-o hoje ao fim da tarde, portanto os teste foram feitos com as temperatura ainda altas que se fizeram sentir pelas 19h em diante.

Informações gerais, retiradas na net:


Dimension: (L)138mm x (W)215mm x (H)33mm Weight: 268g

Material: Copper base with aluminum fins
Heat Pipes: 4
Compatibility:

1201545576B7P3iVekyv_3_4.gif


Sistema:
Caixa soprano com 2 fans 120mm revoltec - uma in, outra out. Existe ainda uma 92mm na lateral.
Asus P5K-E
E8400@4Ghz
Sapphire Ati HD3870 512Mb com stock cooler

Vamos lá começar pelas fotos!!

A vitima:
DSC01181.JPG


O bicho:
DSC01183.JPG


Acreditem quando vos digo que é um cooler grande!! Digamos que mais um pouco e ele nem cabia (horizontalmente) na minha caixa por causa dos discos. Teria que fazer a manobra de mudar os discos para outro "slot". Malta com caixas pequenas, atenção!


Alguns pormenores da relativamente boa construção:

(os 4 heatpipes. Numero igual ao zalman VF1000, por ex)
DSC01184.JPG



(a pasta que vem pré-aplicada é a Artic Cooling MX-2 que não é nada má, por isso deixei ficar)
DSC01186.JPG



(Pormenor de um dos oito ramsinks, que é claramente o menos bem conseguido do conjunto!
Nota-se logo que têm pouca qualidade e a "cola" quase que nem agarra nas memorias. Recomendo a utilização de outros, tais como estes. Tem de ter atenção à altura dos que comprarem!)
DSC01188.JPG



(Vista de tudo o que vem na embalagem. Faltam aí os parafusos e o folheto de montagem.
Existe um produto da mesma marca, para acoplar no S1 que se chama Turbo Module. São basicamente 2 fans que se montam em cima do S1. Não vou falar nele no entanto.)
DSC01190.JPG



A montagem é relativamente simples. O folheto não é muito explicativo, as imagens são pequenas e pouco perceptíveis. O folheto tem várias línguas, mas não tem Português. Como é um produto compatível com várias gráficas há peças que nem usamos. Por esse motivo teria que haver uma melhor descrição e separação de fases no folheto, mas tal não acontece.


Ela já nua e pronta a "levar" com ele:
DSC01192.JPG



Passamos directamente para ele já montado:

DSC01194.JPG



Pormenores para verem a compatibilidade:
DSC01195.JPG


DSC01196.JPG


DSC01197.JPG


Mesmo à conta, mas dá! ;)


Passando para o mais importante, os resultados:

Eu comprei uma noiseblocker XL1 para aplicar no topo do cooler, mas os resultados abaixo mostram apenas o S1 passivo. O software usado para controlo de temperaturas foi o GPU-Z.0.1.6 e o Everest Ultimate Edt. Não tenho material para medir correctamente os decibéis (db's), mas posso desde já garantir-vos que passar de um stock cooler @100% para um cooler totalmente passivo faz uma tremenda diferença! :D Dizem que o silêncio é de Ouro...

Elaborei um simples quadro com as temperaturas para fácil interpretação:
Atenção que a gráfica está sem qualquer OC!!

grficotemps1.jpg


Palavras para quê? Nem esperava tão bons resultados. Estamos a falar de um cooler que passivamente dá-me os mesmos resultados do que o stock cooler a 100%!! E quem tem, sabe o ruído que ele faz!
O stock cooler com a fan a 40% é muito silencioso, quase inaudível, mas em load, é para esquecer...
Infelizmente, não tenho base de comparação, mas pelo que vejo em reviews, estes valores em idle obtidos com o S1 em modo passivo estão equiparáveis com os do Zalman VF-900. Estou confiante que com uma ventoinha montada este S1 torna-se muito mais performante.

Espero que nos próximos dias consiga fazer mais uns testes, desta feita com OC e com a XL1 instalada!
Ainda não está terminada, mas posso adiantar a minha opinião final.

A favor:

- Preço: por 17€ é bang for the buck!
- Performance: Como vimos tem boa performance.
- Ruido: Neste rácio de performance/ruído é incomparável! Não é o melhor cooler do mercado, mas porta-se como um de >30€ e não faz ruido nenhum!

A melhorar:
- Ramsinks de baixa qualidade
- Folheto explicativo não é o melhor


É-me difícil não recomendar este cooler a todos. Tirando users com caixas pequenas ou altos Oc'ers - que gostam de dar muito "calor" às VGAs - serve para todos, basicamente. É barato, mesmo tendo que comprar uma fan extra, faz o seu papel bem, e não emite um único som!
 
Parte II - Teste com Fan e OC

Quem espera sempre alcança. :D
Antes do mais, peço desculpa pela demora mas não consegui ter tempo nos últimos dias.

Hoje consegui fazer os teste com OC e com a fan Noiseblocker SL1 de 12cm.

o Accelero S1 rev2 dá para fans de 12cm??

Fica a primeira duvida tirada. Sim, o S1 dá na perfeição para uma fan de 12cm. Fixei-a com aquelas fitas zip.

Antes do mais, mais alguma fotos.

O cooler já com a NB:
cooler1.JPG


Não a coloquei mesmo no meio. Assim ela consegue arrefecer não só o GPU, mas também a zona das memorias.


Vista de lado:

cooler2.JPG



Como podem ver, pelo menos no layout da minha P5K-E dá na boa para ter uma fan e mesmo com uma placa de som não incomoda. No entanto a minha Soprano já começa a ficar pequena... :sad:

cooler4.JPG



Agora uma foto para elucidar sobre uma duvida que surgiu:

cooler.JPG


POdes indicar, qual a altura dos ramsinks em mm?

Como podem ver os ramskins tem uns 10mm. Portanto, à partida aqueles Enzotech BCC9 que falaram devem dar e serão melhores.


por acaso da para medir a distancia entre a placa grafica e o fim do cooler para ver se cabe na minha caixa, tenho um power color Hd3870 512mb ddr4

andlig, infelizmente não entendi a pergunta.
As medidas dele estão no 1º post, se mesmo assim não for isso que pretendes dá uma olhada aqui a ver se ajuda.
Mas ainda há outra coisa no teu caso. Dizes que tens uma gráfica igual à minha, pelo menos em tamanho. Ora se a gráfica te cabe na caixa, o S1 também deve caber pois o cooler e a 3870 são quase do mesmo comprimento.



Vamos passar para os resultados:
(testes feitos durante o inicio da noite de hoje, dia 27 Junho).
grfico-temps-2.jpg



Fiz um ligeiro Oc à gráfica, acessível a todos. Coloquei o core a 820mhz (775mhz por defeito) e as memorias a 1200mhz (1125mhz por defeito).
Ao olharmos para o quadro vemos que não há milagres. O S1 fanless com OC teve um aumento de, sensivelmente, 18º em idle se compararmos com a altura em que não havia qualquer OC. No entanto, essa subida não se pronunciou tanto em load. Em load aumentou apenas 4~5 graus! Parece-me bastante bom uma vez que é uma solução passiva e a gráfica está com Oc.

Quando apliquei a Noiseblocker as temperaturas baixaram um pouco, entre 5 a 7 graus o que é sempre bom. Atenção que escolhi esta fan por ser silenciosa (16db's) e não pelo fluxo de ar. Para benchar ou para quem quer fazer Oc à seria existem por aí fans muito melhores para o efeito. ;)

Claro que sem OC e deixando a fan instalada os valores baixam, principalmente em idle.

A meu ver, não há mal nenhum fazer um pequeno OC (pelo menos com uma 3870!!!) que mesmo em passivo o S1 lida bem com a situação.
Pessoalmente eu vou deixar a Noiseblocker instalada e vou deixar o OC. É que nem oiço a fan!


Para a malta do CS:
durante a tarde (calor!!) mesmo com OC, estive a jogar um bom bocado Cs 1.6 e a gráfica nunca passou dos 56/57º.



Desta vez decidi tirar uns prints quando estava em load:

Com OC e SEM Fan instalada:


Com OC e COM fan instalada:


Sem OC e com a fan instalada:



Acho que dá para ver que de facto temos presente uma boa solução de arrefecimento, que, seja em modo passivo, seja em conjunto com uma fan consegue obter bons resultados.

Uma coisa tenho de salvaguardar:
o teste foi feito com uma Ati 3870, que como sabem é uma gráfica que aquece pouco.
Claro que os donos de uma 2900XT :004: não podem esperar os mesmos resultados, nem os de uma 8800GT por ex.

Obrigado a todos e agradeço os comentários!
 
Última edição:
Boa review

Tambem tenho o accelero s1 mas montado numa 8800gts g92 e realmente partilho da mesma opinião os ramsinks não valem cheta mas o cooler em si é muito bom .

Tenho o turbo modulo e não faz ruido nenhum por isso é uma boa compra para juntar ao accelero visto que com ventoinha o cooler é "outro" .

cumps
 
a cola dos ramsinks, mesmo os da zalman, é foleira
tive um conjunto deles que andou bastante tempo a descolar

para a cola actuar bem convém ter uns cuidados essenciais:
-limpar muito bem a superficie onde se aplica o dissipador, de modo a que esteja sem resíduos(especialmente gorduras)
-aquecer ligeiramente a cola e aplicar os ramsinks em seguida exercendo uma ligeira pressao

depois uns ciclos de aquecimento/arrefecimento devem a cola deve estar curada
 
Tenho por aqui estes.......será que se os cortar, servem?







Pena o dissipa não ficar por cima da placa, pois tenho 2 HD`s la encaixados......

Bom review!:x2:
 
Boa review

Tambem tenho o accelero s1 mas montado numa 8800gts g92 e realmente partilho da mesma opinião os ramsinks não valem cheta mas o cooler em si é muito bom .

Chegaste a testar o cooler em passivo?
Sabes dizer os resultados que tens com a 8800gts, mesmo sendo com o turbo module?


Tenho por aqui estes.......será que se os cortar, servem?

Pena o dissipa não ficar por cima da placa, pois tenho 2 HD`s la encaixados......

Bom review!:x2:

Obrigado! ;)

Pode ser que dê, mas é aventurar um bocadinho não.

Podes meter os discos noutro lugar? Mais acima ou assim.
 
Excelente review, apesar da minha gráfica vir com cooler melhoado não seria nada mau comprar um para terminar com este barulhão...

Esse cooler tem um grande potencial, de referir, UM GRANDE POTENCIAL SEM FAN NENHUMA

É de louvar e custa 20€ mais coisa menos coisa



Cumps
 
Chegaste a testar o cooler em passivo?
Sabes dizer os resultados que tens com a 8800gts, mesmo sendo com o turbo module?


Com o calor que está a placa com turbo module a 750/1875/1000 tenho em idle 41c full 54cº max

Sem o turbo module a 750/1875/1000 tenho em idle 57/58c em full 72cº e por ai fora parei e ligei as fans .

cumps
 
Última edição:
Tenho por aqui estes.......será que se os cortar, servem?







Pena o dissipa não ficar por cima da placa, pois tenho 2 HD`s la encaixados......

Bom review!:x2:

é 1 crime cortar isso :P

excelente análise. conseguir a mesma performance em passivo é obra! com 1 fan deve ficar brutal para benchar!

editei o título.
 
Ia postar isso.

Acho que a ***** os tem.......

Seria uma boa aquisição, com este cooler......

Ando com necessidades, de mudar algo no meu PC:004::004:
 
konexion


POdes indicar, qual a altura dos ramsinks em mm?

É a única coisa que me desagrada, neste Kit.

Lembrei-me agora, que tenho para ali uma caixa, com fan, para meter os HD, portanto estes, já tem para onde ir....

Mas penso que muitos users, gostariam de ter um ramsinks em cobre.......

Estou mesmo virado para comprar o raio do cooler:x2:
 
por acaso da para medir a distancia entre a placa grafica e o fim do cooler para ver se cabe na minha caixa, tenho um power color Hd3870 512mb ddr4
 
os da zalman que tenho medem 8~7 mm
atenção que sao os que vem/vinham com VF-700, VF-900 e afins, pois tenho a impressao que existem uns da mesma marca que sao mais altos

os do accelero desconheço

em termos de perfomance os da zalman sao fraquinhos, os do accelero nao devem ser melhores
 
Back
Topo