SystemRescueCd - LiveCD

APLinhares

OpenSource
Criada com o proposito de recuperação de dados e reparação de sistemas, esta distribuição baseada em Gentoo, vem pré-equipada com ferramentas para partições e ferramentas básicas.


SystemRescueCd is a Linux system on a bootable CD-ROM for repairing your system and recovering your data after a crash. It aims to provide an easy way to carry out admin tasks on your computer, such as creating and editing the partitions of the hard disk. It contains a lot of system utilities (parted, partimage, fstools, ...) and basic tools (editors, midnight commander, network tools). It is very easy to use: just boot the CDROM. The kernel supports most of the important file systems (ext2/ext3, reiserfs, reiser4, xfs, jfs, vfat, ntfs, iso9660), as well as network filesystems (samba and nfs).

System tools included


  • GNU Parted creates, resizes, moves, copies partitions, and filesystems (and more).
  • GParted GUI implementation using the GNU Parted library.
  • Partimage saves / restores partitions to an image file on another partition or to another system.
  • File systems tools (e2fsprogs, reiserfsprogs, reiser4progs, xfsprogs, jfsutils, ntfsprogs, dosfstools): format, resize, and debug an existing partition of a hard disk
  • Ntfs3g: enables read/write access to MS Windows NTFS partitions.
  • sfdisk saves / restores partition table (and more).
  • Test-disk tool to check and undelete partition, supports reiserfs, ntfs, fat32, ext2/3 and many others
  • Network tools (Samba, NFS, ping, nslookup, ...)
Browse the short system tools page for more details about the most important software included.
Browse the detailed package list for a full list of the packages.

Página Oficial

ScreenShots
Download
 
e mais uma actualização
SystemRescueCd 1.3.1


O SystemRescueCd é uma distribuição Gnu/Linux, que permite aos utilizadores corre-la directamente através do CD-Rom, permitindo uma completa reparação do seu sistema, através da recuperação de dados após um mal funcionamento do mesmo.
sysresccd-kerodicas-com.png

Com este aplicativo poderá executar tarefas de administrador, podendo assim criar ou editar partições no disco. Além do mais, esta versão contém uma excelente variedade de ferramentas de sistema como por exemplo Gparted, PartImage, FSTools… Contudo, vem acompanhado também de ferramentas mais triviais como podem ser os editores e as ferramentas de rede.
Acompanhado de um kernel que suporta a grande parte das partições de ficheiros, ext2/ext3, reiserfs, reiser4, xfs, jfs, vfat, ntfs, iso9660, o utilitário é tão completo que suporta também sistemas de ficheiros em rede, como o samba e o nfs.
requisitos.png
Compatibilidade: Windows 2000/2003/XP/Vista
licenca.png
Licença: Freeware
homepage.png
Homepage: SystemRescueCd
download.png
Download: SystemRescueCD 1.3.1

Fonte
 
Hoje apaguei a minha partição ext4 do Ubuntu dado que não tenho usado este sistema e o espaço em disco ocupado por ele estava a fazer-me falta no Windows 7.

Lá apaguei com o GParted (Live CD) e atribui o espaço livre á partição que queria. Correu tudo bem e saí do GParted.

E pronto neste ponto era só desinstalar o grub e tá feito, ficava o sistema a arrancar para o W7, la fui eu pegar no Hirens Boot (esqueci-me que o CD do windows também fazia o serviço e até mais facilmente) e ao usar uma das ferramentas MBR puff, um passo errado e foi-se a tabela de partições.

Meti o disco do W7 mas já não havia nada a fazer, já não havia nada para reparar.

Até que me lembrei de ter visto esta ferramenta aqui e toca a pegar no portátil, procurar e sacar.

Cinco estrelas, arranquei para a interface gráfica (startx) e toca a usar o TestDisk. Nunca vi uma recuperação deste género tão simplificada. Correu bem, Select Hard Drive -> Quick Search -> Confirmar se são aquelas as partições e os ficheiros -> Restore Table -> Restart Computer. E pronto, depois foi só meter reparar com o CD do W7 que detectou logo problemas de arranque e siga para bingo.

Este LiveCD salvou-me, já está na lista de ferramenta a usar em casos destes, e obviamente na minha "pastinha dos CDs".

Aprovado :D
 
SystemRescueCd 1.5.2
O SystemRescueCd é uma distribuição Gnu/Linux, que permite aos utilizadores corre-la directamente através do CD-Rom, permitindo uma completa reparação do seu sistema, através da recuperação de dados após um mal funcionamento do mesmo.
sysresccd-kerodicas-com.png

Com este aplicativo poderá executar tarefas de administrador, podendo assim criar ou editar partições no disco. Além do mais, esta versão contém uma excelente variedade de ferramentas de sistema como por exemplo parted, partimage, fstools…Contudo, vem acompanhado também de ferramentas mais triviais como podem ser os editores, ferramentas de rede, etc..
Acompanhado de um kernel que suporta a grande parte das partições de ficheiros, ext2/ext3, reiserfs, reiser4, xfs, jfs, vfat, ntfs, iso9660, o utilitário é tão completo que suporta também samba e nfs.
Fonte
 
Back
Topo