Lojas Portuguesas vendem jogos NTSC (Norte-Americanos)

c|_|

Banido
Boas...
Rapaziada, antes de mais, claro que sei que a PS3 é region-free e tudo mais... Mas não acho muito correcto o que se passa aqui...
Quando o GTAIV saiu, a loja GAME e GAMESTAGE (ambas do Forum Almada) tinham duas versões diferentes da caixa, uma com a contra-capa em Português e com o "emblema" da PEGI com a idade recomendada, e a "outra" versão, em que a contra-capa está em Inglês, e o "emblema" da idade é outro...

Ok... Até aqui, pode parecer que não há grande problema, mas agora vêm a parte mais "matreira"...
A PS3 é Region-Free, tudo bem, mas... Nem toda a gente tem uma televisão capaz de transmitir a 60htz, e quando compra uma "delicia" destas, qual não há de ser o seu espanto quando chegar a casa e vir que o jogo está a preto e branco...
Pois é... Hoje lá fui eu ao Forum Montijo (GAME), e reparei que mais de 30% das prateleiras da PS3/PSP são tudo jogos americanos... FF: Crisis Core, Metal Gear Solid 4, EURO 2008 (A capa deste é totalmente diferente... Pois a Americana tem todas as bandeiras das selecções, e a nossa tem só a Portuguesa), e por acaso um rapazito, ao agarrar nas caixas do The Darkness (PAL e NTSC) e perguntou: "Desculpe, qual a diferença entre estes dois jogos?", o rapaz da GAME respondeu: "Ah, este aqui (NTSC) parece que tem mais armas, é tipo edição colecionador"... Áinda por cima mandam petas aos clientes?? Pelo menos digam-lhes o que tão a comprar... Se por acaso os Servers do GTAIV não fossem Region-Free, neste momento estaria mais de metade da "comunidade GTAIV" com vontade de entalar os t... dos gajos das lojas numa porta, agora com estes jogos mais "pequenos" tipo The Darkness, Top Spin 3, Dragon Ball Z, não têm servidores mundiais, e quem tiver o azar de não reparar que acabou de comprar uma versão Norte-Americana (mas pagar o valor dum Good-Old Fashioned PT Game) vai dar por sí a jogar apenas contra (no máximo) Brasileiros...

Sei que dificilmente poderemos fazer alguma coisa, mas não será ilegal o que as lojas estão a fazer??
Grande abraço!
 
Se o jogo tiver o selo do IGAC, não podes fazer nada, mas por outro lado se tiver o selo quer dizer que foi aprovado para comercialização em Portugal (visualmente é a discrição em português na parte de trás da caixa (ou um selo com toda a descrição) um dos pontos fundamentais para a aprovação).

Agora jogos importados? tanto quanto sei nenhuma loja em Portugal pode vender jogos......ou melhor expor jogos para venda directa sem que a caixa tenha o selo do IGAC.
Neste caso, se tiveres razão no que estás a dizer, então a ASAE pode ser metida ao barulho.

...............Não me leves a mal, mas custa-me a acreditar que uma rede como a GAME esteja a vender jogos importados, a menos que essa loja em especifico esteja metida em falcatruas, mas aí a culpa não será da marca, mas das pessoas que mantem essa loja.

Um jogo importado dos EUA dá um margem de lucro muitissimo superior ao normal, pelo a ser verdade a ASAE pode e deve ser metida ao barulho, mas é bom que tenhas a certeza do que estás a dizer porque é uma acusação muito grave!
 
Para além do já referido as capas dos jogos em NTSC estão assinaladas como tal com um simbolo no canto superior direito da capa. Caso esteja lá NTSC tens todos os motivos para reclamar, se não o que deves estar a ver são as capas das versões Espanholas ou Inglesas que por vezes são diferentes das nossas.
 
Para além do já referido as capas dos jogos em NTSC estão assinaladas como tal com um simbolo no canto superior direito da capa. Caso esteja lá NTSC tens todos os motivos para reclamar, se não o que deves estar a ver são as capas das versões Espanholas ou Inglesas que por vezes são diferentes das nossas.

Estou dentro do assunto, e logo que tenha selo IGAC estão dentro da lei!:wink:
Sim, é verdade que existem algumas lojas que importam jogos, mas também pagam o imposto ao Estado. Neste caso só compra quem quer!
 
A do GTAIV não tinha selo do IGAC e tenho a certeza que a capa é da versão NTSC...

O que estão a vender na GAME e na GAME STAGE é isto...

NTSC:

933036_75598_front.jpg

933036_75598_back.jpg


E a versão PAL (UK, PT, ES, ETC) sabem todos como é...
Mas para não me chamarem mentiroso, vão a uma das lojas, e dêm uma vista de olhos, e sempre que virem este simbolo do ESRB, garanto.vos que o jogo não é PAL... Dêm uma vista de olhos nas prateleiras da PS3 e da PSP e mais de 30% dos jogos têm este ESRB...
E assim de repente lembro.me do THE DARKNESS... que pelo menos o que o rapaz tinha na mão não tinha selo do IGAC, era só a caixa sem nada la dentro, onde o responsável acabou depois por colocar o CD e os manuais...
 
Bem já disseram que é possível vender jogos importados em Portugal desde que contenham o selo do IGAC, se tu dizes que não é o caso tens que verificar novamente e falar com as pessoas da loja para saberes qual é a situação.
 
Quando o GTAIV saiu, a loja GAME e GAMESTAGE (ambas do Forum Almada) tinham duas versões diferentes da caixa, uma com a contra-capa em Português e com o "emblema" da PEGI com a idade recomendada, e a "outra" versão, em que a contra-capa está em Inglês, e o "emblema" da idade é outro...

Atenção que a versão UK é PAL e não usa a classificação PEGI! Que simbolo em vez do PEGI era um encarnado ou o ESRB?

Os jogos NTSC da PS3 até são facilmente identificados pois tem na lombada da capa um quadrado preto com um globo em branco e com o numero 1 (regiao 1).

No entanto eles nunca podem vender jogos sem selo do IGAC. Se realmente o estão a fazer é ilegal. Podes fazer queixa na ASAE referindo que jogos é que não estão a cumprir lei.

Bem já disseram que é possível vender jogos importados em Portugal desde que contenham o selo do IGAC, se tu dizes que não é o caso tens que verificar novamente e falar com as pessoas da loja para saberes qual é a situação.

Eles podem vender jogos importados mas penso que não podem vender jogos NTSC (não tenho a certeza) pois não é o sistema adoptado cá. O que acontece em algumas lojas são jogos importados de Espanha e do Reino Unido, agora NTSC duvido que o possam fazer...

Para além do já referido as capas dos jogos em NTSC estão assinaladas como tal com um simbolo no canto superior direito da capa. Caso esteja lá NTSC tens todos os motivos para reclamar, se não o que deves estar a ver são as capas das versões Espanholas ou Inglesas que por vezes são diferentes das nossas.

Errado. Os jogos NTSC da PS3 não têm nada a dizer NTSC na capa. Isso era na PS2...
 
Última edição:
CH4OS, o simbolo da versão UK é um vermelho, mas não é esse que estão a vender, é mesmo a versão NTSC, é com o simbolo do ESRB (ntsc), a capa é tal e qual a que postei...
O mesmo acontece com ooutros jogos como o Dragon Ball, The Darkness, NBA 2K8, Top Spin 3, etc... E nem vou falar dos da PSP que são "mais que todos"...
 
CH4OS, o simbolo da versão UK é um vermelho, mas não é esse que estão a vender, é mesmo a versão NTSC, é com o simbolo do ESRB (ntsc), a capa é tal e qual a que postei...
O mesmo acontece com ooutros jogos como o Dragon Ball, The Darkness, NBA 2K8, Top Spin 3, etc... E nem vou falar dos da PSP que são "mais que todos"...

Então faz queixa na ASAE. Da próxima vez que entrar numa GAME vou estar atento a esse pormenor...
 
Ah, ok obrigado pela correcção é que só tenho aqui jogos importados PS2/X360 e pensei que a PS3 também tivesse alguma informação quanto a esse aspecto.

E tem mas "abandonaram" esse sinal no canto superior direito.

Agora as diferenças são na lombada (com o globo), o simbolo da ERSB na capa, a forma como colocam as caracteristicas do jogo na parte de trás e na lombada também diz BLUS se for NTSC ou BLES se for PAL.
 
Então faz queixa na ASAE. Da próxima vez que entrar numa GAME vou estar atento a esse pormenor...

GAME, GAMESTAGE e no forum Montijo tambem vi uma loja "Info(qualquercoisa)" ao pé da *****, que vendia a versão NTSC do GTAIV e de mais alguns jogos, mas como estão dentro de um expositor não pude ver se tinham selo ou não...
 
Atão mas isso não é nada... eu conheço uma loja que vende o Super Smash Brawl NTSC para Wii mas têm lá um papelzinho a dizer que este jogo só funciona com o FreeLoader, que também vendem na loja...

Mas agora com o novo firmware update da Wii, o FreeLoader já não funciona... e eu virei-me para o rapaz do balcão e disse-lhe isso, ao qual ele respondeu, por isso é que temos aqui outro papel a dizer: "Este FreeLoader está provado funcionar até à data X/X/X, caso deixe de funcionar mais tarde não é responsabilidade nossa"

E esta, hein? Isto deve ser ilegal... não sei... digo eu... :X
 
Atão mas isso não é nada... eu conheço uma loja que vende o Super Smash Brawl NTSC para Wii mas têm lá um papelzinho a dizer que este jogo só funciona com o FreeLoader, que também vendem na loja...

Mas agora com o novo firmware update da Wii, o FreeLoader já não funciona... e eu virei-me para o rapaz do balcão e disse-lhe isso, ao qual ele respondeu, por isso é que temos aqui outro papel a dizer: "Este FreeLoader está provado funcionar até à data X/X/X, caso deixe de funcionar mais tarde não é responsabilidade nossa"

E esta, hein? Isto deve ser ilegal... não sei... digo eu... :X

por acaso o free loader continua a funcionar.

Quanto a legalidade ou não de tal informação... não me parece que estejam dentro da lei. :P
 
Back
Topo