Exportar RAW para JPEG

aorfix

Membro
Tenho uma Sony DSC R1 e uso o Adobe Lightroom para editar RAW, mas axo duvidoso o resultado final quando exporto para JPEG. Aqui fica uma print screen da imagem em RAW ainda no Lightroom e a exportada para JPEG:

RAW
rawxo8.jpg


JPEG
jpegua6.jpg


Parece-me que é bem notável a perca de luminosidade e detalhe do JPEG. Se bem que no print screen do RAW a imagem n fica exactamente como a vejo no Lightroom. O que quero dizer é que ao exportar uma foto para JPEG, esta vai diferenciar da minha edição no Lightroom. Talvez esteja a fazer algo mal. Alguma dica que me possam dar?
 
Boas,

Aproveito o tópico para colocar uma questão sobre o assunto.

O PhotoShop CS3 também trata ficheiros RAW e converte para JPEG?

Obrigado.

Cumprimentos,
 
entao os problemas estão mesmo nos perfis de cores.

eu já tive esse problema.

tens q calibrar o mesmo perfil na camara, monitor e programa de edição.
 
se a makina tira em sRGB convem k tudo esteja em SRGB, nao te metas c/ AdobeRBG plo meio, que basicamente so interessa se estiveres a pensar enviar a foto para uma tipografia
 
entao os problemas estão mesmo nos perfis de cores.

eu já tive esse problema.

tens q calibrar o mesmo perfil na camara, monitor e programa de edição.
Axo k já fiz isso :x é em Camera Calibration certo?
Eu penso que o problema é mesmo quando exporto a foto. A foto está em sRGB e exporto-a em sRGB :S Para a foto ficar como a vejo em RAW no final da edição, tenho k voltar atrás e fazer uns ajustes extra na iluminação, e mesmo assim n fica bem.
 
ve la se nao tens o programa de edicao a trabalhar em adobeRBG...

dai veres uma coisa dentro do programa e outra apos o export
 
aorfix nada disso. é mesmo as definições do monitor. painel de cores dele. normalmente,se tiver o monitor instalado, estará com as cores dele (marca dele).
 
aorfix nada disso. é mesmo as definições do monitor. painel de cores dele. normalmente,se tiver o monitor instalado, estará com as cores dele (marca dele).
Mudei agora para sRGB, mas isso não resolve o problema, continua a exportar com diferenças :(

ve la se nao tens o programa de edicao a trabalhar em adobeRBG...

dai veres uma coisa dentro do programa e outra apos o export
Provavelmente será isso ou algo do género. Onde vejo isso? Tenho o Lightroom há pouco tempo. Sei é que quando vou exportar tenho sRGB no Image Settings.
 
Eu não posso ajudar muito para além do que já foi dito aqui. Já tive problemas desse genero mas tava relacionado com o color space. Diz uma cena, tu depois de exportares o RAW para JPEG, estas a visualiza-lo dentro do Lightroom também e é ai que notas as diferenças?

E já agora, boa foto, curti bués a iluminação :)
 
Ok aqui vai o meu input... Esta situação que referes acontecia-me quando usava a Nikon e o problema que tinha era com a vividez de algumas cores... O que te acontece é que essa luz tem uma tonalidade azul, o que pode levar a querer que o problema não está na luminosidade mas sim na forma como o Lightroom processa a cor azul.

Passo a explicar melhor, as maquinas aplicam os seus perfis de cor nos jpg onde ficam gravados, e o lightroom não os consegue alterar... Isto faz com que os JPG apareçam e sejam processados de maneira sempre idêntica... Já em ficheiros raw estes perfis de cor (que nada tem a ver com os espaços de cor como o sRGB e AdobeRGB) são aplicados quase como metadados, o que se passa é que o lightroom ao puxar o RAW ignora este perfil o que pode causar este problema...

Outra explicação é que nesse feixe de luz onde se nota mais diferença a "luz" parece ter algum grão e o que pode acontecer é que o software ao tentar aplicar algum tipo de noise reduction pode reduzir a saturação ou vividez da cor... E isso pode ser a causa disso...

Deixa-me que te pergunte... Qual a versão do Lightroom que estás neste momento a usar? A 1.4 ou a 2 BETA?
 
Back
Topo