Como alterar configurações APN - OS 2.0

monxalo

Membro
Isto é para todos os que compraram o iPhone 3G na Vodafone sem vinculação e para o pessoal como eu que utilize mais Wifi para dados.

Como sabem as configurações APN do iPhone 3G comprado na Vodafone, estão escondidas não podendo ser alterados no smartphone como podem ver aqui:
http://support.apple.com/kb/HT2283?viewlocale=en_US

Isto resulta em tráfego de dados indesejado para as pessoas na minha situação, cobrando 3 € a quem não tem contrato nem mensalidade.

Indico desde já que este método é totalmente legítimo, disponibilizado pela própria Apple tendo como publico alvo as pessoas que utilizam o iPhone para empresas e que requer configurações de VPN, Exchange, Wifi, Mail, etc.

Então sigam estes passos:

Instalem o iPhone Configuration Web Utiliy:

Windows:
http://www.apple.com/support/downloads/iphoneconfigurationwebutility10forwindows.html

Mac:
http://www.apple.com/support/downloads/iphoneconfigurationwebutility10formac.html

Depois de instalado acedam à página no vosso browser por defeito: http://localhost:3000

Login: admin, pass: admin

Criem as configurações que pretendem, deêm um nome ao perfil logo na primeira página e vão a Advanced e coloquem um APN inválido (lógico).

Depois de tudo gravem, exportem o ficheiro e enviem no para o iPhone por mail ou facam o download pelo Safari se tiverem acesso.

Caso algo corra mal, podem remover estas configurações aqui: Configurações -> Geral -> Perfil.


Espero ter ajudado a alguns com isto :).
 
Última edição:
prontus! e tu já fizeste isto com o 2.0 3G? que tal ficou?

ò maravilha das maravilhas...lolololol grande abraço pá!
 
Última edição:
Correu bem, agora como o Access Point Network é inválido, o iPhone diz me que não tenho ligação à Net quando não tenho o Wifi que era o que queria :).
 
Correu bem, agora como o Access Point Network é inválido, o iPhone diz me que não tenho ligação à Net quando não tenho o Wifi que era o que queria :).

Just like me...
levou com um XPTO, que riqueza de APN

e eu que já ia aderir ao best 100 agora é esperar que a fruta amadureça!


Ainda estou à espera da resposta da vodafone para resolver esse problema, ainda vou gostar de ver qual é! Pelo que se lê no suporte da apple é a operadora que decide se permite ou não mostrar essa opções. Talvez por isso aquele pequeno update associado à operadora aquando da activação, que aliás aconteceu tb quando fiz o restauro para ir buscar a nova build.


5 estrelas ehehehehe
 
Just like me...
levou com um XPTO, que riqueza de APN

e eu que já ia aderir ao best 100 agora é esperar que a fruta amadureça!


Ainda estou à espera da resposta da vodafone para resolver esse problema, ainda vou gostar de ver qual é! Pelo que se lê no suporte da apple é a operadora que decide se permite ou não mostrar essa opções. Talvez por isso aquele pequeno update associado à operadora aquando da activação, que aliás aconteceu tb quando fiz o restauro para ir buscar a nova build.


5 estrelas ehehehehe

Possivelmente... Sei esse update configura o Voicemail na aplicação Phone. Se não instaleres, o Icon não funciona.
 
Só uma dúvida... se eu estiver na rua e quiser activar o acesso 3G?

Tenho de ir ao computador onde está instalada a iPhone Configuration Web Utiliy? Certo?

Se assim for, já é melhor que nada... agora, perfeito, perfeito era uma app, que perguntasse tipo:

"Está prestes a iniciar uma ligação à internet. Quer continuar?"
 
Só uma dúvida... se eu estiver na rua e quiser activar o acesso 3G?

Tenho de ir ao computador onde está instalada a iPhone Configuration Web Utiliy? Certo?

Se assim for, já é melhor que nada... agora, perfeito, perfeito era uma app, que perguntasse tipo:

"Está prestes a iniciar uma ligação à internet. Quer continuar?"

Enquanto não existir uma maneira mais prática de alterar o APN..

Mas a confirmação semelhante como tem nos outros telemóveis seria uma boa sugestão para os próximos updates. Pelo menos existiria um controlo dos acessos.
 
Última edição:
Só mais uma coisa, como é que sei os dados do perfil que tenho no telefone?

É que na página de configuração, penso que será necessário configurar todas os folders, caso contrário e perfil ficará sem definições nessa opção, será?

Edit:
Algu de vós é Optimus? Eu sou e não tenho a opção Configurações -> Geral -> Perfil... :(
 
Última edição:
Ora bem apaguei o perfil e ele agora não me liga ao acesso 3G! Há alguma solução rápida ou terei que fazer o restauro?
Assim para ficar já tudo esclarecido...
 
Ora bem apaguei o perfil e ele agora não me liga ao acesso 3G! Há alguma solução rápida ou terei que fazer o restauro?
Assim para ficar já tudo esclarecido...

Eu testei, e bastou me só remover o perfil, mas se não resultar, tenta fazer um Reset às Configurações de Rede.
 
Eu testei, e bastou me só remover o perfil, mas se não resultar, tenta fazer um Reset às Configurações de Rede.


Dá-me este erro: Não foi possivel activar a rede de dados: Falha de autenticação PDP

Ora diz lá como configuras-te o perfil ehehehehe assim faço o mesmo e depois removo!

Julgo que removeste a partir do iphone, de outra maneira seria ehehe


Já passa da meia noite e expirou-se os 3 euros as 24 horas, e agora só tenho lá 2 euros deve ser isso lolo, vou tentar carregar para ver o que acontece
 
Última edição:
Excelente post! Não testei porque estou a pensar aderir ao aditivo iphone da vodafone "à experiência" (estou só a ver se descubro se se pode deixar esse aditivo a qualquer altura ou se existe algum prazo mínimo de adesão). Caso não fique satisfeito recorro à solução que apresentaste, que ao que parece, funciona com o 3G. Muito bom (pelo menos para já)!
 
Dá-me este erro: Não foi possivel activar a rede de dados: Falha de autenticação PDP

Ora diz lá como configuras-te o perfil ehehehehe assim faço o mesmo e depois removo!

Julgo que removeste a partir do iphone, de outra maneira seria ehehe


Já passa da meia noite e expirou-se os 3 euros as 24 horas, e agora só tenho lá 2 euros deve ser isso lolo, vou tentar carregar para ver o que acontece

Estranho, não me deu esse erro. Quando removeres o perfil, tenta reiniciar o iPhone.

A única coisa que faz este ficheiro é um 'override' às configurações base do iPhone.

Até acho que seria melhor até configurar o APN da Vodafone num perfil, e sem o APN noutro perfil. Assim seria, só trocar de perfil :) mas ainda não experimentei isto, nem sei se dá para instalar mais que um perfil mas penso que sim.

Não foi nada de mais, só configurei o APN e o mail, dei um nome ao perfil, exportei e enviei para o meu mail.
 
Última edição:
Funciona perfeitamente após remover o perfil! Era mesmo por não ter saldo suficiente, uma vez que já passava das 24 horas!
Instalei, e testei.... barrado! Removi, testei.... funciona na perfeição (3€ gastos, mas valeu a pena como que vai permitir poupar depois).

Obrigado!

Onde irias tú desencantar esta solução!?!? :D (com jeito pertences a vodafone e estás testar soluções, ehehehehe)
 
Não sei quem alterou o titulo, mas este tópico era geral e não apenas para Vodafone! Talvez porque os preços e facturação da Optimus neste s caso sejam mais adequados... e não gerem tanta polémica

O processo assenta na utilização de um software de APPLE onde se configura de forma deliberada um APN errado!
A partir daí gera-se um ficheiro (perfil) que será instalado no iPhone e passará a gerir (NOT :D)as comunicações de dados através da rede móvel.
Para reverter o processo basta remover o perfil.

Por isto, parece-me que é indiferente a rede! Mas isto é a apenas a minha opinião, podendo aparecer alguém com iphone optimus que te possa confirmar.
 
Última edição:
Instalei o iPhone Configuration Web Utiliy, criei as configurações APN inválidas e exportei o ficheiro. Enviei-o para a minha conta de e-mail e tentei fazer o download através do Safari pelo iPhone mas não consegui: "O Safari não pode descarregar este ficheiro".
Como fizeram para enviar o ficheiro para o iPhone? Este passo está-me a falhar, mas deve ser simples.

E mais uma questão: caso depois desejemos voltar atrás e ter acesso à net via 3G, apagamos o tal perfil no próprio iPhone ou a partir do computador?
 
Última edição:
Instalei o iPhone Configuration Web Utiliy, criei as configurações APN inválidas e exportei o ficheiro. Enviei-o para a minha conta de e-mail e tentei fazer o download através do Safari pelo iPhone mas não consegui: "O Safari não pode descarregar este ficheiro".
Como fizeram para enviar o ficheiro para o iPhone? Este passo está-me a falhar, mas deve ser simples.

E mais uma questão: caso depois desejemos voltar atrás e ter acesso à net via 3G, apagamos o tal perfil no próprio iPhone ou a partir do computador?



1º envias no computador pra um mail em anexo que possas configurar no iphone. depois ligas por wi-f (para n pagares :D) e abres o mail e está lá ficheiro em anexo e só clicar pra instalar.


2º Apagas o ficheiro (perfil) no iphone.
 
Back
Topo