Zon@Fon - Acordo ZON e Fon(era)

x0101222

Power Member
O QUE É A ZON@FON?

A ZON Netcabo juntou-se à FON para trazer a Portugal a maior comunidade de utilizadores WiFi no mundo. A ZON@FON é uma rede construída por uma comunidade de utilizadores em que vários Clientes ZON Netcabo partilham a sua rede Wireless e em troca recebem acesso gratuito noutros Hotspots FON no mundo.


VANTAGENS:

- Quantos mais utilizadores partilharem a sua rede, maior a rede de Hotspots se torna.
- Podes ganhar até 50% de receitas geradas pela utilização do teu Hotspot ZON por utilizadores que não querem partilhar a sua rede ou não disponham de uma rede Wireless.
- A comunidade FON é mais do que uma partilha de rede WiFi. Os utilizadores e donos de Hotspots podem comunicar e trocar informações entre eles.


in: http://www.tvcabo.pt/Internet/Detalhe.aspx?detail=XzU29S
 
Última edição:
OMG, não percebo estes gajos da Netcabo.
Não querem que os próprios users gerem muito tráfego, mas agora fazem esta parceria que vai contra todas as regras de um ISP (a partilha de ligação da internet)? O que estão à espera, isto vai ser o mamanço total, nem quero imaginar.
 
Apenas uma adenda.

O principio fon não é de massivamente disponibilizar ligações de "medio débito". O objectivo é que qq um de nós possa aceder à plataforma de email, navegação e comuns tarefas diárias.

Penso que não pretendem disponibilizar P2P e afins nestas ligações.

Nos testes que fiz com a minha fon existe um local que limita a largura de banda disponivel, e se não me falha a memoria acho que podia-mos bloquear os protocolos com uma aplicação adicional que não altera o conceito fon.



Agora 39,90..... ok tá berm.....
 
O conceito FON na teoria é muito bonito, na prática deita tudo a perder com um firmware limitado a todos os níveis, o q faz com q o pessoal se desinteresse o q foi o meu caso...

O Fonera (router wireless) por outro lado, surpreendeu-me pela positiva...
 
Sobre as limitações de firmware já é possível instalar uns addons que tornam a Fon mais atraente sem alterar o conceito inicial.

A rede Fon é Um negócio! O objectivo deles é cobrar o acesso através dos Ap que os users criam. Em troca se tivermos uma conta Fon podemos usar os AP Foneros sem custos.

Concordo totalmente com a questão dos 39,90€. Novamente a TvCabo no seu melhor!
Foi corrida dos hotspots da PT e agora quer "tapar" o serviço com esta oferta..... pois tá bem!

Se querem uma rede Fon Zon OFEREÇAM a fon aos clientes, ou cobrem um valor na casa do 5 a 10€.... agora 39,90.... só se for para levar o dd-wrt.... e mesmo assim está caro.

cpmts
 
Boas, eu não tenho ZON, mas tenho 2 Fon routers a irradiar a já algum tempo.
Notei algo hoje na minha página de cliente da Fon, Agora já posso configurar o meu ZON@Fon_router, mas tipo, eu nem ZON tenho, tenho Sapo. lol. O conceito Fon não é mal pensado, no entanto as "regalias" para os que partilham são poucas ou nenhumas, os 50% que eles falam, são uns "pseudo" 50%, isto porque?
Ora bem, um Alien(aquele que não pertence ao movimento e quer usar internet, e como tal pagar) paga 2 euros por enviar a sms para ter direito a 1 hora de internet, desses dois euros eu não recebo 1euro, recebo sim, 0.35 centimos. Segundo eles, os 2 euros dividem-se da seguinte forma.

2 euros = 1.20(para pagar o serviço de SMS) + 0.35(lucro para a FON) + 0.35(lucro para quem partilha).

A fon é um bom conceito, mas parece-me que podia ser melhor gerido.

Cumps
 
Daqui a uns meses estou a ler uma comunicação a dizer que a ZON tem uma extensa rede de hotspots wireless que afinal são pagos pelos clientes.
 
Boas, eu não tenho ZON, mas tenho 2 Fon routers a irradiar a já algum tempo.
Notei algo hoje na minha página de cliente da Fon, Agora já posso configurar o meu ZON@Fon_router, mas tipo, eu nem ZON tenho, tenho Sapo. lol. O conceito Fon não é mal pensado, no entanto as "regalias" para os que partilham são poucas ou nenhumas, os 50% que eles falam, são uns "pseudo" 50%, isto porque?
Ora bem, um Alien(aquele que não pertence ao movimento e quer usar internet, e como tal pagar) paga 2 euros por enviar a sms para ter direito a 1 hora de internet, desses dois euros eu não recebo 1euro, recebo sim, 0.35 centimos. Segundo eles, os 2 euros dividem-se da seguinte forma.

2 euros = 1.20(para pagar o serviço de SMS) + 0.35(lucro para a FON) + 0.35(lucro para quem partilha).

A fon é um bom conceito, mas parece-me que podia ser melhor gerido.

Cumps

com essa definição parece-me mto bem gerido... para o lado deles...
 
com essa definição parece-me mto bem gerido... para o lado deles...

Yap :lol:

P.S.- Só agora reparo no meu post alto fail (2 euros = 1.20(para pagar o serviço de SMS) + 0.35(lucro para a FON) + 0.35(lucro para quem partilha)), isto não dá 2 euros mas sim 1.90... mas pronto, em vez do 1.20, é 1.30, mas dá para perceber a idea....

Cumps
 
Não vejo onde está o drama ou o que é que isto tem de negativo, se for para continuar com as mesmas regras da fon e a unica diferença ser um ganho em hotspots.

Em relação ao que a Fon ganha...eu nem ganho nada... Quem tiver um Fon activo acede ao meu o tempo que quiser sem pagar nada... E quem acedeu nunca abusou do tráfego... Difícil era abusarem com um limite de 512kbps...

Se ainda assim têm medo que abusem, instalem o FreeWLan, que mantém o espírito da comunidade, mas contém opções mais avançadas...Inclusive controlo para bloquear MAC's de quem abusa...

Como ultima palavra, neste tópico nota-se bem que em Portugal a Fon nunca terá o mesmo sucesso que tem em outros países...
 
o que acontece se alguém se ligar a uma destas redes para ver pedofilia? ou cometer outro tipo de crimes! pois...

EDIT:
FON assegura a autentificação dos utilizadores de modo a que apenas utilizadores pertencentes à comunidade FON tenham acesso aos Hotspots.

como é feita a criação dos utilizadores?
 
Última edição:
o que acontece se alguém se ligar a uma destas redes para ver pedofilia? ou cometer outro tipo de crimes! pois...
Tens um log no site que te diz quem esteve e quando esteve ligado ao teu router. Não sei se será possivel ver quem viu determinada página, suponho que não, mas estando duas pessoas ligadas ao mesmo tempo é inconclusivo quem viu o quê, logo não poderiam fazer nada...


como é feita a criação dos utilizadores?

Para Aliens (os que pagam para aceder) basta registarem-se no site como fariam em qualquer outro.

Para Bills e Linus (os que podem aceder à borla) tens que fazer o registo no site e ter um Fonera (router) activo. Só activas o Fonera quando o recebes em casa (logo, qualquer problema que haja, eles têm a morada do user).
 
e-mail da Fon sobre este assunto:

Olá Rui!
É com muito prazer que te informamos que nos juntamos à ZON para construir a ZON@FON Free WiFi Community. Com esta parceria, vamos passar a disponibilizar centenas de milhares de novos locais onde será possível ter acesso gratuito a WiFi, em Portugal.
Sim, é verdade! A FON vai passar a estar disponível através do serviço ZON Netcabo de modo a permitir que todos os seus clientes possam passar a partilhar a sua ligação WiFi, como todos nós já o fazemos.
Enviaremos com regularidade todas as novidades e vantagens da nova ZON@FON Free WiFi Community, em Portugal.
Muito obrigado e bem-vindos a esta ainda maior Comunidade em Portugal!

A equipa da FON

fon.com
 
Basicamente agora põe-se a vender Foneras em vez em vez de Linksys WRT54GC (como o que eu tenho). Até sai mais barato arranjar um convite e mandar vir... mesmo com portes e tudo! Eu era capaz de aderir se houvesse bastantes Foneros. Aqui na minha zona há uns quantos :P
 
Back
Topo