Pág 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 30

Tópico: Cabo de Rede - Sequência de cores

Cabo de Rede - Sequência de cores

Boas a todos.

Há uns anitos eu fazia cabos de rede de qq maneira e funcionava. Ontem tava eu todo contente a cravar fichas e aquela bosta não funcionava... e eu a pensar " ai o camandro!!! antes funcionava e agora não!!!!". Quando descobri que tinha que respeitar a sequencia de cores estipulada.

Gostava que alguem me explica-se pq raio é que temos q manter a sequência de cores ao cravar as fichas RJ45 ?

É que se todos os fios do cabo são iguais pq é q se trocarmos a sequência certa ( e mantivermos a troca na outra extremidade ) o cabo não funciona ?

Ou ele reconhece as cores do cabo?

Cumps e obrigado
    Última edição de samouco; 06-08-2008 às 09:57
    PSN ID: Samouco76

Moderador Avatar de tmgp
    Data do Registo
    27-02-2006
    Local
    Lisboa
    não tens de manter... existe é uma norma com as cores, e assim toda a gente consegue mais facilmente reparar e/ou diagnostigar problemas seguindo a norma...

não tenho feito nada há uns tempos, mas cheguei a fazer umas ligações caseiras ignorando totalmente as normas de cor, por isso não me parece que exista problema, até porque os filamentos me parecem todos iguais...

Citação Resposta Original de tmgp Ver Resposta
    não tens de manter... existe é uma norma com as cores, e assim toda a gente consegue mais facilmente reparar e/ou diagnostigar problemas seguindo a norma...

Bem... gastei 6 fichas e não consegui... vou tentar de novo hoje á noite coma sequencia certa...

Aqui um colega do trabalho disse q antes tb fazia de qq maneira e dava, mas q entretanto deixou de dar... e ele costuma fazer esses cabos com frequencia...

Existem 2 normas oficiais e uma que dá...mas para curtas distâncias. Conseguirem colocar isso a funcionar pode ter sido pura sorte.

Coloca os cabos assim, de forma a que a patilha da ficha esteja para baixo e aplica exactamente nos 2 lados:

Boas.

Obrigado a todos, mas a ordem q tenho q por os fios sempre soube...

Agora queria perceber era porquê de ter q ser essa ordem... pq teoricamente se o fio estiver na mesma posição e os fios são iguais fisicamente pq não funciona se tiver por outra ordem...

Será interferências em que o rx e tx senão tiverem afastados provocam um no outro???

Cumps

Moderador Avatar de tmgp
    Data do Registo
    27-02-2006
    Local
    Lisboa
    não concordo com isso da sorte... fiz uma instalação numa casa de três andares, em que separei os cabos de 8 filamentos em quatro para cada ligação e deu em todo o lugar...

pode ser que hoje em dia com o gigabit e tal a coisa seja mais complexa, mas parece-me estranho... os filamentos teriam de ter propriedades físicas ou eléctricas diferentes, o que não me parece que aconteça...

Citação Resposta Original de samouco Ver Resposta
    Será interferências em que o rx e tx senão tiverem afastados provocam um no outro...
    Ainda há dias discutia a existência de 'patos-bravos' na informática, e me diziam que JÁ não existem..
    Se 'eles' lerem o que leio todos os dias...

Há uns anitos eu fazia cabos de rede de qq maneira e funcionava.
    Palavras para quê???...
    Enfim...

Bem vindos a Kb..po(351),(856).....
    Última edição de Gu@rdian; 06-08-2008 às 22:06

Talking

Citação Resposta Original de Gu@rdian Ver Resposta
    Ainda há dias discutia a existência de 'patos-bravos' na informática, e me diziam que JÁ não existem..
    Se 'eles' lerem o que leio todos os dias...

Palavras para quê???...
    Enfim...

Bem vindos a Kb..po(351),(856).....
    Se és assim tão iluminado então responde á minha dúvida sff.

Ou és da equipa dos 'patos bravos' que só mandam bitaites?

PS: Quem te disse q estou na informática ? Estou a fazer um cabo para ligar a PS3 ao router para não ter que furar a parede com um buraco do tamanho da ficha.

PS1: Por acaso até estou mas não me interessei muito pela parte eléctrica/electrónica do curso... e há 10 anos atrás desenrascava umas coisas na empresa onde trabalhava como programador e fazia cabos de rede sem ligar ás cores aliás na altura até só precisava de ligar 2 pares...

Um cabo de rede tem ciência para ser construido. É seguir como está nas figuras acima. Tudo o que saía destes parametros pode funcionar mal ou mesmo danificar os aparelhos.

Estamos entendidos?

Boas.

Obrigado a todos, mas a ordem q tenho q por os fios sempre soube...

Agora queria perceber era porquê de ter q ser essa ordem... pq teoricamente se o fio estiver na mesma posição e os fios são iguais fisicamente pq não funciona se tiver por outra ordem...

Será interferências em que o rx e tx senão tiverem afastados provocam um no outro???

Cumps
    Sim, tem a ver com interferencias electro-magnéticas nos pares enrolados. Se estiverem mal colocados exercem uma força contrária que atenua bastante o sinal. Nunca te questionaste sobre o facto de os fios estarem enrolados em pares?

Citação Resposta Original de freefall2870 Ver Resposta
    Sim, tem a ver com interferencias electro-magnéticas nos pares enrolados. Se estiverem mal colocados exercem uma força contrária que atenua bastante o sinal. Nunca te questionaste sobre o facto de os fios estarem enrolados em pares?

Epáaaaaa... custava muito alguem lembrar-que o pino 3 é o RecvData+ e o pin 6 é o RecvData - e por isso é q o verde vai para lá, e a restante configuração é para manter a sequencia fio listado fio cor

Quando se passa 8-10 anos sem olhar para isto é normal não se lembre de certas coisas...

@Samouco,

Não quis com as minhas palavras acima desconsiderar o teu conhecimento e a forma de como fazes as coisas. A forma de 'pato-bravismo' que me referia é digamos, a maneira 'selvagem' de como algumas coisas são feitas (leia-se, sem seguir regras ou normas convencionadas). Era isto que me referia, não a ti e muito menos ao teu conhecimento.

Cada um é livre de fazer e resolver os problemas da maneira que mais lhe convém, a existência de normas e regras é uma questão de harmonia, se cada um fizer as coisas á sua maneira será mais dificíl haver um entendimento e a entreajuda será mais dificil, porque quem ajuda parte sempre do principio que do outro lado se está a seguir as normas.

Sobre a tua questão, a resposta é simples e tu próprio deste solução a ela, não é imperativo seguir as cores que acima foram apontadas, podes até utilizar as cores que quiseres, DESDE que os sinais de entrada e saida do router coincidam.
    Como é do conhecimento geral (pela norma) os routers têm 2 TX e 2 RX um positivo e outro negativo, ora o cabo para funcionar bem deve unir os pontos da forma correcta.
    Apesar de o cabo de rede ter oito condutores apenas quatro são realmente usados, os restantes são para enfeitar.

Sobre o electro-magnetismo gerado por este tipo de ligação é praticamente nulo, estamos a falar de voltagens (que 'correm' dentro do cabo de cobre) a +5v(TTL) com uma corrente na ordem dos 50 a 100ma.

Espero ter contribuido com algo.
    Que essa tua psx fique a funcinar, e á primeira.

Boa sorte

Citação Resposta Original de Gu@rdian Ver Resposta
    @Samouco,

Não quis com as minhas palavras acima desconsiderar o teu conhecimento e a forma de como fazes as coisas. A forma de 'pato-bravismo' que me referia é digamos, a maneira 'selvagem' de como algumas coisas são feitas (leia-se, sem seguir regras ou normas convencionadas). Era isto que me referia, não a ti e muito menos ao teu conhecimento.

Cada um é livre de fazer e resolver os problemas da maneira que mais lhe convém, a existência de normas e regras é uma questão de harmonia, se cada um fizer as coisas á sua maneira será mais dificíl haver um entendimento e a entreajuda será mais dificil, porque quem ajuda parte sempre do principio que do outro lado se está a seguir as normas.

Sobre a tua questão, a resposta é simples e tu próprio deste solução a ela, não é imperativo seguir as cores que acima foram apontadas, podes até utilizar as cores que quiseres, DESDE que os sinais de entrada e saida do router coincidam.
    Como é do conhecimento geral (pela norma) os routers têm 2 TX e 2 RX um positivo e outro negativo, ora o cabo para funcionar bem deve unir os pontos da forma correcta.
    Apesar de o cabo de rede ter oito condutores apenas quatro são realmente usados, os restantes são para enfeitar.

Sobre o electro-magnetismo gerado por este tipo de ligação é praticamente nulo, estamos a falar de voltagens (que 'correm' dentro do cabo de cobre) a +5v(TTL) com uma corrente na ordem dos 50 a 100ma.

Espero ter contribuido com algo.
    Que essa tua psx fique a funcinar, e á primeira.

Boa sorte
    Atenção, o electro-magnetismo total gerado é fraco, mas suficiente para interferir em longas distâncias quando os fios são colocados em sentido contrário.

Procura pelo conceito de "twisted pair" e informa-te.

Lê aqui:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Twisted_pair
    Última edição de freefall2870; 07-08-2008 às 16:23 Razão: link acrescentado

Já fiz milhares de cabos sem seguir qualquer sequência na norma e todos funcionam. Não é sorte, não tem é ciencia nenhuma. Vê lá é se estas a cravar as fichas bem, já me aconteceu com um alicate dos chinocas deixar de cravar as fichas em condições.
    Eu uso as cores "normalizadas" basicamente porque as decorei, e isso não irá afectar nenhum dos equipamentos. É preciso é cravar os cabos na sequência correcta.
    FEEDBACK:
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=57518

Things are not always what they seem to be...

Citação Resposta Original de Amazing_Randy Ver Resposta
    Já fiz milhares de cabos sem seguir qualquer sequência na norma e todos funcionam. Não é sorte, não tem é ciencia nenhuma. Vê lá é se estas a cravar as fichas bem, já me aconteceu com um alicate dos chinocas deixar de cravar as fichas em condições.
    Eu uso as cores "normalizadas" basicamente porque as decorei, e isso não irá afectar nenhum dos equipamentos. É preciso é cravar os cabos na sequência correcta.
    Não devo estar a cravar bem... ontem pela sequência certa tb não consegui... O gajo do MEO tb não fez uma á primeira, imagino eu q não faço 1 há anos, deve ser mais simples alargar o buraco na parede para passar tb a ficha...

Costumas "descarnar" as pontas antes de meter na ficha ?

É que estive a ver o que lá tenho (comprado) e parece que eles não descarnam as pontas... mas tb fiz das duas maneiras...

Não não, não precisas disso, é só colocar os pares seguidos e na outra ficha igual. O teu problema às tantas é mesmo a cravar a ficha, não fique bem apertada, não sei. Usas um alicate a sério ou um dos chinocas?
    FEEDBACK:

Citação Resposta Original de Amazing_Randy Ver Resposta
    Não não, não precisas disso, é só colocar os pares seguidos e na outra ficha igual. O teu problema às tantas é mesmo a cravar a ficha, não fique bem apertada, não sei. Usas um alicate a sério ou um dos chinocas?
    É aqui da empresa... por isso deduzo q seja bom... tem bom aspecto...

Cá para mim é mais falta de jeito... basta um ficar mais para trás pronto... apesar q parece q eles ficaram bem postos...

Cá para mim é mais falta de jeito... basta um ficar mais para trás pronto... apesar q parece q eles ficaram bem postos...
    Não tens nenhum tester ou multimetro?

Sim, com um tester podias ficar logo com uma ideia. Eu costumo acertar todas as pontas com o alicate de cravar as fichas e verifico se está tudo na pontinha antes de cravar, senão lá vai a ficha para o galheiro.
    FEEDBACK:

Power Member Avatar de darkbullet
    Data do Registo
    26-11-2006
    Local
    Porto / Gaia

para não "ficar nenhum para traz" poes os fios por ordem na mão e depois cortas de maneira a ficarem direitos, tem atenção é às fixas RJ45 que usas que já usei umas mais antigas ou dos xinocas e não fazem contacto direito

Pág 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
    Última Mensagem: 29-05-2011, 19:58
  2. Dúvidas Qual a posiçao das cores cabo RJ45
    By Gonç@lo in forum Dúvidas e Suporte Técnico - Internet, Redes e Segurança
    Respostas: 3
    Última Mensagem: 30-11-2009, 18:08
  3. Respostas: 3
    Última Mensagem: 19-07-2009, 11:28

Registe-se no fórum e active o seu registo para deixar de ver este anúncio.