Da minha experiência, a Asus tem uma assistência média mas mau material. Assistência média pq o computador que tive foi para arranjar 3 vezes, com um turnaround de 1/1.5 semanas, mas por vezes com problemas (ventoinha desligada etc..). Actualmente tenho um Dell M2300 com 3 anos de garantia next business day on-site, ou seja, se acontecer alguma coisa eles comprometem-se a vir ao local e arranjar o computador de imediato (igual ao que já foi dito atrás). Nunca precisei, por isso não sei se a assistência é boa ou má, na prática. No entanto, ao contrário do que foi dito, tenho boas impressões da assistência. A maior parte dos problemas não é com a assistência física em si, mas com o contacto com o serviço de apoio ao cliente. No entanto, não se esqueçam: esses problemas estão centrados em países anglo-saxónicos em que o call-center está na índia (por experiência própria com outros call centers, pode ser difícil comunicar com eles); a dell é um dos grandes vendedores mundiais, senão o maior (o número de queixas em absoluto pode ser elevado, mas em termos de computadores vendidos pode ser baixo); em termos empresariais é a marca que maior quota de mercado tem, e as empresas não andam a trocar de computador todos os anos ou de 2 em 2 anos (normalmente duram 4 anos, por isso têm que ser resistentes e ter bom apoio técnico).
Eles não vendem só a empresas e podem comprar o complemento de garantia next business day on-site, caso o modelo não a tenha (no meu caso já tinha associada essa garantia uma vez que se trata de um modelo empresarial). Eu sou particular e comprei (foi no UK, mas julgo que é o mesmo em PT). No entanto, para garantirem qualidade convém irem para um modelo latitude ou precision (os topos de gama). Aí têm computadores robustos. Os computadores de gama de consumo... é como tudo o resto das marcas... qualidade de construção inferior aos modelos empresariais.
Já agora, sem querer dar a certeza absoluta, os Lenovo têm, por defeito, garantia next business day on-site. Há uns tempos andei a informar-me e julgo que foi isso o que me disseram na Lenovo, mas convém confirmar. Tb por isso é que são mais caros que os modelos equivalentes de outras marcas. Tb não é preciso ser empresa para comprar um Lenovo, nem para ter acesso a este tipo de garantia.