[Discussão] Web Design, Web developp or both?

Será possivel ser web-designer e web-developper ao mesmo tempo com qualidade?

  • Sim é perfeitamente possivel.

    Votes: 45 48,4%
  • É possivel mas é raro e os que existem não são bons.

    Votes: 28 30,1%
  • Não é possivel, cada um no seu lugar.

    Votes: 11 11,8%
  • Eu sou/serei os dois e penso que tenho o nivel exigido.

    Votes: 9 9,7%

  • Total voters
    93

Jammin @

Power Member
Boas, venho lançar nesta secção um assunto que me intriga, eu sei que quem faz os layout's é web designer e quem faz a programação é o web developper, pois bem eu estou em Gestão e programação de sistemas informáticos, vou para o segundo ano de curso, pronto vou apreender a parte da programação e linguagens web que foi para isso que fui para o curso para completar já a minha aptidão em termos de design, não sendo convencido nem nada disso, pelo contrário, sou bastante bom no parte do design, ora o que pergunto é, uma pessoa capaz de fazer as duas coisas deve em orçamentos puxar um pouco o preço, isto pondo de parte o nome de mercado claro.

O único que conheço que faz as duas coisas é o Chemega que trabalha com bastante artistas e costuma pedir 1000€ para sites normalmente em flash com uns formulários e mais umas funcionalidades mas nada de SQL ou algo do género. Isto vem no seguimento do tópico que encerraram porque já era off-topic, se for repost peço desculpa.
 
Boas,

É uma boa questão e a minha opinião é de que um webdesigner deverá ser capaz de desenvolver de raiz uma aplicação web, isto é, deverá ser capaz de desenhar, programar e desenvolver a aplicação toda.

O que eu tenho assistido é pessoas com formação em design ( e sem base para web ) "tentarem" desenvolver os layouts e depois quando chega à parte de "cortar" o site "é que a porca torce o rabo", ao mesmo tempo vejo programadores a tentarem desenvolver sites com designs que "assustam".

Por isso é que acho que um webdesigner deve conseguir desenvolver tudo, mesmo que não o faça deveria ter os conhecimentos para o fazer.

Já agora somos praticamente vizinhos visto que sou de Azeitão.

Bem hajam
 
Design =/= Software
<=>
Designer =/= Developer
<=>
Web designer=/= Web developer


Já muitos devem conhecer a minha opinião: design e programação são ramos totalmente dispares.
Não existe diferença em programar um sistema qualquer numa linguagem client-side ou uma server-side (logo, webdeveloper = programador => podem riscar a parte do web em webdeveloper).

Por isso, meter no saco "programação" os designers é uma ofensa, quer para os programadores, quer para os designers. Uma ofensa, porquê?
Lá porque as matérias se cruzam numa pequeníssima parte de um sistema (o interface), não quer dizer que um designer deve programar e um programador fazer layouts. Significaria que, toda a formação que estes indivíduos tiveram, seria inútil, menosprezada.

Agora, isto não quer dizer que o programador não possa fazer um layoutzeco para desenrascar ou um designer faça uma programaçãozita para desenrascar, mas não passem disto: é sempre para desenrascar. Se querem fazer/ter um trabalho de qualidade, profissional (e por respeito a vocês), deixem os profissionais de cada ramo actuar na sua área.
Por isso, se o vosso objectivo é ser um "Wannabe" de programador/designer, força, estão no bom caminho. Se querem ser profissionais da coisa (seja ela qual for, não metam a colherada onde não são chamados) e tenham a formação necessária para desempenharem a vossa tarefa com brio (a não ser que tenham formação necessária para fazer os dois trabalhos, claro...).

Um dia deste, um tipo tira o curso de Design de comunicação e vai fazer parte de uma equipa para desenvolver software de facturação. Ou um tipo tira o curso de Eng. Informática e vai fazer mupis. Ia ser lindo!!

Resumo:
Se é para fazer uns sites para os colegas e sem grande responsabilidade, força!
Coisas profissionais, deixem-nas para os profissionais.
 
assino por baixo o post do Armadillo

claro que é sempre bom uma vantagem saber alguma coisa da outra área, mas dai até que um developer consiga fazer um bom trabalho de design vai uma grande distancia. só mesmo para ir desenrascando enquanto o designer está a fazer o trabalho a sério

eu próprio já cheguei à conclusão que estou bem é a escrever código :P
se me visse obrigado a fazer o trabalho de design numa coisa mais profissional e menos "trabalho escolar" que foi o aconteceu até agora, lixava-me completamente
 
Boa tarde,

Na minha opinião, continuo a achar que um webdesigner deveria ter formação nas duas áreas, e atenção que estamos a falar para web, não para desenvolver um software de facturação. Eu refiro-me a desenvolver algo do tipo do joomla, typo, drupal, etc., isto é, aplicações para web ( cms ).

Agora se estamos a falar de desenvolvimento de software acho que estamos a falar de coisas diferentes. Claro que se pode alegar que cada vez mais o software interage e tem ligação há internet, mas ai temos que ter em atenção que isso implica ter uma equipa que desenvolva e "ligue" cada uma das áreas.

Bem hajam
 
CMS === Software => Design existente num CMS = 0%

Tenta pôr um designer a criar/editar um Drupal ou um Joomla:lol:



cumps

edit:
Aplicação Web != CMS
 
Última edição:
É por isso mesmo que, tal como disse anteriormente, um webdesigner deveria ter formação nas duas áreas. Eu não estou a dizer que um webdesigner tem essa formação, estou a dizer que, na minha opinião, deveria ter.

E desculpa discordar mas um cms é uma aplicação web...

Bem hajam
 
um CMS é uma aplicação web, o inverso já não se verifica. -> App>App Web>CMS

Um webdesigner é alguém que faz um design (entenda-se layout) para uma pagina web. (leia-se o ponto).
Um webdeveloper é alguém que codifica um sistema que, por acaso, a camada de apresentação assenta sobre o protocolo HTTP. (leia-se o ponto). Existem camadas de apresentação que não assentam sobre o HTTP.


Por alguma razão existem licenciaturas nestas duas matérias ;)

pequeno aparte:
Aliás, esta coisa de WebX, WebY faz-me confusão, parece ser moda agora usar a palavra Web em qualquer coisa... Que eu saiba Webdeveloper e Webdesigner ainda não são profissões: ou se é designer, ou programador (o web é só para ficar bonitinho).


cumps
 
Por isso mesmo eu menciono que é a minha opinião. Eu acho que um webdesigner deveria ter essa formação.

Quanto ao aparte, concordo que se usa cada vez mais esses termos para ser mais "bonito". Mas tambem acho se deveria pensar melhor isso...

Bem hajam
 
Concordo totalmente com o Armadillo excepto que muitas vezes pessoal com curso não quer dizer que seja melhor que um sem curso e há ai muitos com cursos na farinha amparo não é segredo nenhum, a questão é se uns programam e outros fazem o design, quanto ao 'wannabe' pá isso é algo generalizado para não dizer outra coisa, é raro haver pessoas que façam os dois com igual qualidade mas já não é tão raro como isso.

Este ano vou dar php/asp e SQL ou MySQL (nesta área, noutra disciplina também darei VB) procuro sempre brincar um pouco com CMS's para ver como funciona, quanto ao design, não tenho curso nem nunca tive aulas simplesmente comecei a brincar com ele á uns anos e nunca mais parei lendo tutoriais e sendo auto-didacta. Porém se me for possivel gostava de ter o curso de design na etic se tiver dinheiro claro, também para apreender algo mais, porque ninguém sabe tudo, e para ter mais poder de mercado obviamente. A minha situação é mais ou menos como a do Romani48 nunca tivemos aulas, mas começamos a apreender por nós próprios.

A questão que quero por, é quem faz as duas coisas tem algum nome especifico, e se costuma cobrar mais aquando da realização do site, é que eu não quero fazer disto freelancing, já pedi a professores meus para ir estagiar para uma empresa de web design ou web developp, a minha área é programação embora o meu curso englobe tudo, mas é mesmo esta parte da informática e arte que eu gosto.

Melhores cumprimentos.
 
Última edição:
Que eu tenha conhecimento não há um nome específico para quem faça as duas coisas. Eu penso que a questão do preço terá a ver com as tuas valências, isto é, se tiveres conhecimentos de design e programação para desenvolver o projecto em mãos poderás fazer o preço sem ter de contar com outra pessoa e as horas dela.

Quanto às questões levantadas pelo Armadillo só quero dizer que concordo com o que ele descreve mas não invalida que a minha opinião é de que se as coisas funcionassem de um modo diferente poderia ser mais produtivo. ( Eu quero mesmo é "inventar" uma nova profissão de webdesigner ).

Bem hajam
 
Dificilmente arranjam alguém que saiba muito bem lidar com design e fazer um template profissional para um site e em simultâneo consiga programá-lo de forma a que mais tarde seja possível acrescentar o que quer que seja (packages?) ou modificar, que faça código humanamente compreensível e que conheça todos os riscos de segurança de cada linha de código que escreve :P

São áreas diferentes. Um designer não tem de saber programar, e um programador não tem de saber desenhar. Aliás, indo mais longe, estão a pedir para um pintor para programar ou vice-versa.

A título de exemplo, eu até sei usar PHP e MySQL, mas qualquer design feito por mim é horrível :D


Qualquer pessoa que saiba fazer as duas coisas é mais "especialista" numa do que noutra.
 
Que eu tenha conhecimento não há um nome específico para quem faça as duas coisas.

Na realidade existe uma designação mas que hoje em dia ainda não é muito difundida que é o Interactive Designer ( ou Interactive Developer? ) que normalmente nos projectos de pequena escala não existem (ou raramente) mas o trabalho deles não se enquadra também no tradicional design/programação. Estes são mais uma componente vital para Rich Internet Applications ou Rich Desktop Applications mas não é impossível que possa existir um interactive designer para web apps.

Quanto ao que já aqui foi dito, concordo que cada macaco em seu galho. Um designer tem de ter sensibilidade para o trabalho do programador e vice-versa, mas no entanto discordo que um tenha que saber fazer o trabalho do outro.
 
Tanto quanto sei, os interactive designers percebem ambos os conceitos mas não trabalham directamente em design ou programação. Ou seja, sabem o que se pode fazer com determinada linguagem de programação e conhecem os limites da mesma, e sabem como o design da interface contribuirá para o UX (User Experience). Digamos que o designer de interacção faz uma ponte entre o designer e o programador...e está mais centrado no produto final, no uso por parte do utilizador.
 
Tanto quanto sei, os interactive designers percebem ambos os conceitos mas não trabalham directamente em design ou programação. Ou seja, sabem o que se pode fazer com determinada linguagem de programação e conhecem os limites da mesma, e sabem como o design da interface contribuirá para o UX (User Experience). Digamos que o designer de interacção faz uma ponte entre o designer e o programador...e está mais centrado no produto final, no uso por parte do utilizador.

Exacto por isso é que mencionei

mas o trabalho deles não se enquadra também no tradicional design/programação

Simplesmente mencionei visto ser um intermédio do designer / developer mas este não se enquadra no contexto actual.
 
Também concordo com o Armadillo...e com o Kayvlim.

Idem.
Eu trabalho com Java/JSP/DB2, até sei mexer em CSS e tal e tecnicamente até sei trabalhar com Photoshop. Mas pedem-me para fazer o design e é a desgraça. A minha sensibilidade com cores é horrível, para além de não saber o que é que fica melhor onde.

Se vir um produto final sei dizer "pfff, brutal" ou então "epah, isso tá mto mau", mas como chegar até lá não faço a minima ideia. Para isso tenho colegas meus que são excelentes designers, mas que por outro lado não têm logica nenhuma de como programar.

Pode-se cruzar as duas vertentes mas é mto raro haver quem tenha lógica de programação e que ao mesmo tempo tenha sensibilidade para o design. Portanto vamos deixar para quem sabe, os designers são especialistas no design e os programadores são quem percebe de bater código. Num projecto de médio porte há lugar para todos. Só dá jeito ser o homem dos sete oficios para projectos pequenos, na onda de hobbista. Mas aí o nível de exigência também é inferior.

Faz-me lembrar o mecânico que além de mecânico é também electricista, bate-chapas e ainda pinta o carro se precisares. Se tiveres pouco dinheiro e quiseres amanhar o carro ele safa-te, mas se queres uma cena profissional, bem feita e com garantia, deixas os problemas de motor com o mecanico, a parte electrica com o electricista e vais pintar o carro a um especialista em pintura.
 
Então a opinião geral é que é impossível ser os dois, vou abrir poll.

A propósito está em discussão a construção de sites e não grandes projectos. Mantenham-se no tópico.


EDIT: Só agora reparei, não dá para abrir poll na techzone? =/

EDIT2: Já está LOL.
 
Última edição:
Não é impossível ser os dois, é impossível ser profissional em ambos.
Eu e uma pessoa que conheci aqui pelo Techzone andamos a fazer trabalhos como freelancers, e ele é exclusivamente designer (e um designer fantástico, devo dizer), e eu sou exclusivamente developer (btw, é com um p). No entanto, a pessoa em questão também sabe umas coisas de PHP, só que a profissão dele é simplesmente como designer, e o que ele sabe de programação serve para ele saber o que é que cada coisa do template vai fazer.
Por outro lado, acho que o Nazgulled (pelo que vi do Fotolog dele) dá-se bem com os dois lados. Não sei como é que ele trabalha (se é designer que se desenrasca com programação ou developer que se desenrasca com design), mas a verdade é que saiu dali uma coisa vistosa, e a nível de programação, gostei da forma como o código foi escrito.

E como é que falar de grandes projectos é offtopic? Que eu saiba, estamos a discutir se uma pessoa pode ou não ser web developer E web designer em simultâneo. Isso tanto se aplica a grandes como a pequenos projectos ;)

Claro que num projecto pequeno, uma pessoa pode dar para as duas coisas, mas não me parece que só por isso seja considerada Web Developer E Web Designer. Aquilo que essa pessoa verdadeiramente é evidencia-se quando lhe chega às mãos um projecto maior do que um site para o café da esquina :P

Eu votaria na opção "É possível, mas são muito raros os que são igualmente bons nas duas áreas", que não existe.
 
Última edição:
Não é impossível ser os dois, é impossível ser profissional em ambos.
Eu e uma pessoa que conheci aqui pelo Techzone andamos a fazer trabalhos como freelancers, e ele é exclusivamente designer (e um designer fantástico, devo dizer), e eu sou exclusivamente developer (btw, é com um p). No entanto, a pessoa em questão também sabe umas coisas de PHP, só que a profissão dele é simplesmente como designer, e o que ele sabe de programação serve para ele saber o que é que cada coisa do template vai fazer.
Por outro lado, acho que o Nazgulled (pelo que vi do Fotolog dele) dá-se bem com os dois lados. Não sei como é que ele trabalha (se é designer que se desenrasca com programação ou developer que se desenrasca com design), mas a verdade é que saiu dali uma coisa vistosa, e a nível de programação, gostei da forma como o código foi escrito.

E como é que falar de grandes projectos é offtopic? Que eu saiba, estamos a discutir se uma pessoa pode ou não ser web developer E web designer em simultâneo. Isso tanto se aplica a grandes como a pequenos projectos ;)

Claro que num projecto pequeno, uma pessoa pode dar para as duas coisas, mas não me parece que só por isso seja considerada Web Developer E Web Designer. Aquilo que essa pessoa verdadeiramente é evidencia-se quando lhe chega às mãos um projecto maior do que um site para o café da esquina :P

Eu votaria na opção "É possível, mas são muito raros os que são igualmente bons nas duas áreas", que não existe.

Não é off-topic mas em Portugal grandes projectos é algo muito raro penso eu de que...

Como já disse eu conheço nomeadamente os trabalhos do Chemega e sei que ele também se safa nos dois lados bastante bem, não sei se tem o curso dos dois mas sei que sabe.

De resto a perguntar, para vocês então o que percebe das duas coisas para vocês quais os conhecimentos que tem de ter (se possível listar)

Melhores cumprimentos
 
Back
Topo