Fazer "bridge" entre 2 routers (WDS)

S3rgi0

Power Member
Bons dias,

Peço ajuda aos foristas experts (ou não) em wireless no seguinte:
tenho um router thompson st585 v6, da clix, que é o que recebe o sinal de internet. tenho mais dois routers um sitecom wl-153 e um linksys fornecido ha uns anos pelal netcabo (não me lembro do modelo) e queria por um deles em "bridge WDS" (ou lá como se diz) para receber o sinal do router principal (st585) e re-enviar o sinal diminuindo as interferencias
Sei que o st585 tem a opçao para activar o WDS que pelo que percebi expande o sinal a outros routers. o wl-153 tb permite configurar para "AP-bridge-WDS". Já o linksys não sei s permite alguma dessas opçoes.
Agora não sei como fazer as configuraçoes de ip e mac adress e canal em ambos os routers e de ip e gateway nos 2 computadores la d casa, ambos com placa wireless

Alguem pode ajudar?

cump'z
 
boas,

Router 1 WL-153

1-Reset ao Router
2-mudar o ip do router 192.168.1.1
3-criar a rede, nome xpto, canal 6, norma G, por enquanto sem Encriptação !
4-activar a opção WDS e colocar o MAC ADRESS do ROUTER 2

Router 2
ST585

1-Reset ao Router
2- Mudar o IP do Router para 192.168.1.2
3- criar a rede com o mesmo nome que colocas te no 1 Router (xpto), com o mesmo canal (6), com a mesma norma (G) e sem encriptação por enquanto.
4- Procurar a opção WDS e colocar o MAC Adress do 1 Router WL-153

NOTAS:
MAC ADRESS- encontra-se escrito por baixo de cada router.

Porque norma G e nao norma N ??

porque 2 routers em modo bridge e com norma N , os pacotes nao podem ser encriptados.

A rede so deve ser encriptada no fim, quando tudo funcionar .

Espero ter ajudado um pouco que seja...

Boa Sorte, eu apenas configurei routers SMC em modo bridge... mas mesmo assim tem de dar..

vai expondo duvidas ou problemas que venhas a ter.
 
Dependendo dos firmwares usados pelos routers, a encriptação no WDS pode ser limitada a WEP (ou seja, não é grande coisa). Podes sempre ver qual o modelo do linksys (vê bem as características do hardware senão pode pifar) e tentar meter o firmware dd-wrt que julgo já suportar WDS e cliente bridge com WPA2+AES.
 
desde já agradeço as vossas dicas

mas a situaçao tem de ser inversa ou seja o router 1 e o ST585 e o router 2 e o wl-153, uma vez que só o ST585 tem ligaçao DSL (Internet)
Ambos os routers tem de estar obrigatoriamente no canal 6 ? por defeito vem todos no 11
e já agora não pode funcionar sem encriptaçao? é que a rede que tenho tem cm segurança o filtro de mac adress, so aceita os dispositivos que eu registar no router 1
depois de tudo isso como se configuram os Ip's fixos? qual deverá ser o ip e gateway na torre para "usar" o sinal do router 2 ?

cump'z
 
Os canais tem com funçao dar a indicação do alcance, o canal 6 é o que tem a força e o alcance mais equilibrado.

os ip's fixos..... nao me lembro, e tmb nao tenho nenhum router onde possa aceder agora..
no 1º Router

ip: 192.168.1.1
msk: 255.255.255.0 -> nao me lembro se é preciso , mas para o ip usas essa mascara.
gw: 192.168.1.1

2Router

ip : 192.168.1.2
MSK: 255.255.255.0
gw: 192.168.1.1


dns: nao precisa ( é atribuido pelo ISP~)
 
axo que tinha tudo como devia ser, excepto o canal que tava em 11,
assim q mudei para 6 em ambos os routers o 2.º detectou logo o 1.º router, "apontei" a placa de rede sem fios da torre para se ligar ao 2.º router e já se nota bem a diferença na velicidade e consistencia da ligaçao internet!
:D

mais uma vez obrigado aos "experts" que me ajudaram

cump'z
 
Back
Topo