Construir iluminação com leds

razor_pt

Power Member
Boas!

Tive uma ideia para um mini projecto e vinha pedir ajuda a quem sabe! Não percebo nada de electrónica (cheguei a dar um cheirinho na escola no 9º ano mas isso já lá vai lool) e por isso é qe venho pedir ajuda sobre uma coisa que acho que deve ser simples de fazer. Queria arranjar uma iluminação mais fraquinha para quando não me apetece ligar a luz de cima do quarto. Pensei em usar 3 leds vermelhos. Como o fazer? O ideal seria uma coisa de ligar à tomada e com sorte com um interruptor mas se isso for muito complicado pode ser ligado a uma pilha de 9Volts lol. Esquema no paint...

esquemavb5.jpg



Que materiais irei precisar? Como o fazer? Possível problema: Não tenho nada para soldar
 
para ligar á electricidade provavelmente precisarás de um transformador mas é melhor ouvires a opiniao de alguem perceba realmente desse tipo de circuito porque com 230v não se brinca!
Com a pilha de 9v posso dizer-te que irás precisar dos seguintes materiais:
- LED's
- resistencias (sem elas os leds queimam)
- interruptor (ou vários para acender um led de cada vez)
- pilha9v

os leds consomem pouca energia mas não sei se a pilha irá durar muito ligada a ele:x2:
 
Última edição:
tudo depende se vais ligar em serie ou em paralelo. Para começar de certeza que precisas de um transformador de corrente alterna para corrente continua, nos chineses podes encontrar uns que vao dos 3 aos 12V. Dps basta saberes qual a voltagem até onde os leds podem ir.. leds com mais V dao mais luz, mas se te descuidas ficam queimados. Por isso recomendo que utilizes a voltagem recomendada.
 
Tenho aqui dois transformadores velhos que talvez possa aproveitar. Um com output de 3V (era duma coisa do gameboy) e outro com output de 4,5V (era dum discman). Nesta pequena coisa acho que não justifica ligar em paralelo.
 
Se usares o transformador de 3v não será preciso resistências, mas tens de os ligares em paralelo. Atenção k alguns LEDs precisam de 4V, embora acendam com 3 não ficarão muito brilhantes. por isso escolhe os LEDs de acordo com o k keres usar como alimentação.
Quanto a usares com uma pilha posso dizer-te k 3 leds duram cerca de 200horas ligados a 3xAAA (1.5+1.5+1.5=3.5V)
Para ligares a uma pilha de 9V liga os 3 em serie.
 
Back
Topo