[RESOLVIDO]"Unknown cpu detected. BIOS update is required to unleash its full power."

BrunoCJ

Power Member
Boas,
comprei uma nova board, mas estou a usar o meu antigo cpu. Os problemas apareceram quando iniciei o pc. Aparece o POST da board, mas de seguida aparece o erro: "Unknown cpu detected. BIOS update is required to unleash its full power.". Actualizei a bios mas o problema continua.
O Cpu é um P4 3.2Ghz e a board é uma Asus P5N-E SLI.
Alguém tem solução para isto?

Cumps
 
Última edição:
Bem isso é um problema comum com algumas boards ASUS quando são usados alguns modelos do P4.

No Windows o CPU aparece correctamente identificado no Gestor de Dispositivos?
 
Bem isso é um problema comum com algumas boards ASUS quando são usados alguns modelos do P4.

No Windows o CPU aparece correctamente identificado no Gestor de Dispositivos?

Não chega a aparecer o ambiente de trabalho. Aparece a barra do loading mas de seguida faz reboot e volta tudo ao início.
 
Não chega a aparecer o ambiente de trabalho. Aparece a barra do loading mas de seguida faz reboot e volta tudo ao início.

Nesse caso já experimentastes fazer uma instalação limpa do SO?

Eu já tive dois casos desses. Não me estou a lembrar dos modelos das ASUS mas eram relativamente recentes e essa mensagem aparecia sempre mesmo um update da última BIOS. Curiosamente são boards que já suportam Core2, mas por alguma razão quando usadas com algumas revisões dos últimos Pentium4 faz aparecer aquela mensagem.

No entanto o SO até funcionava bem e o CPU aparecia detectado correctamente no gestor de dispositivo. Apesar da mensagem não notei mais nada de errado.

Mas pronto essa mensagem é sempre chata.
 
Nesse caso já experimentastes fazer uma instalação limpa do SO?

Eu já tive dois casos desses. Não me estou a lembrar dos modelos das ASUS mas eram relativamente recentes e essa mensagem aparecia sempre mesmo um update da última BIOS. Curiosamente são boards que já suportam Core2, mas por alguma razão quando usadas com algumas revisões dos últimos Pentium4 faz aparecer aquela mensagem.

No entanto o SO até funcionava bem e o CPU aparecia detectado correctamente no gestor de dispositivo. Apesar da mensagem não notei mais nada de errado.

Mas pronto essa mensagem é sempre chata.

A bios reconhece o CPU, porque ele aparece no POST. Mas o erro aparece sempre.
Afinal descobri uma bios nova mas quando tento instala-la, com o EZ Flash2, aparece a mensagem: "The file size does not match existing BIOS size!"
 
é assim, a mim tambem ja me apareceu essa mensagem, e a soluçao é ms formatar.. foi numa situaçao igual a tua quando mudei de board.. alias ja é a segunda vez k me acontece.. a ultima vez foi a semana passada..


cumps
 
A solução é mesmo actualizar a BIOS. Já aconteceu a colegas meus, mas que tinham C2D da serie 8xxx, ou até mesmo num outro caso em que a mobo era uma Maximus Extreme e o CPU era um Q6600.
 
Sempre que tento formatar, aparece a mensagem de iniciar a partir do cd, depois aparece a barra do loading da instalação do vista, mas quando chega ao fim, o pc desliga-se. O mesmo se passa se iniciar o windows em modo normal.
Ontem estava "tudo bem", pelos menos não se desligava, chegava ao loading do windows e reiniciava.
 
Novo problema...
Já foi formatado, instalei o vista, mas depois de todas as actualizações, reiniciei o pc e agora sempre que chega ao fim da barra de loading, o pc reinicia. Ou seja, o problema de ontem continua. Como resolvo isto?

EDIT: Ele dá um BSOD, antes de fazer reboot, mas é muito rápido, desaparece logo.
 
Última edição:
Back
Topo