[Resolvido] Configurar rede de internet (Wireless ROUTER + Modem ADSL)

unknown2

Power Member
Boa noite!
Estou com uns problemas que têm que ver com a ligacao simultanea de 2 aparelhos:

- Modem: Speedtouch ST516 V6


- Wireless lan mini broadband router: Zaapa 54Mbps 802.11g


Aquilo que pretendo é ter internet no meu computador de casa (fazendo a ligacao do pc ao modem atraves do habitual rj45) e ter tambem internet no meu portatil utilizando a rede wireless. A minha internet é a Vodafone ADSL!


EDIT: RESOLVIDO!
SOLUÇÃO APRESENTADA SEGUIDAMENTE



Ligação dos cabos
- Reset nos dois modems (8 segundos nos respectivos botões de trás)
- Desligar os dois modems e aguardar 30 segundos.
- Conectar cabo entre speedtouch e LAN2 do zapaa
- Conectar cabo entre PC e LAN1





Configurações dos modems
- Ligar zaapa e aguardar uns instantes
- Conectar-me a rede. Pode conectar-se á rede por:
a) por um computador com a ligação através do cabo
b) por um computador com a ligação através de uma pen wireless usb
c) por um portátil com ligacao wireless

- Aceder a http://192.168.1.254/ e definir uma nova SSID, definir rede WPA, atribuir a password que desejar, definir como ip 192.168.1.2 (ou outro qualquer dentro do intervalo, 192.168.1.1~192.168.1.253) defenir como gateway 192.168.1.254 (que é o ip do modem speedtouch) e desactivar o DHCP (no meu caso tem de estar desactivado porque a ADSL da vodafone apresenta ips fixos).
- Ligar speedtouch e aguardar 1 minuto para que que a ligação se faça automaticamente.
- Aceder a http://192.168.1.254/ (speedtouch) e a http://192.168.1.2 para me certificar que o modem e o router se encontram acessíveis.
- Abrir o Browser e navegar!


Espero que esta solução possa servir para mais alguem!
Podem fechar! =D

[FONT=&quot]
[/FONT]
 
Última edição:
Aproveito para dizer que das ligacoes que tentei e que consegui pelo menos aceder ao wireless router (pelo browser utilizando o 192.168.1.254) foi a seguinte:

a) Cabo do PC ao wireless router zaapa (Áp rimeira ranhura a contar da esquerda)
b) Cabo do wireless router (a quinta ranhura) á unica ranhura do modem speedtouch

Consegui aceder ao wireless router mas n consegui ir a net!
Posteriormente inserir os DNS, voltei a tentar e tambem n consgui ter net no computador de casa =\
 
Tentei fazer o que disses-te e nao tive sucesso:



Como nao consegui se quer aceder ao modem, tentei assim:



De novo sem sucesso.
Nao consegui em ninhuma das tentativas ligar-me a 192.168.1.254

Cumprimentos
 
Última edição:
Ja estive a verificar o site, e infelizmente nao me pode ajudar, pois o meu modem apenas tem uma entrada para cabo rj45. Mas obrigado pela tentativa!!

Mais alguem me pode ajudar??
 
Eu ja fiz o que diz nesse forum, tal como esta a mostrar as minhas imagens das duas tentativas, e nao consegui.
Esse site demonstra a configuração de um router diferente do meu, logo o procedimento nao é o mesmo =\

Volto a pedir para que me respondam as minhas perguntas a) , b) e c) quem souber!
Cumprimentos
 
Esse post refere-se a outro router wireless diferente, alem de que nao explicam como foi feita a ligacao dos cabos, e o meu principal problema é esse =(
Mais alguem ?
 
Por norma a ligação é feita como tens na figura dois, modem na porta wan do router e o pc a uma das portas lan, é indiferente visto que servem para colocar se quiseres até 4 pc's.

Lamento mas não encontro nada que tenha os teus modelos exactos de modem+router mas não devia ser necessário nem assim tão complicado seguindo alguns desses comentários nos tópicos.
Mas é aguardares então outro user com esse problema, ou expõem a situação à vodafone/outro forúm.
 
Boa tarde pessoal!
Ja consegui fazer as ligações e ja consigo estar na net no meu computador de casa! Foi assim que ficaram:


Sei que agora o proximo passo é desactivar o DHCP do router wireless mas ha um problema!
Não consigo aceder ao router wireless pelo browser. Quando acedo a 192.168.1.254 vou parar ao meu modem da vodafone.
Ja tentei tambem http://192.168.1.1/ - http://192.168.1.2/ - http://192.168.2.1/ e nada!
Assim sendo nao nao sei o que fazer para definir as propriedades do wireless!

Alguem ajuda ?
 
Boa tarde pessoal!
Ja consegui fazer as ligações e ja consigo estar na net no meu computador de casa! Foi assim que ficaram:


Sei que agora o proximo passo é desactivar o DHCP do router wireless mas ha um problema!
Não consigo aceder ao router wireless pelo browser. Quando acedo a 192.168.1.254 vou parar ao meu modem da vodafone.
Ja tentei tambem http://192.168.1.1/ - http://192.168.1.2/ - http://192.168.2.1/ e nada!
Assim sendo nao nao sei o que fazer para definir as propriedades do wireless!

Alguem ajuda ?

O que tu estas a fazer é simples estás a utilizar na mesma o Modem ADSL2 para te conectares à net e a usares o Router Wireless como Switch. Não está correcto o que estás a fazer tens de meter o modem em Bridge mode e depois ligares à porta WLAN do Router Wireless e no Router é que configuras o PPPoE.
 
O teu modem deve estar bloqueado à vodafone caso esteja esquece a opção "Bridge mode".

Bridge mode -> É para o modem sincronizar os valores da linha Downstream, Upstream mas não a ligação à Internet com o modem só se le ligares um Router e no router configurares o PPPoE é que tens net.

PPPoE -> É onde colocas Username, Password, VPI e VCI.

Switch é isto:

24-port_3Com_switch.JPG



Um switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar frames entre os diversos nós. Possuem diversas portas, assim como os concentradores (hubs) e a principal diferença entre o comutador e o concentrador é que o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um segmento diferente, o que significa que não haverá colisões entre pacotes de segmentos diferentes — ao contrário dos concentradores, cujas portas partilham o mesmo domínio de colisão.


@ Wikipedia PT
 
Sim, penso que o modem esteja blokeado a vodafone. Nao utilizo ppoe, pois nunca preciso de por username/password para conectar a net. A internet esta sempre ligada!

Assim sendo, se estou a fazer de switch, tendo em conta que tenciono ter internet no meu computador de casa e no portatil (utilizando a rede wireless), como me aconselhas fazer a ligacao dos cabos ??
 
1 - Com o Zaapa desligado conectar o cabo de rede do SpeedTouch a uma das portas LAN do Zaapa
2 - Com o cabo ligado restaurar as definições de fabrica do Zaapa (caso tenham andado a tentar várias configurações)
3 - Configurar a password de acesso wireless
4 - Não efectuar mais nenhum tipo de configuração no Zaapa
5 - Por o PC em busca automatica de IP ou configurar na mesma gama do Speedtouch (192.168.1.?) (Atenção q o Zaapa é já o 192.168.1.1)
6 - Configurar a rede wireless no Portátil colocando a palavra-chave

Vê se funciona.
 
Bem desculpem a demora. Estou a ver que vai aki uma grande confusão.
Vou tentar ajudar passo a passo e do principio.
Aceder a um equipamento de cada vez. (Faz reset a cada um - toque prolongado atras)
Vamos começar pelo router.
Ligas PC a LAN, Desligas DHCP e colocas o router num outro ip que não o 192.168.1.254 que é o do modem, coloca-o no 192.168.1.1). Não sei o ip do router, tive no site da Zaapa e nem um manual encontro.


Depois disso liga o modem a uma das LAN.
( Esquece liga-lo à WAN, a vodafone não usa PPPoE usa bridge mode e este modo só os modelos mais recentes é que tem este protocolo a funcar como deve ser).

Agora passas a ter o modem como gateway e o router como switch e AP. Agora sempre que quiseres aceder ao modem é 192.168.1.254 o router é 192.168.1.1).

Se tiveres alguma problema manda msg como fizeste antes que eu não venho ca com regularidade.

Cumprimentos
 
Última edição:
Para filiped21

Apos ter desligado o pc e aseguir ter feito reset ao modem e posteriormente ligar o pc tentei executar o primeiro passo.
a) Ligar pc ao router zaapa pela entrada LAN: Nao consegui aceder ao modem
b) (tentativa criativa), ligar pc ao router zaapa pela entrada WAN: Nao consegui aceder ao modem.

Ora nao consguindo aceder ao router pelo meu computador tentei pelo portatil.
Liguei-me a rede sem fios (somente em locais), e acedi a 192.168.1.254.
Tentei entao desligar DHCP e colocar o router com o ip 192.168.1.1.
Selecionei estas opcoes e fiz seguinte:

Resultado, deixei de conseguir aceder ao modem quer por 192.168.1.254 quer por 192.168.1.1.

---

Voltei ao principio. Reset ao modem e liguei-m ao wireless por 192.168.1.254. Fiquei ligado somente a locais e fiz as alteracoes que indicam na Imagem abaixo

Resultado, igual ao anterior..


Axo que estou condenado ao fracasso...
 
Para o yelloboy

Fui seguindo os teus paços ate ao passo 3
Este passo diz para eu Configurar a password de acesso wireless. Acontece que quando acedo ao 192.161.1.254 ele vai para o meu modem vodafone e, mais uma vez, nao consigo aceder ao router =S

A ligação dos cabos actual é:
Speedtouch -> LAN 1
LAN 2 -> Computador

Estou com net tanto no portatil por wireless como no pc de casa pelo cabo.
A rede de wireless esta desprotegida
 
Back
Topo