Mini Review
À partida é um jogo que poderá agradar a entusiastas de pseudo-sims e concretamente de off-roads. Não se trata de um supra-sumo do genero em fisica, mas acaba por se apresentar meio disfarçado para o lado arcada. Quem gosta de arcadas puras, e citando duas ultimas malhas como o Pure, DiRT, tem pouco a ver. Ou não vão gostar do jogo e dizer que não presta, ou fazem um bocado de carreira e encostam po lado.
As comparações com o Motorstorm(PS3) são obvias, unicas semelhanças: o offroad, buggies, e jipes. Continuando a onda, graficamente é inferior,em contraposto tem uma fisica mais real. Sistema de danos bastante completo, desde oleo, embraiagem, temp do motor a acusar esforço ja para nao falar dos usuais furos.
A jogabilidade requer bastante pratica já que o primeiro impacto é negativo, principalmente em curvas. Requer algum treino com a embraiagem nomeadamenta na saida das curvas dado ser o ponto chave do jogo. Mesmo jogando com mudanças automaticas a troca de caixa, humanamente fica de parte, mas o controlo da aceleraçao esta sempre disposto a correcções atraves do botão LB. Não é que seja impossivel, aos jogadores usuais, facturar vitorias, sem embraiagem mas é uma tarefa algo complicada mesmo em fases inicias do jogo.
É tudo uma questão de logica, e que faz parte da essencia desde titulo! Subir a fundo uma subida ingreme, ter uma saida brusca de curva, sao situações muitas vezes indetectaveis mas que resultam no derrapar das rodas, e posterior perda de tempo..acreditem que tempo em Baja é um aspecto crucial!
O controlo da direcção num titulo deste genero exige bastantes correcções com constantes saltos e buracos no terreno, sendo apenas de estranhar podermos controlar o carro no ar!
Gráficos humildes, bom som in-game com as feras dos unlimited a subir nas rotações. Menus simples e directos faltando apenas algumas opções mais profundas.
O modo carreira está dividivo por classes, e concentra-se em creditos e XP. Para se aceder a certo evento é necessário ter pontos de experiência. Ao contrario da maior parte dos jogos do genero podemos repetir os eventos, ganhando ainda mais créditos, mas os pontos de XP nao sao acumuláveis ate certo valor(por prova/campeonato).
Os creditos servem para comprar carros e entrar na onda de upgrades. Neste ultimo existe um bocado de tudo com foco em material de resistência e offroad. As instalações são complementadas com uma barra de progresso gráfica(não existem ganhos em unidades).
O bom em comparação com jogos de pista e mesmo dentro dos off-roads, é a diversidade. De prova para prova o ambiente é constantemente alterado, sentindo-se também uma diferença na abordagem a certas corridas. Correr uma baja de 2 etapas, exige mais cautela, matemática enquanto um hill climb é prego a fundo la por cima!
Para acabar ainda nao joguei o online, nem vi suas funcionalidades mas é de esperar bastante divertimento!
Fica a ideia de um jogo que tinha bastante potencial, nao em termos graficos, tech new-gen mas em jogabilidade mais hardcore. Acaba por ser uma coisa que não é, tem um bom sistema de danos(+), AI(+) mas o controlo do carro em saltos(-), a propria jogabilidade(+/-) criam um rotulo de jogo desafiante com um comportamento inesperado.
Bom
- AI
Para quem gosta de desafios, em easy e mesmo nas etapas inicias o nivel global de dificuldade é acima da media. É dificil andar a pastar, a fazer brincadeiras com o carro, e mesmo assim chegar ao podio.
Ha de tudo, corridas decididas na ultima volta com um unico grupo todo junto, até a fuga de 2 elementos sendo algo difícil ganhar tempo.
- Fluidez
Depois de vistos alguns videos ha uma ideia de breaks ou jogabilidade limitada. Tudo fluido em cenários imensos(os gráficos ajudam).
- Diversidade
Pistas curtas, etapas de baja , hillclimb, contrastando com terra, areia, lama. Ao retratar um genero à que faze-lo da melhor forma! Florestas, deserto, campo, praias...
Mau
- Sonoro(musica).
Dada a abordagem ao offroad, velocidade, provavelmente seria de esperar algo mais mexido mais extreme. Musica romântica, com guitaradas, nao assenta muito bem.
- Info dos carros, classes
Nao existe qualquer informação
técnica sobre todos os carros em geral, o nivel de preparações efectuadas.
Apesar de existirem bastantes bolides, e de sermos presenteados com bastantes skins e unlocks para cada modelo, ficamos às escuras sobre a real performance de um novo upgrade, ou inclusive da compra de um novo carro. Era porreiro existir uma datasheet com specs gerais, rendimento pormenorizado do carro etc.
- Contacto com adversários
Por vezes ficamos "colados" a certo adversário e contrariar esta situação é bastante frustante. O melhor é abrandar e retomar ritmo.
PS: Nao é que seja proibido tocar nos adversários mas em certas situações atrapalha a ordem natural de uma corrida.
My score:
7.5/10